E que tanto se fala nessa erva? Por que é tão utilizada pelos bruxos? Que que tem essa tal de artemísia?
Nome científico: Artemisia vulgaris L.
Propriedade mágica: desenvolvimento da intuição, vidência, sonhos, conexão espiritual, conexão com o sagrado feminino, auxilia no entendimento das coisas espirituais – que estão além do entender racional, auxilia no discernimento.
Propriedade medicinal: Como chá, ou seu vapor (inalação), é bom contra enxaquecas, dores de cabeça, enjôos, é antiinflamatório, bom contra cólicas uterinas e abdominais, combate a TPM, digestiva., vermífuga Contra-indicado para gestantes, e também para aquelas que estão na fase de amamentação.
Onde encontrar: qualquer feira, mercadinhos, casa de ervas, lojas esotéricas ou de artigos religiosos.
Nativa da Europa, Ásia Central e Norte da África, a artemísia hoje está presente pelo mundo todo graças às suas propriedades maravilhosas e seu aroma. Seu arbusto pode variar de 1 a 2 metros, com folhagem verde escura e aquele saber amargo. Por volta de julho a setembro, costuma florescer entre um amarelo e vermelho escuro.
Apesar de apresentar resultados rápidos, tanto no uso medicinal, quanto no espiritual, a artemísia deve ser consumida com cuidado, pois seu excesso pode intoxicar.
É amplamente usada em queimas de oferenda aos deuses, em pedidos para que se abram os véus espirituais e possamos ver o outro lado.
Feitiço Simples para Energização e Intuição
Unte uma vela branca com azeite, e bem juntinho da vela, coloque algumas folhas de artemísia seca, para que a vela queime quando estiver próxima do fim. Traga para perto o que deseja energizar e então acenda a vela. Concentre-se… faça seu encantamento, como preferir. Lembrando que este simples feitiço é bom para energizar, seja um objeto ou você mesmo ou um ambiente, energia de proteção, conexão espiritual. E serve também como um feitiço para despertar intuição em todos ao redor. Pode jogar os restos no lixo, pois estarão queimados de cera.
Chá para ritual
Como já dito, a artemísia ajuda muito com a vidência, a aguçar os sentidos para as coisas espirituais, como a intuição. Então, um simples chá da planta, se tomado um pouco antes de qualquer ritual ou mesmo o uso de oráculos, pode ajudar muito.
Uma colher (sopa) para 150 a 200 ml é o suficiente. Deixe ferver um minutinho e depois é só desligar o fogo, deixar abafado. Coe e tente beber ainda entre quentinho/morno. Sem muita enrolação, ok? Tente beber tudo em uns 2-3 goles. Não adoce. É amarga mesmo, e com o tempo a gente acostuma.
Amuleto Simples para ajudar a Sonhar
Em um saquinho de algodão, coloque umas 2 colheres (sopa) de artemísia, 1 ametista bem pequenina e um anis estrelado. Feche o saquinho, podendo costurá-lo ou amarrar com barbante. Consagre em nome da lua cheia ou de alguma deusa como Hécate, pedindo que te ajude a sonhar. Depois é só agradecer.
Antes de dormir, segure o saquinho e peça para sonhar (de preferência com algo que você precise saber), coloque debaixo do travesseiro… e durma.
Use quando quiser, quantas vezes quiser.
Banho de Artemísia
Bom banho para quem busca proteção espiritual: numa panela com água fervendo, coloque um punhadinho de artemísia e as pétalas de uma rosa branca. Espere um minuto. Então desligue o fogo, abafe com a tampa da panela e deixe amornar.
Quando estiver na temperatura que você preferir, coe. Os restos de erva, você pode secar e queimar no caldeirão depois, ou simplesmente jogar na natureza.
Tome seu banho higiênico. E em seguida, tome o banho mágico, do pescoço pra baixo. Sempre visualizando e invocando a energia de proteção. Está feito.
E… uau! Tem muito mais! Vale a pena estudar mais a planta e seus usos! Pode ter certeza de que vai ficar surpreso com o que vai achar!
Deixe sua sugestão para o próximo post do Herbário, pois sim, ele voltou!
Beijokas!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
Youtube: Canal Oficina das Bruxas
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.