É comum fazermos oferendas de frutas, poesias, leite, carne, enfim… coisas que não exigem tanto preparo. Mas, e quando precisamos preparar algo como… um pão, um bolo e um vinho? Como fazer isso?
Quando for for fazer oferendas de pão ou bolo aos deuses, evite a todo custo simplesmente comprar pronto. Por que? Porque não foi você quem fez, não tem seu esforço e energia e muitas vezes está cheio de químicos. O vinho normalmente é apenas incrementado com algum outro ingrediente, mas pode ser comprado. Se você souber fazer e quiser fazer, claro, melhor.
Quando for preparar suas oferendas, faça de coração. Dê atenção ao que faz. Ouça alguma música que te lembre a entidade ou divindade que irá oferecer. Ponha sua energia. Eu gosto de acender uma vela antes de começar a cozinhar.
PÃO CASEIRO
- 2 xícaras (chá) de leite levemente aquecido
- 1 envelope (10g) de fermento biológico seco
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Seja criativo e coloque pitadas de ervas como manjericão, alecrim, orégano, tomilho. Coloque pequenos punhadinhos de gergelim, linhaça, e outros grãozinhos que puder. Não precisa colocar muito, mas suficiente para dar um novo sabor, com seu toque, ao pão.
Preparo: Num recipiente, coloque o leite , o açúcar e o fermento e misture devagar – sempre cantando, visualizando a energia se fazer. Depois acrescente o azeite, a farinha de trigo e misture com um garfo ou colher de pau. Mexa com carinho. Por fim, coloque o sal e misture mais uma vez. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e enfarinhada. Pode ser de vidro ou de metal, ou ainda aquelas maravilhosas de silicone. Depois de colocar a massa na forma, polvilhe as ervas e cereais que deseja.
Como todo pão, deixe a massa descansar por uma hora em local sem vento.
Depois de 1 hora de descanso, coloque o pão no forno e ligue na temperatura mais baixa. Depois de uns 15 minutos, aumente a temperatura para o fogo médio (entre 180-200º) e espere mais uns 20 minutos ou até que doure à seu gosto.
BOLO DE ERVAS E CEREAIS
- 2 colheres (sopa) de chia em grãos
- ½ xícara (chá) de farinha de chia
- ½ xícara (chá) de aveia flocos finos
- ½ xícara (chá) de castanha-do-pará moída
- 2 colheres (sopa) erva-doce
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 ½ xícara (chá) de água fervente
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
As sugestões de grãos, cereais e ervas claramente são opcionais, use os grãos, cereais e ervas que quiser.
Em um recipiente que resista ao calor, despeje a água fervente sobre a aveia e a chia em grãos. Acrescente óleo, misture e deixe descansar por 20 minutos. Adicione o açúcar mascavo e os ovos. Junte a farinha de trigo, a farinha de chia, o sal, o fermento e, por último, a castanha-do-pará. Misture bem. Coloque o restante dos ingredientes. Despeje em uma forma redonda com furo no meio já untada e polvilhada com farinha de trigo. Então leve para assar em forno pré-aquecido, à 180ºC por mais ou menos 40 minutos. Essa forma é a melhor opção, já que fica um bolo meio que pesadinho para assar, mas faça na forma que tiver.
PREPARADO DE VINHO
Normalmente as entidades e divindades preferem o vinho seco, mas claro, ofereça o que você puder.
Então, quando for preparar seu vinho, primeiro decida: será consumido numa celebração ou será oferecida só uma taça?
Quando é servida só uma taça que é para ser deixada em algum lugar ou que você não vai beber depois, normalmente é só o vinho mesmo. Mas, apenas uma dica: alguns deuses podem gostar de pequenos agrados. Exemplo: Lakshmi pode gostar de uma florzinha boiando sobre o vinho. Freya pode gostar de uma frutinha fatiada dentro do vinho, como uma fatia de maçã. Ganesha pode gostar que seja servido enquanto cita alguma poesia. Hathor pode gostar que o vinho seja servido após uma dança sensual, e que o vinho contenha hibiscos. Poseidon pode gostar que o vinho seja servido com um pauzinho de canela. Kali pode gostar que seja servido com um raminho de dama-da-noite. Cerridwen pode gostar que seja servido com cravos-da-índia. Oxum pode gostar que seja servido com pétalas de lírio ou rosas brancas.
Quando é servido numa celebração, para 1 ou mais pessoas consumirem, eu recomendo o seguinte: coloque o vinho numa jarra de vidro e vá adicionando os ingredientes (como exemplificado acima), só que em maior quantidade. Consagre em nome da entidade ou divindade e ofereça em um altar dela, onde pode estar o vinho com outras oferendas ou apenas o vinho. Após as celebrações, beba com as pessoas presentes.
Nunca esqueça de agradecer depois de fazer suas oferendas.
Lembrando que:
- o vinho geralmente é servido só o vinho, mas se for pedido algo mais, essas são apenas algumas opções. Observe o que sua divindade gosta e não terá erro.
- a menos que tenha que deixar as oferendas em algum lugar específico, é comum que se ofereça a comida, celebre, e depois de algumas horas você pode comer.
- essas são apenas algumas sugestões de receitas de oferendas, ok?
Espero que tenham gostado!
Beijokas!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
Loja: http://lojaoficinadasbruxas.com/
E-mail da Loja: [email protected]
Youtube: Canal Oficina das Bruxas
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.
Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links: