Certeza que você já leu: “O altar DEVE ser desse jeito” . Depois leu em seguida em outro lugar: “Não, o altar DEVE ser desse jeito”. Aí você foi tirar a dúvida com alguém e essa pessoa disse: “Nem um nem outro, o altar DEVE ser assim e assado”. Confuso, não é mesmo? Mas não fique chateado, vem ver comigo como montar seu altar.

Um pedacinho do meu altar. Foto: Rosea Bellator.
Um pedacinho do meu altar. Foto: Rosea Bellator.

Tem gente que gosta de regras pois tem medo de “errar”. Eu particularmente gosto de disciplina e organização, não “regras” necessariamente, afinal sou uma bruxa! Bom, a verdade é: tem infinitos modos de montar um altar e existe um grande DEPENDE DE nesse momento.

“Como assim Rosea?”

Para montar seu altar VAI DEPENDER DE:

  1. Você tem alguma religião? Sim? Não? (Se você tem uma religião certamente deveria colocar algum símbolo de poder dela em seu altar, reforçando sua fé e sua força. Exemplo no caso da wicca: símbolos de poder seriam o triskle, o pentagrama, a triqueta, o espiral)
  2. Qual ou quais energias você quer vibrando em seu altar? (Eu particularmente gosto de energias tranquilizadoras, mas há quem precise de uma energia mais impulsiva, outras uma energia banidora de problemas, etc)

Alguns exemplos de altares

Altar católico: TEM SIM. Podem não usar a palavra altar, mas os católicos tem sim. Geralmente é algum cantinho com uma velinha, uma estátua de Cristo ou algum Santo/Santa. Colocam terços, imagens/panfletos com orações, anéis ou aqueles colares com imagens católicas. Quase todo mundo que entrou numa casa de católicos já viu isso. É normal.

Altar Wicca: Atenção aqui – altar wicca e não somente bruxo. Alguns dizem que wicca não é uma religião, mas eu vejo sim como religião já que adora deuses, tem suas crenças firmadas, hierarquia etc etc. Só não tem um livro impresso, mas seu livro e templo é a natureza, o sol e a lua. No altar wicca veremos uma estátua do deus e uma estátua da deusa ou 2 velas representando-os. É comum também que coloquem seus instrumentos mágicos sobre o altar nos momentos que não estão sendo usados. Outra coisa bastante comum é que o altar seja voltado para o norte e que seja mudado conforme as estações do ano/sabbaths. Exemplo: Em Ostara (Primavera) coloca-se  flores do altar. É no altar que costumam fazer suas orações, feitiços, rituais, meditações, etc. Note que estou usando a palavra “costumam”. Não é regra como deve ser montado o altar na wicca, mas geralmente é feito assim.

Altar da Bruxaria em geral: pois é, bruxaria não é religião, MAS SIM, muitas pessoas fazem altares! Olha que legal! Eu tenho um altar também! 😀 Não podemos afirmar que todos os bruxos adoram deuses, pois seria mentira. Tem bruxo católico, tem bruxo wicca, tem bruxo satanista (nunca vi, mas já ouvi falar, enfim…). Alguns bruxos veneram a natureza sendo seus deuses (o que é bem compreensível e razoável). Então, como podemos ver, o altar de um bruxo pode ter muita coisa, cada um com seus símbolos. Vou falar do meu: Meu altar costuma ter 1 vela branca de 7 dias. Todo dia a acendo, faço minhas orações e depois apago. Tem meu espelho mágico, algum papel com algum feitiço (hihihi!), pedras, cristais, tarot. As vezes coloco mais velas coloridas para atrair algum tipo de energia específica. Tem vezes que ajeito-o de forma a adorar meus deuses. Algumas vezes também arranjo o altar de forma a atrair os elementais. Depende do que vou precisar. Vale lembrar que muitos bruxos não tem altares pelas seguintes razões: seu altar é diretamente na natureza, tem medo de ser descoberto pela família ou mesmo porque acha desnecessário (Mesmo sem religião eu não acho desnecessário de forma alguma).

E para que serve afinal um altar?

O altar é um local sagrado. Ele tem inúmeras funções além das que citei (fazer orações, magia, etc). Quando você se aproxima do altar é como se você lembrasse quem você é, porque faz o que faz, relembra sua fé, estabelece um ponto de conexão maior com suas divindades, elementais, e outros. É nesse canto sagrado que nos renovamos, temos nosso momento de silêncio.

Resumindo a coisa toda: você deve montar seu  altar conforme o que você acredita. Um texto desse tamanho pra falar isso? Sim! É necessário explicar, dar exemplos para depois dizer o que fazer.

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

108 COMENTÁRIOS

  1. Olá, amei tudo q li e vi, parabéns!
    Me encaixo na categoria “altar de bruxaria em geral” e concordo com td. Venho de um lar católico, porém ninguém fervoroso, me simpatizo demais com o kardecismo pq creio na vida após a morte e nos amigos de luz, principalmente naquele q rege a tudo e a todos, Deus, mas tb amo de paixão este lado mistico, ou seja, bruxas, seres de luz da natureza e por ai vai. Então, estou montando um altar do lado de fora da casa, na área de lazer (posso assim definir), pq ganhei uma vassoura encantadora, pendurei-a na parede e naquele canto então optei pelo altar. Já ganhei até um caldeiraozinho. Gostaria da sua opinião qto a montar o altar neste lugar onde várias pessoas vão transitar e tb queria saber se posso consagra-lo pra q eu e minha filha possamos usa-lo juntas. Já avisei meu marido e meu filho q ali homens não devem tocar hahaha. Ficarei feliz se puder me orientar e desde já agradeço. Parabéns novamente…blessed be!

  2. Achei muito legal ru tenho um pequeno altar no meu quarto lá eu coloco imagens de anjos, fadas, gnomos, uma de São Jorge, um incensario da deusa Isis e outro do faraó a coberta e vermelha será que pode

  3. Tenho meu altar no quarto. Algumas pessoas o vêem. Não me sinto a vontade. Devo fecha-lo?
    Não venero nenhum Deus. Apenas me conecto através dos elementos. Represento com velas também?

  4. Rosea eu tenho 10 anos tem alguma idade especifica pra ser bruxo? Eu sou muito interessado por isso 😊 aliás eu posso contar pra alguma pessoa que eu eu sou bruxo?

  5. Eu tenho um sério problema: falta de espaço! Posso fazer um altar desmontável? Quando quiser estar junto dele ponho tudo nele e na hora que tou ausente arrumo tudo?

  6. Oi !
    Realmente estou amando tudo nesse site , bom eu queria fazer o meu proprio altar mas tenho uma duvida .
    Eu tenho 13 anos , acha que deveria montar meu altar ?

  7. Sou de umbanda posso por imagens do meu pai e mãe de cabeça no meu altar e ainda assim representar os elementais com pedras e outros elementos?
    O pentagrama no altar representa oq? …
    Estou iniciando os estudos lendo livros…
    Gostaria de ajuda…
    Posso fazer meu grimório como um fichario? Acho q seria mais fácil de organizar.

  8. Oi Rosea,

    Muito esclarecedor o seu post! Fiquei muito satisfeita em lê-lo. Estou me iniciando na Wicca, entretanto, tenho problemas com transtorno bipolar, tenho muitos gastos financeiros, e não estou podendo ainda montar o meu altar. Estava pensando em comprar um mini altar com os elementos já prontos, por não saber o que colocar, e por ler muitas coisas dizendo que o altar deve ser de um jeito, deve ser de outro jeito, e me deixa muito confusa >.< então, sobre o que você falou de "você deve montar o seu altar conforme o que você acredita" fez muito sentido pra mim, e me deu uma nova perspectiva e novas ideias de como eu posso agora montar o meu próprio altar, com a minha personalidade, sem ter que comprar uma coisa pronta que fica com cara de artificial.

  9. Uma dúvida, eu tenho um altar cigano, poderia juntar os dois ou faço separado? E se for separado, se podem ficar num mesmo ambiente da casa, por exemplo a sala.

  10. Oi Rosea,

    Estou iniciando meus estudos agora, estou insegura, curiosa e determinada. Minha filha também está comigo nesta empreitada. Bem, minha dúvida é se teremos que fazer 2 altares ou apenas 1. A outra é se quiser por as representações do deus e da deusa no meu altar, mesmo não pretendendo seguir a Wicca.
    Desde já agradeço sua dedicação e apoio.

  11. Rosea, acabei de ver que você não é wiccana mas se puder me ajudar eu ficaria extremamente grato. É seguinte, sou iniciante, estou montando um altar e estava querendo colocar uma triqueta como representação às três faces da Deusa. Porém, não tenho dinheiro para comprar, então eu pensei em desenhar, cobrir com lã ou outra coisa para enfeitar e pintar o desenho respectivamente de acordo com as faces da Deusa. Isso está errado? O símbolo perdeu o sigbificado? A Deusa pode ou ficou brava? O símbolo tem que estar 100% perfeito? Eu não posso ter muitas coisas em casa por causa da minha família, então achei que o desenho melhoraria o altar. O que você acha?

  12. Oi,estou com saudades de você!
    Amo isso…
    Mas eu preciso saber de uma coisa?
    Monta um altar de wicca sem estátuas,pode?
    Porque as pessoas não têm estátuas wiccanas,eu pensei que como se for permitido ou obrigatório…
    Obg!
    Espero sua resposta!
    Bjs
    Blessed…

  13. Sempre quis ter um altar, mas a minha casa é muito pequena e infelizmente ainda não posso, mas assim que puder vou dizer o que eu coloquei nele. Boa semana Bruxinhas(os).

  14. Olá Rosea, boa noite. Gostaria de saber se ao invés de representar com estátuas do Deus e da Deusa ou velas, pode representar com imagens impressas coladas na parede paralela ao altar? E também, confirmar se o caldeirão pode ser de qualquer material natural (metal, pedra, barro, madeira…)
    Desde já obrigada
    Blessed be!

  15. Ola desculpa deu erro aqui nesse celular e postei as coisas sem terminar, o que eu queria saber, é pelo que eu andei estudando o altar cada direção tem um significado e pelo que eu vi na direção leste onde o sol nasce (nao tenho certeza) pode ser feito tbm como algumas tradição ne? Pq nessa direção ele representa o sol e o Deus e esta associado ao elemento ar se nao estou enganado…. ai gostaria de saber sobre isso .. e adoro seu blog ajuda muito em algumas coisas q estou com divida..

    • Pedro, eu não sigo tradição alguma. Então não me importo com essas coisas.
      Se VOCÊ seguir alguma tradição ou quer fazer um altar para uma divindade só, algo bem específico, então vale a pena prestar atenção nesses detalhes sim, mas não tem só essa maneira. Por exemplo: quero montar um altar para uma divindade de água, e do lado norte da minha casa passa um rio. Então não há problema algum em por o altar nesta direção.

      😉

  16. Rosea muita gratidão por esse Post seu! Alias por todo seu site e por tu compartilhar todo seu conhecimento!
    Estou começando a planejar e montar meu altar, estava mto perdida e esse Post me deu um belo norte! Gratidão!

  17. Olá Rosea, quero que me tire uma dúvida, ganhei uma imagem de iemanjá que é uma das deusas que tenho mais afinidade, quero coloca-la no meu altar preciso fazer algum tipo de ritual ou consagração para a imagem assim como os demais objetos ritualisticos? Bjs obrigada

  18. Olá Rosea tenho algumas dúvidas sobre o altar espero q possa me ajudar ,estou começando agra enfim …
    Posso lavar as toalhas do meu altar normalmente na máquina de lavar e dps purificar?
    Outra coisa q está me deixando bem confusa é em relação aos Deuses … me identifico com mais de 1 e de panteoes diferentes , posso adora-los e fazer oferendas no mesmo altar e na mesma época ?
    época por fim a última dúvida é
    Meus gatos não saem de perto do meu altar e várias vezes ja vi ele em cima sentado
    Isso tem problema? Tenho q mudar o altar de lugar ?
    Espero q possa me ajudar.
    Obg desde já…
    Bjos e que a Deusa te abençoe sempre

  19. Eu amei seu texto! Estou querendo fazer um santuário para fadinhas no meu quarto,já que tenho um bom espaço para isso,queria saber,como posso fazer esse santuário,estou pesquisando sobre,mas gostaria da sua opinião! Já tenho uma representação delas,vi que é bom deixar incensos e essências florais,o que mais posso colocar?? Você poderia me ajudar?? Desde já,muitoo obrigada!!!

  20. Rosea,tinha visto em algum lugar que o altar não pode ser tocado por ninguém a não ser você(dono do altar,o praticante que usa o altar)pois as energias das pessoas passam para o altar(assim como passa para outras coisas,já que a mão transmite muita energia)e que o altar só deve ter somente as energias do dono e das próprias energias.Eu estava em casa,e meu primo de 5 anos chegou,então sem que eu tivesse visto ele foi e pegou em uma concha e talvez no meu bastão mágico(meu altar fica dentro do guarda-roupa fechado por falta de espaço e por outros motivos). Então queria saber se tem problema,e caso tenha,o que posso fazer,uma purificação já resolve?E tudo isso se aplica a amuletos?Desde já ,obrigado.

  21. Estou em na fase de montar o meu altar, eu acredito na wicca, mas tem algumas coisas, eu vivo em familia evangélica, então o único lugar q eu posso por meu altar é na minha estante, onde fica mais escondido pros curiosos, mas bem vísivel pra mim de todo o quarto, e não sei se ali ele fica virado necessariamente pro norte. e outra, ainda tenho poucos itens. eu tenho uma pedra branca gigante q eu achei na rua representando a terra, Uma concha de marisco com corais rosas mortos grudados en cima representando a água e uma pena grande q encontrei na praia representando o ar. eu vou por eles em formato de pentagrama com cada um em seu devido ponto representando os elementos. Meu atame embaixo e me falta por uma velinha pra representar o elemento fogo, uma vela branca e uma vermelha representando a deusa e o deus e Me falta o caldeirão. Eu queria saber q msm faltando itens pra por no meu altar, ele ficar incompleto Já montado é um problema ou eu posso deixa-lo assim e depois apenas completa-lo. Agradeço desde já a sua ajuda.Sou mto fã da sua page, e continue fazendo esse trabalho maravilhoso ajudando os bruxinhos e bruxinhas a encontrarem seu caminho, Bjus de flores pra vc Rosea 🙂

    • oie!

      Bia, fica tranquila. Você já conseguiu fazer um ótimo trabalho!
      Os instrumentos mágicos servem para ajudar, dar uma mãozinha, e não são obrigatórios.
      Conforme sentir necessidade, já buscando novos materiais. Mas fica tranquila mesmo, já está ótimo por ora, ainda mais considerando sua situação!

      Beijokas!

  22. Rosea, bom dia. Gostaria de saber em relação a toalha do altar. Sei que não é obrigatorio, mas gostaria de saber se posso eu própria confecciona-la, com algo que eu já tenha, por exemplo, uma camiseta que já não uso mais (do avesso) ou uma fronha de travesseiro que não uso mais também. No caso, eu poderia fazer disso a minha toalha? E tem que haver algum desenho específico? Todas que vi, tem o pentagrama… Eu poderia por exemplo, desenhar a lua tríplice? Obrigada desde já 🙂

  23. Oii adorei as dicas e é sempre bom lembrar que ninguem deve tocar no seu altar e sempre consagrar os intens adorei seu site muito criativo e bem explicado bjss e as melhores vibrações a vc

  24. Oi Rosea!!!
    Achei fantástica a matéria sobre altares. Eu sou espírita, mas sempre tive uma enorme adoração por Bruxas, e tenho muito vontade de iniciar na bruxaria, mas não sei por onde começar.
    Bjs
    Márcia

  25. Rosea, conhecer seu blog me fez muito bem, me fez pensar muito além do que eu mesmo imaginava. Gostaria de tirar algumas duvidas se possível. 🙂

  26. Oiii mandei esse pedido para fazer p Bruxos e Bruxinhas, porem fui ler aqui e vi que era p eu ter mandado aqui nesse altar. Não consegui excluir o comentário então te peço desculpa! Fui ler sobre o assunto aqui e gostei muito!

  27. Ola, adorei seu texto sobre altares. Estou lendo seustextos sobre bruxaria tentando encontrar meu caminho eespiritual. Eu cresci católica, comecei a questionar, flertei com o ateísmo entrei em crise e agora procuro meu próprio caminho. Sou bem rebelde em relação a doutrinas religiosas e gostei muito da ideia de um altar como algo pessoal, construído com base em nossa fe e eu interior.

  28. Oi eu tenho 14 anos e eu sei que eu tenho que ser uma bruxa e meus pais jamais deixaria e eu não poderia montar um altar e comprar velas que eles saberiam e por in quanto só estou lendo eu já li muito preciso passar para a pratica. Me ajuda o que eu faço?

    • Olá Maysa!
      Não monte altares, não monte nada. Simples assim.
      Faça o que pode apenas com suas mãos. Com sua fé. Em meditações. Na cozinha, enquanto cozinha algo.
      Quando for maior terá mais liberdade de escolha.

    • Olá Maysa, seja muito bem vinda ao mundo da magia!!! Já que você tem esse pequeno problema com seus pais vou te dizer:; A magia tem que ser estudada, muito bem estudada, por mais que você pense que sabe tudo , erro , vem mais conhecimento por aí. No momento respeite a opinião e o lar que você mora, são seus pais as criaturas mais importantes de sua vida. Vai estudando…. vou te passar alguns sites de biblioteca Wicca, você vai ver quanta coisa se tem . Quando você estiver andando com suas próprias pernas , aí sim você estrá madura para montar seu altar e outros. Ser bruxa exige muito conhecimento e em primeiro lugar RESPONSABILIDADE. Vou pesquisar os sites e te envio. Blessed Be

  29. eu tanbem tenho a intuição. ja segui minha intuição ja me safei de cada uma..e ja ajudei uns amigos ja com ese don.. muito obrigado por tudo muito obrigado e feliz ano novo bjs

  30. olá minha querida boa tarde.. eu preciso de ajuda.. você tem alguns livros para me indicar eu preciso estudar mais rsrsrs. eu me indentifiquei com a magia.. tenho uma mente bem concentrada , medito en casa ,tenho intição tanbem . e o 6°sentido.. olha se você poder me ajudar ficarei muito feliz.. desde ja agradeço por tudo bjs

  31. Olá Rosa Bellator; gostei muito das suas explicações , muito proveitosa. Já sigo a Wicca mais de um ano , estou tentando seguir seus ensinamentos e coloca-los em prática e tenho uma pergunta. Eu posso montar meu altar , ou seja passa-lo para um armário com porta ? para só abri-lo quando eu for , exaltar agradecer , consagrar etc… e depois fecha-lo novamente. Porque acontece o seguinte , minha mãe ´-e muito religiosa (católica) e cada vez que ela entra no meu quarto é só lamentos contra o altar , ela tem 76a e não vai entender nunca que não faço mal a ninguém , que não tem nada haver com magia negra. Agradeço desde já sua atenção , e aguardo resposta. Grande bençãos. Blessed Be <3

  32. estou pensando em fazer um altar simples, uma vela para a deusa, uma para o deus, com as respectivas cores que o representam, um prato para oferendas(vinho sementes, frutas), flores da estação,um incensário. simples né….mas eficaz!!! amei o texto rosea!!! vc é dez!!!

  33. Ai…desculpe Rosea, agora percebi k não me expliquei direito…é k parece k ás vezes eu acho k as pessoas conseguem ler o meu pensamento…rsrsrs…
    Mas aa duvida é:
    Eu tenho um altar para as fadas, só k eu queria fazer um para os 4 elementais(ondinas, fadas, gnomos e salamandras) mas eu ns se posso modificar esse altar das fadas para passar a ser dos 4 ou se tenho k fazer noutro sitio da casa…
    acho k agora deu para perceber…

  34. Oi Rosea… lembra k disse para eu vir aqui naquele post dos silfos?
    eu já tinha lido este post antes…e já agora aproveito para dizer k esse post me tirou algumas das minhas duvidas… eu era muito de seguir AQUELA regra á perfeição mas á poucos dias apercebi-me lendo este post k posso fazer mais ou menos á nossa vontade…
    Eu li sim direitinho o altar da bruxa em geral mas as minhas duvidas não eram essas…
    Pode ir ler o meu comentário outra vez..pf…
    desculpe o incomodo…

  35. Oi, Rosea.
    Conheci seu blog essa semana e estou amando! Sabe, ano passado eu estava fazendo Constelação Familiar numa terapia individual, e mexendo nessa energia da família descobri que minha avó veio para a minha cidade trazida pelos parentes dela para que ela não fugisse com um cigano por quem estava apaixonada. Minha mãe nunca suspeitou dessa história, e sempre foi enlouquecidamente apaixonada por ciganos, e eu sempre gostei também (tinha até uma época que eu deitava baralho cigano, hehehe). Decidi, então, fazer um altar cigano com Santa Sara Kali para reverenciar a memória e a história da minha avó, e fiz seguindo a minha intuição. O altar está lá e esse ano eu incluí a Nossa Senhora do Parto, para me proteger e me ajudar a ter meu parto em casa, e Nossa Senhora da Aparecida. Eu li muitas regras por aí, mas acho que a nossa intuição é que deve ser ouvida e respeitada.
    Parabéns pelo blog!

  36. Oioioioi…gostei: “Quando você se aproxima do altar é como se você lembrasse quem você é, porque faz o que faz, relembra sua fé, estabelece um ponto de conexão maior com suas divindades, elementais, e outros. É nesse canto sagrado que nos renovamos, temos nosso momento de silêncio.”

    Sempre tive altar, nem que fosse num cantinho, um altar feito através da minha intuição, percepção de onde colocar objetos que se ligam aos elementares = “Espírito Divino, Espíritos da Natureza” =

    Adorei “esta sua grande Verdade” sobre os tipos de altares. A maioria da minha família é católica com a filosofia japonesa Seicho-no-ie, todos têm altar de uma forma ou outra em casa e todos nós respeitamos a nossa diversidade sem julgamentos. É só admiração. Bom, né?

    Beijos.

      • VERDADE! e muitas pessoas que conhecem a minha família admiram isso.
        Sobre a filosofia Seicho-no-ie, eu também pratico e como nos ajuda! Pensamento positivo, agradecimento aos antigos e o perdão, são armas poderosas e transforma mesmo….palavra da experiência aqui (hihihi! imitando você!).
        Tenho um porta retrato dos meus pais no altar p/que eu possa sempre agradecê-los por ter me colocado no mundo me dando a oportunidade de seguir o meu caminho como Bruxa. 🙂

  37. Olá Rosea. Muito interessante esse post, sua observação quanto o que colocar ou como dispor altares foi bastante explicativo, elucidou muito. Quanto ao altar bruxo/wicca, acredito que muitos tenham dúvidas como montar o seu, penso que cada pessoa tem sua energia. No princípio é isso mesmo, tudo é novidade. Eu no início ficava muito confusa, ouvia tantas coisas como: ñ fazer isso ou fazer aquilo, comprar isso e ñ comprar aquilo.. enfim, eu ficava sem saber o que fazer. Agora, um pouco mais esclarecida e com o passar do tempo, tenho coisas simples como cristais, pedras, incensos, vela, água de fonte, (fonte de verdade, ñ uso água mineral) e o meu pentagrama, faço magia elemental, prefiro magiar usando a natureza, e leio meus livros. Não faço parte de círculos. Meu altar é simples e voltado para o Norte e eu sou simples tbém.
    Bjs e que a Deusa te abençoe sempre, sempre, sempre e sempre.

  38. Oiê, tô amando tudo nesse site!!
    Achei super significativo destacar o altar católico, porque a minha mãe que é bem católica sempre teve o seu, bem como meus avós. Foi com minha mãe que eu aprendi como é importante esse momento de conexão e de se reconectar com Deus todos os dias.
    Acho que estou distante de ser católica, sou uma bruxinha sem religião, mas o fato de ver minha mãe ter tanta fé, sempre me inspirou a buscar conexão com o divino, assim como meu amor pela natureza deve provir do amor que ela tem por aquele montão de plantas de cultiva em seu enorme jardim!!
    Adorei essa liberdade quanto a cultos e a sua visão não restrita a wicca, já que creio faltar informações sobre cultos pagãos que não são wiccanos.

    Beijooos!

  39. Rosea, esse assunto é muito pertinente, visto que muitos adeptos iniciantes tem essa grande dúvida. Eu por exemplo não tenho altar fixo, até por uma questão de espaço. E até hoje estou ainda adquirindo objetos para alguma representação. É muito bom e nos deixa muito mais à vontade, enquanto nos aprofundamos no mundo da magia, fazer o nosso altar de acordo com nossa intuição ou direcionamento de fé.
    Grande sacada a sua.
    Bjos.

  40. Gostei muito do texto. Gostei principalmente da ideia que quando olhamos para o altar lembramos de quem somos, muito forte isso! Legal pensar a ideia de espaço sagrado, em diversas religiões os fieis e adeptos fazem peregrinações e romarias a templos, cidades e lugares sagrados, e quase sempre esses lugares passaram a ser vistos como sagrados por terem sido palco de momentos importantes da religião (lugares onde viveu ou morreu alguem importante naquela religião, ou ainda onde ideias nasceram, ou milagres aconteceram). O altar não. E por isso que o altar é tão interessante! Ele é sagrado para cada um, nossa vontade o torna sagrado. Ele é palco da nossa propria história e das nossas esperanças. Adorei!!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here