Eu perguntei para vocês “qual a maior dificuldade na hora dos rituais” e vocês me responderam muitas coisas. Então, vamos lá:

Vou colocar aqui as dificuldades que cada pessoa me contou:

“Limpar a casa antes”

“Nunca sei se o que estou fazendo é o certo”

“Se conectar com divindades. Depois de sair da crença cristã, sinto bloqueio de falar com deuses”

“Concentração”

“Intencionar com concentração”

“Conexão, proteção (nunca sei se fiz o círculo mágico certo e fico naquela) e as intuições que eu tenho”

“A parte ritualística. Acabo sendo muito espontânea e não consigo seguir certinho”

“Concentração do início ao fim”

“Me programar! Faço muito seguindo a intuição e quando vejo, tô tendo que sair do círculo pra pegar um fósforo ou isqueiro, alguma erva que esqueci ou um cristal”

“Manter a concentração e o foco. Uma música neutra de fundo ajuda, às vezes, mas ainda é difícil”

“Achar os ingredientes”

“Falta de privacidade”

“Me concentrar, visualizar, sentir a energia e confiar”

“Aquietar a mente”

“Chamar a divindade ou energia, e às vezes não sentir nada…”

 

Em primeiro lugar, obrigada por terem me contado.  Eu já passei por tudo isso aí. Ficava até paranoica porque não tinha uma alma para conversar sobre, não tinha ninguém para responder com calma. Vou esmiuçar o máximo possível, mas de forma fácil e clara. Espero que ajude.

Agora sim, respondendo às dúvidas!

 

“Limpar a casa antes”

Uma das coisas que mais ajuda a gente a superar uma situação é entender o motivo. Por que limpar a casa antes? Para retirar lixos. Não precisa ficar brilhando, não precisa tirar todos os pelinhos dos gatos, de todos os cantinhos. Não precisa sempre pegar um balde com água e passar na casa toda. Limpe sua casa para retirar os lixos, jogar fora o que está estragado. Limpe a casa para dar espaço para novas energias, para movimentar. Vai fazer ritual na cozinha? Lava a louça, dá uma varridinha no chão, ajeita o altar. Põe uma música. Quando você ver, não levou nem 20 minutos e você vai ter um ambiente gostoso, vai ter paz para seu momento mágico.

Dica: Eu também cuido da minha casa, sei como é. Se a gente for fazer de tudo de casa todo dia, não vamos ter energia para nada. Mas, se a gente não ajeita nada por dias, fica a sensação de estar soterrado por bagunça e tranqueira. Portanto, faça aos poucos! Divida suas tarefas com as outras pessoas que moram contigo. Se você mora sozinho, não se desespere! Divida as tarefas ao longo da semana e colabore consigo mesmo na manutenção da limpeza.

 

“Nunca sei se o que estou fazendo é o certo”

Certo? Errado? Realmente, né? Como saber?

Primeiramente, não tem o certo, nem o errado. Não tem uma tabela. Dentro da bruxaria, da espiritualidade, e da magia, existe uma coisa chamada INTUIÇÃO. Através dela, podemos ouvir nosso Eu Superior, nosso instinto, mas também podemos ouvir nossos guardiões, nossos deuses. Pode ser que você tenha visto um lindo ritual de prosperidade. Digamos que você se organizou para fazer e aí, chegou na hora, em vez de usar a vela amarela, a intuição gritou pedindo vela verde. USE! Use a vela verde! Confie na intuição. Pode ser que sejam seus guias fazendo uma leve modificada nesse ritual para te trazer uma outra energia que você necessite de verdade.

 

“Se conectar com divindades. Depois de sair da crença cristã, sinto bloqueio de falar com deuses”

Ah, mas eu super entendo isso, hahahaha!

Nunca vou esquecer da primeira vez que fui comprar um Tarot. Eu entrei na loja esotérica rezando um pai-nosso (?????), hahahaah! Eu tive medo, um medo BRUTAL da minha deusa, de Sekhmet. Eu levei 3 anos para entender e aceitar que o ÓDIO existe, e que a deusa trabalha essa emoção dentro da gente. O ódio precisa ser entendido, precisa ser abraçado, para que se transforme em algo benéfico, ou produtivo, ou simplesmente que seja curado.

O que eu posso te dizer é: estude, se dê tempo, tente não julgar e se perdoe por qualquer pensamento que você tiver hoje. Conforme você estudar, você vai conhecer culturas, você vai conhecer um universo mais antigo e muito além da mitologia cristã. Isso ajuda muito nesse bloqueio. Vai com calma.

 

“Concentração”, “Intencionar com concentração”, “Concentração do início ao fim”, “Manter a concentração e o foco. Uma música neutra de fundo ajuda, às vezes, mas ainda é difícil”, “Me concentrar, visualizar, sentir a energia e confiar”, “Aquietar a mente”…

Olha quanta gente com a mesma dúvida, a mesma dificuldade! Olha como é bom a gente conversar e trazer todas as dúvidas juntas! Certeza de que tem um monte de leitores que vão chegar aqui com essa mesma dúvida também.

Gente, sempre importante se conhecer: essa falta de concentração só rola na hora da magia ou NA VIDA de forma geral?

Se essa falta de concentração, falta de foco, acontece na vida de forma geral: provavelmente você deve ter ansiedade, TDAH, ou alguma coisa do tipo. Bora conversar com um terapeuta. Vai fazer um bem danado para sua vida! Você vai amar!

Se essa falta de concentração só acontece na hora da magia: compreensível! Ninguém nunca te ensinou isso antes. É normal não saber muito bem como agir, ou como se concentrar para fazer algo que a gente nunca viu alguém fazendo na nossa frente. Mas, olha só, boa notícia: não tem o jeito certo!

Aqui vão algumas dicas que servem para todos:

1. Aprenda a controlar sua respiração. Vou recomendar sempre que eu tiver a oportunidade: corre lá na Netflix e assiste a série “Meditação Guiada”. Tem o app Headspace, voltado para meditação guiada. Aliás, benefícios da tecnologia: hoje em dia existem muuuuuuuuuuitos aplicativos de meditação guiada! Você aperta play e uma voz vai te dizendo como respirar, quando fechar os olhos, te acalma, te ajuda a limpar a mente. Maravilhoso!

2. Recomendo aulas de pilates ou ioga. Ambas atividades te OBRIGAM a aprender a respirar direito. Para fazer corretamente os exercícios, você tem que respirar com calma, você tem que focar na respiração. Não tem grana para uma aula dessas? Acredite ou não, tem gente dando aula de graça no Youtube. Muita gente boa! Só tirar uma horinha e pesquisar, até achar alguém que você goste.

3. Bora virar amiguinho dos chás. Eu sei que tem gente que DETESTA. Odeia chá. Evita chá com todas as forças. Eu já fui essa pessoa. Infelizmente, a gente vive na sociedade do imediatismo, e o chá meio que vai contra isso. Tem que esperar. Não é super doce, não é hiper processado. Eu sei, não é gostoso igual a uma coca-cola ou um cafézinho. Mas o chá tem infinitas propriedades. O chá de melissa acalma, o chá de anis-estrelado ajuda na intuição, o chá de boldo dissolve energia alheia, o chá de alecrim dá forças. Além dessas propriedades, os chás atuam no nosso organismo. O chá de valeriana ajuda a dormir, o chá de cravo-da-índia desincha a gengiva, o chá de gengibre é digestivo. Se permita mudar um pouco os seus hábitos e dê uma chance aos chás. Vai te ajudar a desacelerar e, com isso, vai te ajudar a ter foco e concentração.

4. Durma melhor. Parte das pessoas que não conseguem se concentrar, não conseguem ter foco, é porque não dormem direito. Se tá feia a coisa, busque um médico e descubra o motivo de o seu sono estar tão desregulado.

5. Detox do celular. Aiiiiii, lá vem a Rosea querendo que eu viva na Idade da Pedra! AFFFF!… Não, gente, não é isso. Mas rola um vício mesmo, e isso quebra totalmente a concentração. Vai meditar? Deixa o celular longe de você. Põe no silencioso.

6. Falta de costume. Não tem jeito. A pessoa não medita nunca, não se concentra nunca em nada, aí vai fazer um ritual e acha que vai ficar focadíssima. Não vai, gente! E isso é normal. O jeito é ir se acostumando aos poucos. A meditação é realmente o melhor caminho para melhorar a concentração. Comece com 5 minutos. Depois de uma semana, 7 minutos. Mais uma semana, 10 minutos. Parece pouco? Mas é essa a ideia: quando aumentamos só um pouquinho, o cérebro não percebe muito, e aí acostuma fácil. Se aumentar de 5 minutos para 15 de uma vez, aí vai ser uma tortura, vai ser frustrante, e você vai abandonar. Com calma e carinho, fica mais fácil! É lento, mas se torna mais prazeroso.

 

“Conexão, proteção (nunca sei se fiz o círculo mágico certo e fico naquela) e as intuições que eu tenho”, “Chamar a divindade ou energia, e às vezes não sentir nada…”

Conexão / Não sentir nada: o que está rolando? Não está “sentindo” a energia na hora do ritual? Acontece. Às vezes não estamos muito bem, às vezes estamos sem energia nenhuma, esgotados. Não se cobre. Saiba que, ao chamar por seus guias, eles estarão te ouvindo. É delicioso senti-los, mas não vai acontecer sempre. Quanto mais você se cobrar, menos você sente. É melhor aceitar que está sem energia e simplesmente se entregar ao seu momento ritualístico. Afinal, fazemos magia para nos cuidarmos, assim como quando tomamos um remédio. É ótimo fazer rituais quando estamos inspirados, ou fazer magia para ajudar alguém e tal, mas às vezes é só isso mesmo: um ser humano fazendo magia para se cuidar. E tá tudo bem.

Ah, o círculo mágico, hehehe! Não tem segredo não. O círculo mágico é como uma permissão. Aqui vai um jeito mega simples: de pé, abra os braços e gire devagar, em sentido horário, em torno de si mesmo. Diga algo como: “Neste momento, eu lanço o círculo mágico para minha proteção, e entrará aqui apenas aqueles que forem convidados. Eu convido meu guardiões e meus deuses para estarem junto de mim. A proteção está selada, e que assim seja”. Visualize, ou seja, CRIE EM SUA MENTE, a imagem de uma esfera brilhante ao seu redor, te envolvendo por inteiro. Essa esfera vai junto de ti aonde você for. Não precisa ficar pensando nela toda hora, mas ela estará aí contigo. Atenção: o círculo mágico não é infinito, porque consome sua energia, que também não é infinita. O círculo mágico foi feito para um objetivo que é te proteger enquanto você faz seu ritual, sua magia, e depois precisa ser desfeito. Quando terminar de fazer o que queria fazer, você vai desfazer. Levante-se, abra os braços, gire devagar em torno de si mesmo, agora em sentido anti-horário. Diga algo como: “Agora, por fim, eu desfaço o círculo mágico e agradeço meus guardiões e meus deuses por toda ajuda, orientação e proteção. O círculo está desfeito e que assim seja”. Pronto. Se quiser fazer um círculo no chão, com pedras ou velas, ou giz, enfim, aí é com você. É claro que ajuda, pois toda ferramenta ajuda, mas esse círculo básico que ensinei já é o suficiente para rituais simples, para falar com seus deuses e para suas meditações.

E agora, falando das intuições… Bora diferenciar: Medo x Intuição x Vontade.

Medo: Nada vai dar certo, vai dar tudo errado, vai ser ruim, ninguém vai gostar, tudo que faço é ruim. Para o medo, tudo é ruim.

Intuição: Olha, isso aqui vai dar certo sim, mas bora fazer uma proteção para garantir porque sempre tem um invejoso, infelizmente. A intuição costuma até dar umas instruções.

Vontade: tudo vai dar certo. Não precisa se preocupar com nada. Não tem nada de errado. Todo mundo vai achar incrível. A Vontade nunca vê defeito, sempre vê tudo perfeito.

Claro que vão ter momentos em que a intuição vai gritar um CORRE DAÍ AGORA ou vai dizer TÁ LINDO, XUXU, CONFIA. Então, preste atenção! Quando o assunto é mais complexo, vale sempre anotar o que diz a intuição, assim, quando as coisas estiverem acontecendo, você vai verificar o que você anotou e ai tudo vai fazer sentido. E conforme você se entende com sua intuição, ela se fortalece. Aos poucos, você vai identificar melhor quando é e quando não é intuição.

 

“A parte ritualística. Acabo sendo muito espontânea e não consigo seguir certinho”

Ser espontânea não é um problema. Siga sim sua intuição e faça sua magia! Lindíssimo! É para isso que ESTUDAMOS ervas, cristais, deuses, palavras de poder, etc. Mas, se você tem um objetivo e precisa de um ritual específico, recomendo que aprenda a desacelerar. Certamente você vai fazer algumas coisas do seu jeito assim mesmo, e está tudo bem.

 

“Me programar! Faço muito seguindo a intuição e quando vejo, tô tendo que sair do círculo pra pegar um fósforo ou isqueiro, alguma erva que esqueci ou um cristal”

Se o problema é se programar, não sei se tem muito jeito, hahaahha! Normalmente, se programar é o que resolve esquecer as coisas, hahah! Brincadeira! O que você pode fazer é deixar uma caixinha com todas as coisas básicas. Exemplo: uma caixa com um isqueiro, vários pacotinhos de ervas básicas, cristais pequenos e 1 vela de cada cor. Isso costuma cobrir quase tudo de bruxaria natural.

Por exemplo: eu uso fósforos. Eu deixo um na cozinha e um lá no quintal, onde uso para fazer fogo no caldeirão grande. Assim não me atrapalho.

Porém, isso não é exatamente algo para você se preocupar tanto… Faz o círculo mágico como ensinei ali em um dos tópicos anteriores, hehehe! Seguir a intuição é normal, e nos faz ter que sair da zona de conforto mesmo. Quantas vezes eu tive que sair do quintal, meus pés cheios de terra, para entrar em casa e pegar alguma coisa que eu ouvia a intuição gritandooooooooooo! Hahahah! Não tem como prever isso.

 

“Achar os ingredientes”

Miga do céu, eu sei que confiar na internet às vezes é complicado, mas hoje em dia a gente acha de tudo, viu? Até a Shopee vende ervas, cristais, e outros ingredientes mais complexos. Faz uma lista, junta um bocadinho de coisas, e faz seus pedidos na internet.  Aqui onde eu moro, em São Vicente, tem muita coisa que eu não acho também. Tenho que pedir online.

 

“Falta de privacidade”

Infelizmente esse tópico é o que menos vou poder ajudar… Mas vou deixar aqui 3 ideias:

  • Trabalhe sua mente, sua meditação, assim você consegue criar um altar astral, que nada mais é que um espaço no plano astral para você fazer sua magia. Não é perfeito, mas ajuda muito. Tem esse artigo aqui no blog, só clicar: Altar Astral.
  • Tente ir para algum lugar na natureza. Uma praia, um campo, um lugar com árvores. Não dá para fazer muita coisa, mas já é um espacinho que ao menos permite um feiticinho.
  • Faça feiticinhos no banheiro. Como se fosse tomar banho, ou fazer limpeza de pele, ou se depilar, leve suas coisas e faça. Quando terminar, recolha tudo e saia como se nada tivesse acontecido.

Vai praticando o que dá, não se cobre. Um dia você vai ter seu espaço, e aí você faz tudinho que você sempre quis fazer. Tenha paciência!

 

Ufa! Todos respondidos!

Logo eu faço mais perguntas lá nos stories do Instagram! Então já entra lá, segue, e fica de olho que logo logo tem mais!

Até a próxima!

 

Quer ajudar o blog a seguir com mais e mais publicações?

Vem conhecer o Catarse << só clicar!

 

Beijokas!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
Youtube: Canal Oficina das Bruxas

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.