Que a natureza tem poder, isso você já sabe. Que usamos o poder das pedras e cristais encontrados na natureza você também sabe… mas sabe como fazer isso? E que papo é esse que tem que “limpar” e “energizar”? Dá pra usar em nós mesmos? E na casa?

Calma! Venha ler!

pedras e cristais - usos dos cristais - limpeza dos cristais - como usar os cristais em casa - como usar os cristais nos chacras

Assim como as ervas possuem poder, as pedras e cristais também. E sua energia funciona como um amplificador das energias que existem em nós, ao nosso redor. Portanto, podemos dizer que são grandes auxiliares, curadores, doadores de energia.

Bem direcionada, essa energia vibrará, fazendo com que a energia de nosso corpo ou de nosso ambiente se movimente de uma forma diferente, ao nosso desejo. Dessa forma, trará muitos benefícios na saúde, auxiliando contra problemas espirituais, problemas ou desalinhos emocionais… Sim, é um poder incrível.

A magia, o poder dos cristais, é maravilhoso. Aprenda a utiliza-lo com equilibrio e trará harmonia para sua vida. Vamos ver como fazer isso?

Primeiro passo: Limpeza

Limpeza física: Não importa se a pedra foi achada, comprada ou ganhada, o primeiro passo sempre será a limpeza. Uma sugestão: Com uma escovinha de cerdas macias, tire as sujeirinhas que estiverem encrustadas. Vale lembrar que existem vários tipos de pedras e cristais, e que alguns deles não podem ir para a água, como a pirita. Então, tudo bem colocar algumas pedras na água, mas fique atento, ok?

Limpeza energética ou espiritual: Como assim limpeza energética ou espiritual? Como sabemos, tudo na natureza possui algum tipo de energia. Porém, até essa pedra ou cristal chegar até você, pode ter passado por muitas mãos… e cada pessoa pode ter deixado sua energia. Existem várias formas de fazer essa limpeza, eis uma sugestão: deixe as pedras e cristais expostos ao sol por uma ou duas horas sobre a terra e depois retire.

Existem ainda uma limpeza feita com água e sal… mas não todos os cristais e pedras que suportam, portanto se você não sabe se pode, utilize o método acima citado.

Pronto. Agora a pedra só precisa ser energizada.

Segundo passo: Energização

Com o que você mais se identifica? Com a chuva? Com o luar? Com o sol? Com o mar? Com a floresta? Com uma noite de ritual de frente a fogueira? Dependendo do cristal ou pedra (lembre-se que alguns não podem ir para a água!), escolha o método que mais tenha a ver com a energia que deseja!

Alguns exemplos:

Digamos que eu queira usar meu quartzo rosa para um ritual contra a tristeza. Então levarei esse quartzo rosa para perto do caldeirão e atiçarei o fogo dentro dele, invocando boas memórias, chamando vibrações alegres do fogo.

Ou… eu tenho um citrino e quero trazer foco e energia para uma pessoa distraída. Deixarei o citrino por algumas horas no sol da manhã e depois o darei para essa pessoa, recomendando que use para tal objetivo.

Mais um: Tenho uma pedra água-marinha e quero enchê-la com as energias do oceano para representar uma deusa dos oceanos em meus rituais. Levo a pedra nas mãos até o mar e espero as vibrações marinhas passarem para a pedra, devo esperar por alguns minutos (pelo menos uma ou duas horas) até que esteja pronta.

Como viu, vai depender do que quero, e essa energia precisa ter a ver com a pedra escolhida, pois cada pedra ou cristal tem suas próprias energias e características.

Existem vários livros que podem te ajudar a identificar as pedras e suas propriedades. Pode achar em qualquer livraria.

Terceiro passo: O Uso das pedras e cristais

Como vimos, são diversas energias, infinitas propriedades, cada uma para um caso. Depois de limpar e energizar, seu cristal ou pedra está pronta para o uso, seja para si mesmo, seja para outra pessoa, seja para o ambiente.

Você pode usar esse poder em rituais, em feitiços, em meditações, num momento específico como estudos, seja para um momento de uma conversa com o mundo espiritual, seja para alinhar seus chacras, seja para ajudar numa noite de sono, enfim… são muitos os usos!

É muito comum carregar a pedra consigo como um colar, como uma pulseira, anel, ou colocá-la em sua mesa de trabalho, tendo consciência de que a pedra está ali, sentindo sua vibração. Ou simplesmente segurar por um momento. E também é muito comum encostar a pedra no chacra ou local onde quer que a energia seja trabalhada por cerca de 10 ou 20 minutos.

Alguns exemplos de usos:

Sinto-me com sérios problemas para compreender os sentimentos dos outros e/ou os meus próprios sentimentos. Estou com baixa auto estima. Use um quartzo rosa sobre o peito, por 10 a 20 minutos. Tenha consciência da energia que está vindo para você e permita que auxilie nesse problema.

Sinto-me com problemas para meditar por não conseguir me concentrar. Deite-se e coloque um citrino em sua testa, por 10 a 20 minutos. Tenha consciência do problema da concentração, e sinta a energia do citrino trabalhar em sua mente.

Não consigo sentir a energia do ritual. Use um colar de ametista antes e durante o ritual.

Minha libido anda baixa. Deite-se ou sente-se com uma ágata de fogo próximo ao ventre, ao órgão genital por 10 a 20 minutos, sentindo sua libido ser alimentada com vigor.

Ando com a saúde um tanto frágil. Quando for descansar, deite-se com um quartzo verde próximo da área com problema e sinta a cura chegar até você, a vitalidade.

Tem muita gente negativa ao meu redor! Então caminhe por aí com uma turmalina negra, ou uma hematita, ou uma ônix.

Usos no lar

Está sentindo seu lar sem energia, ou precisando de uma proteção? Está com o ar pesado? Além das limpezas espirituais, incensos, velas, as pedras e cristais também podem ajudar.

Alguns exemplos de usos:

Entrada da casa: ônix, hematita ou turmalina negra, para evitar energias negativas que venham da rua, que venham de visitas ou até de nós mesmos quando temos um dia ruim.

Altar: o que você está buscando no momento? É transmutação de pensamentos? Ametista. É força, vigor? Granada. É concentração? Citrino. É saúde, maior controle emocional? Crisocola. Existem milhões de pedras e cristais, busque a que oferece a energia que você precisa no momento e foque nela.

Cozinha: A cozinha é um ambiente muito interessante para nós bruxas e bruxos, pois damos muita importância a nossa comida, que leva todas as nossas energias e são transmutadas no fogo. Portanto, para quem busca sempre fartura para sua casa, tenha uma pirita por perto. Se busca saúde, quartzo verde.

Quarto: É quarto de solteiro? De casal? Se é de casal, veja com seu par qual a energia que buscam. Exemplos: Seu trabalho depende da sua criatividade? Tenha uma sodalita.  Andam muito estressados e precisam mudar isso? Ametista. Quer mais carinho, melhor entendimento? Quartzo rosa. Quer mais fogo na cama? Granada.

Sala: É normal receber as visitas na sala, ou passar horas ali assistindo TV, lendo um livro, conversando com os familiares, portanto, recomendo quartzo branco, para harmonizar. Existem outras pedras com essa mesma função. Deixe em um local de destaque para que possa emanar energias para todos.

Banheiro: É onde tomamos banho, é onde buscamos nos limpar literalmente. Tem gente que deixa uma vela preta. Tem gente que deixa uma drusa de ametista. Uma boa recomendação também é o próprio sal grosso – que como você já deve ter visto, é um cristal!

Área de Serviço: Normalmente o trabalho nos esgota… portanto, deixe um quartzo verde ou uma ágata de fogo para te dar forças.

Quintal ou jardim: Tem plantinhas por aí? Que tal trazer vida pra elas? Deixe um cristal translúcido, pois este irá potencializar a força e vitalidade de suas plantas ou qualquer atividade ali. Não tem plantinhas? Não faz mal, deixe então uma ônix para proteger de qualquer energia que venha de fora.

E aí, gostou?

Quer conhecer mais desse mundo mágico? Existem diversos livros, blogs e sites que possuem uma variedade absurda de tipos de pedras e cristais, informando suas propriedades e usos.

Beijokinhas!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links a seguir: