A Música na magia não é algo de hoje, é muito mais antiga do que você possa imaginar.
Não é muito difícil encontrar imagens muito antigas (até mesmo rupestres) de algum povo dançando em volta de uma fogueira e outras pessoas batendo em alguma espécie de tambor, ou qualquer coisa que faça barulho.
O ritmo sempre foi o segredo. Seja um batuque de tambor, sejam palmas, seja o barulho da chuva, seja o marulho das ondas, seja o crepitar do fogo, sejam as vozes humanas e animais como o rugido do leão ou ainda o cri-cri dos grilos.
Sinta a música fluir.

A música e a dança são tão importantes que tem até mesmo deuses patronos, como Apolo e as próprias Musas. Você acha que é coincidência?
Obra de Giulio Romano (1499-1546), Dança de Apolo com as Musas (c. 1540). Afresco, Palácio Pitti, Florença, Itália.
A música mexe sim com nossos sentidos além do nosso corpo, e também com a saúde de nossa mente. Nos trás a sensação de alívio, da alegria. A música é usada sempre com esses objetivos. Celebração, alívio, manifestação dos sentimentos – sejam quais forem, se amor ou tristeza.
Agora que entendemos os efeitos da música, vamos falar da música na magia. É um mito? É só para ficar uma coisa “bonita”? É só uma frescura, é futilidade? Não é nada disso!
Como vimos, a música nos alegra. Quando nos alegramos nossa energia aumenta de volume. Quanto mais energia nossa, quanto maior nossa vibração, maior o poder que podemos conseguir durante um feitiço ou um ritual. Converta essa energia em poder, o poder de transformar: a essência da bruxaria!
Existem inúmeros para alguém fazer um feitiço ou um ritual, e nem em todos haverá música, mas você já deve ter percebido que em todos (ou quase todos) que são rituais de celebração ou feitiços como os de prosperidade – sempre tem música!
É bem comum músicas instrumentais ou de cantores com voz suave ou mesmo uma música “etérea” (como a tão famosa Enya) serem ouvidas durante rituais como os sabbaths. Não acontece somente na wicca, ou no xamanismo… acontece em vários segmentos da bruxaria. Você está sozinho e não quer cantar nem sabe tocar um instrumento? Tente um tambor simples. Não tem segredo Até mesmo recitar um mantra de forma ritmada é uma música.
Então, se você vai realizar um sabbath, um ritual ou um feitiço cante. E dance também. O que, você acha que dançar é bobagem?
Dançar é como ouvir a música: te relaxa, eleva seu espírito, te faz sentir a leveza do ar a sua volta, e um monte de outros benefícios. Não dance para os outros, dance para você mesmo. Sinta sua alma, esse é o segredo. Enquanto dança e canta visualize que você pediu no ritual ou no feitiço.
Não se sinta ridículo! Pegue seu tambor, dedique um ritmo à deusa, ao deus. Não importa sua religião, tocar, cantar e dançar, ou ainda dedicar uma música feita com seu coração e envolvimento é super estimulante para você e para a magia que está realizando. Faça isso. Vai ver como vai se sentir melhor. Se duvida, experimente. Evite somente apertar um botão e ouvir uma música, procure você mesmo tocar algo, faça a energia aumentar. Envolva-se. Não tenha pressa.
Algumas dicas pra você usar a música e a dança nos seus rituais e feitiços
– É um sabbath? Ótimo, essa é uma data comemorativa, a energia é muito maior. Aproveite e dance, cante ou crie um ritmo nem que seja com palmas.
– É um feitiço? Um feitiço de prosperidade, amor, sorte, coisas do tipo? Cantarole!
– Está cozinhando aquela receita mágica? Dá pra dançar (não precisa ser aqueles super passos elaborados de dançarinos profissionais, ok?) . Movimente seu corpo de um lado para outro suavemente. Você perde a concentração? Coloque alguma música para tocar e acompanhe cantarolando.
– Quer homenagear um deus/deusa? Dance. Como eu disse, não precisa ser profissional, nem precisa ir em uma escola de dança para isso. Faça os passos que vierem em sua cabeça – ou que inconscientemente tomarem seu corpo.
Exemplo de como usar a Música na Magia – ou Magia Musical.
Nem todos nós temos acessos à instrumentos -claro que dá pra improvisar também – e nem todo mundo se sente à vontade cantando.
Usar uma música gravada NÃO TEM PROBLEMA NENHUM, não terá a mesma força, claro, mas se ela te fizer vibrar positivamente é um grande avanço! (Além de tornar tudo mais gostoso)
Então é o seguinte: precisa de energia pra um ritual? Não sabe como celebrar um esbbath ou sabbath? Selecione uma música vibrante, que FALE algo que te toque, que tenha a ver com o que você vai fazer e DANCE! CANTE com a música!
Acenda velas, Acenda incensos! Faça um círculo de pedras e ponha uma música que você entenda o que está sendo dito! Uma música com melodia que te dê energia ou que te dê tranquilidade – depende do que você está fazendo.
Digamos que eu quero celebrar a Lua Cheia. Sou iniciante e não faço ideia do que fazer! Oras, acendo um incenso de acordo com o que necessito (lavanda: purificar a alma/ dama da noite: sedução/ Sol: energia). Em seguida acendo uma vela com a cor que preciso (Branca: purificar/ vermelha ou rosa: amor ou sedução/ laranja: energia/ verde: saúde).
Coloco uma música energética, exemplo: Fafá de Belém – Vermelho e DANÇO MUITO.
Sinto o aroma do incenso vejo o fogo transformador dançando na vela, vejo a Lua no céu e danço muito, sempre sorrindo.
Acredite, se fizer isso com gosto, com alegria, será MUITO mais sucedido do que fazer um ritual com pressa, cheio de coisa que você nem entende, com má vontade e preguiça.
Obs.: existe uma autora chamada Juanita Wescott que escreveu bastante sobre Magia Musical. Eu particularmente nunca consegui um livro dela, mas se alguém tiver, me avise 🙂
Rosea Bellator
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagem é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Veja outros artigos
A Arte da Bruxaria (Pt.10) – A Música e a Dança na Magia | Magia de Amarração Amorosa
8 de junho de 2020 às 9:38 AM[…] Link da material original […]
“Quero Aprender bruxaria, Quero Ser Bruxo, Como Faço?” – Oficina das Bruxas
1 de junho de 2018 às 2:25 AM[…] – Você não precisa parecer uma múmia durante os feitiços e rituais, você pode cantar e dançar. […]
Pauline
21 de julho de 2018 às 9:49 PMPode ser qualquer instrumento musical (por exemplo violino)?
Rosea Bellator
22 de julho de 2018 às 12:36 PMsim!
Lu
17 de março de 2018 às 12:59 AMÉ possível encantar uma música? Tipo programa la para um fim e cantar quando precisar?
Rosea Bellator
17 de março de 2018 às 1:30 AMsim, basicamente os encantamentos e orações têm essa função.
ileleh rego
2 de janeiro de 2018 às 12:17 PMRosea, eu gostaria de iniciar na magia, na boa magia para o bem, queria dicas, como inicio, o que fazer, qual tipo de magia seria melhor para mim. pode me ajudar??
Dastiel
16 de junho de 2017 às 9:13 AMRosea, eu poderia usar a raiva como forma para transmitir e focalizar energia para por exemplo: o manejo de elementos?
Rosea Bellator
20 de junho de 2017 às 6:49 PMsim.
Mas teria q transformar primeiro rs.
sabrina
20 de abril de 2017 às 8:51 AMcOmo posso cantar em homenagem aos deuses ?
Lucy
3 de setembro de 2016 às 5:06 AMPosso ouvir músicas normais?
Rosea Bellator
3 de setembro de 2016 às 11:11 PMtoda música é normal 🙂
Lucy
3 de setembro de 2016 às 5:05 AMPosso ouvir músicas de metal gótico?
Rosea Bellator
3 de setembro de 2016 às 11:11 PMpode ouvir o que vc quiser, apenas tenha bom senso com o ritual que será feito
Dastiel
15 de junho de 2017 às 2:58 PMRosea, gostaria de iniciar na magia Wicca e witchcraft, e gostaria de umas dicas, apesar de ter 13 de idade, e também gostaria de saber se Rock pode influenciar em algum aspecto.
Rosea Bellator
20 de junho de 2017 às 6:57 PMnão, não tem nada a ver.
Vitória
1 de julho de 2016 às 3:25 PMRosea vc é a melhor. Sem frescura se é a pra ser chata é, não purpurina nada como vc mesmo disse. Tô sempre te acompanhando quando posso
gaby
25 de maio de 2016 às 8:40 PMUma vez já ouvi falar que algumas bruxas podem ser fadas.é verdade ?
Rosea Bellator
27 de maio de 2016 às 9:45 AMsrsrsrr é uma expressão carinhosa, mas não, não somos fadas.
Fernanda
15 de março de 2016 às 1:31 AMAmei, amei, amei! seu blog é fantástico, porque você é super legal com as pessoas que te escrevem, tem posts super úteis e informativos, incentiva sem fazer frescura já sou fã
Rosea Bellator
16 de março de 2016 às 10:45 PM<3 <3 <3 <3 obrigada pelo carinho!
Joacra
11 de março de 2016 às 4:49 PMMuito bom!!
Gostaria de sabe se existe algum ritual para eu me tornar uma boa bailarina da danca do ventre, e assim agradecer dançando pra as deusas.
Rosea Bellator
12 de março de 2016 às 2:38 PMJoacra, ritual não rs, pra isso você vai ter que treinar mesmo. Mas procure deuses da dança, eles podem te ajudar a melhorar graciosamente.
Jaqueline Martins
6 de agosto de 2015 às 3:15 AMadoro esse Blog! <3
Rosea Bellator
6 de agosto de 2015 às 10:04 AM😀 <3
Paulo Tarso Moura
9 de março de 2014 às 7:19 PMAh esqueci de dizer que é na Amazon.com, tem um pequeno cometário meu lá. Abç;
Paulo Tarso Moura
9 de março de 2014 às 7:17 PMOlá. Eu tenho o livro Magic and Music de Juanita Wescott. Na verdade esse livro é baseado no sistema mágico de Franz Bardon, é como se fosse uma síntese de todo o sistema desse fabuloso mago. Volta e meia aparecem exemplares a venda. Não sei se ele vai te satisfazer sob o ponto de vista da música mas certamente é um sistema poderoso de magia.
Angelo
6 de janeiro de 2014 às 12:48 AMMuito bom o tema do artigo, Rosea! Eu sou o único bruxo da minha família, mas uma tradição que eu tenho é que; O Meu feitiço para escapar do mal é cantar uma musica que tenha uma letra emocionante!
Stan Wiggin
29 de dezembro de 2013 às 4:26 AMPara fazer o Ritual de Alto-Inicialização precisa de uma música, tem que ser uma música específica ou eu posso cantar a música que eu mais gosto ?
Rosea Bellator
29 de dezembro de 2013 às 8:47 PMVocê pode cantar a música que quiser, mas precisa fazer sentido com o momento 🙂
Exemplo: você não vai cantar uma música sobre mortes e tristeza, entende?
Maria de fatima s barbosa
24 de junho de 2013 às 3:52 PMamai estes comentarios e livros e todos os assuntos aki sitados
Laís Silva
20 de junho de 2013 às 10:28 AMMagia musical… Tá aí achei meu lugar ao lado dos Deuses! Vou pesquisar os livros da Juanita Wescott!
Helga Maia
18 de junho de 2013 às 8:49 PMCada um d nós já sabe muito bem como a música influencia nossas emoções e, consequentemente, a magia de viver… Não há como negar isso, mas me parece q as pessoas teimam em qrer excluir essa emoção do culto religioso, achando q não é adaptável qqr tipo d música pra se conectar c Deus ou deuses, dependendo da fé d cada um e inventam essa coisa tola de músicas ‘do mundo’. Isso é uma besteira, tudo q é belo e q nos influencia positivamente, trás emoção e prazer é muito bem vindo pra exercitar a fé. Fico bem chateada qdo escuto pessoas q falam ‘fulano toca um tambor’, com tanto preconceito e ignorância.
Cantemos, dancemos e toquemos pra exaltar os deuses, sempre!!!
Maravilha esse texto, inspirador como sempre!!!
Rosea Bellator
18 de junho de 2013 às 11:57 PMTambém não entendo essa bobagem Helga, mas fazer o quê?
Enquanto uns reclamam de tudo, outros aproveitam de tudo e vivem felizes!
Bia F. Carunchio
18 de junho de 2013 às 4:52 PMFantástico!!! Uma informação: a interpretação da palavra cantada envolve muito mais a área do cérebro ligada às emoções do que a palavra dita normalmente. E assim, a música chega mais fácil ao inconsciente. Rituais também falam ao inconsciente… E de repente a gente junta as duas coisas e… bônus!! 🙂
joao sartori
18 de junho de 2013 às 8:46 AMo que eu preciso fazer para ter tua autorização para compartilhar teus textos no facebook ? se preferir, responda por email . bjs.
Rosea Bellator
18 de junho de 2013 às 11:15 AMBom dia João!
Apenas cite meu nome e o nome do site 🙂