Mas meditar é difícil… Meditação é coisa de gente que não tem o que fazer. Meditação é isso. Meditação é aquilo.
Epa, epa… calma aí!
Vamos ver hoje para que serve a meditação e porque tanto falamos dela na magia. Ah sim, e como meditar, que é um problemão pra muita gente!
Em primeiro lugar, vamos falar porque a meditação é algo importante e porque a prática tem se tornado cada vez mais procurada por aí:
- Reduz ansiedade, pois ensina a paciência
- Reduz estresse, pois ensina a respirar
- Diminui problemas com o sono, por causa dos benefícios acima!
- Com a melhora que vimos, ajuda na autoestima
- Que por consequência ajuda a melhorar a criatividade
- E reduz dores de cabeça e medos
- Melhora a memória e nossa saúde de forma gradual
- Ajuda até na perda de peso
- Reduz pressão arterial
- E ajuda no combate a vícios
Isso é só uma tabela que você encontra em qualquer lugar. Os benefícios para a meditação em conjunto com a magia são ainda maiores. Muitos não sabem, mas quanto melhor nossa capacidade de meditar, melhor visualizamos, melhor direcionamos o poder apenas com o “sentir” da energia. E quanto melhor direciona, quanto melhor visualiza, maior a força empregada em cada feitiço, ritual, encantamento ou simplesmente um desejo.
Agora que você já sabe da importância e dos benefícios, deve estar pensando: ok, como medito? Quando devo fazer isso?
Como Meditar
Pra muita gente, a meditação só acontece se você se sentar na posição da lótus, que é com as pernas cruzadas, fechar os olhos e esvaziar a mente. Respirar… fundo…. e … soltar… tranquilo…
Está certo.
Mas… e quem não consegue simplesmente desligar? Parar? Sentar? Esvaziar a mente?
E quem tem o vizinho que não desliga o som a tarde inteira? E quem tem filho e não consegue simplesmente fechar os olhos, a menos que seja para dormir? E quem quer ensinar crianças hiperativas?E…
Calma gente, tem outros meios.
Não são convencionais, mas funcionam.
Também sou dessas que faz milhões de coisas no dia e fica muito difícil meditar da forma mais comum. Então eu também tive que buscar essas outras maneiras… ainda mais pros rituais de magia, porque é muito difícil ficar um bom tempo concentrada.
Leia, identifique o que você consegue fazer… e seja feliz:
Meditação com dança: é simples e é o meio que mais uso. Coloco uma música sem voz, apenas instrumental. Leve. Fecho os olhos e começo a dançar. A princípio é normal seguir a música… mas o segredo está em apenas sentir, sem querer criar passos… apenas deixar o corpo se mexer e deixar a mente viajar. Você pode visualizar algo, para o seu ritual, ou pode simplesmente esvaziar a mente. Tem uma hora que você nem percebe mais a música, apenas a tranquilidade. No começo eu conseguia ficar pelo menos 10 minutos… depois 15… depois 20… e com a prática e o tempo, aumentei sem perceber para 30 minutos… e agora já consigo meditar dançando por pelo menos 45 minutos.
Meditação no banho: pode ser no seu chuveiro, na banheira, no lago, na cachoeira, na praia… onde tiver água. Tem quem consiga até lavando louça.Feche os olhos, sinta a água pelo seu corpo. Foque no som da água, no fluxo… na respiração… e quando perceber, você está relaxando… pode aproveitar, que é bem interessante, e visualizar as ondinas no começo da meditação.
Meditação enquanto caminha: Essa é legal para quem pode por os pés num belo gramado, na areia da praia, na terra. Pode ser no piso de casa? Pode, mas não terá a mesma energia da terra na natureza. De boa, de olhos abertos, visualize um espaço e comece a caminhar em círculos. Aos poucos, comece a fechar os olhos…a focar no contato com a terra e na sua respiração… aos poucos vai conseguir caminhar de cabeça leve, vazia, apenas relaxando. Pode aproveitar, no começo da meditação, e visualizar os gnomos!
Meditação com Vela ou outra fonte de fogo: bem simples… acenda uma vela, de qualquer cor ou tamanho. Sente-se de maneira confortável, que consiga ver a chama da vela a altura de seus olhos. Nem abaixo, nem acima, porque atrapalha. De olhos abertos, foque na vela, na sua respiração… devagar, deixe seus olhos pesarem e fechar…. continue meditando…. a vela ainda está lá, pode ser que continue vendo sua luz ou a veja involuntariamente numa visualização mesmo. Não tem problema. Apenas permita-se descansar e meditar. Pode aproveitar, no começo da meditação, e visualizar as salamandras.
Meditando enquanto desenha: Sente-se de maneira confortável. Pegue um lápis ou caneta, que seja, de qualquer cor, e papel. Não é nada elaborado. Apenas comece a desenhar, por exemplo, um círculo… e não pare. continue circulando… circulando… feche os olhos e deixe a mão continuar… circulando… circulando…num movimento lento, mas sem parar. Sem fazer força, suave… Aos poucos você pode até parar de desenhar, de tanto que vai se aprofundando no relaxamento da mente, o que não é problema algum, ok? Pode aproveitar, no começo da meditação, e visualizar os silfos.
Meditando e cantando: Parece doido, eu sei. Mas, mais uma vez, não é nada elaborado. Nada mais será do que recitar um mantra, sem parar, devagar, de forma ritmada… de olhos fechados. E quando perceber, estará meditando tranquilamente, esvaziando a alma, e renovando. Normalmente as pessoas gostam de usar mantras como Om Mani Padme Hum, e tem vários videos no Youtube com esse som e algo instrumental no fundo, bem relaxante. Tem também, para quem gosta de algo mais voltado para a deusa, a música Circle Within a Circle, que também é um mantra! Hihih!
E….
Quando deve ser feito isso? Quando sentir necessidade. Quando perceber que está começando a perder a paciência. Quando perceber que não está respirando direito por estresse. Quando perceber que nada está fluindo. Quando for fazer um ritual… ou simplesmente quando quiser!
Seja lá da forma que vai fazer isso, faça sem pressa.
Faça com carinho… Carinho consigo mesmo!
Essas são apenas algumas alternativas que encontrei, mas tenho certeza que existem mil maneiras por aí de conseguir para meditação, apenas para meditar, sem visualizações ou magia.
E espero que tenham gostado!
Beijokas!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.
Quer ver outros posts? Clique nos links a seguir: