A partir de hoje começaremos a ver diferentes símbolos como alguns triplos , estrelas e… Mas porque raios estamos falando de símbolos num espaço sobre bruxaria?
Para responder isso, vamos ver primeiro: o que é um símbolo?
Um símbolo é um elemento que guarda um significado. É como uma placa de trânsito. Se você ver uma placa com um E e uma faixa vermelha atravessada já sabe que é proibido estacionar, certo? Um símbolo pode estar nos dizendo mensagens (como as placas de trânsito), representando algo como um deus, uma religião, uma ideia, e muitas outras coisas.
Pois bem, porque temos que aprender sobre vários símbolos na bruxaria?
O motivo é bem óbvio, eu diria. Um bruxo usa talismãs, amuletos, faz rituais, fala com deuses… já pegou a mensagem? Não? Bom, você já deve ter visto alguém dizer algo tipo: “Meu pentagrama é meu talismã”, certo? Tenho certeza que sim. O pentagrama é um símbolo, uma ideia reproduzida em um signo, um desenho, um formato para que todos possam identificar. Separei alguns símbolos bem conhecidos para explicar seu significado. Vamos lá?
Descrição dos símbolos por ordem que aparecem na imagem:
1 – TRISKLE: Também conhecido como Triskelium, Triskele, Tryfot, Threefold, Tríscele ou ainda Espiral Tripla, é um símbolo muito antigo celta, muito traduzido como “três pés”. Representa movimento (por isso dos pés) e a deusa tripla – a donzela, a mãe e a anciã. Sua forma pode ser essa do desenho acima ou pode ser de três pernas nesse mesmo sentido, sempre denotando movimento adiante, fluidez. O triskle nos mostra a vida que sempre continua nascendo, crescendo e vivendo e então morrendo para renascer. Mostra que o homem vive em progresso, sempre evoluindo. O Triskle também tem uma outra simbologia muito interessante. Cada perna ou espiral representaria: O Céu, a Terra e o Mar ou Os deuses da criação, a natureza e por fim os ancestrais e os seres como os elementais, fadas, etc. É extremamente comum encontrar esse símbolo dentro da Wicca. É válido lembrar que os celtas usavam muitos nós como símbolos, assim como os espirais, talvez por isso esse símbolo tenha sobrevivido ao tempo: por ser muito comum e por levar elementos básicos da cultura.
2 – TRIQUETRA: Similar ao Triskle, a Triquetra representa a Grande Mãe e suas Três Faces. Para os Cristão é conhecida como Trindade. Representa também a vida e as estações do ano (que estão entrelaçadas assim como seus triângulos, mostrando que precisam uma da outra para viver). A palavra vem do latim e significa “triângulo”. É comum este símbolo ser visto em religiões celtas como a Wicca, na bruxaria em geral e – mesmo eu nunca tendo visto, amigos cristãos me confirmaram isso – também em religiões Cristãs.
3 – PENTAGRAMA: Seu nome significa “Estrela de 5 Pontas”. Extremamente comum entre religiões que envolvem a magia, o pentagrama pode significar: os 5 elementos, os 5 elementos chineses, os 5 sentidos, segundo os pitagóricos “A Proporção Dourada”, segundo Leonardo DaVinci “O Homem Vitruviano” ou ainda segundo os cristãos (em épocas medievais) “As 5 Chagas de Cristo”. É muito usado em rituais de magia, como talismã protetor, como objeto de decoração, em capas de Grimórios, ou qualquer coisa que a pessoa desejar. Segundo algumas crenças, quando o pentagrama está com sua ponta para cima significa prosperidade, luz, o homem em equilíbrio e quando inverso significa justamente o oposto: sombras, mau, o homem voltado para o carnal ou ainda Baphomet (deus bode). Segundo a Wicca, o pentagrama invertido representa o deus cornudo (Cernunnos), que é consorte da deusa (não tem nada de maligno). De fato o pentagrama é um símbolo com grande passado, portanto muita energia.
4 – ESTRELA DE DAVI: Este é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo. Também é conhecido em alguns lugares como Selo de Salomão. Basicamente, é um Hexagrama – uma estrela de 6 pontas. Não podemos esquecer que é usado (e bem conhecido) como representação da trindade Hindu, onde cada ponta representa um deus: Brahma, Vishnu e Shiva, e respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor. Também é muito usado e conhecido em vários lugares, aliás, é um grande símbolo judaico. Em geral é usado para repelir o mal.
5 – TRILUNA: Ou Lua Tríplice, este é um símbolo que representa a deusa tríplice (facinho!). Da esquerda para a direita: A lua crescente seria a donzela, a lua cheia representa a face da mãe e por fim, a lua minguante representa a anciã. Era muito comum os povos antigos usarem círculos ou semi círculos para representar suas adoradas deusas, mas esse símbolo da Triluna não tem relatos dessa época. As informações mais conhecidas é que a triluna surgiu como a nova onda da Wicca e o Neo Paganismo.
6 – ANKN: Também conhecida como a Cruz Ansada ou Cruz Egípcia. É um símbolo, um hieróglifo, egípcio que representa a Vida. Está também relacionada com a fertilidade, a renovação, ressurreição, a vida após a morte, poder e cura. Também representa o caminho da iniciação, os passos duros e necessários que o aprendiz faz até chegar ao seu objetivo. Por fim, é símbolo da imortalidade, da eternidade e representa os próprios deuses egípcios.
Coloquei aqui os significados mais conhecidos e usados, lembrando que cada cultura tem seus próprios símbolos e que a probabilidade de você encontrar o mesmo símbolo em outros lugares significando algo diferente é grande! Símbolos não são necessariamente universais.
E pra finalizar, os símbolos em si não têm poder nenhum. Nós é quem temos o poder de atribuir a energia aos símbolos. Ou seja…
Os símbolos podem ser bons,
Podem ser maus,
Podem representar os elementos,
Podem representar o ser humano,
Podem representar o espírito e o universo,
Podem representar os deuses e deusas,
Podem representar um ser Absoluto,
Podem ser um bocado de coisa e
Podem não ser nada.
TUDO DEPENDE DE VOCÊ E COMO IRÁ USÁ-LOS.
Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagem é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Quer ver outros artigos? Clique nos links abaixo:
katayama
4 de setembro de 2019 às 2:14 PMpelos deuses.. como amo seu blog <3
Beatriz
6 de agosto de 2018 às 7:46 PMRosea, tudo bem? Eu ando tendo sonhos muito tensos e reais, muito reais!!! O ultimo sonhei que estava amarrada em uma cama, tres mulheres fazendo uma especie de ritual, mais o símbolo que eu via em minha frente era a estrela de Davi, eu to sem entender ate agors, e cada sonho que tenho esta sendo cada vez mais real que o outro.
Rosea Bellator
7 de agosto de 2018 às 1:48 AMcaramba, Beatriz! isso pode ser viagem astral! Tenta fazer uma proteção antes de dormir, se continuar, será preciso investigar isso…
Crystall
25 de outubro de 2019 às 8:41 AMOlá, Bem quero dizer q eu conheci o este blog em minhas pesquisas sobre bruxaria, queria ser uma bruxa desde nova, e agora perdi o medo, justamente por suas postagens, sempre procuro tudo aq, e vc explicar tudo tão direitinho, eu adorei tudo, muito bom q exista pessoas como vc. Eu espero ajudar muita gente, assim com a bruxaria esta me curando da depressão, e tudo com ajuda deste blog. Um abraço e bjs, tudo de bom pra vc!
Tauana
29 de junho de 2017 às 10:06 AMTe favoritei! s2
amei sua pagina.
Rosea Bellator
29 de junho de 2017 às 12:47 PM<3 <3 <3 hohoho!
Lalesca
2 de março de 2017 às 1:40 AMRosea estou pesquisando sobre o penteagrama e li qe se eu desenhar ele de forma errada ele pode mudar o sentido do que eu queria, nao falo dele invertido, falo de simplesmente desenhar, o engraçado qe sempre desenhei a estrela, sempre amei desenhR queria usar ele pra proteçao! alguma dica??
Saoirse Duibhshith
15 de fevereiro de 2017 às 1:56 AMOi, Rosea!
Estou procurando pelo nome de um símbolo em português, porque não consegui encontrar um lugar confiável. Em inglês, o símbolo se chama Witch’s Knot (aqui o link da imagem: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/16/3b/ff/163bff7b21ca1969521270c9d331b280.jpg) e, embora pareça um nó celta, ele parece ter propriedades únicas. Não sei se chamo de Nó da Bruxa, procurei pela internet e não achei em lugar nenhum. Você o conhece?
Obrigada!
Rosea Bellator
15 de fevereiro de 2017 às 11:36 PMah, eu já vi em sonhos, mas chamei só de nó. Nunca cheguei a usar.
:/
Giulia
2 de novembro de 2016 às 7:17 PMRosea queria saber se também é valido criar seus próprios símbolos!
Rosea Bellator
22 de novembro de 2016 às 2:29 AMsão os sigilos 🙂
Patricia
27 de agosto de 2016 às 9:21 PMOlá Rossea Bellator, vc saberia me explica o que é Espíritos Ativos e Passivos, quando se fala no Pentagrama.
Rosea Bellator
4 de setembro de 2016 às 12:25 PMPatricia, nada mais é que a relação de elementos.
Por exemplo:
água apaga fogo.
água e terra constrem. Geram.
Agora, a terra em relação a água, é passiva.
Mas a água em relação a terra, é ativa, pois ativa a geração da tera.
🙂
Vitória
18 de julho de 2016 às 4:04 AMEu posso criar o meu próprio símbolo, dar um nome, e um significado a ele, ou não?
Rosea Bellator
18 de julho de 2016 às 2:17 PMo nome disso é selo 🙂 pode sim
Vitória
18 de julho de 2016 às 11:03 PMObg! Hoje eu fiz a minha varinha estou muito feliz!
Andrea
24 de janeiro de 2016 às 7:16 PMVocê pode deixar algumas dicas de lugares para compra de ervas, essências, óleos? Moro em uma cidade onde é muito dificil encontrar uma variedade de coisas. Grata Andrea
Eloísa
4 de janeiro de 2016 às 1:53 AMEu defini o triskle como o meu símbolo ja deve fazer mais de um ano (digo que ele que me achou hahha) e já pesquisei muito sobre ele, achei definições tão amplas, belas e antigas, queria ter achado seu blog antes, você explica e resume muito bem! Ameeeei todos os posts que li
Rosea Bellator
4 de janeiro de 2016 às 10:32 PM<3
caprico-kun
2 de janeiro de 2016 às 4:34 AMEu nunca tinha visto a triqueta antes e em um dos meus desenhos comecei a desenhar tracos aleatórios com o compasso e saiu ela isso poderia ser um sinal de que tenho jeito pra magia, ou algo parecido?
Vc poderia me indicar algum link em q possa ver nomes magicos q jaumentam a aautoconfiança?
Rosea Bellator
13 de janeiro de 2016 às 1:41 AMolha, vai ver vc fez intuitivamente, ou foi algum guardião que te fez fazer “sem querer” srrsrs
Para autoconfiança, veja https://oficinadasbruxas.com/valete-de-paus-coragem/
Angélica Clímaco
13 de dezembro de 2015 às 12:07 PMParabéns, pelo blog. Gosto muito de ler seus posts… Estou aprendendo. Obrigada. Abraço!
José de Lima
13 de setembro de 2015 às 6:04 PMolá, adorei o seu site, muito bom! Sempre que tenho dúvidas, eu venho visitá-lo para pesquisar . Comecei aos estudos para a wicca, e estou amando tudo isso.
Jônatas
1 de julho de 2015 às 6:10 PMRosea. Podemos criar nossos próprios símbolos, pra nos ajuda por exemplo na canalização de energia ?
cristiane fogas santana
5 de fevereiro de 2015 às 7:09 AMBom dia ! uma duvida quando se termina um feitiço e a vela usada é apagada antes de ser queimada por inteira, o restante da vela o que devo fazer,usa novamente, jogar fora???
Rosea Bellator
5 de fevereiro de 2015 às 11:06 AMDepende, Cristiane!
Se não há RECOMENDAÇÕES no texto, você pode deixar queimando ou apagar, como quiser.
Se escolher apagar, use-a em outros feitiços 😉
Viviane
26 de novembro de 2014 às 2:58 PMOi Rosea! Como vc mesma frisa, um símbolo por si só não tem poder.
Sou iniciante e gostaria de saber como faço para atribuir poder de proteção (a pessoa que for usar, eu ou outrem) a um pentagrama, por exemplo. Existe algum ritual ou feitiço?
Desde já muito obrigada pelos ensinamentos.
Beijo
Douglas
27 de junho de 2014 às 12:50 AMRosea para alguém que é iniciante em magia é recomendável usar algum desses símbolos? se sim qual??
Rosea Bellator
27 de junho de 2014 às 10:09 AMOi Douglas!
Como você leu ao final do texto, um simbolo por si só é só um símbolo. Se quiser qualquer um deles para auxiliar na sua jornada precisa associá-lo à magia e energiza-lo. Não há uma regra nem nada, nem recomendação pra ser sincera, mas se quiser usar, use o qual se encaixa na sua situação 🙂
Fran :3
15 de junho de 2014 às 9:40 PMdesenho símbolos no meu pulso com delineador kkkkkkkkk… pode ser ?
Fadiila Silva
7 de março de 2014 às 5:14 PMAdorei encontrar esta page…..muito rica em informações!!! muito show! Parabéns!
Cassio Ripardo
28 de janeiro de 2014 às 4:45 AMEntão, esse foi mais um dos seus artigos que me deixaram sem ar. kkkk. Sério, gostei muito mesmo. Fora sua escrita ser clara e perfeita, os ensinamentos estão complexos e… sei lá. Todos os artigos me deixaram de queixo caído, nunca encontrei tanto conhecimento em um lugar só, nem nos meus livros. kkkk. Só acho que mais pessoas mereciam o prazer de conhecer esse espaço maravilhoso e tão rico como eu tive.
Eu me conectei com a magia muito cedo, fiz 17 anos agora e não sei como seria minha vida se eu tivesse sentido isso. Opa! Desculpe, saí do foco. Enfim, excelente trabalho, estou apaixonado pelo site e é isso. Vai me ver muito por aqui agora.
Mil beijos <3
Rosea Bellator
28 de janeiro de 2014 às 9:37 AMObaaaaaaaaaaa *——-*
Obrigada!
Se tiver algum tema para sugerir, só comentar 😉
Marcos
23 de janeiro de 2014 às 7:28 PMOlá Rosea, muito interessante esse tópico, meu livro das sombras contém um Triskle, e é muito bom saber um pouco mais sobre ele. Amo seus ensinamentos :*
Rafaela
20 de janeiro de 2014 às 1:51 PMNossa achei bem interessante seu blog Rosea … Muitas noites sonho com número 2 gostaria de saber o porque,vc pode me ajudar ?
Rosea Bellator
20 de janeiro de 2014 às 2:03 PMOi Rafaela, sobre sonhos, dá uma lida aqui: https://oficinadasbruxas.com/sonhos-desvendando-o-mundo-interior/
eduarda
6 de dezembro de 2013 às 4:16 PMparabéns pelo seu blog amei e vou me inspirar em vc,queria muito começar mais nao sei por onde vc pode me ensinar?
Rosea Bellator
6 de dezembro de 2013 às 4:20 PMEduarda, pode começar lendo esse artigo https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
Beijokas!
Bia F. Carunchio
16 de julho de 2013 às 1:27 PMAdorei!! Muito importante mesmo a gente conhecer os símbolos, sem isso muitos significados perdem o sentido.
Monika Machado
16 de julho de 2013 às 8:49 AMQuero parabeniza-la pelos ensinamentos,a maneira de como vc dispõe seus conhecimentos é clara,objetiva e tudo feito com a melhor essencia que é o amor e a verdade.Beijo grande.Blessed be!
Rosea Bellator
16 de julho de 2013 às 9:44 AMMuito Obrigada Monika!