Você já deve ter visto fotos de altares e certamente percebeu que havia uma vassoura: fosse em miniatura ou tamanho normal – sempre de palha com fitas coloridas e outras coisas amarradas ou penduradas, acertei?

Foto: Rosea Bellator. Ganhei esta vassoura da minha amiga bruxa Karyne Oliver. Minha primeira vassoura.
Existem diversas histórias em vários cantos do mundo acerca da vassoura, porém uma das mais contadas sobre a vassoura das bruxas é a seguinte: as bruxas usavam as vassouras para seus ritos e para comemorar as colheitas. Por simbolizar o ato sexual, (o cabo seria o pênis e o tufo de palha seria a vagina) um ato divino e de fertilidade, as bruxas montavam nas vassouras e pulavam pelos campos próximos às fogueiras. Quanto mais alto pulassem, mais demonstravam sua alegria e esforço, portanto seria melhor para as colheitas, maior a benção dos deuses. A vassoura substituiu a varinha por um bom tempo na época que as bruxas foram perseguidas, pois a vassoura é um objeto doméstico, e é comum que toda casa tenha uma, passaria despercebido por qualquer fanático louco para mandar a bruxa para a fogueira. Espertas, não? Diversos instrumentos e outras coisas as bruxas tiveram que adaptar, mudar de nome, tudo para proteger seus segredos, veremos mais adiante outros exemplos.
Porém, apesar de simbolizar um ato sexual divino, a vassoura é um símbolo feminino e mostra o quão forte é o poder da mulher, já que é com o tufo que varremos todo o mal. Esta é uma das e mais poderosa função da vassoura: varrer o mal, a purificação.
Podemos usar a vassoura para varrer nossa casa ou o local onde faremos um ritual antes de traçar o círculo, sem tocar em nada, e dessa forma expulsar as energias negativas.
Este instrumento é muito antigo e faz parte da antiga religião da deusa. Mesmo que você não siga a religião mais comum das bruxas que é a Wicca, você pode ter a vassoura e os outros instrumentos. Sua presença é importante e lhe ajudará a fortalecer seus poderes.
Como fazer sua vassoura
É muito simples. Você tem duas opções: comprar uma vassoura de palha e fortalece-la ou criar do zero. Veja abaixo as instruções:
Consiga um galho que possa sustentar os tufos de palha. Pode ser grande ou pequeno, apenas atente se ele já virou morada de cupins ou se está em boas condições. Se estiver com cupins, esqueça, procure outro.
Agora que tem o galho, amarre os tufos de palha de forma que não saiam mais dali. Até aqui temos uma vassoura simples.
Fortalecendo a vassoura: tornando-a sua e com seu poder!
Se você fez ou comprou a vassoura (de palha), agora é a hora de fortalecê-la. Amarre ervas como alecrim, arruda ou as que achar conveniente para ampliar o poder de purificação da vassoura. Enfeite o cabo com fitas coloridas ou pinte das cores que quiser. Faça símbolos como pentagrama ou dos elementos. IMPORTANTE: enquanto faz os desenhos, pinta, etc: lembre-se do mais importante – a visualização. A vassoura só terá os poderes que pretende passar a ela se você desejar em cada movimento que isso aconteça. Enquanto amarra as fitas, mentalize um desejo, como: traga-me paz. Cante. Faça com dedicação total. Dê preferencia para fazer em algum sabbath ou esbbath.
Depois de pronta, use quando quiser. Se você tiver um altar, deixe no altar.
Como usar a vassoura para purificar
Digamos que você comprou uma casa nova, ou foi morar numa casa mesmo que dê aluguel, ou você vai fazer um ritual.
Antes de tudo, tome um banho de sal grosso. Outra coisa que você não pode esquecer: limpe a casa. Tire o pó dos móveis, limpe o chão, jogue coisas inúteis fora, faxina total entende? Sujeira atrai e deixa energia negativa estagnada! Sem dizer que chama seres baixos, e depois é um trabalhão se livrar disso. Não deixe sua casa virar um depósito de seres inferiores! Não pense que limpar a casa energeticamente somente resolverá… magia resolve sim muita coisa, mas você tem que colaborar com uma faxina okay? Varra todas as paredes, cantos e o chão SEM TOCAR os tufos da vassoura em nada. Enquanto você varre, faça alguma oração ou cante até terminar. Dessa forma você estará removendo todas as energias negativas do ambiente. Quando terminar, vá até a janela ou em algum lugar ao ar livre e dê duas palmadinhas na vassoura para livrar-se dos resquícios. Guarde-a, já terminou seu trabalho. Em seguida acenda um incenso de sua preferência e passe por todo o local. Pronto, é assim que se faz limpezade ambiente com a vassoura.
Rosea Bellator
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e uso da fotografia e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Veja mais
Thiago Vieira Rolim
14 de março de 2019 às 3:16 AMMinha vassoura me achou no mesmo instante que eu a encontrei s2
Estou bastante feliz e apesar de ter algum conhecimento eu desconhecia que um jovem alquimista cabalista daimista 🧙♂️ poderia ser agraciado por este enccontro…Gratidão…rs
Ha alguma interpretação ou algo no que diz respeito ao não feitio deste instrumento pelo proprio manuseante?
Ou pelo achado incomum?
52s252s252s2
Fernanda
9 de janeiro de 2019 às 2:44 PMRosea,
Meu pai me deu uma vassoura de palha e o cabo é de pau de canela acho…ou é cravo esqueci rss
Então, ela já veio pronta e tal e, eu gostaria de por ela pendurada no batente da porta para proteger e afastar o mal.
Como que eu faço?
Não estou achando nada.
Fernanda
9 de janeiro de 2019 às 3:27 PMEsqueci, não é pendurada é deitada
Rosea Bellator
9 de janeiro de 2019 às 8:16 PMpode por sim!
é bem legal!
só não esquece de criar um encantamento!
Carol
16 de dezembro de 2018 às 7:13 AMOlá Rósea, eu estou confeccionando minha própria vassoura, ao invés de palha fiz as cerdas com galhos finos secos, tem algum problema?
Cassiane Maria Duarte
20 de fevereiro de 2018 às 3:30 PMOlá Rosea Bellator adoro seu blog olho seus vídeos na YouTube acho tudo maravilhoso ancantador. Sempre quis ser uma bruxinha sempre olhava filmes a noite ficava na janela domeu quarto cheia de gatos na volta falando com a lua me acha uma bruxa bom mais fui crescendo e deixando de lado esses desejos de ser uma bruxa só que agora meu desejo está mais forte e minha curiosidade pela bruxaria maior quero muinto me torna uma bruxa mais ñ sei por onde começar acho tudo muito incantador e com muito respeito al próximo o que posso ou devo fazer?
Rosea Bellator
20 de fevereiro de 2018 às 3:37 PMoie!
Cassiane, comece por aqui https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
<3
Cristina
5 de outubro de 2017 às 6:19 PMOlá, me mudei para uma casa nova e lá chegando encontrei uma vassoura feita a mão , parece muito antiga , o que faço com ela ? Posso pegar p mim ?
Rosea Bellator
9 de outubro de 2017 às 1:03 PMpode uai srsrs
Rafaella
3 de julho de 2017 às 4:38 PMOlá, Rosea!! Como vai?
Posso passar verniz transparente na madeira?
Rosea Bellator
3 de julho de 2017 às 5:38 PMeu usei aaahahha
Jota
9 de junho de 2017 às 9:52 AMOlá Rosea! Gostaria de entender, qual foi a origem dos vôos nas vassouras? E se isso é tecnicamente possível?
Rosea Bellator
9 de junho de 2017 às 3:20 PMsrsrsr não faço ideia de onde veio rs…
ou foi alguém que falou na ironia e todo mundo levou a sério rsrs ou foi por causa do cinema… não sei mesmo srsrsr
Mas não, não voamos nas vassouras (mas seria bom rs)
Morgane Avelar
26 de outubro de 2018 às 7:54 AMEncontrei no blog a resposta:
“A vassoura pode ser vista como nada mais nada menos que a própria representação do rito sexual, com o cabo (pênis) ligado ao tufo (vagina). Essa definição provavelmente é muito antiga, especialmente se analisarmos o mito de “bruxas voando em vassouras”. Há uma teoria bastante provável de que as bruxas, para abençoar as colheitas (em um ritual de fertilidade), pulavam sobre vassouras à noite nos campos. Quanto mais alto se pulasse, maior a bênçãos da fertilidade. Além de tudo, era mais divertido.”
http://avassouradabruxa.blogspot.com/2009/11/vassoura-da-bruxa-construindo-e.html
rafael
19 de janeiro de 2018 às 10:59 PMacho que foi por conta de algumas ervas alucinógenas que algumas bruxas usavam,que davam a sensação de voo,de liberdade ou algo do genero,ou talvez seja por conta de boatos preconceituosos talvez.
Gaby
28 de julho de 2016 às 5:18 PMRosea, meu nome é gaby. E desde pequena tenho visões curtas enquanto durmo, e no dia seguinte eu vejo senas no meu dia a dia que eu vi em minhas visões. Por muito tempo eu tenho tido elas, até que aos meus onze anos elas pararam, depois recomeçaram na minha idade atual, (13)anos que foi quando eu procurei a bruxaria. Minha última visão foi que eu estava dormindo no mesmo lugar e comecei a flutuar em cima de uma vassoura com um chapéu pontudo e uma capa. Será isso um tipo de aviso ?
Yuu
1 de julho de 2016 às 1:08 AMOla Rósea, eu tenho 11 anos e queria ser uma bruxa, mas o problema e minha familia eles nunca me permitiriam eu praticar a bruxaria mas eu não me importo bom eu queria saber se você poderia me passar seu whatsapp para poder saber mais e melhor sobre a bruxaria mas a única coisa que tenha de bruxa e o grimório e não tem nada escrito ainda e eu também não entendo nada sobre á bruxaria . obrigada pela atenção e pelo maravilhoso blog.
Beijos Yuichiro
Rosea Bellator
3 de julho de 2016 às 12:36 PMYuu, entra no nosso grupo <3 https://www.facebook.com/groups/860423850665045/
Chariot
9 de junho de 2016 às 8:03 PMRosea, ouvi falar que era bom deixar a vassoura na porta (alguns dizem pra deixá-la de cabeça para baixo, outros dizem que não importa a posição). Qual a sua opinião sobre isso? Tem uma “regra” ou varia de crença de bruxo pra bruxo mesmo?
Rosea Bellator
13 de junho de 2016 às 8:18 PMnão tem regra, mas EU gosto de colocar perto das minhas coisas mágicas, com a palha para o alto 😀
Carolina Vicentini
4 de novembro de 2015 às 1:21 PMOi Rosea. Tudo bem?
Tenho um grupo wicca no Tsu e gostaria de compartilhar suas instruções de como fazer ma vassoura e como fortalecê-la. Será que eu poderia, colocando os devidos créditos do texto e seu site, é claro?
Desde já obrigada!
Rosea Bellator
4 de novembro de 2015 às 2:37 PMoie!
O que seria TSU?
Pode compartilhar sim 😀 agradeço o respeito! Beijokas!
Carolina Vicentini
4 de novembro de 2015 às 3:10 PMObrigada Rosea!
Tsu é uma rede social nova.
http://www.tsu.co/Cahsimon
http://www.tsu.co/groups/wicca-brasil
Rosea Bellator
4 de novembro de 2015 às 3:42 PM😀 Adicionei la 😀
Yasmin
1 de setembro de 2015 às 6:37 PMOlá Rosea!
Tenho apenas treze anos (novinha rs) e tenho uma dúvida quanto a idade tanto para praticar a magia quanto para iniciar na Wicca.
É claro que, por enquanto, só penso em estudar mais a fundo os conceitos e filosofias da Arte, e leio muito em livros e blogs, e tenho que admitir que o seu blog é um dos mais completos que eu já achei e também meu favorito (não querendo “puxar seu saco”, é claro rs)! Parabéns pelo ótimo trabalho,
Abraço. 🙂
Rosea Bellator
1 de setembro de 2015 às 10:20 PMNão tem idade pra começar, até por que muitas crianças aprendem com os pais <3
A questão é: aprender a teoria pra depois por em prática!
Aqua speculum
17 de junho de 2019 às 10:09 PMRósea 🌹 mesmo uma vassoura sem nem uma fita 🎀, tinta 💅, desenhos, ou ervas purificadoras e possível usar ela só com o poder da fé
Desculpe mais na minha cidade não é seguro ser uma bruxa ou um bruxo
Bianca
17 de junho de 2015 às 12:24 AMOlá, Rosea!
Gratidão pelo artigo muito útil! Eu e meu grimório agradecemos rsrs.
Vi que disse que a vassoura não pode tocar em nada. Gostaria de saber o por quê.
E se tocar, como proceder?
Um beijo, abençoada seja!
Rosea Bellator
17 de junho de 2015 às 11:09 PMBianca, vc já percebeu que o pessoal que faz, por exemplo, reiki, não encosta a mão na pessoa que estão ajudando?
A ideia é a mesma. Vc não está varrendo a parede, o chão, o altar, vc está varrendo o astral.
Lais
11 de dezembro de 2014 às 11:47 AMOi Rosea, uma duvida, se eu fizer a vassoura e nao tenho altar, onde posso guarda-la? E tem algo que posso por na minha vassoura comum para ajudar a purificar a casa todo dia? Obrigada!
Rosea Bellator
12 de dezembro de 2014 às 10:57 AMLais, pode guardar a vassoura em algum cantinho onde ela possa ficar “de boa” rs
Já na vassoura comum não dá.. porque ela mexe com muita sujeira o tempo todo – por isso temos a mágica separada!
Gaby
15 de novembro de 2014 às 3:47 PMOlá!
O meu nome é Gaby e sou bruxa . Nasci com este poder e esta cada vez mais forte á medida que cresço. Sou uma bruxa do bem será que posso voar como as outras bruxas?
Aguardo resposta.
Gaby
Rosea Bellator
23 de novembro de 2014 às 4:50 PMoi Gaby!
Não voamos rs
Seria uma boa, né?
vera maria
10 de março de 2014 às 9:26 PMBOA NOITE ROSEA SOU INICIANTE MAS SINTO QUE ESTOU MEIA FRACA FALTA DE FE TEM ALGUMA VOÇE ACHA QUE NA MEDITAÇAO EU ME FORTALESSO UM ABRAÇO …
Rosea Bellator
11 de março de 2014 às 12:57 AM?
Ariel Henrique martins
6 de março de 2014 às 2:22 PMai fiquei ansioso….. rsrsrsrsr !!!! obrigada!
Ariel Henrique martins
6 de março de 2014 às 5:14 AMrosea adorei esse post, realmente me ajudou a entender um pouquinho mais sobre a vassoura e sua utilidade em limpar energias negativas, mas posso fazer uma pergunta,meio fora do contexto???
é sobre outro instrumento o athame, é necessário que ele seja uma adaga com dois gumes??? porque não uma faca comum??? oque acha??? se não, porque tem que ser com dois gumes??? obrigada dês de já!
Rosea Bellator
6 de março de 2014 às 9:58 AMPrometo que falaremos do Athame em breve, mas muita gente usa sim faca comum (apenas a reserva apenas para rituais). Os dois gumes tem sentido espiritual e simbólico, veremos isso no artigo 🙂
Lina
21 de janeiro de 2014 às 5:51 PMRosea, poderia esclarecer: Varra todas as paredes, cantos e o chão SEM TOCAR os tufos da vassoura em nada.
Grata!
Rosea Bellator
21 de janeiro de 2014 às 6:34 PMLina, literalmente você não deve deixar a vassoura tocar em nada, não encoste no chão, nem nas paredes entende? Você vai varrer paralelamente às paredes, chão e etc, sem tocar, apenas “no ar”, é dessa forma que se faz a limpeza energética com a vassoura 🙂
Angelo
25 de dezembro de 2013 às 7:42 PMRosea, as vassouras podem ´´varrer“ o mal. Certo? Mas o que eu faço se quando eu visualizado o mal ao meu redor, mas eu também me lembro das coisas boas? O que eu faço para varrer somente o mal?
Júlia Helena Budahazy
19 de maio de 2013 às 9:00 PMEu ganhei a minha vassoura de uma amiga….