Ué, varinhas não são coisas de desenhos animados?

Não. Varinhas existem, mas elas não possuem aqueles poderes absurdos que vemos na TV. As Varinhas são condutoras de energias, e é sobre elas que vamos falar hoje!

varinha instrumento mágico a varinha

Existem muitas formas de se criar sua própria varinha, mas veremos algumas das mais comuns. Ah sim, e você tem a opção de comprar também, mas se tiver qualquer dúvida sobre a varinha (neste caso) terá que falar com a pessoa que vendeu pra você!  😉

Varinha Simples

Yes, uma varinha genérica! E como faz isso?

  1. Consiga um galho de árvore, da espessura que fixar melhor em suas mãos.
  2. Lixe, remova os calinhos e folhas se houver, pois estas cairão de qualquer forma.
  3. Lixe, remova onde está quebrado, ou seja, a extremidade de onde caiu ou foi cortada da árvore.
  4. Purifique. Pode ser com a fumaça de um incenso com propriedades de purificação ou deixe sobre a terra, ou sobre o sal por algumas horas.
  5. Unte a varinha com algum óleo de sua preferência e consagre à Natureza, ou à Deusa ou ao Deus ou ainda à Deusa e ao Deus.
  6. Espere secar.
  7. Está pronta para o uso!

Observação: Posso colocar cristais ou fitinhas na minha varinha? Posso fazer símbolos, como runas, ou algum outro? Pode. Sem problema algum. Ela continuará servindo para todos propósitos, desde que na consagração seja mencionado que a varinha sirva para todos os seus propósitos mágicos.

15128898_199964983788094_4976699642922049203_o
Varinha confeccionada por Erik Yoosung, participante do Grupo Círculo de Estudos – Oficina das Bruxas no Facebook

Varinha Específica 

Digamos que você quer, além de uma varinha para todo tipo de ritos, você também quer uma varinha específica para lidar com energias do amor, ou ainda, uma varinha específica para um deus ou deusa. Como fazer isso:

  1. Consiga um galho de árvore, da espessura que fixar melhor em suas mãos.
  2. Lixe, remova os calinhos e folhas se houver, pois estas cairão de qualquer forma.
  3. Lixe, remova onde está quebrado, ou seja, a extremidade de onde caiu ou foi cortada da árvore.
  4. Purifique. Pode ser com a fumaça de um incenso com propriedades de purificação ou deixe sobre a terra, ou sobre o sal por algumas horas.
  5. Escolha cristais, fitas, símbolos que tenham a ver com a energia ou divindade que vai consagrar. Muita atenção aqui, pois é muito importante. Exemplo: digamos que farei uma varinha e vou dedicar à deusa Atena. Então usarei cristais relacionados à sabedoria e intelecto. Símbolos que lembrem sua lança. Cores como azul claro, que é correspondente à justiça e serenidade.
  6. Unte a varinha com algum óleo. Seguindo ainda o exemplo acima, se eu usaria azeite, que vem da oliveira – quem já leu os mitos de Atena sabe que a deusa ofereceu a oliveira ao povo. Portanto, procure sempre nos mitos – leia vários, pois sempre tem quem modifique demais na internet.
  7. Consagre. No caso, mais uma vez, seguindo o exemplo, a consagração para Atena serial interessante numa lua crescente, pois indica um caminho de aprendizado.
  8. Espere secar.
  9. Está pronta para o uso.

Depois de feita a varinha, vejamos…

Como Usar Minha Varinha?

A varinha serve para direcionar energias. Em uma cerimônia, em um ritual, em um feitiço. Ou mesmo num simples encanto. Vejamos alguns exemplos:

Exemplo 1: Laura está fazendo um feitiço para proteção de uma amiga. Laura fez todos os procedimentos do feitiço e colocou fogo no caldeirão. Ela pega sua varinha e gira em espiral em sentido horário próximo ao fogo enquanto termina o feitiço, ou seja, a parte do encantamento, que é onde falamos o que desejamos. Este é o momento que realmente direcionamos a energia. Terminado o feitiço, ela guarda a varinha. Seja no altar ou numa caixa, ou algum lugar onde ela saiba que ninguém vai mexer e quebrar.

Exemplo 2: Yago vai fazer um ritual. Ele começa fazendo o círculo. Ao invés de usar o athame, ele prefere usar a varinha, pois esta é consagrada à sua deusa, Afrodite. Yago faz todo o ritual, até que chega o momento de fazer suas preces. Ele segura uma concha, que é um dos objetos de Afrodite, e com a outra mão ele segura a varinha. Dessa forma esse consegue movimentar mais energia enquanto faz suas orações à deusa. Ao terminar as orações, Yago decide que é hora de finalizar o ritual. Ele dispensa o círculo com a varinha, agradecendo Afrodite e pedindo as proteções da deusa mesmo fora do círculo. Terminado, ele guarda a varinha. Seja no altar ou numa caixa, ou algum lugar onde ele saiba que ninguém vai mexer e quebrar.

Exemplo 3: Cida costuma honrar a natureza todos os domingos. Ela sente neste dia uma aura sagrada. Cida vai até a natureza ou para seu altar e agradece, honra toda forma de vida, e pede conselho aos ancestrais. Quando está terminando de prestar suas honras, Cida levanta sua varinha e pede as bênçãos de todas as formas de vida astral ou física , enquanto gira em círculos. Ela pede para a energia ser equilibrada em si e em todos envolvidos neste momento e finaliza com agradecimentos. Ao voltar para casa, ela guarda a varinha. Seja no altar ou numa caixa, ou algum lugar onde ela saiba que ninguém vai mexer e quebrar.

Considerações 

Como eu disse logo de início, comentei algumas formas de se fazer a varinha – as formas mais conhecidas. Se você quer fazer de um outro jeito… FAÇA, mas de qualquer forma leve em consideração o seguinte:

  • Se vai cortar o galho da árvore ou se vai recolher algum galho no chão, não importa: agradeça à natureza e aos elementais.
  • Não use cola para colocar os cristais na sua varinha. Use arame. Use corda, barbante, couro… mas evite a todo custo usar cola.
  • Não coloque coisinhas de plástico, por mais lindinhas que sejam, pois assim como a cola, não gera nem conduz energia.
  • Invoque as energias de cada cristal, fita ou inscrição que for colocar na sua varinha. Visualize, agradeça.
  • Não use sua varinha para ficar brincando, apontando qualquer coisa. Pode estar movimentando uma energia sem querer.
  • A varinha serve para direcionar energias. Então nem me pergunte se vai poder usá-la para fazer objetos voarem ou para se transformar em algum bicho. Sério.
  • Por fim, só para enfatizar, diante deste geração que mal sabe dizer um “obrigado”, e prefere falar “vlw”, AGRADEÇA sempre que utilizar qualquer coisa da natureza. Agradeça e seja humilde com deuses, espíritos e qualquer pessoa. Caso contrário, não reclame, nem culpe o capiroto por seus feitiços não funcionarem ou pior… dar errado.

Aproveite sua varinha! 😀

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

110 COMENTÁRIOS

  1. Olá, eu gostaria de saber se as varinhas precisam ser substituidas com o passar do tempo.O que acontece se alguma varinnha quebrar, e se posso usar uns Hashis que tenho como varinha(tive a ideia porque apenas eu os uso, ninguém toca neles e é uma ótima maneira de disfarçar a varinha já que ninguém vai desconfiar, afinal, “são só hashis”). E por último queria saber se posso consagrar diversas varinhas de uma vez só e guarda-las pro caso de alguma quebrar, pra estocar ou mesmo só pra vender, agradeço se tirar minhas dúvidas!

  2. Oi Rosea!
    Eu sempre leio suas postagens e sempre senti que ah algo de diferente em mim!?
    Mas cada dia que passa eu descubro mais novidades, meu poder da mente!
    Sinceramente, sera que eu poderia ser uma bruxa ?????

  3. Ola Muito boa noite! Eu gostaria de saber como posso consagrar a minha varinha sem ter que o fazer a um deus ou deusa ou a uma entidade. Como o posso fazer? Alguma outra forma de impregnar energia nela e usar todo o seu potencial? Que energia devo usar?

    Obrigado pela atenção 🙂

  4. Rosea, minha flor.
    Tenho umas dúvidas, posso escrever meu nome mágico na varinha? Alguém, com minha permissão, pode tocar nela e em outros instrumentos e objetos mágicos pertencentes a mim? Se não, ou se alguém não permitido os tocarem, o que fazer?

    Gratidão desde já! Beijos de Luz!

    • se vc autorizar, podem pegar sim, mas não vejo muito sentido nisso rs.
      Com ou sem sua autorização, quando outras pessoas pegam seus objetos mágicos, elas deixam a energia delas. Aí é com vc purificar e consagrar novamente 🙂

  5. Oi Rosea eu achei um galho de arvore avermelhado e quero usa lo como varinha mas eu achei ele tão perfeito naturalmente que não quero decora lo ou licha lo posso usar ele mesmo assim ?

  6. oi Rosea, eu botei 3 simbolos de runas na minha varinha, após eu dormir com a varinha embaixo da minha cama por 1 semana vai funcionar como se fosse runas normais

  7. Gostaria de saber se a varinha pode ser de poliuretano com núcleo de ferro ? E se pode ser dessas compradas tipo ”varinha da hermione do harry potter” desde que seja consagrada por mim. Ou se isso seria um insulto, usá- la em rituais nao me levassem a serio pq foi comprada assim

  8. No caso da Chave Mágica, ela também precisa de de fazer uma limpeza, purificação, energização,consagração, como se faz ou não precisa disso, na minha concepção, deve ter muitas sujeiras tanto espirituais quanto materiais, como gravetos , galhos, folhas caídas no chão ou na vegetações devem tem ter, urinas, fezes, vômitos, miasmas, despachos, etc.

  9. Ta certo, então se eu apenas quiser consagrar a varinha com minha energia magica para eu usala p qualquer coisa e apenas pedir bênçãos de várias divindades eu posso ne?
    Ah, vc tem algum email pelo qual posso tirar duvidas com vc? Sem ser apenas aqui nos comentários? Se quiser meu whats é 92 98261-0975
    Estou esperando pela lua cheia p consagrar a varinha, li nos comentários acima q algumas pessoas encontraram plantas q cresceram em volta da varinha do dia p noite, isso seria algum tipo d energia telúrica? Provavelmente é sinal de q a varinha está bem encantada n e?
    Obrigado por responder meus milhares de comentarios longos kkkk
    Abraços
    Blessed be

  10. É necessário eu consagrar a alguma entidade? Pode ser para várias tbm? Ou então para a energia dos elementais e dos Devas ja q tenho uma afinidade tao grande com esses seres… sou um estudante e praricante de magia que adora o mesmo Deus que os cristãoa, embora isso não me impeça de contatar outras divindades ^^ magia está em todos os locais não é msm? Sou assim desde criança sabe, para mim a magia é um don que Deus nos dá, tenho uma mente super aberta hahahah
    Ah! Adorei seu blog! Anotei no meu grimorio suas dicas de consagrar varinhas, tbm consagrei meu tarot, melhoraram muito minhas leituras embora as vzs eu fique cansado pq uso mais videncia doq tecnica para ler… eu fiz uma varinha hoje, pretendo usar arame p por um cristal de quartzo bruto na ponta dela e quero entalhar algumas runas do antigo futhark. Depois quero consagrala com poder elemental, devico, pela lua, pelo sol, pelas estrelas, por todos os astros e pela energia divina, pode ser ne? Hahahah quero usa-la para todos os fins!
    Desculpa se escrevi demais, e repetindo, adorei o blog! Abraços!

    • Rennan, agradeço o carinho, mesmo ahah <3

      Bem, só pra ressaltar: sim, aprendemos técnicas de leitura, mas é a nossa vidência que é muito mais usada, por isso nos cansa. A técnica de leitura é como um "guia" pra gente não ficar em dúvida.
      E sim, pode consagrar a uma entidade (não é obrigatório), mas se for fazer, faz a uma só, pra evidenciar um tipo de poder a ser usado. Exemplo: chamar um deus/deusa com dominio de ar para a varinha, que é uma direcionadora de energias.

      😀

  11. Boa tarde Rosea! Adorei sua matéria me ajudou muito :-), mais eu queria saber se a diferenças entre varinhas e cajados, e se sim quais seriam, e como se faz um cajado ? Há e por favor nunca pare de nós ensinar 😀 tudo de bom pra vc!!

  12. Só uma dúvida, pode-se fazer várias varinhas e consagra-las a algumas divindades mesmo que eu raramente as utilize? Por exemplo, uma para a Deusa Atena, outra para Hecate, outra para Hestia…
    Seu blog me ajuda muito! Obrigado 🙂

  13. Bom dia Rosea!

    Gostaria que me esclarecesse uma pequena dúvida. Moro no Interior e por isso tenho uma grande ligação com a natureza, acontece que sempre que tento praticar Bruxaria chove intensamente, sempre mesmo. Entretanto quando não pratico o clima continua ameno. Nos dias em que saio para buscar uma varinha isso também acontece, só que por MUITO descuido meu, elas quebraram e uma quebrou justo enquanto eu lixava-a (e isso me doeu muito, porque quando qualquer madeira, planta, flor ou galho se parte nas minhas mãos sinto que algo morreu sobre meus cuidados ). Pois bem, a pergunta era sobre o fato da Chuva, pois eu me sinto muito conectado á ela.
    Pode ser impressão minha, mas muitas vezes pude controlar a intensidade do vento utilizando uma de minhas varinhas. Existe ligação nesses fatos ou é impressão minha?

    • Alexandre, pode ser que de certa forma você se sinta muito mais inspirado nesse momento e por isso sinta maior conexão astral, podendo também, porque não, controlar ainda que de maneira indireta, inconsciente, os ventos/chuva. 😀

  14. Mds , creceu mato em volta da mnh varinha , tipo , eu fui dormir , ai qnd eu acordei , fui olhar no quintal tava com mato tipo , so perto da varinha , isso indica alguma coisa ou oque??

  15. olá, eu tenho uma varinha bem antiga q fiz com um cabo de vassoura e lixei modelando-a como a varinha da morte de Harry Potter (eu era mt fã do filme mas usava com intuito de brincar) e envernizei ela será que pode ser usada?

  16. Eu fiquei curiosa pra saber pq nasceram plantas ao redor da minha varinha eu a coloquei no quintal na terra e limpei ao redor mais quando voltei a noite ela estava rodeada de plantas

  17. Eu comecei a fazer minha varinha hoje na verdade eu terminei ela hoje e a coloquei na terra no quintal em casa a tarde e limpei ao redor para me lembrar onde deixei mais quando escureceu e eu fui vela estava cheio de plantinhas de jardim em volta dela não estava em cima mais sim ao redor , isso Significa alguma coisa ?

  18. Eu não sou bruxo.
    Tenho religião cristã, mas tenho muito interesse em misticismo, ganhei uma varinha de bruxa. Ela será útil para mim ? Como posso fazer uso?

  19. Oi Rosea ^_^ estou com uma duvida sobre transmissão da energia, eu tenho uma ônix e estou fazendo minha varinha, eu posso usar massa epox em volta da pedra, para firmar no galho?!

  20. É verdade que é melhor sair e escolher um galho que te agrade? A minha encontrei assim.mas não Cheguei a usar,só uma vez pra mexer umas ervas num ritual. É errado eu usar ela sem consagrar e lixar. A minha ta como achei…. É errado eu tocar as coisas com ela também… ? Obrigada

    • Bibi, foi ótimo achar uma varinha que te agradou.
      Pode lixar, ou não. É opção sua.
      Seria bom consagrar, assim você a torna única.
      E pode tocar as coisas com ela… só não vejo muito sentido nisso rs. Use-a para a magia.

  21. Aqui rosea. Vc tem algum ritual para eu ter o dom de visoes.pq eu quero muito ter esse dom vc tem algum ritual para obter algo ppder sobrenatural ser tiver me manda pelo meu whatssap por favor 024992154178 ou manda por email:marcosleonardoalipio@gmail.com obgd….

  22. Entendii… 🙂 Obrigado
    É de goiabeira a minha. A árvore praticamente chamava por mim quando eu sai para procurar a varinha, tenho um carinho muito grande por ela agora, sempre que passo perto, abraço com muito amor seu tronco. <3

  23. Essa varinha da foto é de que madeira? Parece com a madeira da minha…. ♡_♡
    Pergunta: Porque depois que eu cosagrei minha varinha à Natureza, apareceram pequeninas aberturas finas nela? Não são rachados, nem nada, lixei muito bem… Será que a madeira encolheu Após ter secado?

  24. Oi aqui o meu nome é marcosleonardo e eu gostaria de sabe ser eu posso compra uma varinha que já foi feita? A e como eu consigo poderes da minha varinha entre em contato com mingo pelo whatssap 024992154178.

  25. Oi eu gostei muito do poste mas tenho uma duvida
    tem que ser de madeira a varinha ou posso fazer de por exemplo pedra? pois a varinha so vai server para canalizar e diresionar a nossa energia?

  26. Rosea, sou um bruxo cristão… Eu estou criando um sítio de bruxaria… Você não tem medo que peguem a sua foto e tanto pagãos quanto cristãos possam lançar maldições em você? Seria seguro eu falar sobre mim no meu sítio?

  27. Oi eu queria fazer uma pergunta se puder me ajudar ? eu quando era criança meu pai falou que eu falava com homens de capas e que contava para ele eu não me lembro ,mas ano passado me aconteceu algo estranho eu estava na minha vo sentia algo estranho lá uma energia e tinha deixado meu celular no carro ele estava com pouca bateria ,ou quase sem , quando cheguei em casa comecei a ver minhas fotos e quando as olhava do nada aparaceu uma foto batida eu nao havia tirado essa foto me parecia ser uma foto de um espirito era gordo baixinho bom nem tao baixo tamanho medio e com orelhas meio pontudas as dava para ver bem como ele era fisicamente,mas nao aparecia seu rosto por causa da claridade da foto ele estava com capa também e atras dele na foto tinham 3 velas acessas com 3 numeros que nao me lembro quais eram ,eu costuma-va sentir presenças estranhas,então exclui a foto e rezei para Deus para que os espíritos parassem de me incomodar oque foi isso me ajuda eu acho que ele mesmo tirou a foto para dizer que ele estava ali. Eu sou uma bruxa ?

      • Rosea um ano passou e eu finalmente te encontrei. A um ano, conjurei as forças da natureza, algo puro, pedi o fim da solidão. Eu já havia colhido algumas varinhas, muitas, muito específicas, todas representando o espirito dos elementos, busquei nas histórias ancestrais de meus antepassados, entre moradores do campo, entre sábios artesões, entre velhas senhoras, entre meus sonhos, entre memórias da paisagem da mãe terra, selei com as mais sagradas palavras e ações. Algo muito poderoso. Me custou um ano de paz, tanta energia para selar aquelas varinhas e um desejo de ser não ser mais só, me custou meus poderes durante esse ano de 2015-14-01, foi um ano intenso tive que aprender como era viver sem minhas energias, sem aquele sentimento de conexão, mas aprendi muito, e, entendi o que eu realmente era, sete varinhas encontraram sente grandes bruxas, eu finalmente tive meus poderes liberados, minha varinha revelada, mas ainda, até hoje, um ano depois, eu não havia conseguido sentar na frente do computador e pesquisar sobre varinhas! Tenho diários que me contam minhas frustrações pequenas, como a dificuldade, de usar a internet depois de conhecer toda a energia… Mas hoje exatamente um ano depois do dia que fiz o pedido a natureza que tanta coisa se cumpriu estou aqui. Ainda me faltam encontrar bruxas até o equinócio próximo, pois ainda hão varinhas na caixa. Nesse último solstício em fins do ano 2015/14-01 colhi novas varinhas, muitos cajados, que sem que são o instrumento masculinos, espero que esse seu espaço, como todo o que mostra os poderes do acreditar-escolher sincrético com a harmonia da natureza continue prospero, grande ano do sol para você, parabéns pelo trabalho, ainda que de culturas diferentes a magia sempre é magia.

        Luz, só há.
        Gracias des de la triple fronteira, Foz do Iguaçu.

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here