Mas meditar é difícil… Meditação é coisa de gente que não tem o que fazer. Meditação é isso. Meditação é aquilo.
Epa, epa… calma aí!
Vamos ver hoje para que serve a meditação e porque tanto falamos dela na magia. Ah sim, e como meditar, que é um problemão pra muita gente!
Em primeiro lugar, vamos falar porque a meditação é algo importante e porque a prática tem se tornado cada vez mais procurada por aí:
- Reduz ansiedade, pois ensina a paciência
- Reduz estresse, pois ensina a respirar
- Diminui problemas com o sono, por causa dos benefícios acima!
- Com a melhora que vimos, ajuda na autoestima
- Que por consequência ajuda a melhorar a criatividade
- E reduz dores de cabeça e medos
- Melhora a memória e nossa saúde de forma gradual
- Ajuda até na perda de peso
- Reduz pressão arterial
- E ajuda no combate a vícios
Isso é só uma tabela que você encontra em qualquer lugar. Os benefícios para a meditação em conjunto com a magia são ainda maiores. Muitos não sabem, mas quanto melhor nossa capacidade de meditar, melhor visualizamos, melhor direcionamos o poder apenas com o “sentir” da energia. E quanto melhor direciona, quanto melhor visualiza, maior a força empregada em cada feitiço, ritual, encantamento ou simplesmente um desejo.
Agora que você já sabe da importância e dos benefícios, deve estar pensando: ok, como medito? Quando devo fazer isso?
Como Meditar
Pra muita gente, a meditação só acontece se você se sentar na posição da lótus, que é com as pernas cruzadas, fechar os olhos e esvaziar a mente. Respirar… fundo…. e … soltar… tranquilo…
Está certo.
Mas… e quem não consegue simplesmente desligar? Parar? Sentar? Esvaziar a mente?
E quem tem o vizinho que não desliga o som a tarde inteira? E quem tem filho e não consegue simplesmente fechar os olhos, a menos que seja para dormir? E quem quer ensinar crianças hiperativas?E…
Calma gente, tem outros meios.
Não são convencionais, mas funcionam.
Também sou dessas que faz milhões de coisas no dia e fica muito difícil meditar da forma mais comum. Então eu também tive que buscar essas outras maneiras… ainda mais pros rituais de magia, porque é muito difícil ficar um bom tempo concentrada.
Leia, identifique o que você consegue fazer… e seja feliz:
Meditação com dança: é simples e é o meio que mais uso. Coloco uma música sem voz, apenas instrumental. Leve. Fecho os olhos e começo a dançar. A princípio é normal seguir a música… mas o segredo está em apenas sentir, sem querer criar passos… apenas deixar o corpo se mexer e deixar a mente viajar. Você pode visualizar algo, para o seu ritual, ou pode simplesmente esvaziar a mente. Tem uma hora que você nem percebe mais a música, apenas a tranquilidade. No começo eu conseguia ficar pelo menos 10 minutos… depois 15… depois 20… e com a prática e o tempo, aumentei sem perceber para 30 minutos… e agora já consigo meditar dançando por pelo menos 45 minutos.
Meditação no banho: pode ser no seu chuveiro, na banheira, no lago, na cachoeira, na praia… onde tiver água. Tem quem consiga até lavando louça.Feche os olhos, sinta a água pelo seu corpo. Foque no som da água, no fluxo… na respiração… e quando perceber, você está relaxando… pode aproveitar, que é bem interessante, e visualizar as ondinas no começo da meditação.
Meditação enquanto caminha: Essa é legal para quem pode por os pés num belo gramado, na areia da praia, na terra. Pode ser no piso de casa? Pode, mas não terá a mesma energia da terra na natureza. De boa, de olhos abertos, visualize um espaço e comece a caminhar em círculos. Aos poucos, comece a fechar os olhos…a focar no contato com a terra e na sua respiração… aos poucos vai conseguir caminhar de cabeça leve, vazia, apenas relaxando. Pode aproveitar, no começo da meditação, e visualizar os gnomos!
Meditação com Vela ou outra fonte de fogo: bem simples… acenda uma vela, de qualquer cor ou tamanho. Sente-se de maneira confortável, que consiga ver a chama da vela a altura de seus olhos. Nem abaixo, nem acima, porque atrapalha. De olhos abertos, foque na vela, na sua respiração… devagar, deixe seus olhos pesarem e fechar…. continue meditando…. a vela ainda está lá, pode ser que continue vendo sua luz ou a veja involuntariamente numa visualização mesmo. Não tem problema. Apenas permita-se descansar e meditar. Pode aproveitar, no começo da meditação, e visualizar as salamandras.
Meditando enquanto desenha: Sente-se de maneira confortável. Pegue um lápis ou caneta, que seja, de qualquer cor, e papel. Não é nada elaborado. Apenas comece a desenhar, por exemplo, um círculo… e não pare. continue circulando… circulando… feche os olhos e deixe a mão continuar… circulando… circulando…num movimento lento, mas sem parar. Sem fazer força, suave… Aos poucos você pode até parar de desenhar, de tanto que vai se aprofundando no relaxamento da mente, o que não é problema algum, ok? Pode aproveitar, no começo da meditação, e visualizar os silfos.
Meditando e cantando: Parece doido, eu sei. Mas, mais uma vez, não é nada elaborado. Nada mais será do que recitar um mantra, sem parar, devagar, de forma ritmada… de olhos fechados. E quando perceber, estará meditando tranquilamente, esvaziando a alma, e renovando. Normalmente as pessoas gostam de usar mantras como Om Mani Padme Hum, e tem vários videos no Youtube com esse som e algo instrumental no fundo, bem relaxante. Tem também, para quem gosta de algo mais voltado para a deusa, a música Circle Within a Circle, que também é um mantra! Hihih!
E….
Quando deve ser feito isso? Quando sentir necessidade. Quando perceber que está começando a perder a paciência. Quando perceber que não está respirando direito por estresse. Quando perceber que nada está fluindo. Quando for fazer um ritual… ou simplesmente quando quiser!
Seja lá da forma que vai fazer isso, faça sem pressa.
Faça com carinho… Carinho consigo mesmo!
Essas são apenas algumas alternativas que encontrei, mas tenho certeza que existem mil maneiras por aí de conseguir para meditação, apenas para meditar, sem visualizações ou magia.
E espero que tenham gostado!
Beijokas!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.
Quer ver outros posts? Clique nos links a seguir:
Carlos Alberto Almeida
19 de abril de 2019 às 10:36 PMOlá!
Eu gosto muito de seu site e todos os demais meios de seus ensinamentos. Sinto uma energia muito compativel com você, embora eu não tenha contato, mas a algo de sua energias que me faz bem…enfim…vamos a minha pergunta.
Regularmente em minhas meditações e não somente nelas, em sonhos e em insiths…eu visualizo uma bela moça, alta de longos cabelos ondulados e de cor castanho escuro. Sua pele é de tom claro, semelhante a minha…ela é uma bruxa e não é desta época. Sempre visualizo ela em campos e propriamente casas deste fetil, ela sempre está cercada de animais, de diversas espécies., Descalsa e com longos vestidos. Sempre preparando feitiços e realizando rituais de magia. A algo de muito familiar nela, eu persebo uma semelhança minha a ela, mas não sei ao certo o que seria…ela é meiga e sútil, totalmente elegante em seus gestos, mas a um poder emanado por ela, algo tenebroso…uma energia muito poderosa e um mistério no olhar, fora a sensualidade que ela trasparece. Enfim…desde que eu era criança, que ela aparece para mim e já estou com dezessete anos, quase chegando aos meus dezoito anos. Mas de uns anos para cá, eu venho não somente sentido a presença dela em minhas visões, mas sim” Carnal ” eu sinto a presença dela junto a mim… visualizo vestidos e unhas grandes em mim. E uma sensualidade fortíssima. E rapidamente fico ” louco ‘ para me conectar com a natureza e poder realizar um ritual de magia ou algo do tipo. E uma coisa que eu sempre senti, mas tendo muito a dúvidar… é… será que ela sou eu? Como algo reencarnatório? Pois é o que eu sinto desde a primeira vez que a sinto. Fora que minha mediunidade é muito aflorada e tenho uma conexão fortíssima com o oculto. Naturalmente por eu ser bruxo. Mas é algo que não é de agora… justamente o que sinto… reencarnatório. Perdoe-me pelo texto longo, mas eu necessito muito de ajuda em relação a isto. Desde já, agradeço! Blessed Be.
Leticia
19 de março de 2017 às 5:18 PMOi, Minha primeira vez no seu site , ja aprendi varias coisas , muito obrigado mas queria perguntar , Para meditar com o canto
pode ser qualquer musica ou so com mantra ?
Rosea Bellator
20 de março de 2017 às 1:51 PMLetícia, vai depender se você quer só esvaziar – é bom as instrumentais – ou se quer meditar com algum tipo de energia – é para isso que servem os mantras.
Maithe
20 de janeiro de 2017 às 4:54 PMObrigada pelas dicas! Estou amando o blog e o seu canal.
Lin
7 de janeiro de 2017 às 4:19 PMtem como fazer meditação com música sem precisar dançar?
Rosea Bellator
29 de janeiro de 2017 às 10:18 PMLin, apresentei aqui apenas algumas formas. Medite como for melhor pra vc, desde que vc não foque na música em si…
Bruno
1 de janeiro de 2017 às 6:25 PMOlá rosea! Eu já fiz algumas perguntas aqui no seus site e gostaria que você me respondesse mais uma. É o seguinte, quando estou deitado e meio sonolento, se eu me concentrar e relaxar, começa a acontecer coisas estranhas comigo. Escuto vozes que passam por meus ouvidos e chegam em minha cabeça, também tenho alguns sonhos rápidos em que me vejo falando com algum familiar meu. será que eu entro em estado meditativo? Será que é alguma espécie de dom?
Rosea Bellator
2 de janeiro de 2017 às 12:05 AMbem, pode ser que sim, mas não tenho como afirmar se é dom…
Bruno
3 de janeiro de 2017 às 8:39 PMMuito obrigado!
Sony
17 de março de 2016 às 4:26 PMÉ considerado meditação se durante a prática eu estiver escutando música instrumental, clássica e prestar atenção na música para não pensar em nada mais? Estou fazendo alguns exercícios de Frans Bardon (claro que a música deve atrapalhar para os exercícios de audição) e queria saber se ouvir música durante seria desconsiderada a meditação, visto que ainda não encontrei um mestre para me tirar esta dúvida.
Rosea Bellator
18 de março de 2016 às 9:59 AMSony, enquanto está treinando a libertar a mente de emoções, até ajuda… mas tente só ouvir ambiental ou instrumental.
Depois, conforme você conseguir, vá diminuindo o volume até retirar a música completamente.
jackson miguel
5 de janeiro de 2016 às 10:28 AMMeuuuuu estou apaixonado por esse blog. Desde pequeno tenho interece por magia, bruxaria e semelhantes mas só agora comecei a entrar nesse mundo e fico meio perdido ainda Rs.
Mas estou amando tudo. Todo conteúdo
Não achei a página no face. Tem ??
Rosea Bellator
5 de janeiro de 2016 às 2:54 PM<3 oba!! <3
Tem page sim https://www.facebook.com/Rosea.Bellator/ :D
Nan Nunes
8 de outubro de 2015 às 9:14 AMOlá… Adorei o post e tal, mas eu tenho um probleminha (risos). Tipo, eu tenho tempo e locais adequados para fazer uma meditação completa, mas o problema é que eu não consigo esvaziar a mente de forma alguma. Sempre vem algum pensamento antigo ou musicas que gosto ou conversas antigas misturadas com acontecimentos. O que eu posso fazer a respeito disso?
Rosea Bellator
8 de outubro de 2015 às 12:37 PMNan, essas meditações estão aqui justamente para ajudar no combate a esses pensamentos rsrs tente a meditação dançando, que vai música, e assim vai silenciando essas vozes aos poucos até vc acostumar.(risos)
Cris
8 de outubro de 2015 às 1:47 AMOutra pergunta ( desculpe ) sei que aqui é meditação mas lendo sobre o Tarot e fazendo aquela conta deu 2 a Sacerdotisa , só que a doida na minha vida está invertida faz tempo !!!! Vivo mais seu lado ruim do que o bom , o bom fica só pros outros .como faço pra ela “virar” e fazer com que eu possa vivenciar seus aspectos positivos também? Muito obrigada por sua paciência e instruções .
Rosea Bellator
1 de dezembro de 2015 às 1:35 PMQue tal parar de viver para os outros e começar a colocar novas metas pra vc? 😉 esse sempre será o primeiro passo, seguido de uma limpeza em casa e em você mesma, de coisas que não usa mais e de energias!
Cris
8 de outubro de 2015 às 1:27 AMOi !! Perguntinha , em um post passado vc nos deu uma rotina , um roteiro do que fazer ao longo do dia , e apos a alimentação deveríamos meditar por 5 minutos . Estou tentando . Devemos fazer essa e seguir algum das descritas acima ??
Bjs
Angélica
30 de novembro de 2015 às 11:36 PMQual esse post passado que você cita? Sobre a rotina ou roteiro ao longo do dia. Me interessou. Grata!
Rosea Bellator
1 de dezembro de 2015 às 1:36 PMPoxa Cris, não lembro desse artigo, pode me mandar o link/nome do artigo? <3
E, não é que vc DEVA, mas são sugestões que você pode encaixar na sua rotina, como for melhor! 😀
Mary
7 de outubro de 2015 às 4:30 PMRosea, pode fazer meditação deitada?
Rosea Bellator
7 de outubro de 2015 às 6:16 PMSe vc não acabar dormindo, sim! 😀
Ero
7 de outubro de 2015 às 11:27 AMBoas dicas, costumo meditar com os videos do youtube, tem uns mantras e até meditações guiadas bem legais, meia hora pra min basta, prezo pela qualidade não pela quantidade, sabe como é né, menos é mais.