0 Dia 31 é dia das Bruxas!

Porém, quando falamos de Sabbaths, falamos de Roda do Ano, falamos de Hemisférios.

Aqui no Brasil estamos no Hemisfério Sul, porém você não é obrigado a seguir a roda sul se não quiser. E no hemisfério sul estamos no alto da primavera, ou Beltane, como preferir. Lá no hemisfério norte é Samhain, ou alto de outono. Ambos são sabbaths muito importantes, já que um celebra a vida e o outro a morte. E ambos abrem os véus do outro mundo durante a noite.

Pois é, o mundo é redondo, o Sol movimenta nossas estações, e a vida na Terra, e por isso essas diferenças. Celebre a vida em todas as suas formas!

A seguir, vamos ver algumas sugestões do que fazer nesses sabbaths!

celebre beltane - celebre samhain - celebre o dia das bruxas - celebre ritual das bruxas - celebração - celebre noite das bruxas - celebre noite de magia - abertura dos véus - celebre festa dos mortos - celebre festa do sexo e amorPara quem vai comemorar Beltane

Sabbath voltado para o amor, para a vida, para o sexo, fertilidade e a união de casais

Artigos recomendados: Beltane Urbano – Aproveite a Energia de Beltane: Feitiços para o Amor –  Ritual para Beltane: Invocando e Protegendo o Amor –  Comemorações das Bruxas: Sabbaths (Pt.5) – Beltane.

Banho

Dentro de um lenço ou pedaço de pano limpo, coloque: uma maçã fatiada em 8 partes, pétalas de 1 rosa, sementes de alguma planta (exceto da maçã) e borrife um pouco do perfume que você mais goste. Faça uma trouxinha e amarre com uma fita ou barbante. Coloque 1 litro de água para ferver. Quando começar a ferver, desligue. Coloque o saquinho lá. Abafe a panela por uns 20 minutos.

Remova o saquinho, reserve.

Vá para o seu banho higiênico, e depois pode usar o banho mágico, da cabeça aos pés. Conforme sente a água, visualize:

  • se você tem alguém: veja o laço dessa pessoa unir-se a você com carinho, deixando de lado as brigas entre os dois. É importante que você também deixe de lado as brigas que houveram.
  • se você quer reconciliação com alguém: conforme cai a água, veja-se conversando com a pessoa, pedindo perdão e sentindo o coração dela sincero aceitar.
  • se você busca um amor, apenas peça aos deuses, nesta data de união, que lhe traga um amor, um par sincero e que possa seguir uma jornada feliz nesta vida com você.

Depois do banho, coloque o saquinho do lado de uma vela vermelha e deixe lá até que a vela termine. Enfim, pode enterrar o saquinho e jogar os restos da vela no lixo.

Feitiço

Faça um pequeno círculo de cristais ou pedras, coloque algumas ervas relacionadas ao amor e união, prosperidade e fertilidade. Enquanto cria esse pequeno círculo, entoe mantras relacionados a algo que busca, seja um amor, seja a fertilidade para engravidar, seja a prosperidade ou fertilidade de um projeto, seja para proteção de casal ou família, entoe o mantra (que pode ter sido criado por você) e siga até terminar, formando um espiral dentro desse círculo. Ao final, coloque uma vela vermelha ou laranja, ou amarela ou branca, qualquer tamanho. Feche os olhos e visualize o desejo, continue entoando o mantra. Quando temrinar, quando sentir que alcançou a energia desejada, agradeça às suas divindades ou natureza, de acordo com sua crença. Quando a vela terminar de queimar, não mexa. Só desfaça esse pequeno círculo após uma semana.

Sugestão de celebração

Comece reorganizando seu altar, deixando somente imagens e símbolos referentes ao amor, fertilidade, prosperidade e união. Velas vermelhas, laranjas, amarelas e brancas são bem vindas. Deixe uma imagem ou estátua representando o masculino e o feminino, que são a representação das duas polaridades que traz o equilíbrio e vida. Seja deus e deusa, seja macho e fêmea. Música, dança, comidas caseiras e bebidas naturais ou fermentadas também.

Converse com os deuses, com seus guardiões, com a natureza e o universo. Com quem você cultua. Escolha algo que realmente deseja que aconteça, tente não pedir muito, assim você foca em algo, evitando diluir a energia em muitas direções.

Medite e permita-se sentir a energia que você mesmo convidou para sua vida. Absorva essa manifestação.

Pode colocar fogo no caldeirão e queimar algumas ervas, como canela (amor e sucesso), louro (prosperidade), alecrim (proteção) entre outras, e celebrar. Ou pode também fazer uma fogueira, com o mesmo intuito, também queimando ervas.

E por fim, não precisa ir muito além… faça amor com a pessoa amada. Tenha uma ótima noite com seu par.

Viva, Beltane! Celebre a união, o amor!

Para quem vai comemorar Samhain

Sabbath voltado para a morte, para o fim de um ciclo, para os ancestrais, lembranças e gratidão

Artigos recomendados: Resgatando Laços: Meditação de Samhain – Banhos Mágicos para Banimento – Aproveitando a Energia de Samhain – Ritual para Samhain – Bênçãos dos Ancestrais –  Comemorações das Bruxas: Sabbaths (Pt.1) – Samhain.

Banho

Esse banho é recomendado para cortar algum laço seja com alguma pessoa, ou um sentimento negativo ou estagnado que você não consegue largar, seja com uma situação. Exemplos: faça esse banho para permitir a aceitação da morte de uma pessoa querida, ou entender que você perdeu um emprego, ou a dor de um divórcio. Seja para cortar relações com a tristeza ou raiva de algo/alguém. Sentimento de solidão… a ideia é superar o laço cortado também, e assim mover-se para o novo ciclo.

Coloque 2 litros de água para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e coloque na água:

  • 3 folhas de guiné
  • 1 folha de espada-de-são-jorge
  • 1 raminho de arruda
  • 1 dente de alho
  • pétalas de uma rosa branca
  • um punhadinho de cravos-da-índia
  • uma maçã repartida em 8 partes

Abafe a panela. Após uns 30 minutos, coe o banho e reserve esses restos.

Vá para o seu banho higiênico, e depois pode usar o banho mágico, da cabeça aos pés. Conforme sente a água, visualize o laço que deseja cortar. Mas entenda que esse corte não é baseado em “aff, estou de saco cheio!”. Não. Esse corte precisa ser feito com carinho, entendendo que o que você está cortando precisa seguir seu próprio caminho e você seguirá outro caminho diferente, libertando a si mesmo e a coisa/pessoa/situação.

O novo ciclo precisa seguir, pois do jeito que está haverá apenas estagnação e conflitos intermináveis.

Visualize a linha que une você a essa pessoa/coisa/situação se cortar, de maneira compreensiva.

Após o banho, coloque os restos para secar e acenda uma vela branca, agradecendo por finalmente poder entender e seguir seu caminho, com aceitação. É possível que nesse momento você chore muito… é normal. Permita-se chorar. Os restos serão queimados na noite seguinte.

Observação: pessoas que costumam ter sonhos com mensagens ou costumam ver seus guardiões podem ser mais sensíveis e ver mais durante o banho e a noite.

Feitiço

Dentro do seu caldeirão, coloque dentes de alho (e todas as cascas de alho que conseguir) e sementes de abóbora. Um pouco de sálvia ou alecrim. Segure um cristal translúcido próximo ao peito e diga:

“A mágoa se transforma em lição

Nosso amor é a eterna gratidão

Sagrado fogo, transmute

Somos luz, somos irmãos

Celebre a magia da Vida”

Coloque fogo dentro do caldeirão, e nesse momento, celebre em nome de seus ancestrais e de seus familiares falecidos, peça que transmute a mágoa em lição, em aprendizado, que transforme a raiva em energia pura, que o amor de todos seja pura gratidão, para evolução de todos, incluindo você. Aproveite esse momento para pedir desculpas a alguém que já faleceu e que você tinha problemas, seja um pai alcóolatra, seja um irmão que vivia brigando com você, seja um grande amigo que você não conseguiu dar tchau…

Quando o fogo abaixar ou parar, coloque doces de frente ao caldeirão e ofereça aos seus ancestrais, aos seres astrais, aos seus falecidos familiares. O doce pode ser o tradicional doce de abóbora, ou pode ser algo como um manjar, pudim, torta de morango, etc, mas que seja caseiro, feito em casa.

Acenda uma vela branca e diga para que sigam em amor e gratidão para a luz. Agradeça.

No dia seguinte, pode comer o doce com sua família.

Sugestão de celebração

Comece reorganizando seu altar, deixando somente imagens e símbolos referentes à morte, ao fim de algo e nascimento de outro, compreensão, perdão, aceitação, ancestrais, ou corte de algum velho laço ou hábito. Velas pretas, laranjas, brancas e roxas são bem vindas. Deixe uma imagem ou estátua representando o masculino e o feminino, que são a representação das duas polaridades que traz o equilíbrio e vida. Seja deus e deusa, seja macho e fêmea. Música, serenidade, comidas caseiras e bebidas naturais ou fermentadas também.

Converse com os deuses, com seus guardiões, com a natureza e o universo. Celebre om quem você cultua. Queime louro no caldeirão, junto de papéis escrito coisas que deseja cortar da sua vida ou coisas que quer atrair em seu novo ciclo. Escolha algo que realmente deseja que aconteça, tente não pedir muito, assim você foca em algo, evitando diluir a energia em muitas direções.

Medite e permita-se sentir a energia que você mesmo convidou para sua vida OU permita-se deixar ir embora as energias ou sentimentos, pessoas, situações e coisas que não quer mais. Absorva essa manifestação e aceite com carinho – ainda que seja difícil, que chore ou sinta “dor” no peito. Essas manifestações são comuns durante esse processo. Para alguns pode ser incrível e feliz, para outros pode ser bem dolorido e triste…

É comum colocar uma abóbora no altar ou na porta de casa, que é um símbolo de sabedoria e abundância, e também serve para afastar os maus espíritos. A fogueira é ideal para quem pretende queimar coisas de pessoas falecidas ou coisas que representam algo da qual querem se livrar.

E por fim, apenas perdoe quem já se foi… e perdoe a si mesmo. Seja grato por todas as lições que teve durante o ano… permita que o que já foi, siga seu caminho e você também. Que o passado fique em paz, que o novo seja surpreendente e próspero!

Heya, Samhain! Celebre a memória dos antepassados! Celebre a morte e suas lições! Celebre a gratidão!

E é isso, meu povo! Saia do sofá e celebre! Pare de reclamar, improvise! Celebre! Deu pra entender, né? Hunf! 😉

<3 Bom sabbath!

Beijokas!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos links a seguir:

21 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rosea! Que a Deusa te encha de bênçãos, como sempre irei celebrar o Sabbath. Já estava morrendo de saudades dos seus posts. Beijos querida. Abençoada seja.

  2. Olá , vai ser meu primeiro de muitos , sozinha , e fazendo o que vi em sonho , coisa simples , mas de fé e coração . Muito obrigada pela inspiração e ajuda sempre . Seja abençoada .Bjs

  3. oi Rosea, primeiramente eu queria te agradecer MUUITO , pois vc tem me ajudado muito com seus posts, que a Deusa e o Deus te abençoe .
    eu gostaria de saber se vc já ouviu falar ou leu o livro “Reunião de Bruxas” e ficção mas a historia é bem interessante , gostaria de saber sua opinião sobre ele.
    obrigadaaaa <3
    bjoos

  4. Rósea, como sou iniciante…..essa sera a primeira comemoração q irei celebrar, o primeiro sabbath sozinha, peço seu conselho sobre qual fazer, como estamos no Brasil, penso em seguir a roda sul. Mas gostaria q me desse sua opinião.
    Desde já agradeço pois sempre nos responde.
    Bons ventos 🙂
    Grata…

    • Cintia, então lá vai minha opinião:
      Estamos no alto da primavera, portanto, seguindo a natureza, é Beltane.
      Faça de maneira simples, mas procure entender olhar para a natureza e ver seu reflexo nela, florescendo, aprendendo, absorvendo… crescendo.
      Em busca da plenitude que será o Verão, em dezembro.

      E é isso!
      Bons ventos pra você também!
      :*

  5. Coisa mais linda esse blog! GRATIDÃO SEMPRE!
    Rosea, no blog tem alguma tabela completa de cores/velas/ervas/dias da semana/finalidade? Cansei de tabelas incompletas, queria um pdf daqueles pra colar no grimório e não buscar fora dele nunca mais. Se não tiver, fica de sugestão ahahahah

    Beijoca!

    • oláaaaaaaa! 😀
      Bonita, agradeço o carinho hehehe <3
      E tem sim essas tabelas, só entrar na categoria Tabelas de Correspondências!
      Só de ervas que recomendo mesmo um curso e a leituras de vários livros, caso queira conhecer com maior profundidade... pois a quantidade de ervas espalhadas por esse mundão não é brincadeira não!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here