O Altar Menstrual é uma forma que as mulheres encontraram de acabar com a demonização do corpo feminino, uma forma de acabar com a negação da essência divina feminina, para acabar com os mitos da menstruação e outros milhões de tabus e absurdos que lhes foram impostos.

Claro que temos que entender um pouco mais sobre como fazer esse altar, como usar, quando montar… afinal, somos as netas das bruxas que não puderam queimar!

Meu altar menstrual. O quadro atrás, com a imagem da deusa e duas correntes penduradas chamei de "A Deusa Livre". Foi muito gratificante criá-lo.

Meu altar menstrual. O quadro atrás, com a imagem da deusa e duas correntes penduradas chamei de “A Deusa Livre”. Foi muito gratificante criá-lo.

Antes de tudo, devemos lembrar que o altar menstrual não tem a ver com religião, mas com espiritualidade e autoconhecimento. Se você quiser mesclar isso com sua religião, ok! Apenas lembre-se do que falamos logo no começo do artigo!

Montando o Altar Menstrual

A organização é do seu jeito. Não tem a maneira certa. O que é recomendado: tenha bastante a presença da cor vermelha. Sim, para lembrar o tempo todo do sangue, da vida que contém nele. O vermelho que é a força que muitos tentaram tirar de você.

E o que colocar ou levar para o altar? Sugestões: Uma estátua da deusa. Um vaso com plantas. Se quiser ir com vestes vermelhas ou nua, também é sua opção. Um prato para colher um pouco do sangue ou um vaso de porcelana ou vidro. Evite materiais que absorvam o sangue. Incensos voltados para harmonização ou proteção.  Velas vermelhas. Um copo com água, ou chá ou vinho. Quer trazer uma refeição especial para o altar e dividir com alguém? Ou com sua deusa? Ou apenas com o Universo, em paz? Traz! Quer trazer seu oráculo e buscar nele respostas para autoconhecimento? Ótima ideia. Quer usar o sangue para fazer uma pintura, seja no papel? Opa! E que tal usar o sangue do seu copinho coletor?

Como usar o Altar Menstrual

Como todo altar, o Altar Menstrual é um cantinho seu, seja para repousar, seja para se inspirar, seja para conectar-se ao Sagrado Feminino ou sua Deusa. É um momento sagrado que você terá estabelecido para si mesma. Então, não tem regras de como usar. Vou deixar algumas sugestões de atividades para fazer sozinha ou com mais mulheres.

  • Beba chá de artemísia ou melissa. Medite por uns 10-15 minutos. Colha seu sangue e faça uma pintura com ele.
  • Após colher o sangue, derrame-o sobre algumas ervas secas, dentro do caldeirão, e coloque fogo, pedindo libertação… do que você estiver precisando.
  • Você está ultra sensível… acenda uma vela vermelha, sente-se ou deite de maneira confortável, coloque uma ametista ou quartzo rosa sobre a testa ou uma ônix ou granada sobre o peito e medite. Se optou pelo cristal sobre a testa, mentalize as coisas que deseja mudar…e visualize-as mudarem! Se optou pelo cristal sobre o peito, mentalize o seu corpo mandar para fora toda energia negativa… e visualize-se transmutar! Veja seu corpo ficar mais forte, vigoroso, ou até mesmo mais sensual.
  • Coloque fogo, ou uma vela, dentro do caldeirão e dance!
  • Pode fazer ao ar livre? ÓTIMO! Faça uma fogueira! Dance ao redor, lance tudo que quer transmutar ou pedir nas chamas. Se quiser até queimar uma peça de roupa que estava pensando em jogar fora, para se libertar de antigas energias, é uma ótima ideia!
  • Aproveite para prestar atenção ao autoconhecimento do seu corpo: faça e atualize sempre seu livro menstrual.

Espere aí… você não sabe o que é um Livro Menstrual? Então, vamos falar dessa belezinha!

O Livro Menstrual

Em primeiro lugar, nada mais é do que um caderno onde será anotado tudo sobre seu período menstrual. Pode ser um caderninho simples, pode ser um caderninho simples decorado, encapado, com desenhos. Pode ser um lindo caderno encomendado, tipo um grimório, todo glamuroso. O que importa é que tenha suas informações lá.

Mas… pra quê?

Meu livro menstrual. É apenas um caderno que encapei com papel vermelho e desenhei.

Meu livro menstrual. É apenas um caderno que encapei com papel vermelho e desenhei a mulher & Deusa.

No seu livro menstrual você vai anotar coisas como:

  • quando você ficou menstruada pela primeira vez
  • se você toma algum remédio, de algum tratamento
  • se você toma anticoncepcional, seja comprimido, seja injeção, ou o que for
  • data e fase da lua que você menstruou
  • sensações de cada dia durante toda a menstruação
  • analisar se você ficou mais sensível espiritualmente ou se sentiu bloqueada
  • como está sua libido
  • como anda sua paciência, descreva as sensações
  • como está lidando com as pessoas próximas? Mudou em relação a alguma delas?
  • tentou fazer algum ritual ou feitiço? Como foi?
  • e como foi fazer sua comida?
  • e o sono? Teve sonhos?
  • teve dores? Tomou algum chá ou outro remédio natural? Qual o efeito?
  • o que nessa época é mais fácil pra você?
  • aparece algum tipo de medo? Agonia?

Analise as respostas. Conforme forem passando os meses e perceba a diferença de menstruar em cada lua, analise as sensações e como ficou espiritualmente. Dessa maneira você consegue aprender sobre si mesma, e saberá por onde começar. Sem dizer que é também uma maneira de, se precisar de ajuda, a pessoa ter como te ajudar.

Vou deixar aqui dicas de algumas coisas que anoto:

  • Tabela de chás, como fazer e quando tomar. Gosto da mistura de camomila, melissa, anis estrelado e mel.
  • Tabela das luas. Já notei que menstruar na lua nova é bem tranquilo, mas na lua cheia é o terror. Fico irritada, não presto atenção em nada…. ufa!
  • Faço desenhos de imagens que me vêm nas meditações. Como rostos ou símbolos, ou mesmo formatos abstratos.
  • Escrevo poesias. E algumas delas eu posto aqui no blog… que sinceramente, me liberta, me traz sensação de paz…

Observações Importantes:

É uma obrigação ter o Altar Menstrual? Claro que NÃO!

– É uma obrigação ter o Livro Menstrual? Não!

– Posso dividir meu livro menstrual com alguma outra mulher? Poder, pode, mas se vão fazer isso especifiquem direitinho quem escreveu o quê, de forma bem separada. Senão, mais pra frente, vai fácil fácil vocês se confundir.

– Quando devo montar meu altar Menstrual? Pode deixa-lo montado fixo num cantinho que você goste. Pode montar só quando estiver menstruada. Pode montar quando bem entender.

Posso usar o sangue para fazer pinturas corporais em mim mesma? Pode ué.

Posso criar um altar para mim, minhas irmãs, amigas, mãe ou tias? Sim. Mas, por ocasião de higiene e para evitar qualquer doença (vai que a pessoa não sabe que está doente, né?), cada uma recolha o próprio sangue para fazer o que quiser fazer.

Minha filha ainda não menstruou, mesmo assim ela pode estar comigo quando eu for para o meu Altrar Mentrual? Sim. Aproveite e ensine-a sobre o próprio corpo, sobre o que é mentruar, ok?

Já estou na menopausa, posso assim mesmo ter um Altar Menstrual? Quem sou eu pra dizer que você não pode? Só que não há mais sangue, então só não haverá a ritualística com o sangue. Uma dica: use óleo de urucum para suas celebrações e reviva suas memorias, perdoe os seus erros no passado consigo mesma, com suas filhas, mãe, etc e suas ancestrais.

– Homens podem participar? A escolha é da mulher ou mulheres, se ele ou eles podem participar ou não.

E por fim…

Tenho certeza que se você fizer uma busca em vários grupos e sites, blogs, vocês vão encontrar experiências de várias mulheres com a menstruação, o altrar menstrual e o sagrado feminino. Não tenha vergonha, busque! Temos um corpo maravilhoso, mas precisamos conhecê-lo melhor, bem como nossa espiritualidade… que já está há eras sendo deixada de lado.

Beijokas!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links: