Livro sobre o Antigo Egito, morte, costumes antigos, cultura egípcia antiga, magia, primeiro livro da humanidade, hinos para deuses, passagem da morte.
O Livro dos Mortos do Antigo Egito
Editora: Hemus
Páginas: 356
Autor: Anônimo
Brevemente sobre o livro
Chamado de O Primeiro Livro da Humanidade, o Livro dos Mortos do Antigo Egito nos conta diversos segredos de como os egípcios celebravam, viviam e como viam a morte. Ensina hinos para entrar e sair do Mundo Inferior, de glória ao deus Rá e até mesmo como invocar certas criaturas.
Existem inúmeros encantamentos antigos, como para obter os poderes das águas. para não ter a alma capturada, para se transformar em algo, para aproximar-se de deuses antigos e até mesmo para conduzir barcas do além!
Eu estava voltando do horário de almoço quando passei por um sebo, bati o olho no livro e comprei na hora. Ele está bem amareladinho e acabadinho (rsrssr) mas dá para ler direitinho! Aconselho a leitura, de verdade. Tem algumas coisas que eu não faria ou simplesmente não acredito que seja real, mas em compensação existem outras, como “Palavras para pronunciar na Entrada do Santuário de Maat” e “Hino a Osíris” e até mesmo o glossário (aprendi bastante coisa!) que são muito interessantes a ponto de me fazer pesquisar mais em outros livros ou cantar suavemente.
Esse antigo livro foi descoberto por Jean-François Champollion, arqueólogo francês, que decifrou a pedra de Roseta, chave dos hieróglifos egípcios, por volta de 1830. Ele estudou os monumentos egípcios do Museu de Turim. A partir daí, a informação que consegui é que Ricardo Lepsius continuou os estudos de Champollion de onde ele parou e então lançou o livro cerca de 1842. O verdadeiro nome do livro era Saída para a Luz do dia, dada pela primeira vez por Ricardo Lepsius. O livro tem como objetivo guiar a alma de um defunto para o além. É dito que logo após o Portão da Morte poderemos ver a luz do dia.
De acordo com o Antigo livro dos Mortos, a caminhada para o Além é árdua, difícil e sem esses ensinamentos a alma pode sofrer grandes consequências. Diz que seremos julgados por 42 juízes, e esse julgamento é liderado por Hórus e Anúbis.
O que você achou? Estou terminando de ler ainda, mas achei bem interessante e por isso estou recomendando!
Quer comprar esse livro? Aqui links que recomendo: Saraiva 1 | Saraiva 2 | Livraria Cultura | Submarino | Martins Fontes
Ps.: Existem várias capas e edições diferentes, em caso de dúvida, veja o título inteiro (Livro dos Mortos do Antigo Egito) e a Editora.
Rosea Bellator
Veja outros livros e artigos
- As Erínias
- Poesia: A bruxa e os instrumentos mágicos
- Ritual do Jardim Florido
- Meditação com Atena
- Banhos Mágicos II
- Poesias: Ela, a Bruxa
- Livro: Madru, a Lenda da Grande Floresta
- Livro: A Cozinha da Bruxa