O Tarot de Marselha é um dos baralhos mais antigos que conhecemos. É também um oráculo muito respeitado no qual podemos também obter muitas respostas e caminhos para o autoconhecimento.

Seus arquétipos, imagens psíquicas presentes no subconsciente humano, remetem a cenas mais primitivas da humanidade tais como: casamento, nascimento, morte, desejo, medo…

O baralho é basicamente dividido em dois grupos: os 22 Arcanos Maiores e os 56 Arcanos Menores, totalizando 78 cartas. Neste capítulo falaremos somente sobre os Arcanos Maiores. Antes de prosseguir, veja quais são os arcanos maiores: O Louco ou O Andarilho, O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Hierofante, Os Enamorados, O Carro, A Justiça, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Força, O Pendurado ou Enforcado, O Arcano sem nome ou A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento e O Mundo.

tarot de marselha do 0 ao 10

tarot de marselha do 11 ao 22

Alguns autores colocam O Louco por último, e outros em primeiro com o número 0. Aqui coloquei O Louco em primeiro lugar, pois assim fará mais sentido o que contarei a diante: mas afinal, o que nos conta o tarot?

Se você colocar o tarot em linha e em ordem numeral vai perceber que ele conta uma historia! Ordene seu tarot em fila de modo que você consiga ver todos os 22 Arcanos Maiores. Agora preste atenção e leia a seguir.

O Louco é alguém que acabou de sair da sua zona de conforto e saiu a procura de algo, ele inicia sua aventura. A seguir ele vai encontrando os problemas, prazeres, deveres e direitos em sua vida. Ele descobre que tem um pai e uma mãe terrenos (Imperatriz e Imperador), descobre a arte de Transformar (O Mago), descobre que temos nosso lado espiritual para cuidar (A Sacerdotisa e o Hierofante), ele deve fazer escolhas duras ou efêmeras (Os Enamorados e o Carro), ele aprende o que é a  esperança, o sucesso, as ilusões, os mistérios da vida (A Estrela, o Sol e a Lua), e quando pensa que acabou, ele sofre alguma grande perda, ou termina algo para começar outro (A Morte), ele descobre o que é orgulho, traição, luxúria (A Torre e o Diabo), as recompensas (O Mundo)… e assim vai aprendendo, até fechar um grande ciclo e começar tudo novamente. Lembrou de alguma coisa? Parece nossa vida não é mesmo?

As cartas não tem somente um único significado. Dependendo da situação podemos ter várias interpretações, como por exemplo: O Enforcado. Esse Arcano Maior pode significar um novo olhar, o auto-sacrifício, um sacrifício em vão, sabedoria adquirida de forma mais drástica, entre outros significados.

Agora vamos falar sobre alguns significados mais comuns das cartas do Tarot de Marselha. Ao final ensinarei dois métodos simples de jogar.

Foto: Rosea Bellator. O Tarot de Marselha é uma grande referência para muitos outros tarots, como o que está em minhas mãos na foto, o Tarot Mitológico.

Foto: Rosea Bellator.
O Tarot de Marselha é uma grande referência para muitos outros tarots, como o que está em minhas mãos na foto, o Tarot Mitológico.

Significado dos 22 Arcanos Maiores do Tarot de Marselha

0 – O Louco ou O Andarilho

O princípio e o Fim, a Inconsciência, a Vontade, o Destino que ninguém sabe dizer. A ingenuidade, ímpeto. O Louco pode indicar que uma nova aventura está para começar, neutralidade, questiona padrões e a moral, disposição para o novo e o desconhecido. O Louco também fala muito sobre encarar o “eu”, também a vontade de conhecer sobre o lado espiritual e místico. O Louco está em uma eterna busca, que muitas vezes nem ele sabe o que.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

I – O Mago

Representa transformações, a alquimia, o aprendizado, a criatividade, a ação, atividade, comunicação, disposição, diligência, domínio sobre o conhecimento que se obteve, materialista. O Mago pode representar literalmente um alguém Mago ou Bruxo! Ele mostra que a magia está no ar, que é possível fazer acontecer.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

II – A Sacerdotisa

Podemos ver aqui o domínio feminino. A mulher em sua essência, os segredos, sua intuição, mediunidade. A Sacerdotisa também nos remete ao inconsciente, pressentimentos, sonhos, tranquilidade. É uma guerreira que luta com a sabedoria e o conhecimento. Ela nos ensina também a hora de se retirar e esperar.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

III- A Imperatriz

A palavra principal é maternidade, poder, trabalho. Esta senhora tem muitas responsabilidades para cumprir, mas também fala sobre prazer, luxo de uma rainha, ação feminina, vontade, capacidade e competência. Fertilidade, sabedoria, inteligência e experiência de uma anciã. Pode falar também sobre personalidade forte e fortuna.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

IV – O Imperador

 Controle, comando, superioridade, força, ambição, lealdade, apoio. Pode também indicar paternidade. O Imperador é protetor, otimista e requer disciplina, ordem e impulsiona ao progresso com ações positivas. Ligado mais para o lado racional e a liderança.  Indica também muita responsabilidade no âmbito profissional.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

V – O Hierofante

Símbolo da vida espiritual, seu poder, elevação, equilíbrio, paz interior, reflexão, amor ao próximo, sabedoria divina. O hierofante é alguém com disciplina, fidelidade principalmente aos seus valores morais e espirituais. Ligado à tradição, à revelação – adivinhação. Sugere procurar conselhos divinos, de alguém mais sábio.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

VI – Os Enamorados

A dúvida, a incerteza, a probabilidade, a escolha. Os Enamorados podem estar se juntando ou se separando! A união é para sempre? A desunião é para sempre? Essa carta fala basicamente sobre isso. Pode indicar também um casal, um teste, a busca pelo equilíbrio, reencontros ou desencontros. Um desejo, uma promessa.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: TALVEZ

VII – O Carro

Assim como Os Enamorados, mostra escolhas, mas aqui são escolhas efêmeras entre outras coisas. Representa valores tanto espirituais como materiais. Mostra movimento adiante, objetividade com força, vitórias, energia. Mudança rápida. Início de conscientização de identidade. O Carro também tem ousadia e honra, sabe ser diferente e competente. Pode indicar avanço tanto em nível espiritual quanto material. Indica também uma alma impetuosa.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

VIII – A Justiça

A Justiça mostra o equilíbrio, seu significado principal é: está na hora de colher os frutos de acordo com as atitudes que tomou. A Justiça possui uma espada de dois gumes, ela pode te punir pelo que você fez de errado e pode te recompensar pelos benfeitos. Esta carta também representa processos que estejam correndo na justiça, relações sem nada a esconder, racionalidade, pensamentos esclarecedores, Lei, Ordem, Sinceridade e lealdade.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

IX – O Eremita

Este é o homem que procura a sabedoria, a iluminação. É sábio, tem experiência. Simboliza professores, profissionais da saúde, pensadores. Indica a hora de se afastar um pouco das pessoas e das coisas materiais. Prudência, austeridade, reflexão, hora de meditar. Mostra segredos, mistérios, magia, orientação e desapego.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

X – A Roda da Fortuna

A mudança. Mudança de ares, mudança de lar, mudança de relacionamento, de amizades… A Roda da Fortuna indica também sorte ou má, evolução. Indica uma nova porta ou um acaso. Mostra também que algo está marcado para acontecer, não importa que tentem mudar. Indica lutas em movimento, inclusive espirituais. Deve-se ter cuidado, é uma carta que fala de probabilidades – e nem sempre é boa coisa.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

XI – A Força

A razão sobre a emoção ou a emoção controlada com inteligência. Mostra energia, vigor, conhecimento. Indica o não domínio pelos sentimentos aflorados, não age por impulso. Indica saúde mental, física e também espiritual. Também significa sedução, força e compaixão. A Força mostra o que um coração bom de verdade pode alcançar.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

XII – O Pendurado ou Enforcado

Esse arcano indica um sacrifício nosso em prol de algo, pede para que olhemos por outro ponto de vista. Pede também para que abrimos mão de nossos desejos materiais e carnais. Mostra dons de adivinhação, sensitividade.  É também indicação de que estamos paralisados, sem saber o que fazer, nos fazendo de vítimas. É significado de mudanças duras, quebra de paradigmas, readaptação.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: NÃO

XIII – O Arcano sem nome ou A Morte

Não, nem seus parentes nem você vai morrer. A Morte indica o fim de um ciclo, geralmente doloroso de início. Pode ser o fim de um namoro, um casamento, um trabalho… Pode ser também o fim de um tormento, de um longo processo que tem tirando seu sono. É o fim de algo que não deve mais continuar. A carta da Morte pede para agir com um pouco mais de racionalidade, inteligência. É uma transformação, um renascimento! Pode mostrar também a transição e uma fase para outra, como por exemplo: sair da infância e ir para a adolescência. Pode ser em sentido mental e espiritual também, exemplo: uma pessoa infantil que não sabe lidar com nada de repente tem que aprender a saber ser adulta.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: NÃO

XIV – A Temperança

O Equilíbrio, a suavidade, a compaixão, a ternura branda. Serenidade, mudança interior, estabilidade. Mostra alguém que deve ou está tentando criar a harmonia dentro de si mesmo. Indica uma nova amizade, um novo talento sendo descoberto, um novo amor – em harmonia. É a tranquilidade, a resolução de problemas, o clareamento de pensamentos.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

XV – O Diabo

Paixões terrenas, amores, luxo, material, tentação. Jogo sujo. Amor desenfreado, emocional demais. Prazer. Indica alguém que está sendo “vítima” das suas próprias obsessões. Mostra também uma pessoa que está perseguindo algo sem freios, não vê quando é hora de parar ou descansar. Pode ser traição, confusão, loucura por algo.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: NÃO

XVI – A Torre

Necessidade de controle emocional e financeiro. Indica egoísmo, ego inflado, orgulho. Também chamada de A Casa de Deus, a carta da Torre mostra que é hora de aprender nem que seja pela dor pelo seu próprio bem. Ela mostra onde você está errando e se você insistir ela mostra que haverá castigo. A Torre também mostra nossas inseguranças e outras falhas conosco e os que nos rodeiam. Indica ruína, destruição e doenças.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: NÃO

XVII – A Estrela

Personificação da felicidade e principalmente da esperança. Mostra novas alegrias por vir. Indica as forças da Natureza agindo a favor em harmonia, em equilíbrio. Indica também sorte aliada a esforços empregados em diversas situações diárias.  A Estrela é simbolo da fé, da pureza, determinação, beleza, leveza da alma e do espírito. Fala também sobre inspiração artística, amizade, realizações.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

XVIII – A Lua

Instinto, imaginação, mistérios, magia, fantasia, premonições, sonhos. A carta da Lua também indica coragem espiritual ou pensamentos desordenados. Mostra ilusões ao redor. A Lua nos diz para aprender a não se deixar levar por qualquer pensamento, por paixões mal resolvidas ou que nem iniciaram. Viagens astrais ou em pensamentos. Inimigos ocultos, superação. Não podemos esquecer que a Lua é simbolo também da grande Deusa.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: NÃO

XIX – O Sol

Esse arcano é a personificação do sucesso, saúde, fortuna, bom caminho à frente.  Regeneração material e espiritual. Bençãos do Deus. Indica felicidade, bençãos entre casais, fertilidade, vitalidade, êxito, proteção, expansão da vida. O Sol também trás fartura, energia, desenvolvimento esclarecimentos.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

XX – O Julgamento

Advertência, provas, testes. Provações espirituais e na sua no dia a dia. Indica surpresa boa, amizade forte, união de casais, matrimônio. Decisão importante que pode mudar toda a vida.  Mostra também uma profecia que pode se realizar em breve. O Julgamento também indica revelações, renascimentos principalmente espirituais. Liberação.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: TALVEZ

XXI – O Mundo

Muito mal interpretada, a Carta do Mundo significa recompensas, mais precisamente a hora de colher – o que significa que você vai colher TUDO, tanto as boas quanto as más ações, e não somente cairá coisas boas do céu em sua vida como dizem por aí. Indica autoconhecimento, vitória, objetivos alcançados, riquezas, o infinito. Mostra que é possível quebrar barreiras, acabar com medos. Alcance da totalidade, bem estar e gratificação.

Em pergunta cujas respostas deve ser sim ou não, responde como: SIM

 Sobre o aspecto negativo no Tarot de Marselha

Ao lado de cartas negativas ou invertidas, as cartas trazem significado oposto ou mais fraco. Exemplo: O Mago é a força de vontade ou a iniciativa, inverso ou lado de cartas negativas significa preguiça, má vontade ou infantilidade OU pode simplesmente indicar força de vontade muito pouca. O Sol, que é uma carta muito boa, ao lado de cartas negativas ou invertido pode significar egoísmo, desperdício, má sorte, mau desenvolvimento ou seus aspectos negativos terão menor força e assim por diante. Nem todos os adivinhos usam o lado negativo através de cartas invertidas, pois conseguem captar a mensagem mesmo sem essa técnica. Essa técnica é usada tanto no tarot de Marselha quanto em outros tarots.

Quando uma carta está inversa? Quando você embaralha as cartas, deve jogá-las na mesa e com as palmas das mãos embaralhar completamente. A Carta inversa estará literalmente com o desenho inverso. Veja o exemplo abaixo:

tarot de marselha - posição invertida

 Métodos de jogar o Tarot de Marselha (válidos para outros tarots do tipo)

  • Método de 3 cartas

Aqui entenderemos o passado, o presente e veremos uma fresta do futuro. Jogue como está na imagem a seguir:

tarot de marselha - metodo 3 cartasNão tem segredo. Vire a carta e tente não ser tendencioso, tente entender a mensagem da carta e associar ao que você fez no passado[bb], logo, a carta do presente estará ligada a esse acontecimento no seu passado, que teve ou ainda tem seus remanescente hoje em dia. No futuro você verá alguma consequência dessas ações, que podem ser recompensas ou não.

  • Método para quem deseja autoconhecimento

Aqui as cartas do tarot de Marselha falarão com você sobre você mesmo, por exemplo, digamos que você pergunte ao tarot: “Porque ando tão triste?”. Você vai jogar e o resultado será o porque da sua pergunta. Jogue como está na imagem a seguir:

tarot de marselha - autoconhecimento

Aqui preste atenção, pois não se trata de ver o futuro e sim de entender a si mesmo, portanto só veremos como viemos agindo (duas cartas para o passado) e como estamos agindo agora (presente). Se você é do tipo de pessoa que se faz de cega, não adianta fazer esse jogo, pois para melhorarmos nossa vida e evoluir precisamos ver nossos defeitos, aceitar que erramos e aprender para fazer diferente no futuro.

Exemplo: Eu pergunto ao oráculo “Porque não consigo alcançar o meu objetivo X”.

Aí eu embaralho as cartas e jogo primeiro as duas cartas do passado, conforme a ilustração, depois as duas do presente.

Agora que as cartas estão em seus devidos lugares, vou interpreta-las começando pelas do passado. Digamos que saíram as cartas “O imperador e O Eremita”. Posso entender que fui orgulhosa e que me fechei num casulo, não entrei em contato com ninguém. Lembre-se de combinar os sentidos das cartas, pois quando tiramos em conjunto devemos ler em conjunto, assim que funciona no Tarot de Marselha e em muitos outros.

Em seguida viro as cartas do presente. Digamos que saíram as cartas: “A Lua e O Enforcado”. Posso entender aqui, juntando os dois significados, que eu ainda estou em ilusões, sonhando demais e portanto o que estou fazendo está sendo em vão.

Dica: para entender melhor qualquer jogada do tarot de Marselha, experimente ler sobre cada carta, pesquise, veja mais livros. Entenda suas simbologias.

Você pode usar esses dois métodos tanto para você mesmo quanto para outra pessoa. Aconselho que compre pelo menos dois livros sobre o tarot de Marselha para conhecer mais e entender melhor sobre os arcanos, pois não possuem somente esses significados que coloquei aqui e com um livro poderão entender melhor sobre muitos aspectos. Adiante falaremos de outros métodos e dos Arcanos Menores[bb] do Tarot de Marselha.

Ps.: os significados aqui servem para vários baralhos e tarots que utilizam esse sistema e figuras! Exemplo: Tarot Mitológico, Rider-Waite. Mas aconselho que leia o livreto que acompanha cada baralho, pode ser que tenha algumas pequenas diferenças.

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e fotografia é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links: