Você já deve ter visto fotos de altares e certamente percebeu que havia uma vassoura: fosse em miniatura ou tamanho normal – sempre de palha com fitas coloridas e outras coisas amarradas ou penduradas, acertei?

Ganhei esta vassoura da minha amiga bruxa Karyne Oliver. Minha primeira vassoura.

Foto: Rosea Bellator. Ganhei esta vassoura da minha amiga bruxa Karyne Oliver. Minha primeira vassoura.

Existem diversas histórias em vários cantos do mundo acerca da vassoura, porém uma das mais contadas sobre a vassoura das bruxas é a seguinte: as bruxas usavam as vassouras para seus ritos e para comemorar as colheitas. Por simbolizar o ato sexual, (o cabo seria o pênis e o tufo de palha seria a vagina) um ato divino e de fertilidade, as bruxas montavam nas vassouras e pulavam pelos campos próximos às fogueiras. Quanto mais alto pulassem, mais demonstravam sua alegria e esforço, portanto seria melhor para as colheitas, maior a benção dos deuses. A vassoura substituiu a varinha por um bom tempo na época que as bruxas foram perseguidas, pois a vassoura é um objeto doméstico, e é comum que toda casa tenha uma, passaria despercebido por qualquer fanático louco para mandar a bruxa para a fogueira. Espertas, não? Diversos instrumentos e outras coisas as bruxas tiveram que adaptar, mudar de nome, tudo para proteger seus segredos, veremos mais adiante outros exemplos.

Porém, apesar de simbolizar um ato sexual divino, a vassoura é um símbolo feminino e mostra o quão forte é o poder da mulher, já que é com o tufo que varremos todo o mal. Esta é uma das e mais poderosa função da vassoura: varrer o mal, a purificação.

Podemos usar a vassoura para varrer nossa casa ou o local onde faremos um ritual antes de traçar o círculo, sem tocar em nada, e dessa forma expulsar as energias negativas.

Este instrumento é muito antigo e faz parte da antiga religião da deusa.  Mesmo que você não siga a religião mais comum das bruxas que é a Wicca, você pode ter a vassoura e os outros instrumentos. Sua presença é importante e lhe ajudará a fortalecer seus poderes.

Como fazer sua vassoura

É muito simples. Você tem duas opções: comprar uma vassoura de palha e fortalece-la ou criar do zero. Veja abaixo as instruções:

Consiga um galho que possa sustentar os tufos de palha. Pode ser grande ou pequeno, apenas atente se ele já virou morada de cupins ou se está em boas condições. Se estiver com cupins, esqueça, procure outro.

Agora que tem o galho, amarre os tufos de palha de forma que não saiam mais dali. Até aqui temos uma vassoura simples.

Fortalecendo a vassoura: tornando-a sua e com seu poder!

Se você fez ou comprou a vassoura (de palha), agora é a hora de fortalecê-la. Amarre ervas como alecrim, arruda ou as que achar conveniente para ampliar o poder de purificação da vassoura. Enfeite o cabo com fitas coloridas ou pinte das cores que quiser. Faça símbolos como pentagrama ou dos elementos. IMPORTANTE: enquanto faz os desenhos, pinta, etc: lembre-se do mais importante – a visualização. A vassoura só terá os poderes que pretende passar a ela se você desejar em cada movimento que isso aconteça. Enquanto amarra as fitas, mentalize um desejo, como: traga-me paz. Cante. Faça com dedicação total. Dê preferencia para fazer em algum sabbath ou esbbath.

Depois de pronta, use quando quiser. Se você tiver um altar, deixe no altar.

Como usar a vassoura para purificar 

Digamos que você comprou uma casa nova, ou foi morar numa casa mesmo que dê aluguel, ou você vai fazer um ritual.

Antes de tudo, tome um banho de sal grosso. Outra coisa que você não pode esquecer: limpe a casa. Tire o pó dos móveis, limpe o chão, jogue coisas inúteis fora, faxina total entende? Sujeira atrai e deixa energia negativa estagnada! Sem dizer que chama seres baixos, e depois é um trabalhão se livrar disso. Não deixe sua casa virar um depósito de seres inferiores! Não pense que limpar a casa energeticamente somente resolverá… magia resolve sim muita coisa, mas você tem que colaborar com uma faxina okay? Varra todas as paredes, cantos e o chão SEM TOCAR os tufos da vassoura em nada. Enquanto você varre, faça alguma oração ou cante até terminar. Dessa forma você estará removendo todas as energias negativas do ambiente. Quando terminar, vá até a janela ou em algum lugar ao ar livre e dê duas palmadinhas na vassoura para livrar-se dos resquícios. Guarde-a, já terminou seu trabalho. Em seguida acenda um incenso de sua preferência e passe por todo o local. Pronto, é assim que se faz limpeza[bb]de ambiente com a vassoura.

 

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e uso da fotografia e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja mais

Instrumentos Mágicos – Pt.1: Grimório

Estudo da Arte 

Oráculos