Recomendação de livros!

livrosPor que a Recomendação de Livros?

Tem vários livros na “categoria livros”, porém, a gente sempre quer uma lista! Pensando nisso fiz essa parte com os nomes dos livros postados no blog já com o link direto para o artigo.

A lista de recomendação também foi feita com intuito de ajudar quem procura livros para comprar sobre temas específicos.

É isso gente, divirtam-se e compartilhem! Sempre tem alguém atrás de livros e não sabe o que comprar porque não sabe nada sobre o livro.

Observação: Ao lado do link da postagem original, coloquei links de lugares onde vocês podem comprar os livros da recomendação!

Lista de Livros já publicados no Blog

1 – Enciclopédia da Bruxaria

2 – A Dança Cósmica das Feiticeiras 

3 – Ritos e Mistérios Secretos do Wicca

4 – A Cozinha da Bruxa

5 – Um Feitiço por Dia

6 – Guia Essencial da Bruxa Solitária 

7 – O Tarô Mitológico

8 – Mulheres que Correm com Lobos

9 – O Livro de Ouro da Mitologia

10 – Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais

11 – O Oráculo da Deusa

12 – Madru – A Lenda da Grande Floresta 

13 – O Livro dos Mortos do Antigo Egito

14 – Wicca Essencial

15 – (1) Bíblia dos Cristais Volume 1

16 – (2) A Bíblia dos Cristais Volume 2

17 – A Bíblia da Astrologia 

18 – A Deusa Interior 

19 – Oráculo dos Deuses, Heróis e Titãs da Mitologia Grega 

20 – Mandalas – Formas que Representam Harmonia dos Cosmos 

21 – O poder da Bruxa (download no artigo)

22 – O Livro de Ouro das Ciências Ocultas

23 – Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas

24 – Os Ritos E Mistérios de Elêusis

25 – Eternamente Ísis 

26 – A Bíblia da Mitologia

27 – O Guia dos Hieróglifos Egípcios – Ler e Escrever em Egípcio Antigo

29 – Heart of the Sun – An Anthology in Exaltation of Sekhmet

30 – Breve História do Antigo Egito

31 – Runas, Magia e Transformação

33 – O Livro Celta da Vida e da Morte

35 – A Bíblia da Humanidade – Mitologias da Índia, Pérsia, Grécia e Egito

36 – Anuário da Grande Mãe

37 – Bast and Sekhmet: The Eyes of Ra

38 – O Caldeirão da Magia Amazônica

Está fazendo pesquisas? Dê uma olhada no blog! Procure nas categorias o que pesquisa! Apenas lembre-se que os textos tem direitos autorais, não copie!

Veja a página da Oficina das Bruxas no Facebook! Clique aqui: https://www.facebook.com/Rosea.Bellator

Ah, nós temos um grupo também! Veja: https://www.facebook.com/groups/860423850665045/

Obs.: Na página do Facebook não publico apenas textos e imagens minhas, portanto procuro colocar os nomes dos respectivos autores, mesmo quando não encontro o autor original não assino como postagem minha! Portanto se você ver algo e reconhecer o autor, por favor me avise, além de ajudar o autor, você ajuda quem está pesquisando para procurar mais obras do mesmo autor, ok?

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

150 COMENTÁRIOS

  1. Olá, querida!
    Você pode me indicar algum livro sobre ervas? Ervas, seus significados mágicos, chás etc? Coisas do tipo. Talvez algo sobre cultivo.

    Aguardo retorno! Obrigadíssimo.

    Obs: Amo seu trabalho!

  2. Oi rosea amor ah magia e gostaria de me transformar em uma bruxa de verdade pois sei que fui chamada desde a infância já tive umas experiências extraordinárias pode me indicar alguns livros pra iniciar

  3. Oi Rosea! Em primeiro lugar muito obrigada pelo seu blog e por sua disposição em ajudar. Li todo o seu artigo sobre como começar na bruxaria e me ajudou muito. Agora estou começando a ler O Guia da Bruxa Solitária e me interessando cada vez mais pelo assunto, me sentindo muito envolvida, coisa que nunca tinha acontecido antes. Obrigada por tudo! Boas energias pra você <3

  4. Olá Rosea, amei de paixão o seu blog, ensina miutas coisas e para iniciantes como eu ele é um “achado”. Comprei um livro chamado O Livro Completo de Wicca e Bruxaria da autora Marian Singer publicado pela Madras Editora, ela define bem as diferenças e semelhanças da Religião Wicca e a metodologia da Bruxaria. Estou começando a ler agora, as o que eu já olhei do conteudo dele, ele tira a confusão entre um e outro… fica a dica caso você ainda não conheça. Muitos abraços pra você que foi iluminada para ajudar as pessoas que se interessam pelo assunto (tipo eu) 😉

  5. Isso funciona de verdade?tipo eu vou conseguir fazer feitiços e tudo mais?Porque eu não posso perder tempo com isso necessito de coisas verdadeiras….

  6. Ola Rosea, tudo bem?
    Bom eu gostaria de saber se vc poderia me mandar alguns livros se vc tiver em pdf, ah e obrigado pela divisão de conhecimento estou sempre acompanhando.
    Beijos!

  7. Olá Rosea Bellator, já faz muito tempo que acredito sobre bruxas, bruxos, e magias, a muito tempo que queria aprender sobre, eu não nasci com um dom, (Porque dizem que bruxos e bruxas ja nascem com dom) Isso é verdade? Porque quero muito aprender, Mas tenho medo, eu sou menor de idade ainda, tem problemas? E eu tenho medo da minha familia nao aceitar sobre bruxas, Sobre oque eu quero ser, =( ,Será que devo contar para alguem da minha familia Rosea? Sou do cristianismo, acredito em deus, mais tbm acredito em magia.. eu to começando ler muito em seu site, e to gostando muito, você poderia me indicar algum livro pra mim ler, pra eu aprender sobre isso? Obrigado! Bjs

  8. Olá!
    O livro Enciclopédia da Bruxaria não tem mais para vender no Submarino… Não sabes outro site seguro que eu possa encontrar? Ah, já fui em várias livrarias da minha cidade, e não encontro! 🙁
    Adoro teu Blog, beijos!

  9. ola bom nem sei por onde começar vou resumir um pouco a muitos atras de uma certa forma comecei a mexer com magia não sei como mas aconteceu…. com o passa do tempo ela se perdeu por conta de muito preconceito queria saber como posso recomeçar como recuperar a bruxaria e conseguir da continuidade ?

  10. Ola bom nem sei por onde começar, mas vamos la… desde dos meus 10 ou 11 anos fiz meio q um ritual ou uma magia na escola na epoca nao entendia muito oque era eu tinha um professor que era da wicca ele gostava muito ele tbm era aluno na epoca junto comigo chamo ele de professor porque ele me ensinou algumas coisas na epocas de escola fizemos um. Trabalho nao lembro bem mas usamos calderao uns ingredientes falamos um pequeno texto e eu toquei fogo e a xama ficou violeta e comecei a controlar ela… dai eu fiquei bastante interessada no assunto aquilo me envolvia.. os anos se passaram e do nada fiz uma magia que eu crie pra minha amiga e olha q deu certo… nao sei como… o tempo foi passando e o preconceito aumentando ate q por fim minha familia me fez mudar o foco e o rumo… agora tenho 21 anos sou casada e procuro aquilo que um dia eu perdi nao sei como voltar e nem por onde começar com a bruxaria novamente por favor me ajude… sera que antes eu tinha tal dom e nao sabia? Como posso comecar?

  11. Oi Rosea, tudo bem? Estou começando agora, apesar de ter interesse há muito tempo.
    Eu gostaria de saber a sua opinião: devo começar por livros que tratem de cristais, Tarô ou por livros que tratem mais da filosofia da wicca? Percebi que há muitas vertentes e não tenho certeza de qual se encaixa comigo. Obrigada pela atenção.
    Beijos S2

  12. Ola,

    Gostei muito do seu blog, acredito como muitos, quero estudar e me aprofundar mais no assunto. vi suas sugestoes de livros, mas poderia me indicar com qual comecar? Sou iniciante e gostaria de progredir de acordo.

    Muito obrigada

  13. Todo mundo diz que eu tenho poderes e dizem q eu só uma bruxa então fui pesquisar em como ser uma bruxa mas n sei nem por onde começar e tenho muitas duvidas VC pode me ajudar.
    Vcs tem um templo alguma coisa do tipo onde vcs se encontra,tipo os evangelicos que vao na igreja?

  14. Olá, sou novo e comecei hoje a pesquisar sobre isto até encontrar seu site, poderia me ajudar pois não sei como fazer as coisas e tenho um medo de não ser aceito, não sei se é por causa do bullyng que sofri quando era criança ou qualquer coisa… Onde posso comprar os acessorio? Obrigado.

    • Oi Hugo!
      Não tenha medo de “não ser aceito”, a vida é assim mesmo. Uns gostam de vermelho e outros de azul. Tem gente babaca que só porque não gosta de algo acredita que deve tratar mal a outra pessoa… afaste-se delas, pois não são boa gente.
      As coisas que usamos, ingredientes, incensos, etc, variam…
      Tem coisa que você encontra e mercado, em loja esotérica, papelaria…
      Depende 😀
      Até!

  15. Eu tambem queria saber se tem algum livro que fala sobre significados de nomes.. voce me indica alguns!!?
    há… hoje e seu dia Parabéns… sua Linda!! <3

    • sim,tem um livro de magias que achei no google,n sei se e real ou falso mas
      tem varios nomes pra fazr feitiços,por exemplo tem um nome de um feitiço ai la fala o que ele faz vo passar linkhttp://worldmedievalbommihablitz.weebly.com/livro-de-feiticcedilos-do-bem.html la tem varios nomes e igredientes ,ainda mas,tem poçao do amor

  16. oi tudo bem.. sou uma pessoa do tipo curiosa! e amei sua foto!! você e filha de bruxos? ham, queria ter mais contatos com você… mesmo que seja apenas em sonhos!!! bjs

  17. Olha eu tenhyo um tio que é bruxo a muito anos , muito culto ( fantasticamente…rsrs..), eu sempre achei muito interessante o ocultismo.. minha vida inteira pesquisei sobre isso.. no entanto tenho algumas tatuagens no corpo da era egípcia…(fantastico)… sempre converssei muito como meu tio sobre essas coisa, mas sempre quis aprender um pouco mais… ele me disse que todos temos uma energia dentro de nos (entre outras coisas), certo dia na casa dele ele me revelou que sou um bruxo( por alguns eventos que contei para ele).. fiz alguns destes testinhos que vi na net , e todos deram o mesmo resultado ( Bruxoooo …obaaaaaaaaaaa…rsrs…).. meu sexto sentido é muito agussado, sinto uma energia fantastica dentro de mim, e quero iniciar mesmo…. mde ê uma luz ai do que devo realmente fazer…( alias vc não é lindinha , vc é perfeitinha aos meus olhos…
    bjokasss…

  18. Rosea, estou começando a estudar sobre a bruxaria e seu site está me ajudando demais. Comprei alguns livros também, que encontrei em um sebo, chamam-se: Segredos da Bruxa e Bruxaria Natural… estou lendo e estou gostando. Lendo as mensagens vi sobre dois outros livros que vc falou e que não encontrei ainda.. vc teria como me mandar por e-mail também??? rs.
    Bom, quero te parabenizar pelo site, ele é maravilhoso!!!

    Obrigada… Amanda!!

  19. Bom dia!! Não li todos os coments, talvez já tenham dado a dica… mas muitos livros se encontra no site Estante Virtual, um site com o acervo de sebos de todo o Brasil, com livros novos e usados. Já comprei ‘A Pequena Bruxa do Mario Scherer e recomendo pra quem é novinho(a) e vai começar do zero, li emprestado quando tinha 15 aninhos e agora comprei o meu. Também gosto do A Bruxa de Évora, com muitos cânticos e benzeduras do tipo que as vovós faziam, além de uma história fascinante. São livros pequenos e de fácil e rápida leitura. Beijos queridos!

  20. bom dia,bom quando comecei a ler era ,né agora já é boa tarde.agradeço vc por tudo isso que nos ensina mesmo sem saber quem o somos,amei isso era o que eu precisava,e procurava já havia um bom tempo. UMA pergunta,ou duas talvez,a gravidez interfere de alguma maneira em nossas ações de algum modo,como sendo bruxas,n sei se deu p me endender.QUERIA te contar um pouco sobre minha historia,teria onde,se é que o posso fazer.fico grata por tudo e principalmente por tua atenção que é de importante valor.bjs!

  21. Rosea, tudo bem?
    Estou lendo a Enciclopédia da Bruxaria, e encomendei o livro Um Feitiço por dia. Teria algum livro em especifico que possa me ajudar a entender mais sobre a bruxaria e seus conceitos tanto praticos quanto espirituais? Vi as recomendaçoes dos seus livros, li as sinopses e gostaria de comprar todos. ($$$$) kkkkk. Quero aprender e absorver o maximo dessa arte. Basta sentir a energia para lembrar o quanto pode ser recompensador se dedicar a aquilo que voce gosta de verdade.
    Parabens por cada postagem e por sua dedicação.
    Tenha uma noite maravilhosa e tranquila.

    • Olá Henrike!
      Então, não tem um super livro srsrsr Todos que indico explicam um pouco dos conceitos práticos, teóricos e espirituais. Lembrando que a bruxaria tem muita coisa parecida, por exemplo, com xamanismo, então é muuuuuuuita coisa pra um livro só! O jeito é ir lendo os com tema mais próximo do que estamos querendo aprender! 😀 ($$$$$ kkkkk)
      Agradeço o carinho!!!

      • Olá,
        Compreendo claro, seria impossivel realmente ter um livro que abrange-se tamanho nivel de informaçoes, pensei que pude-se ter algo mais voltado para iniciantes, tipo uns conceitos basicos sabe. Mas pensando bem seu blog é um livro, um extenso, magico e maravilhoso livro. Só tenho a agradecer por voçê estar todo dia, postando, comentando, se preocupando com tudo e com todos que pedem sua ajuda. Tenho certeza que sera eternamente recompensada, afinal na vida colhemos oque plantamos.. Obrigado por tirar minhas duvidas. Tenha uma noite abençoada e cheia de magia. ^^

  22. Rosea! Achei boa parte dos livros sugeridos no Google Docs. D+!
    Obrigado pelas sugestões. Devorando tudo. 😉
    Pra quem ainda não comprou, galera dá uma olhada no https://docs.google.com
    e pra aqueles que gostam de papel impresso (igual a mim) podem baixar (na faixa) e imprimir.
    Abs.

    • Sim, tem muitos livros para download pela internet, mas sinceramente, recomendo que comprem os que ainda estão nas livrarias, para ajudar o autor e porque é mil vezes melhor para estudar (na minha opinião rs)

  23. U-A-U! Tem tanto comentário no post que você recomendou, que nem dá para comentar lá. RsRsRs Enfim, eu já tinha “devorado” aquele post. Aliás, foi o primeiro post que eu li da Oficina *-* – Mas, eu não acredito em quem diz que “quer ser”, ou sei lá. Eu sinto que SOU. O quê, bom isso estou descobrindo aos poucos hahaha. Mas às vezes acho que sou é maluco. Você se sente assim às vezes? Tudo parece tão extraordinário!!! Principalmente quando eu começo a entender o que acontece. Desculpa, estou falando baboseira já. Bom, eu estou aprendendo Runas. Eu vi que você recomenda o Tarot, mas eu me identifiquei com as Runas. De qualquer maneira, estou aprendendo ‘sozinho’ e acho que assim está bom, por hora. Vou pela intuição e sensação, e busco entender o que cada coisa quer dizer. Gostei muito do teu tópico. Você brilha!

    • Alisson o “”””querer”””” ser bruxo implica em a pessoa sentir o poder dela e não saber como se desenvolver, pois todos temos poder, todos podemos desenvolvê-lo como acharmos melhor. Alguns querem desenvolver e se tornarem bruxos, outros espíritas e por aí vai. Pessoas se descobrindo, como você.
      E sobre o tarot, eu nunca recomendei o tarot, eu disse que EU possuo maior facilidade e dúvidas sobre o tarot eu posso responder melhor.
      Geralmente nós aprendemos sozinhos mesmo, afinal, nosso poder é algo interno rs
      Boa jornada, siga adiante! E agradeço pelo carinho 😀

  24. Rosea, espero que veja esta mensagem!
    Não quero ficar contando historinha aqui, mas poderia me recomendar um livro de ponto de partida? Estou lendo muito por aqui, e você é sensacional (de verdade!), mas preciso saber qual livro posso pegar de “base”. Não tenho muita noção, e estou seguindo teus conselhos. Pode dar uma ajuda?
    Obrigado!!! Beijos :*

  25. Oii, eu estou muito interessado no assunto, e não sei se posso adquirir livros ou alguns ingredientes agora… E queria saber se posso começar de algum jeito mais simples.. Aí por isso queira saber se pode dar algum conselho.. Indicação.. Não sei, desde já agradeço.

  26. Obrigada pelas dicas, Rosea! Consegui encontrar 1 da lista em um sebo de grande acervo daqui… Madru – Alenda da grande floresta. Está em bom estado e comprei baratinho. Amo lugares que cuidam bem de livros. Hihi’ :3
    Beijos

  27. Primeira vez aqui no blog,estou adorando ja li um monte de matérias só hoje,parabéns Rosea seu blog é demais,já tive interesse em bruxaria mas talvez por medo nunca me arrisquei já li um pouco sobre o assunto mas nada além disso até hoje (quando me deu um tique sei lá)bateu uma vontade de pesquisar sobre o assunto ai achei seu blog e estou fascinada,quero aprender mais e colocar em prática,por favor me ajude nesse caminho de conhecimento,por favor me indique mais materiais para estudo pelo email.

    Grata Monique

  28. nossa amei td q vc escreve virei fã…..estou estudando cada vez mais pra me tornar uma bruxa mais sábia obrigada ajudou mto!!!!!!!!!!!!!!bjus e prazer em conhece la

  29. Olá Pessoal, muito legal essa troca de informações correndo aqui!!!

    Há dois livros que estou utilizando há um bom tempo como sendo (praticamente) bases da minha prática, são eles:

    -Uma Bíblia das Bruxas (A Witches’ Bible, The complete handbook) – Janet e Stewart Farrar, elas participaram do Coven de Gerald Gardner e no livro há também transcrições das páginas do grimoire do Coven, com rituais escritos pela Doreen Valiente.

    – Bruxaria, Teoria e Prática (Witchcraft, Theory and Practice) – Ly de Angeles, esse livro é ótimo, ela trata do treinamento mágico desde o conceito à prática, um dos melhores que já li, Ly é sumo-sacerdotiza de um Coven na Austrália, e seu livro passa os mesmos ensinamentos que ela transfere aos iniciantes.

    Comprei os dois pela Amazon internacional porque não os encontrei disponíveis no Brasil 🙁

    Abraços a todos

  30. gostaria de compra um livro porem nao sei qual escolher! estou estudando sobre as bruxas e gostaria de ser uma porem nao sei por onde começar! tem como mim ajudar sinto que sou diferente e adoro este mundo

  31. ai também estou louca por esse livro! a propósito, vc já viu o blog Teia de Thea? morro de vontade de participar do grupo delas de participar dos rituais…sou apaixonada pela Mirella Four….
    bjs
    Dani

  32. Por falar em livros……Rosea, qual é mesmo o nome do livro que você quer ganhar de presente de Yule/Natal? Me perdí ao pegar o seu endereço aqui 🙂

    Você merece sim, pois, afinal, este blog é aula pura sobre Bruxaria! e ainda por cima grátis…né não??

    • *-*
      Ainnnnn não vai ter jeito então eu quero hauhauahauah
      O livro era “Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas” – um livro pra estudar… quero me adentrar mais no Sagrado Feminino para poder entender, viver e escrever!!!!

      Alda, eu agradeço e fico honrada 😀

    • Gabriel, para ser bruxo e feiticeiro não tem que ter NADA DE LAÇO COM NADA DE DEMÔNIO. Não sei onde você viu isso, mas está completamente enganado quem o disse. Bruxos e feiticeiros não são um único tipo de pessoa.
      Assim como tem crente mentiroso e que rouba o povo na cara dura, assim como tem juiz que faz coisa errada, assim como tem gente boa e má, tem bruxos bons e maus. Se você quiser ter essas ligações baixas, que tenha, mas não existe nada que lhe obrigue a ser assim. Eu sou bruxa e não possuo nenhum tipo de ligação com esses seres. Infelizmente a cultura cristã taxa qualquer outra coisa que não seja a fé deles de demônios, porém a maior parte da fé da bruxaria é simplesmente a natureza. A natureza é um demônio? Não né? Pois é…

      • Obrigado ! E queria te fazer algumas perguntas (tirar dúvidas que ninguém ainda tirou), primeiramente vocês tem alguma ligação com alquimia ? E você sabe um jeito de canalizar minha energia em um certo ponto e usa-la como bem entender? E mais uma vez obrigado por esclarecer aquela outra dúvida para mim !

        • Gabriel, essas suas dúvidas na verdade são mencionadas diversas vezes no blog rrsrssr
          Bruxas SÃO alquimistas uma vez que são pessoas transformadoras. Transformamos ervas, pedras, infinitas outras coisas em energia e fazemos magia. A magia pode estar em um feitiço, em um talismã, em uma poção…
          “Canalizar energia em certo ponto e usar como bem entender” = magia. Será necessário anos de entendimento e prática para “fazer o que bem entender”, mas pode começar a prática com os feitiços (que é canalizar a energia em um assunto/objetivo/ponto) simples, que tem aos montes no blog também rsrsr.

          Beijokas!

          • Esqueci de perguntar 2 coisas, a projeção astral é algum tipo de magia ? E queria saber se tem algum lugar para aprender na prática… Desculpe tantas perguntas, é que eu ja achei outros sites mas você foi a Unica que me respondeu….. A e mais uma coisa, como conjurar maldiçoes ?

          • Projeção astral não é bem magia, está mais para uma técnica… não tem local específico para aprender na prática, mas ainda farei um artigo sobre aqui, ok?
            Sobre conjurar maldições: existe sim, mas não ensino esse tipo de coisa. Ponto final.

            Não precisa pedir desculpa pelas perguntas, mas dando uma olhada no site você vai achar as respostas.

          • Oi ! Quero saber só uma coisa…. como consagrar um galho ? Ou Caneta ou qualquer outra coisa do tipo…. E obrigado mais uma fez pelas antigas respostas

  33. Não chore minha linda!!! hehehe (risada grossa)

    Sei que este livro Hex Hall está sendo indicado pela internet. Ainda não li a resenha e acredito que é um livro “mais suave, estilo jovem”, do mesmo estilo do que já li “Bruxas e Bruxos” (vol.1) que amei! Até presenteei a uma amiga hiper culta que amou também, dizendo que nunca leu este tipo de livro, um livro que nos prende, nos fantasia.

    Tô aguardando ansiosa aqui no Brasil o volume 2 (Bruxos e Bruxas).

    “As Deusas e a Mulher” encomendado!
    Beijokas

  34. Aqui eu de novo…..querendo tirar dúvidas.

    Rosea…o livro citado no Oficina das Bruxas, no facebook, “As Deusas e a Mulher” da autora Jeans Shinoda é na versão brasileira? Estou querendo comprar.

    Você(s) já ouviu falar no livro “Hex Hall” , volume 1 e 2?

    Eu aqui, no aguardo…….

  35. Fiquei curiosa com a conversa entre vocês (Rosea e Daniela) a respeito da indicação de 2 livros….QUAIS SÃO?? sou curiosa….hihihi
    De repente eu possa ter, indicar também de qdo me indicaram e afins.
    🙂 🙂

  36. Rosea vc teria alguma sugestão por qual livro devo começar a estudar? aprendo mto com vc, mas quero uma indicação para começar a estudar e a me aprofundar mais, eu ha um tempo atrás fiz um curso online de 2 meses da Wicca e aprendi algumas coisas, mas fiquei sem grana e pretendo estudar sozinha mesmo e as dúvidas vamos tirando com as amigas né!?! kkk então por onde devo começar a ler?
    beijokas bruxescas…

    Dani

  37. 0la amiga voce tem conhecimento de onde posso ter acesso a esses e livros e mais informçao em ebook ou pdf? nao estou a ter entradas de cash e preciso, mas gosto de ler e aprender ..
    Obrigada
    Paula

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here