Hoje é dia 21 de Junho, e como sou da Roda Sul, eu comemoro o Sabbath de Yule!

Desenho: Rosea Bellator
Desenho: Rosea Bellator

Se você quer saber o que é a Roda do Ano ou se você quer as Datas de todos os Sabbaths ou ainda saber qual roda você deve seguir, clique aqui.

Porque comemorar o Sabbath, neste caso, Yule?

Yule é o nascimento da criança,  promessa, o deus sol! Sempre que uma família tem um filho, o que fazem? Fazem novas promessas, fazem renovação de votos, reúnem novas forças. Com o nascimento do deus, a terra está passando por uma transformação, um período de introspecção, portanto todos nós passamos pelo mesmo processo. Na primeira noite de Yule já percebemos a noite mais longa. Os dias serão mais curtos. Nessa época é comum que as pessoas fiquem mais em casa não somente pelo frio, porque sentem que precisam de um tempo para si, e assim acabam tendo um tempo maior com a família e um tempo maior para si mesmas. Aproveite Yule, repense suas ações, planeje-se, tenha esperança que acaba de nascer.

Falaremos hoje somente sobre Yule, ok? Nas próximas datas falarei dos devidos sabbaths!

Yule é a esperança, é a promessa de que tudo melhorará. Yule nos estimula a ter fé, a acreditar que mesmo em muros de rocha é possível nascer lindas flores. Foto: Rosea Bellator
Yule é a esperança, é a promessa de que tudo melhorará. Yule nos estimula a ter fé, a acreditar que mesmo em terras inférteis é possível nascer lindas flores.
Foto: Rosea Bellator

Existem algumas atividades, receitas e feitiços que são especiais ou propícios para essa época do ano. E também há uma correspondência de cores, ervas, pedras e deuses que falaremos a seguir:

(Só para lembrar, Yule corresponde ao Inverno, portanto muita coisa que já consumimos ou fazemos está relacionada (como a maioria das comidas de Festa Junina, eba!)

Correspondências

Cores de Yule: Branco, Vermelho(principais), Azul e Verde.

Deuses que você pode invocar: Deuses anciãos, Deuses da sabedoria, da magia, da vidência. Deusas relacionadas com a Lua Nova e os Deuses relacionados com o Sol.

Ervas (usadas em chá, comidas e feitiços ou espalhadas pelo altar ou casa): Pinhas, cedro, louro, cravo-da-índia, alecrim, noz-moscada, canela, gengibre, azevinho, visgo, junípero, hera, valeriana, mirra, rosas vermelhas, camomila e folhas de pinheiro.

Pedras e cristais:  Olho-de-tigre, cristal transparente, rubi, esmeralda, granada, diamante,jaspe.

Comidas

Vinho é muito bom, até porque está frio e pede uma bebida quente – uma bebida festiva em comemoração ao nascimento da criança. Pão de mel, bolachas e outras massas do tipo integrais. Queijo e peixe. Essa época pede mesa cheia, fartura como pedido de prosperidade. Use e abuse das bebidas quentes, cerveja e cidra também devem fazer parte. Uma das coisas que não pode faltar é a torta ou qualquer coisa feita com maçã, pois essa fruta representa a imortalidade e é o que presenciamos em Yule – a volta do deus. Bolos de fruta e nozes também são bem vindos. Não se intimide em fazer um bela pizza.

Feitiço Tradicionais de Yule

Em Yule temos como principais feitiços os de proteção, feitiços para defesa, para cuidar da saúde e para nos ajudar com nossas metas.

Para proteção

Acenda seu caldeirão e queime 1 folha de arruda para cada membro da família que pretende proteger, incluindo seus bichinhos. Enquanto queima as folhas, fale o nome da pessoa. Se alguma pessoa tiver algum problema específico e que você quer que tenha mais atenção, fale abertamente. Exemplo: Minha Deusa e Meu Deus, protejam minha tia Soraia que tem câncer.

Para Defesa

Com alguns ramos, folhas ou mesmo pó de alecrim, vá depositando um pouco em cada parte da casa. O alecrim é uma erva que nos defende de males vindos fora nessa situação. Não esqueça de visualizar fortes guerreiros astrais defendendo sua casa como se fosse um castelo. Renove esse feitiço a cada semana.

Para saúde

Com uma pedra de Jaspe você fará um amuleto. Queime sálvia e/ou cedo em seu caldeirão. O que sobrar ponha em um pequeno recipiente e em seguida ponha a pedra no centro. Deixe por uma noite. Não limpe a pedra com nada além dos seus dedos secos! O recipiente pode lavar e usar normalmente, a pedra pode ser colocada junto de roupas, objetos pessoais, pode ser dada a alguém que precise ou pode ser colocada no altar.

Para alcançar objetivos

Em um pedaço de madeira, entalhe em uma palavra seu sonho, exemplo: eu tenho o sonho de ter minha própria casa, portanto escreverei “moradia”. Enquanto entalha a palavra não esqueça de visualizar o que você deseja. Não use palavras homônimas. Pode decorar como quiser. Coloque essa madeira em algum lugar onde você veja todo dia e coloque folhas de louro ao redor da madeira. (Sim, tem que entalhar na madeira, nada de escrever com pirógrafo ou com lápis, ok?)

Oração para Yule

Não vou escrever nenhuma oração para vocês repetirem, porém vou dar uma dica do que podem pedir em suas orações: acima de tudo, peçam proteção. Peçam para o deus que lhe auxilie com suas metas, que renove os votos de amor em sua casa, que fertilize os laços de família, que fertilize suas mentes. Peçam saúde e defesa contra males vindo de pessoas negativas e invejosas que querem impedir o seu crescimento. Aproveite também para deixar de lado projetos que você já percebeu que não vai dar certo, dê espaço para as novidades. Peçam auxílio e força.

Feliz Yule!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

15 COMENTÁRIOS

  1. Ola boa noite eu amo muito seu blog ele mim ajuda muito, vai ser minha primeira vez comemorando os sabbats tô ansioso e ao mesmo tempo preocupado pelo fato de eu morar com meus pais, e meu quarto eles tem contato, gostaria de saber se você poderia mim ajudar em um modo que possa festejar sem eles ter noção do farei 🙁

    Agradeço desde já 🙂 blassed be <3

  2. Suas publicações são ótimas e, sempre que preciso, é um dos primeiros lugares que dou uma olhada! Tenho uma pergunta…que é para ter apenas para ter uma ideia prática…este é o primeiro ano que estou celebrando a Roda…apesar de conhecer a bem mais tempo…e gostaria de saber como posso aplicar as cores de Yule (ou outro sabbath) de forma discreta, pois moro com outras pessoas que não seguem o mesmo caminho, e tenho apenas um pequeno espaço no meu quarto…e aquele feitiço dos objetivos, temos de entalhar apenas uma palavra, ou poderia ter mais?…enfim, é isso!
    Obrigada desde já!!

    • Oi Theo!
      As cores são aplicadas de formas que sejam vistas e usadas de alguma forma – qualquer forma.
      Exemplo: se as cores são vermelho e verde, você pode usar um vestido verde e acender uma vela vermelha, entende?
      Sobre o feitiço de pedidos, aconselho que seja somente um, pois demanda energia para fazer isso. Escolha o mais importante e mais difícil 🙂
      Beijokas!
      Obs.: ainda tem tempo de comemorar 😉

      • Eu agradeço a atenção! Consegui usar as cores em alguns cristais e nas velas, fiz um bolo de aveia e maçã em oferta e fiz apenas 1 pedido tbm…pois além de energia, exige prática – que não tinha – em entalhar!! kkkk Mas deu tudo certo! obrigada de novo! E seu blog é demais! 😀

  3. Oi Rosea, tudo bem?

    Eu tenho uma dúvida quanto a Yule, pode ser uma dúvida besta, mas é que realmente me confundi agora.

    Pelo que entendi, Yule é o Sabbath das renovações/renascimentos e busca de metas futuras. Certo? Bom, ai eu vi aqui que, se aquela tabela de datas dos Sabbaths for permanente, então Yule será comemorado de 21 a 23 de Junho. Até ai beleza, massss eu notei que nessas datas, a lua estará em sua fase minguante e, pelo que tenho lido, não é bom fazer magia para renovação com a lua minguante, não é? Isso se aplica à Yule?

    Desde já, obrigada 🙂

    • Então, essa é uma forma bastante genérica de se ver a lua minguante, infelizmente, extremamente difundida e pouco estudada pelo pessoal que já não é iniciante (no caso, vc é bem iniciante).
      Porém, sim, podemos usar a lua minguante para renovar sim. Como? Simples: banindo TUDO que não está bom, tudo que queremos que acabe para então na próxima lua renovar. Mesmo na lua minguante podemos comemorar o sabbath numa boa, porque? Porque Yule é a chegada do inverno.Todo o hemisfério muda, move-se muita energia, move-se a vida por si só. Sim, você pode acender seu caldeirão e fazer suas oferendas e invocar a deusa e o deus, pedindo renovações <3

      • Hmmm, realmente sou iniciante, apesar de já me interessar há muito tempo, só agora parei para realmente estudar.
        Ah, então fico mais tranquila para celebrar Yule e pedir renovações, mesmo na lua minguante rs. Essas coisas confundem bastante. Mas agora que você disse que essa forma é muito genérica, colocarei na lista de estudos aprofundados.

        Obrigada.

  4. Quel,parabéns pelo blog e pela pessoa maravilhosa q vc é…
    Estou amando estudar com a sua ajuda e com as explicações maravilhosas.Q a Deusa sempre te ilumine…Bjão

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here