Certeza que você já leu: “O altar DEVE ser desse jeito” . Depois leu em seguida em outro lugar: “Não, o altar DEVE ser desse jeito”. Aí você foi tirar a dúvida com alguém e essa pessoa disse: “Nem um nem outro, o altar DEVE ser assim e assado”. Confuso, não é mesmo? Mas não fique chateado, vem ver comigo como montar seu altar.
Tem gente que gosta de regras pois tem medo de “errar”. Eu particularmente gosto de disciplina e organização, não “regras” necessariamente, afinal sou uma bruxa! Bom, a verdade é: tem infinitos modos de montar um altar e existe um grande DEPENDE DE nesse momento.
“Como assim Rosea?”
Para montar seu altar VAI DEPENDER DE:
- Você tem alguma religião? Sim? Não? (Se você tem uma religião certamente deveria colocar algum símbolo de poder dela em seu altar, reforçando sua fé e sua força. Exemplo no caso da wicca: símbolos de poder seriam o triskle, o pentagrama, a triqueta, o espiral)
- Qual ou quais energias você quer vibrando em seu altar? (Eu particularmente gosto de energias tranquilizadoras, mas há quem precise de uma energia mais impulsiva, outras uma energia banidora de problemas, etc)
Alguns exemplos de altares
Altar católico: TEM SIM. Podem não usar a palavra altar, mas os católicos tem sim. Geralmente é algum cantinho com uma velinha, uma estátua de Cristo ou algum Santo/Santa. Colocam terços, imagens/panfletos com orações, anéis ou aqueles colares com imagens católicas. Quase todo mundo que entrou numa casa de católicos já viu isso. É normal.
Altar Wicca: Atenção aqui – altar wicca e não somente bruxo. Alguns dizem que wicca não é uma religião, mas eu vejo sim como religião já que adora deuses, tem suas crenças firmadas, hierarquia etc etc. Só não tem um livro impresso, mas seu livro e templo é a natureza, o sol e a lua. No altar wicca veremos uma estátua do deus e uma estátua da deusa ou 2 velas representando-os. É comum também que coloquem seus instrumentos mágicos sobre o altar nos momentos que não estão sendo usados. Outra coisa bastante comum é que o altar seja voltado para o norte e que seja mudado conforme as estações do ano/sabbaths. Exemplo: Em Ostara (Primavera) coloca-se flores do altar. É no altar que costumam fazer suas orações, feitiços, rituais, meditações, etc. Note que estou usando a palavra “costumam”. Não é regra como deve ser montado o altar na wicca, mas geralmente é feito assim.
Altar da Bruxaria em geral: pois é, bruxaria não é religião, MAS SIM, muitas pessoas fazem altares! Olha que legal! Eu tenho um altar também! 😀 Não podemos afirmar que todos os bruxos adoram deuses, pois seria mentira. Tem bruxo católico, tem bruxo wicca, tem bruxo satanista (nunca vi, mas já ouvi falar, enfim…). Alguns bruxos veneram a natureza sendo seus deuses (o que é bem compreensível e razoável). Então, como podemos ver, o altar de um bruxo pode ter muita coisa, cada um com seus símbolos. Vou falar do meu: Meu altar costuma ter 1 vela branca de 7 dias. Todo dia a acendo, faço minhas orações e depois apago. Tem meu espelho mágico, algum papel com algum feitiço (hihihi!), pedras, cristais, tarot. As vezes coloco mais velas coloridas para atrair algum tipo de energia específica. Tem vezes que ajeito-o de forma a adorar meus deuses. Algumas vezes também arranjo o altar de forma a atrair os elementais. Depende do que vou precisar. Vale lembrar que muitos bruxos não tem altares pelas seguintes razões: seu altar é diretamente na natureza, tem medo de ser descoberto pela família ou mesmo porque acha desnecessário (Mesmo sem religião eu não acho desnecessário de forma alguma).
E para que serve afinal um altar?
O altar é um local sagrado. Ele tem inúmeras funções além das que citei (fazer orações, magia, etc). Quando você se aproxima do altar é como se você lembrasse quem você é, porque faz o que faz, relembra sua fé, estabelece um ponto de conexão maior com suas divindades, elementais, e outros. É nesse canto sagrado que nos renovamos, temos nosso momento de silêncio.
Resumindo a coisa toda: você deve montar seu altar conforme o que você acredita. Um texto desse tamanho pra falar isso? Sim! É necessário explicar, dar exemplos para depois dizer o que fazer.
Rosea Bellator
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:
- Conselho das Bruxas para Todos: Saber, Ousar, Querer e Calar
- Chá contra Dor II – Enxaqueca, Muscular e Vias Respiratórias
- Chá contra Dor I – Gripe, Digestão, Estresse e Menstruação
- Ritual Musical de Deméter
- Sessão Pipoca: Da Magia à Sedução
- Receita Mágica: Compota de Maçã Verde (Juventude)
- Faz aniversário amanhã? Use este Feitiço!
- Bem-Vindo Outubro! Feitiços & Banhos Mágicos
- Doce de casca de melão
- Oração daqueles que Caminham na Trilha da Bruxaria