Dia 21 está chegando, e como eu sou da Roda Sul, comemorarei Litha!
Porque comemorar o Sabbath, neste caso, Litha
Também chamado de Midsummer e Solstício de Verão, o sabbath de Litha é a entrada do Verão. É quando temos o dia mais longo do ano. Tudo fica mais quente, o Sol está no auge. O Deus já não é tão moço e é pai, e logo partirá deixando a Deusa sozinha. Mas enquanto ele não se vai, os deuses são como belos pombinhos que vivem seus dias de amor em uma união poderosa. Os dias vão ficando curtos, passam muito rápido. Sim, Litha marca o auge e em seguida o declínio do Senhor do Sol. Afinal, vivemos numa eterna renovação. O deus precisará ir para vir o Outono, as folhas caírem, voltando ao solo, para depois renascerem. A deusa não morre, mas está grávida, logo, fragilizada. Terá o bebê (que será o Deus) em Yule para então o ciclo girar eternamente, trazendo mudanças e evolução para todos nós.
******************************
Falaremos hoje somente sobre Litha, ok? Nas próximas datas falarei dos devidos sabbaths! Se você quer saber o que é a Roda do Ano ou se você quer as Datas de todos os Sabbaths ou ainda saber qual roda você deve seguir, clique aqui.
******************************
Existem algumas atividades, receitas e feitiços que são especiais ou propícios para essa época do ano. E também há uma correspondência de cores, ervas, pedras e deuses que falaremos a seguir:
Correspondências
Cores de Litha: Laranja e amarelo (todos os tons do Sol) e azul (cor do céu vibrante).
Deuses que você pode invocar: Deuses com a face da Mãe e a Face do Homem Verde. A Face Jovem do Deus também é invocada.
Ervas (usadas em chá, comidas e feitiços ou espalhadas pelo altar ou casa): alecrim, verbena, pinheiro, carvalho, menta, flores vermelhas, lavanda, girassol, anis.
Pedras e cristais: topázio, citrino, cornalina, jaspe vermelho, quartzo fumê e branco, rubi, olho-de-tigre.
Comidas
Não tem jeito, saladinha sempre será a cara do verão, portanto, vegetais fresquinhos, saladinhas com frutas da época, nada pesado. Frutas! Ah, essas delícias devem ser usadas para todo tipo de pratos. Não podemos esquecer dos temperos (de ervas) que também serão bastante variados e portanto aproveite! E como sempre, as bebidas bem docinhas com mel e frutas, vinho (não tem jeito, vinho está em todas!), cerveja e muuuuita água gelada!
Feitiço Tradicionais de Litha
Feitiços com ervas são os mais utilizados para tratamentos de cura de todo tipo. São também típicos feitiços harmonizadores, já que é uma época que a Deusa começa a se preparar para ficar velha e solitária (porque em breve o Deus se vai)
Guirlanda da Paz
Faça uma guirlanda simples com folhas bem verdinhas. Agora encaixe 3 rosas brancas e polvilhe canela. Passe a virada de Litha com ela (ou coloque na sua porta) e depois queime no caldeirão ou na fogueira. Não esqueça de visualizar paz, harmonia, tranquilidade entre os casais e tranquilidade entre pais e filhos.
Fogueira Acolhedora
Em folhas de papel branco, escreva a palavra amor e faça bolinhas com essas folhas. Coloque-as no caldeirão com gentileza. Em seguida coloque as seguintes ervas, também gentilmente:
– pétalas de 1 rosa vermelha
– algumas folhinhas de manjericão
– 1 anis estrelado
– um pouco de sálvia
Jogue um pouco de álcool (qualquer um) para ajudar na queima e logo jogue o fogo! Enquanto queima, fique próximo fazendo seus votos de amor em todos os sentidos. Quando perceber que a fogueira está alta, corte uma pequena mecha de cabelo seu e jogue na fogueira. Espere baixar o fogo. Concentre-se e tente, em silêncio, sugar a energia que é liberada. Deixe o fogo apagar sozinho. Enterre os restos.
Witches’ Ladder
(traduzido por aí como Coleira da Bruxa, mas a palavra Ladder significa Escada, o que faz muito mais sentido para o feitiço)
Nada complicado. Consiga algumas penas, que podem ser de qualquer cor. Em seguida, em um único cordão, vá amarrando essas penas em nós uma após a outra, de um jeito que vá formando uma escada (talvez vire uma escada em espiral, não tem mal algum, ok?). Enquanto faz isso, visualize um desejo, veja a si mesmo subindo uma escada até chegar ao seu objetivo. Ao terminar, coloque essa peça pendurada de forma que receba vento. Assim que se realizar seu pedido, queime a peça com imensa alegria no fogo do seu caldeirão com algumas ervas correspondentes à gratidão ou óleo de sândalo. Caso o pedido não se realize até o próximo sabbath de Litha, queime a peça assim mesmo e a refaça. (Sim, é muito parecido com a corda da bruxa!)
É dito também que é nesta época que se fazem feitiços de amor, união e fartura, pois assim como em Ostara (paixão dos deuses), Litha também marca o amor dos deuses e sua união como um casal, não apenas como amantes que acabaram de se conhecer.
Comemorando Litha
Como bem sabemos, esta é uma época que faz MUITO CALOR aqui no Brasil, então nada de inventar de comemorar com fogueiras em local fechados, ok? A menos que você queira passar mal e fazer uma visita ao hospital…
Como sempre, sei que os bruxos solitários tem imensa dificuldade, portanto vou dar uma sugestão de como comemorar Litha sozinho.
Abra bem as janelas da sua casa. Invoque os ventos, chame-os para participarem. Invoque a deusa e o deus. Acenda um incenso de sândalo ou outro para purificação. O incenso é um símbolo do sopro da vida, além do elemento ar. Dance em círculos, chame a energia plena dos deuses e sinta seu corpo revigorar. Não se acanhe, fale de Litha e seu significado, chame a parte que você mais precisa para si. Este é um momento só seu. Veja seu solo tornar-se fértil e cheio de chances de crescer (qualquer área da vida, até mesmo se for o caso, para uma gravidez). A energia nesse dia é muito alta, portanto tenha fé! Outro dia desse só ano que vem! Assim que terminar, (se o incenso ainda estiver queimando, deixe-o queimando do lado de fora de casa, se você já estiver na rua, apenas coloque-o em algum cantinho não muito longe) acenda uma vela vermelha (deus) e uma vela amarela (deusa). Agradeça. Deixe as velas queimarem até apagarem sozinhas. (Não jogue-as fora caso apaguem pela metade, guarde para usar em algum feitiço de amor ou prosperidade).
Oração para Litha
Vocês já sabem, não gosto de dar orações prontas, mas sempre dou uma sugestão do que dizer ou pedir nas orações, aqui vai: peçam para o calor ser menos abrasivo, mas que ilumine a todos. Peçam para que a natureza não seque, que haja alimentos para todos e o amor floresça sempre, mesmo em situações difíceis. Não esqueçam de pedir proteção às gestantes – que vão desde as mamãe humanas até as mamães gatinhas, passarinhas, todas elas! Que aquele que está ficando velho também seja protegido e abençoado pelos deuses.
Feliz Litha!
Rosea Bellator
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:
- Sabbath: Beltane
- Sabbath: Ostara
- Sabbath: Imbolc
- Sabbath: Samhain
- Sabbath: Yule
- Recomendação de Livros
- Oração ao Deus Caçador
- Oração à Deusa Mãe
- Tabela de Correspondências (pt.1): Ervas, Frutas e outras Plantas
- “Quero aprender bruxaria, quero ser bruxo, como faço?”