Hoje é dia 1º de Maio, e como sou da Roda Sul, eu comemoro o Sabbath de Samhain!

Fiz esse desenho e assinei com meu nome em homenagem a algumas amigas bruxas! Reaproveitei para desejar a todos um feliz ano novo! Feliz Samhain!

Fiz esse desenho e assinei com meu nome em homenagem a algumas amigas bruxas! Reaproveitei para desejar a todos um feliz ano novo! Feliz Samhain!

Aproveitando a data de hoje, o Ano Novo das bruxas, vou começar a falar sobre as comemorações da roda do ano. Mas, para começar direitinho…

O que é a RODA DO ANO?

O ano se inicia, passam as estações, as fases lunares e então acaba para se reiniciar – esta é a Roda do Ano.

Cada estação tem sua função, mesmo que alguns digam que não (acredito que não estudam o quanto deveriam) e assim também as fases lunares. Sabbaths são as passagens das estações: verão, primavera, outono e inverno, equinócios e solstícios, totalizando oito, e são divididos em dois grupos: os menores e os maiores. Os Sabbaths maiores são: Samhain, Imbolc, Beltane e Lammas. Os Sabbaths menores são: Mabon (Equinócio do Outono), Yule (Solstício de Inverno), Ostara (Equinócio de Primavera) e Litha (Solstício de Verão).

Veja na tabela as datas das comemorações:

Roda Sul – (Hemisfério Sul)

  • Samhain 1 de Maio
  • Yule – 21 a 23 de Junho (Solstício)
  • Imbolc – 30 de Julho
  • Ostara – 21 a 23 de Setembro (Equinócio)
  • Beltane – 31 de Outubro
  • Litha – 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
  • Lammas – 2 de Fevereiro
  • Mabon – 21 a 23 de Março (Equinócio)

Roda Norte – (Hemisfério Norte)

  • Samhain 31 de Outubro
  • Yule – 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
  • Imbolc – 1 de Fevereiro
  • Ostara – 21 a 23 de Março (Equinócio)
  • Beltane – 1 de Maio
  • Litha – 21 a 23 de Junho (Solstício)
  • Lammas – 1 de Agosto
  • Mabon – 21 a 23 de Setembro (Equinócio)

Agora temos algumas perguntas como…

Mas, qual roda devo seguir?

Quem decide isso é você.

Falarei de mim: escolhi comemorar a Roda Sul, pois vivo no Brasil, no hemisfério sul, e não vejo sentido em comemorar as estações do ano que estão acontecendo na Europa, no hemisfério norte. Não vejo qualquer sentido em pedir aos deuses que proteja as safras da primavera se na verdade estou vivendo o outono. Alguns dizem que a energia é maior na roda norte, porém EU apesar de acreditar que a energia não tem distância, ainda não vejo sentido em usar uma energia altamente canalizada para uma estação e tentar usá-la para outra. Se a bruxaria é viver o agora, é amar a natureza, entender como funciona, então não quero viver num mundo de fantasias e sim quero fazer e ver as coisas como são! Eu quero sair na primavera e agradecer à Perséfone por suas belas flores!  Quero sair de casa e ver as folhas amareladas do outono e saber que o deus está morrendo. Quero usar a energia que está de fato ao meu redor! Desculpem-me, mas não vejo mesmo sentido em chegar em casa, depois de passar por um calorão do nosso verão, e fazer um altar para o inverno! Enfim, espero que tenha entendido – e mais uma vez: esta é minha opinião, ok?

Porque comemorar o Sabbath, neste caso, Samhain?

Samhain é o ano novo! É a data que relembramos, honrarmos e agradecermos nossos ancestrais, gostando ou não deles. É a data ideal para fazer pedidos para atrair bons fluidos tanto quanto para se livrar dos maus fluidos. A noite de Samhain é extremamente poderosa, pois é quando temos os véus dos dois mundos mais finos e próximos: o mundo dos mortais e dos espíritos. Dizem que as almas dos ancestrais podem passear livremente pelas terras e podem nos ouvir. Nesta data as adivinhações são favorecidas, portanto se pretende usar o seu oráculo, esta é a uma boa data. É a data que marca o fim para o novo inicio. A morte do deus.

Falaremos hoje somente sobre Samhain, ok? Nas próximas datas falarei dos devidos sabbaths!

samhain a porta

Existem algumas atividades, receitas e feitiços que são especiais ou propícios para essa época do ano. E também há uma correspondência de cores, ervas, pedras e deuses que falaremos a seguir:

Correspondências:

Cores de Samhain: laranja e preto.

Deuses que você pode invocar: deuses e deusas anciãos, ou a face negra da deusa.

Ervas (usadas em chá, comidas e feitiços ou espalhadas pelo altar ou casa): sálvia, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, calêndula e louro.

Pedras e cristais: ônix, turmalina negra, hematita e cornalina.

Comidas para oferecer aos Ancestrais e para toda a Família

Para ser bem simples, faça um doce de abóbora. Mas porque um doce? Porque é doce! Doces são uma forma de desejar doçura para a vida das pessoas (assim como o mel), e para os ancestrais que descansem em paz. Aproveite e faça um doce de abóbora, afinal, a abóbora é laranja (cor correspondente), é um legume de Samhain e em forma de doce será a melhor coisa que você pode fazer.

Vinho quente também é uma comida típica, assim como chá ou doce de gengibre, tortas de castanhas, carne, milho, nabo e beterrabas.

Feitiço: A Tradicional queima de pedidos

Você vai precisar de:

  • Caldeirão ou panela de ferro
  • Lápis
  • Folhas de louro
  • E uma folha de papel

Escreva no papel tudo o que você deseja para sua vida (na pode pedir uma pessoa, peça amor ok?) e em seguida escreva o que quer se livrar. Seja objetivo, preciso e tenha certeza do que pede!

Coloque álcool no caldeirão e acenda já lançando o papel. Enquanto o papel queima, pegue as folhas de louro e jogue-as aos poucos, umas cinco está bom. Nesse meio tempo, seja rápido e visualize o que você pediu acontecendo em sua vida, ore com fé aos deuses.

A visualização é muito importante e faça com otimismo! Agradeça aos deuses. Assim que o fogo apagar, jogue os restos no lixo ou enterre (pode ser no jardim, praça, vaso de flores, etc).

A Corda da Bruxa

A corda da bruxa simboliza uma espécie de cordão que nos liga à vida, ao mundo espiritual, à própria deusa. É muito simples de fazer!

Escolha as cores que representam o que você deseja:

  • Branco: Paz
  • Laranja: Energia
  • Rosa: Amor
  • Verde: Saúde
  • Amarelo: Finanças
  • Azul: Espiritualidade
  • Roxo: Magia
  • Preto: Banimento de azar
  • Vermelho: coragem
  • Marrom: Terra (natureza)

Agora com barbantes nas cores que você escolheu, trance-os e dê nós ao longo da corda. Os barbantes devem ser do seu tamanho. Enquanto trança os barbantes, peça aos deuses que lhe ouçam, visualize tudo que pediu acontecer. Peça a benção dos deuses.

Quando terminar de trançar e de dar os, pr nós, procure símbolos que representem o que pediu e costure na trança para dar-lhe ainda mais força. Rosas simbolizam amor, flores alegria, ramos de alecrim são prosperidade, etc.

Pendure essa trança na parede acima do seu altar ou em alguma parede que você possa sempre ver, lembrar e visualizar seus pedidos.  Lembre-se que a vontade é extremamente forte quando acreditamos.

Ps.: são muito usados barbantes, fitas, longas tiras de pano e até corda mesmo.

Oração para Samhain

Não vou escrever nenhuma oração para vocês repetirem, porém vou dar uma dica do que podem pedir em suas orações: peçam renovação, reconciliação, banimento do que lhes faz mal, afastamento de pessoas malignas, peçam também um novo amor[bb], um novo emprego. Aproveite essa data para pedir para esquecer o ex, para tirar a raiva de seus corações, que a deusa lhes dê uma nova chance de recomeçarem suas vidas. Peçam perdão pelos seus erros.

E é isso aí, aproveitem!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

Livro: A Dança cósmica das feiticeiras

A Alquimista

Mais feitiços

Coisas que você já deveria saber