Livro sobre bruxaria, sobre Brida, personagem criada por Paulo Coelho.
Brida
Editora: Sextante
Páginas: 224
Autor: Paulo Coelho
Brevemente sobre o livro
Não foram uma, duas ou três vezes que me pediram para ler Brida. Eu confesso que hesitei, afinal, quem nunca ouviu a quantidade de pessoas desdenhando dos livros de Paulo Coelho?
Quanto ao livro em si: De 5 dou 4 estrelas! “Mas… mas como assim Rosea?”. Eu achei LINDO muito bom mesmo, fala sobre outras vidas, reencarnação e tem até ensinamentos reais de magia e exercícios muito bons, MAS… bruxas adorando Virgem Maria?
Ok, ok! Eu não sei a real intenção do Paulo Coelho, portanto pensei numa pequena teoria: e se ele usou isso apenas para fazer com que cristãos lessem o livro? Não é de hoje que bruxos e bruxas são obrigados a esconder e disfarçar palavras para não terem problemas. Afinal, ele até colocou o nome de uma personagem importante de Wicca – para deixar as pessoas curiosas e procurarem sobre! Mas isso é só uma teoria minha!
Enfim, essa parte de Brida e os outros personagens adorarem Cristo e a Virgem Maria e não falar da Deusa me deixou um pouco triste, e por isso perdeu uma estrela. Existe sim bruxo cristão, por assim dizer, e não é que eu seja anti-cristãos… é só que não é bem essa a crença dos bruxos! (E não, bruxos não acreditam nem veneram o diabo antes de qualquer coisa…)
Uma coisa bem interessante e real que Brida nos mostra: muita gente entra para o caminho da magia por causa de falta de rumo, por não encontrar sentido na vida, por decepções amorosas e coisas do tipo. Brida encontrou o caminho da magia, a principio extremamente cética até que descobre aos poucos e ouve falar sobre a Outra Parte. Não vou explicar o que é, LEIAM!
Brida tem muitas boas lições como desapego, aprender a viver e deixar os outros viverem, aprender que tudo tem sentido, que a magia existe…
Uma observação: Paulo Coelho disponibilizou todos os livros dele para download, ou seja, não há problema algum baixar livros dele na internet. Se duvida, clique aqui. Os livros estão no blog dele para download.
Se você prefere livros impressos, separei alguns links onde você pode comprar: Saraiva | Submarino | Martins Fontes
( Brida vendeu milhões e foram feitas diversas capas em suas muitas edições, portanto a imagem da capa pode mudar, mas é o mesmo livro!)
Rosea Bellator
Contato
Recomendação de Livros
Feitiços diversos
Mensagens e Poesias
Tecnicas
Silfos
Salamandras
Gnomos
Ondinas
Magia para Receber e Enviar Mensagem
Técnicas de Meditação
Feitiço de Cura e Saúde
Tabela de Correspondências (pt.1): Ervas, Frutas e outras Plantas
Dieta dos Bruxos – Saúde e Magia
“Quero aprender bruxaria, quero ser bruxo, como faço?”
Viagem ao Mundo dos Mortos
Contato com Espíritos
Eduardo
23 de outubro de 2018 às 6:31 PMRosea, você sabe me explicar sobre os 11 templos que são citados no livro, o autor não da detalhes sobre, e isso me deixou muito curioso
Rosea Bellator
23 de outubro de 2018 às 9:27 PMeu realmente não lembro disso ahahahha #sos
Matthiew Noir
3 de fevereiro de 2017 às 10:48 PMRosea, gosto do seu blog, mas vou ter que impôr uma visão, O diabo pode sim ser adorado por alguns bruxos, isso é, aqueles que acreditam no diabo na forma que o cristianismo ver ou não. Na bruxaria tradicional por exemplo não é só essa coisa de PAGANISMO, que tudo é PAGANISMO, que toda vertente é do PAGANISMO. eu mesmo já vi bruxos luciferianos. álias, se entender sobre o assunto, podia falar para nos leitores do Blog sobre lÚCIFER na bruxaria, afinal de contas, é tudo muito complexo e extenso, são várias vertentes dentro de um Ofício (A bruxaria).
Milene
5 de junho de 2016 às 3:52 PMAdoro esse livro, muito mesmo… Mas confesso que essa parte de bruxas adorando a virgem e Cristo me soou estranho (não que bruxas não possam crer nestes), mas no contexto histórico que o livro apresenta não ficou redundante. Mas nem por isso o livro deixa de ser lindo, né.
Rosea Bellator
7 de junho de 2016 às 3:28 PMMilene, eu também achei estranho de começo, mas depois eu pensei (ainda mais porque ele fez questão de por o nome da bruxa de Wicca), que ele fez isso só pra inserir a bruxaria na literatura, um jeito de fazer as pessoas lerem sem sair gritando que é do diabo rs
Marcos
14 de março de 2016 às 10:34 PMGosto muito desse livro. Estou lendo-o agora. Realmente o Paulo Coelho segue a tradição católica desde que voltou à magia em 81 e encontrou seu Mestre. Em uma entrevista à Marília Gabriela em 93 (tem no YouTube) ele diz que dois pontos que acredita e que desafina com o Catolicismo são exatamente e reencarnação e o papel da Virgem Maria dentro da Igreja, pois ele concorda com a ideia dela ser a segunda pessoa da Trinidade (Pai, Mãe e Filho), ou seja, ele acredita na tal Grande Mãe ou a Deusa e ressalva ainda que a Igreja sabe disso. Isso são palavras dele, mas como é um assunto profundo e não pode ser tratado com superficialidade, eu acredito que eh possível seguir a tradição mesmo dentro do Catolicismo.
Isabela
19 de agosto de 2015 às 2:44 AMOlá, passando só pra te dar uma dica’ por VC não entender o motivo dele ter usado ” virgem Maria” no livro, te índico o filme ” as brumas de avalon” no final ela conta por cima sobre isso. Foi um fato que ocorreu logo qnd as bruxas estavam para serem extintas.
Rosea Bellator
19 de agosto de 2015 às 11:57 AMEu já vi o filme rs e disse o mesmo no texto rs
mas agradeço a dica 😉
DudaRosaPorto
13 de janeiro de 2014 às 1:27 AMEu sou nova na Wicca, comecei a estudar não faz nem um ano, eu sou super curiosa e uma coisa que me intrigou muito nesse livro (ainda to lendo, to quase no fim) é sobre a outra parte…. Tu acredita que a Outra Parte realmente exista? E tu acha que existem meios de saber que a gente realmente ta lidando com a nossa Outra Parte?
Rosea Bellator
13 de janeiro de 2014 às 8:54 AMA alma Gêmea ou Outra Parte?
Acredito de certa forma, mas não sei como explicar! Aliás, esse livro me faz pensar bastante nisso, interessante, não?
DudaRosaPorto
13 de janeiro de 2014 às 12:41 PMEsse livro me deixou cheeeia de perguntas kkkk ^^
Rosea Bellator
13 de janeiro de 2014 às 2:23 PMô, NEM ME FALE kkkkkkkkkkkk
Laís
8 de setembro de 2013 às 8:54 AMFoi por causa deste livro que comecei a estudar sobre a bruxaria, parece que acendeu uma luzinha lá no fundo, algo familiar.
Arthur
10 de agosto de 2013 às 6:47 PMEste livro é ótimo mesmo, tirando uma coisinha ou outra, mas é lindo !
nany gonseski
10 de agosto de 2013 às 4:07 PMRosea, em 90 quando o livro foi escrito,as religiões neo-pagãs começam a deixar a elite e serem mas populares, e ainda estavam sincretizadas com o catolicismo e eu por ser criada num ambiente normal da religião catolica, mas ter recordações dos rituais,ter imagens muito vivas do que já tinha vivido, me sentia muito confusa com tudo isso. Á 10 anos atrás, por que tinha que ser assim, vim parar nas terras dominadas pelo Cardenal Cisneiro,e comecei a estudar com profundidade, então foi quando passei a entender o porque, a opressão que já existia nessa epoca, a maneira para seguir viva( que foi meu caso)passamos a ¨adorar¨a Virgem Maria e por instinto trazemos para a vida atual.
Rosea Bellator
10 de agosto de 2013 às 5:24 PMEntendi!!
Então é o que pensei mesmo, está escrito Virgem Maria no livro para evitar problemas, é isso?
Gabriel Fox
4 de março de 2015 às 2:10 AMNa verdade, a virgem maria para muitos de nós é considerada uma representação da Deusa.
Luciane
10 de agosto de 2013 às 10:29 AMEu queria muito conhecer os livros deste autor tão famoso. Li e me decepcionei. Parece enredo de livros da “Coleção Vagalume”. Muito “bobos”.
DANIEL
26 de fevereiro de 2015 às 9:59 PMRESTA ME SABER O QUE VC LEU!!!!