Bruxaria é religião? A meu ver e de acordo com o que estudei: não.
Bruxaria é como a carta da Morte do Tarot: nem deveria ter nome.
É algo natural que todos usamos ou nos acontece em algum momento da vida. É algo que faz parte de nós, mesmo muitos negando. São necessidades como fazer uma pequena prece, agradecer o belo dia que se está tendo. É fazer um “chazinho” ou “esfregar aquela erva de curar machucado”. Bruxaria é sentir, transformar.

Não se desequilibre com o peso do medo. No que você acredita? Reflita antes de qualquer passo. Obra de John William Waterhouse, Ophélia repousando.
A bruxaria é um ofício. São atividades, uma mistura de sentir, dons, estudos sobre a energia. Ufa! Perceba, nunca disse que você tem que venerar qualquer divindade.
Tem gente que leva a bruxaria como religião, mas é algo mais pessoal. Assim como tem gente que diz que “veganismo” é sua religião. Percebe? Está mais para filosofia de vida, forma de viver. Tem gente que vê como uma forma de exercitar sua espiritualidade (eu, por exemplo), mas não dá pra por isso como regra.
Do ventre da Bruxaria temos várias religiões, caminhos e filosofias. Veja a Wicca.
Wicca é uma religião. Tem todos os seus elementos, mas tem o adicional que é: veneração de deuses. Há regras, leis. Há rituais próprios, há toda uma sociedade. O bruxo wiccano acredita numa deusa e um deus. Essa deusa normalmente não tem um nome específico, é chamada de MÃE, e é o foco da religião. Existem variações da própria Wicca.
Voltando a Bruxaria.
O bruxo também pode acreditar em algum deus, deusa, ou deuses. Pode apenas acreditar nos seres da natureza – mas normalmente como seres evoluídos, ou como iguais, mas não deuses – podem acreditar na força do universo, sem qualquer arquiteto divino por trás, acima ou abaixo, mas DIFICILMENTE (eu nunca vi) o bruxo será um completo ateu.
O bruxo sempre procura uma resposta, seja no oráculo, seja observando as atitudes das pessoas. Alguns atribuem seus oráculos a deuses, uns ao talento e outros às forças cósmicas. Não importa.
O bruxo pode ter boa ou má índole, afinal, o ser humano possui as duas polaridades, não? Ter ou não uma religião não é, nem deveria ser, sinal de alguém de boa índole.
“Oh, então, além de a bruxaria não ser uma religião, pode ser que as pessoas usem a magia para o bem quanto para o mal?” Sim. “E há deuses que aprovem isso?” Ora, Deuses têm concepções diferentes das concepções humanas. Coisas que nos parecem absurdas podem ser comuns ou apenas uma lição aos olhos dos deuses.
Todo bruxo deveria estudar os seres e energias que o cerca, pois se vivemos neste mundo e usamos suas energias, precisamos entender o que ou quem estamos chamando.
A bruxaria não tem regras definidas por algum humano, mas pela própria Natureza. Nós apenas a estudamos e trabalhamos, cada um da sua forma e concepção. Existem bruxos que trabalham apenas com as energias do 4 elementos (fogo, ar, água, terra), tem bruxo que possui alguma outra religião, como a Umbanda. Tem bruxos que acreditam em diversos deuses, e vão trabalhando ora com um, ora com outro. Assim como tem bruxos que trabalham apenas com uma divindade só. Tem bruxo que diz que a Natureza é sua religião, e o próprio corpo é um templo. Enfim, quer abraçar a bruxaria? Vem. Conheça. Estude. Não estará “assinando” nenhum pacto com nada.
Até a próxima!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com
Youtube: Canal Oficina das Bruxas
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.
Veja mais posts sobre a Arte da Bruxaria
A Arte da Bruxaria (Pt.3) – Quem é o Bruxo? – Oficina das Bruxas
12 de dezembro de 2020 às 9:24 AM[…] Parte 2 – bruxaria é religião? […]
Jessy
18 de agosto de 2020 às 11:44 AMAhhh, que blog lindo você tem! <3
Sempre tive uma sensibilidade bem aflorada e às vezes me sinto como uma esponja que vai absorvendo as energias alheias mesmo sem querer. Não sigo uma religião, porém acredito no sobrenatural, na força interior que carregamos no nosso sangue. Comecei a busca por mais conhecimento a cerca da bruxaria recentemente, por sentir essa falta de equilíbrio nas minhas energias, percebi que preciso me reconectar de alguma forma com a natureza, com nossos ancestrais e seu blog tem me ajudado bastante. Obrigada!
Cristiane
14 de setembro de 2019 às 6:36 PMGratidão,
Esse foi um chamado que veio aos poucos (1 mês),, do nada mesmo(penso eu), muitas informações ao mesmo tempo(estou digerindo). Hoje chegou mais essa(o sitio); estou gostando muito. A bruxinha adormecida acordou e chegou de vento em polpa…
Sei que tudo isso não é do nada e por nada…não sei como explicar.
“Quero Aprender bruxaria, Quero Ser Bruxo, Como Faço?” – Oficina das Bruxas
1 de junho de 2018 às 2:12 AM[…] – Entenda o que é a Arte da Bruxaria. 2 – Entenda que bruxaria não é religião, wicca é religião. 3 – Entenda o que é ser um bruxo. 4 – Entenda o que é a […]
maria clara
18 de janeiro de 2019 às 3:35 PMamo seu blog! estou aprendendo sobre a arte e seus textos me ajudam muito! você escreve super bem e explica tudo de forma direta e sucinta, deixando mais fácil pra quem está começando. já me tirou uma penca de dúvidas 😂❤️
Lila
8 de maio de 2018 às 9:53 PMEu acabei de chegar sou católica e acredito em um único Deus…isso pode ser im problema??
Lila
8 de maio de 2018 às 9:54 PM*um
Jaqueline Ferreira dos santos
30 de abril de 2018 às 3:39 PMBoa tarde .
Li e identifiquei muito de tudo.Eu estava namorando um homem que sempre se dizia ser bruxo (filho de lucifer) fiquei espantada ao ler coisas que realmente via nele por exemplo ter poucos amigos ;Não expressar sentimentos; não adorar nenhuma imagem ou Deus; estava sempre calado observando tudo entre outras .minha dúvida é um bruxo não pode amar ou não sabe porque ele é tão grosseiro, impaciente ,intolerante estava sempre impondo suas vontades sempre sendo o dono da vdd dizia pra mim que ele já tinha sido cavalo p os outros e hoje as pessoas seriam dele tudo isso é normal aceitável como conviver com alguém assim??
KIM
1 de novembro de 2017 às 11:51 PMOutra coisa que gostaria de comentar é que pessoas como a pessoa que desrespeitou as pessoas daqui do blog, é que o próprio Senhor Jesus Cristo usou magia, Magia Divina, mas usou, seja para curar os enfermos ou mudar a água para o vinho. Então esses que vem aqui simplesmente para dizer asneiras ignorantes que fica em sua igreja com sua ignorância.
Ana Patricia
11 de julho de 2017 às 10:20 PMAdorei o texto! Sempre quis conhecer mais sobre bruxaria, mas também sempre fui muito receosa pois desde os doze/treze anos que não acredito em deus nenhum, mas como você disse no texto: dá pra praticar bruxaria sem acreditar necessariamente num deus, mas sim em forças cósmicas, e nisso eu acredito bastante.
Vou ler mais coisas no seu site e me informar mais sobre.
Beijos e abraços!!!
Márcia
14 de abril de 2017 às 7:30 PMUma correção: na verdade, ateu, de fato, é apenas uma pessoa que não crê num deus. Alguém que não crê em absolutamente nada que não seja palpável é um cético 😉
Laís Maria
17 de outubro de 2016 às 1:02 PMOlá, eu fiquei bastante satisfeita com esse texto, procurei em muitos sites sobre o que é ser bruxaria, se a bruxaria é uma religião e tudo mais. Isso tudo para um trabalho do meu colégio em relação a Religiosidade e Liberdade de Expressão. Minhas dúvidas foram sanadas com esse texto e gostei muito da sua didática! Irei aprofundar mais meus conhecimentos sobre bruxaria. Gostei bastante e tenho um certo interesse nesse mundo.
Orlando
4 de setembro de 2016 às 12:07 AMOi Rosea,
Sou de Sampa e gostaria de ser apenas simpatizante, incialmente.
Já conheço a literatura minimamente, mas nunca me aprofundei. Existe casas ou reuniões por aqui? Obrigado.
Rosea Bellator
4 de setembro de 2016 às 12:15 PMOrlando, sim, existem reuniões sim, no caso, da Ordem da Lótus 😀
Conheça a Ordem da Lotus: https://oficinadasbruxas.com/ordem-da-lotus/
Os avisos sempre saem no canal e aqui no blog <3
Amanda
26 de agosto de 2016 às 9:45 AMOie Rosea,
Adoro seus posts e o blog, ja li muita coisa sobre a bruxaria e tambem sobre a wicca, porem sempre fico muito confusa com uma questao… sei que para praticar a bruxaria não é preciso ter uma determinada religião, mas se por exemplo, alguem que se considere da religião espirita sentir digamos o ‘chamado da bruxaria’, como é possivel fazer rituais e feitiços, seguir no caminho da bruxaria, sem ter que cultuar os deuses e deusas pagãos?
Rosea Bellator
26 de agosto de 2016 às 1:50 PMsim uai 🙂
mais uma vez, bruxaria não é religião. Cultuar os deuses ou não, é uma opção.
Re
19 de julho de 2016 às 2:46 PMOlá. Sabemos de muitas fantasias sobre ter poderes de hipnotizar, levitar, seduzir, etc, mas vc conhece alguém que tenha de verdade ? Eu gostaria de ter, acha possível? Qual é o caminho ?
Rosea Bellator
1 de agosto de 2016 às 11:34 AMdá pra fazer muita coisa mesmo, até o que vc não citou kkk
mas levitar ainda não vi. Ainda rs.
Comece estudando por aqui: https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
Matheus Mr.
1 de julho de 2016 às 5:54 PMCaramba Rosea! Quem é Harry Potter perto desse site!! Hahaha
wendell
8 de junho de 2016 às 2:21 AMestou gostando bastante desse estudo sobre bruxaria, ja me interessava pelo assunto a muito tempo, mas agora que resolvi me aprofundar no assunto, tentar me envolver. Obrigado Rosea Bellator.
Rosea Bellator
8 de junho de 2016 às 1:48 PM<3
aisha paola
31 de maio de 2016 às 9:02 PMqueria saber se preciso adorar tds esses deuses wicca para se tornar uma bruxa ? se posso apenas acreditar e m “Deus” ?
Rosea Bellator
7 de junho de 2016 às 3:56 PMAisha, como você deve ter lido no artigo, sequer precisa acreditar em deuses para tal.
Daniel
27 de maio de 2016 às 8:01 PMEu amei, meus parabéns pela dedicação, pela sabedoria ou seja, sou grato por tudo e a parabenizo por tudo!
Rosea Bellator
27 de maio de 2016 às 9:26 PMobrigada!
Jhonatan Fernandes
6 de maio de 2016 às 2:15 PMOlá Rosea kk minhas perguntas estão acumulando desculpe,mas queria saber se posso simplesmente ser bruxo,tipo,posso ler livros sobre bruxaria e colocar alguns feitiços em pratica,sem ser wiccano ou até mesmo iniciado ou auto iniciado em uma tradição??Pois meu objetivo na magia é me melhorar e melhorar as coisas em minha volta… não queria ir tão profundo sabe
Jhonatan Fernandes
9 de maio de 2016 às 6:36 PMresponde eu ;-;
Priscilla
30 de abril de 2016 às 7:05 PMBoa noite, logo quando criança eu ja fazia coisas que nao entendia, como ficar fazendo carinho na minha mãe, quando ela estava com dor e logo a dor sumia e eu é que ficava com ela, sonhos de coisas que iriam acontecer.
Quando fiquei maior, comecei a perceber que quando estava com muita raiva, se falasse alguma coisa ruim para alguem, logo ocorria.
Ou sentir medo antes de receber uma notícia ruim.
Com o tempo isto me assustou e fui tentando deixar de lado.
Hoje tenho pouco disto, mas me sinto mal como se estivesse faltando alguma coisa vital pra mim, fora que ainda sinto muita necessidade de cuidar de pessoas que nao estão bem, mas depois sempre fico muito mal.
Não sei se isto é parte de ser ou nso uma bruxa mas gostaria dr saber se vc pode me explicar e me mostrar o que devo fazer.
Desculpem o texto enorme.
Rosea Bellator
3 de maio de 2016 às 12:34 AMPriscila, isso é a força do direcionamento da intenção, da energia 🙂
Continue estudando aqui no blog, e colocando em prática que você vai entender melhor
Camila sylva
29 de março de 2016 às 4:12 PMAdorei essa pagina muito boa vai me ajuda muito com o meu estudos estou começando agora rosea gostaria q m ajudasse em que começar
Rosea Bellator
29 de março de 2016 às 6:01 PMEntão leva esse link como guia: https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
Nathalia
25 de março de 2016 às 1:31 PMOlá! Ficaria grata se respondessem a minha dúvida. Eu poderia dizer que sou uma pessoa sem religião, pois acredito nos princípios de muitas. Acredito em Deus, Jesus, Maria, mestres ascensos, que já vai pro lado do espiritismo, e também acredito nos elementais que envolve o espiritismo e ainda mais o wicca. Isso seria um ato errado? Acreditar em todos esses? Comecei a pensar de maneira mais aberta em relação as religiões depois que conheci um blog, no qual são postadas mensagens em que mediuns recebem dos mestres ascensos, de variados espiritos, Jesus, até dos elementais! Tem como, de alguma forma eu acreditar em todos, oferecer coisas em que os elementais e os deuses gostam, sem problema? Não tenho muito conhecimento nesse sentido, porque sou muita nova, mas adoraria saber, estou meio confusa.
Rosea Bellator
29 de março de 2016 às 4:41 PMNathalia, os mestres existem. São um grupo de espíritos evoluídos que se juntaram para ensinar pessoas. Elementais existem. São espíritos da natureza. Qual o problema de acreditar neles? Não há problema algum. Somos muitos nesse pequeno planeta, e não tem como atender a todos, por isso os espíritos também tem que ser numerosos, para ensinar a todos o tempo todo.
<3
Raphael Costa
5 de fevereiro de 2016 às 10:22 AMBom dia Rosea!
Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Sempre venho aqui consultar várias informações. Você é uma das poucas bruxas conscientes que “conheço”. Mas eu discordo um pouco sobre essa visão de que Bruxaria não é religião.
De acordo com algumas pesquisas que fiz, a palavra religião vem do latim “RELIGARE”, que significa religar-se com algo, normalmente com o DIVINO. No entanto, por mais liberdade que a bruxaria pura tenha acerca de dogmas, ela possui alguns princípios básicos que todo adepto deve seguir. Um desses princípios é religar-se a SI MESMO. Pois um praticante de magia, para dominar as energias e influências externas, deve primeiramente saber dominar a si mesmo. Acho que esse é um princípio básico.
Depois tem o amor e o respeito pela natureza. É um ato de se reconectar, visto que vivemos uma realidade bem diferente dos ancestrais que guardaram e transmitiram os conhecimento sobre a religião. Estamos tão distantes da natureza (no sentido “sentimental”) que, involuntariamente, todo atual iniciante em magia acaba sofrendo um pouco de resistência com alguns conceitos primordialmente abordados pelas diversas escolas que temos por aí.
Acho que muitos confundem Bruxaria com Magia. Magia é o que se pratica. Ela não está atrelada a uma religião específica. Inclusive, podemos citar até mesmo religiões cristãs que se utilizam de magia e ritualística em suas práticas. A Bruxaria, por mais livre que seja, ainda tem sua doutrina básica a qual, cabe ao praticante adotá-la ou não para sua vida (levando à descaracterização da mesma como religião). No entanto, esses dois exemplos de se reconectar acho que já são suficientes para definir a Bruxaria como religião.
Por mais que a “devoção” aos deuses seja também um fator muito íntimo e individual, nunca se descarta a necessidade ou apenas a possibilidade de canalizar essas energias para determinados fins ritualísticos. Lembrando também que o respeito ao sagrado feminino e masculino entram nessa lista somando mais um motivo pelo qual Bruxaria deve ser considerada uma religião.
Recentemente tive acesso a um material de um seminário promovido pela UERJ contando com a União Wicca do Brasil, sobre a visibilidade pagã no Rio de Janeiro. Neste seminário foi abordado o tema “Bruxaria é religião?” e, mesmo a wicca sendo uma neo religião (a qual respeito por seus praticantes SÉRIOS) oriunda da Bruxaria, os mesmos foram capazes de descrever outros porquês de considerar a Bruxaria como religião.
Enfim… Me alonguei demais nesse assunto. É que eu, como “entusiasta da causa”, luto pelo reconhecimento da Bruxaria como religião. E acho importante expressar informação diferenciada para que as pessoas possam ao menos tentar enxergar, o que hoje chamam de “prática”, de maneira diferente.
Novamente parabenizo seu blog. Conteúdo muito bom! Sucesso!
Marco Antonio de Mello Teixera
19 de maio de 2019 às 2:59 PMMuito bom, penso da mesmo forma, que ela deveria ser considerada um religião, já que suas raízes são xamânicas e pagãs (o que era o povo que cultuava a natureza e também politeísta). Tem uma coisa interessante também a observar, religião também é definida como a prática de evoluir o espiritual, alcançar a felicidade e acreditar no sobrenatural, inclusive são pontos que a Bruxaria segue de fato, tentamos evoluir espiritualmente, e até pode existir bruxos que não acreditam em Deuses, mas só pelo fato de crerem na magia e de praticar magia para evoluir espiritualmente, já é uma crença no sobrenatural, que como havia dito, é uma das definições de religião. Enfim, essa é uma ideia minha que gostaria de complementar. Mas muito bom seu comentário, um dos melhores!
ISABELLI DE ALMEIDA
29 de janeiro de 2016 às 3:27 PMEU TENHO UMA DUVIDA TEM COMO SER UMA BRUXA QUE NAO PRATICA MAL
Rosea Bellator
29 de janeiro de 2016 às 11:28 PMsó não praticar o mal, rs.
Tchelo
15 de janeiro de 2016 às 11:25 PMEstou adorando o seu blog. Amo esse tipo de assunto, faz ampliar a mente. Me sinto muito melhor depois que estudo esses assuntos.
Ingrid Floriano de Araujo
16 de dezembro de 2015 às 5:50 PMOi, tenho 12 anos e quero aprender bruxaria, tenho deja vus (ñ sei como se escrve) e ñ sei se é um dom, mas quero aprender, sou de Curitiba e quero saber se aqui tem um coven pra me ajudar nisso. Ficarei muito agradecida se alguém me ajudar, obrigada.
Rosea Bellator
13 de janeiro de 2016 às 10:54 AMIngrid, deja vu não é bem um dom, todo mundo tem em algum momento.
E vc pode começar a estudar por aqui https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
natasha
13 de dezembro de 2015 às 1:29 PMMuito bom!! pretendo me aprofundar no assunto
Diogo
8 de dezembro de 2015 às 12:50 AMBoa noite muito bom o blog
Gostaria de sabem se para me tornar bruxo presizo ser aprendiz de algum bruxo ou posso aprender sozinho
Rosea Bellator
8 de dezembro de 2015 às 1:27 AMpode aprender sozinho sim <3
Wemersonpohow@gmail prazeres
3 de dezembro de 2015 às 11:55 PMQueria muito aprender!!
Vc pode me ajudar?
Rosea Bellator
10 de dezembro de 2015 às 7:59 AMO que você precisa?
ISABELLI DE ALMEIDA
5 de fevereiro de 2016 às 6:04 PMObrigada sempre amei a bruxaria
Lih Pires
14 de novembro de 2015 às 11:07 PMBoa noite Rosea,fui batizada na igreja católica quando criança e acredito em Deus,de uns anos pra cá passei a me interessar por bruxaria do bem,como fui batizada e acredito em Deus posso ser uma bruxa? Obrigada desde já e estou adorando o site. Parabéns
Rosea Bellator
16 de novembro de 2015 às 1:45 AMLih, como vc leu, bruxaria não é religião. 😉 Adore quem vc quiser, mesmo um deus que condene a bruxaria. A decisão é sua.
Caio Pontes
1 de novembro de 2015 às 12:34 PMMuito bom o texto!
Marianna Buarque
24 de outubro de 2015 às 1:28 AMOlá! Entendi que bruxaria não é religião, e bem… amo a bruxaria, mas tenho dificuldade em acreditar em deuses (não sou ateu, e acredito em algo superior; no entanto, não consigo ver esse algo de forma personificada, como um deus). Entendi que seria possível cultuar e contar com a ajuda apenas dos elementais, direcionando o pedido a cada um deles, dependendo da sua intenção. Isso está correto? E se sim, poderias fazer um post explicando mais afundo sobre a bruxaria que não cultua deuses? E como ela se chama? A energia dos elementais é bem mais presente em minha vida, e tenho um respeito imenso por eles!
Rosea Bellator
29 de outubro de 2015 às 2:45 AMSem problema moça, dá uma olhada aqui https://oficinadasbruxas.com/o-culto-a-natureza/
Marianna Buarque
13 de janeiro de 2016 às 2:39 AMMuito obrigada! Esse é um dos meus blogs preferidos sobre bruxaria <3
Rosea Bellator
13 de janeiro de 2016 às 10:51 AM<3
Davi
2 de outubro de 2015 às 8:37 AMBruxos tem alguma relação com o diabo ???.mais se não tiver vou ser um bruxo
Rosea Bellator
2 de outubro de 2015 às 3:36 PMSe vc leu esse artigo e ainda tem dúvidas, leia aqui 😀 https://oficinadasbruxas.com/magia-e-coisa-do-diabo/
Gabriel
29 de setembro de 2015 às 5:20 PMAdorei!
quero ser um bruxo sábio e experiente
Diogo Madureira
15 de setembro de 2015 às 10:20 AMIsto que esta aqui na pagina e verdade? e que gostei muito do que vi e gostava de aprender de me dedicar a isto
Katarina Lima (@Kat_Kozlovsky)
30 de agosto de 2015 às 11:34 PMOlá, acabei de achar seu blog/site e estou adorando tudo, é como se uma parte de mim se encontra-se… Sou católica, mas como você disse em um dos comentários acima, não acredito em tudo que a igreja prega, pertenço a uma família muito conservadora e religiosa, que, com toda a certeza do mundo, jamais aceitaria que virasse “bruxa”… mas a aceitação dos outros não importa tanto, posso viver sem ela…
Como eu dizia, me identifiquei bastante com o pouco que li ate agora. Apesar de seguir a religião da minha família, sempre acreditei em “espíritos”, “sensações”, uma espécie de sexto sentido se assim posso dizer… e me arrisco a dizer que foi graças a uma dessas “sensações” que meu avô esta vivo hoje. Depois desse fato, comecei a ouvir mais meus sentidos, e acho que talvez eu possa me encontrar aqui, posso sentir isso.
Rosea Bellator
14 de setembro de 2015 às 9:56 PM<3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3
Obrigada, Kat! Abençoada seja, e sempre bem-vinda!
Beijinhos <3 hihi
William Batera
3 de agosto de 2015 às 11:48 PMRosea, amei seu blog. Aprendi muita coisa e estou revisando várias que eu já conhecia. Sinceramente, adorei e estpu amando cada postagem que leio. Está de parabéns.
Mônica Rezende
28 de julho de 2015 às 4:06 PMOlá! A muitos anos atrás fiz minha iniciação em Porto Alegre na época!
Mas devido alguns acontecimento na minha vida abandonei tudo, como começar novamente?
Rosea Bellator
28 de julho de 2015 às 10:20 PMApenas volte às suas práticas.
😉
Retome, como quem volta À andar de bicicleta após muitos anos!
Camile
19 de julho de 2015 às 2:48 PMRosea, eu gostaria de saber se precisa ler muitos livros para entender, porque por mais que eu tente não consigo…Mais vou tentar me esforçar um pouco mais…
Rosea Bellator
20 de julho de 2015 às 1:03 PMSim, precisa estudar…
livros, prática… tudo isso.
Camile
21 de julho de 2015 às 7:31 PMObrigado por me responder, mais eu preciso saber mais uma coisa…Eu tenho um livro que se chama:O Grande Livro de Magia da Bruxa Grimoire, e gostaria de saber se ainda é muito cedo para ler ele ou não
Rosea Bellator
22 de julho de 2015 às 12:35 PMÉ um bom livro de referências, mas ainda é fraquinho :C
Pra começar, e pra te dar uma ideia de muitas coisas é uma boa!
Camile
22 de julho de 2015 às 1:37 PMObrigado de novo Rosea 🙂
Carolina (@raquelpasteneg1)
19 de março de 2016 às 1:38 PMoie Rosea eu e a minha melhor amiga somos bruxas,nos duas queremos aprender como usar nosso poderes ,voce poderia me dar dica alguma coisa assim ,obrigada
Rosea Bellator
29 de março de 2016 às 4:21 PMCarolina, basicamente é isso que ensino no blog srsrs!
São vários artigos, comecem por aqui: https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
Parabéns às duas <3
Diana (@2002DianaSilva)
2 de março de 2015 às 6:24 PMnão sou bruxa mas gostava de ser se estudar muito posso tornar-me uma?
Rosea Bellator
2 de março de 2015 às 9:07 PMcom certeza 😉
princesssweetshine
19 de fevereiro de 2015 às 4:40 PMMuito obrigada por responder! Me sinto mais confiante agora! Sabendo e acreditando que eu não vou fazer mal pra ninguém (o que eu acho completamente errado) não acho que tenha problema nenhum! Vou começar a estudar e pelo o que vejo seu blog é o lugar perfeito!
Obrigada novamente e pode me chamar apenas de Sweet rsrs 😀
princesssweetshine
19 de fevereiro de 2015 às 4:11 PMOlá, desculpe incomodar (eu nem sei se esse blog ainda está na ativa…) mais eu gostaria de fazer uma pergunta, eu sempre gostei dessa ideia de magia e que ela podia existir, e então resolvi procurar um pouco, porém eu sou evangélica (talvez você conheça essa religião, nós cremos em apenas um Deus que fez a terra e todos os que vivem nela e que um dia haverá o julgamento e as pessoas que tiverem bons atos entraram no céu pra uma vida eterna feliz, já os que não irão para o inferno…acho que falei de mais desculpe eu sou assim) e gostaria de saber se tem algum problema nisso pois não tenho vontade nenhuma de entrar pra religião wicca pode me ajudar? Obrigada dês de já! (Gostaria também de citar que sim sou uma grande fã (simplesmente amo) a série My Little Pony mais sei perfeitamente que magia não se trata de pôneis com chifres mágicos 🙂 )
Rosea Bellator
19 de fevereiro de 2015 às 4:29 PMOi, princesssweetshine! Só clicar no logo que você vai direto pra home, e verá que estamos super na ativa srsrsr inclusive saiu um post hoje! 😉
Se você quer estudar magia e seguir esse caminho, siga. Não tem problema nenhum. Agora, se sua religião acha que você vai pro inferno por estudar as energias que o nosso planeta emite, aí é com você 😉 Apenas que fique bem claro, como dito no texto: BRUXARIA NÃO É RELIGIÃO. BRUXARIA NÃO É WICCA.
ps: Também acho aqueles pôneis lindos, uma gracinha rsrsrsr uma pena não existir srrssr
Beijokas!
Emily Queiroz
17 de fevereiro de 2015 às 12:18 PMQuando uma pessoa acredita em Deus pode se tornar um bruxo (a) ?
Rosea Bellator
18 de fevereiro de 2015 às 2:14 PMEmily, vc chegou a ler o texto? rs
Independente da sua religião, do deus ou deusa, ou deuses que vc acredita, vc pode aprender 😉
Guilherme
16 de dezembro de 2014 às 10:56 PMtipo… sou ateu… mas gosto de bruxaria, n vejo necessidade em crer em um Deus e tudo, mas todos livros d bruxaria envlve wicca, como faço ?
Rosea Bellator
17 de dezembro de 2014 às 10:57 AMQuerido, se você acredita na bruxaria, você não é de todo ateu 😀
Simples, ignore o que vem com a wicca.
Aqui no site você vai ser tudo direcionado pra bruxaria.
Quanto aos rituais, ao invés de chamar nomes de deuses, invoque forças da natureza.
😉
catri9889
14 de dezembro de 2014 às 9:24 PMeu adoro esse site e me sinto bem melhor e igual quando o leio
desde 4 anos sou apaixondada por bruxaria e elementos, elementais,etc e em fim consegui oq eu queria
joao brito
12 de julho de 2014 às 1:54 PMrosea bellator adorei seu bloog sou fã de bloogs de bruxaria gostei muito do seu parabens pelo seu trabalho
Claudio Junior
3 de junho de 2014 às 11:00 AMOlá, gosto muito do seu blog, ele é o meu preferido sobre bruxaria. Estou estudando bruxaria a pouco mais de 3 semanas, e estou evoluindo bastante graças ao seu trabalho.
Eu vi um comentario ofensivo la em cima e fiquei indignado com a falta de respeito conosco (os bruxos). Se a pessoa não gosta, não deveria comentar esse tipo de coisa, e alem do mais, eu sou cristão catolico, e acredito apenas em um Deus, mas respeito aqueles que acreditam em mais de um. Como vc disse bruxaria não é religião, mas um modo de vida.
Esses ignorantes que entram aqui e falam coisas absurdas deveriam estudar o conteudo primeiro antes de sair julgando as pessoas, e dizer que elas cultuam o demônio. Isso é absurdo.
Adoro muito seu blog, vc é muito inteligente e explica tudo direitinho, parabens.
Bjs e que os elementais te protejam!
patricia
1 de maio de 2014 às 11:17 AMoi me interessei no assunto e gostaria de ser uma bruxa…
adoro ler, mas não tenho dinheiro para comprar os livros.
tem algum site que eu possa ler os livros online grátis eu adoro ler…
obrigado…
adorei o blog
Rosea Bellator
1 de maio de 2014 às 6:28 PMOlá Patrícia!
Que bom que gostou do blog!
Aqui nessa lista tem dois para download, está lá especificado qual: https://oficinadasbruxas.com/recomendacao-de-livros/
E tem essa lista, com sites para download de livros: https://oficinadasbruxas.com/lista-sites-blogs-uteis-2-livros/
Gabryela Chaves
11 de fevereiro de 2014 às 6:12 PMAdorei a página,mas não sou bruxa e gostaria de saber se estudando muito posso me um dia me tornar?
Rosea Bellator
11 de fevereiro de 2014 às 8:17 PMolá Gabryela!
Pode sim, dá uma olhada aqui https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
Vinícius F.
27 de janeiro de 2014 às 1:17 PMé preciso ter uma religiao para ser um bruxo ? E muito bom o site, tudo o que eu procurava
Rosea Bellator
27 de janeiro de 2014 às 1:22 PMVocê chegou a ler o texto? …
Não, para ser bruxo não tem obrigatoriedade de seguir religião alguma. E se quiser seguir alguma religião, siga a que preferir, bruxaria não é religião.
Thayslania
10 de janeiro de 2014 às 2:18 AMTenho uma dúvida: sou cristã, mas isso afeta alguma coisa caso eu queira seguir a bruxaria?
Rosea Bellator
10 de janeiro de 2014 às 9:49 AMA verdade é que o cristianismo infelizmente condena a magia, existe até uma passagem na bíblia falando sobre isso, PORÉM, cabe a você estudar e ver o que é melhor para você.
Tem uma outra coisa também: existem muitos cristãos sim na bruxaria, pois amam sua religião, porém não concordam com tudo. Tem quem já foi cristão… e sinceramente se você foi ou é não vai acontecer nada com você. Eu não faço parte de religião alguma, mas quando criança acompanhei muita coisa por causa da família (acredito que muita gente passou por isso) e quando cresci decidi que este seria meu caminho.
Não odeio cristãos, nem umbandista, nem qualquer outra religião, apenas não sigo.
Um conselho: leia, estude sobre, descubra o que é e depois decida por si mesma se acreditará na magia ou não.
Lara Repolez
28 de novembro de 2014 às 9:58 AMRosea, pensamos muito parecido! Obrigada! Abençoados sejam seu corpo, mente, alma e coração!
FERNANDA ASSIS
28 de agosto de 2013 às 8:54 AMNão consigo compreender a cabeça de um cristão… Critica tanto, mas entra na página só p/ dizer besteiras… Falsos moralistas, fiquem longe da verdade, pois ela é esclarecedora, portanto, é sedutora…
Nas igrejas não há “sedução” pois “mentira*embuste” são costumes que vocês pregam!
Rosea, sua página é maravilhosa!
Arthur
27 de junho de 2013 às 6:44 PMAmei o post querida, e tô amando o blog cada vez mais. Obrigado !
Daniel Rodrigues Cavalcante
1 de junho de 2013 às 5:36 PMUma das bruxas mais talentosas que conheço é “ateia” na definição dela. Como ela é clarividente, ela já viu muitas coisas, inclusive Hécate. Sendo assim, ela se chama de ateia porque sabe que os deuses existem. rsrs
Tita
21 de abril de 2013 às 10:42 PMBruxaria não é para ser temida, é uma conexão com a natureza para a Deusa e Deus. Não tenha medo do desconhecido… abrace, porque é só quando deixamos nosso eu ser livre de restrições é que vamos ver as respostas. Abençoados sejam )O(
Melisa Cruz
20 de abril de 2013 às 8:42 PMGostei do texto.O blog e optimo.quanto a religião cada qual tem a sua. Desde que haja respeito.Eu agradeço a minha deusa Mãe.
blessed 8e
Gaby
19 de abril de 2013 às 4:01 PMAdorei o texto! O blog está muito legal!, agora quanto a ignorância das pessoas, eu conheço bastante gente assim! É difícil aceitar que que em pleno séc XXI, ainda existem pessoas assim! No facebook se eu posto qualquer coisa falando da inquisão, vem esse pessoal alienado me criticando, mas afinal, eu sou obrigada a aceitar tudo que a sua religião faz e você não pode ao menos respeitar a minha? Ser bruxa, não é fácil, mas tenho orgulho, orgulho por que sou a pessoa que sou graças a minha deusa Mãe!
Rosea Belator
19 de abril de 2013 às 4:17 PMSEI BEM como é 🙁
simone
6 de abril de 2013 às 8:37 PMMaravilhoso!! parabens pelo blog !! ficou lindo.. estou amando e seguindo !!!! hahaha .. bjusss
Gyslaine Ferrigno
5 de abril de 2013 às 11:51 AMQuerida amiga é como sempre digo parafraseando um antigo provérbio: ” Os cães ladram e a caravana passa!” Adorei teu blog, parabens mais uma vez e os incomodados que se mudem não é?
angela carvalho engel
4 de abril de 2013 às 10:44 PMMas o que uma pessoa crente, por ex: faz numa pagina sobre bruxaria? vou te contar é cada um….gostei muito da pagina..<;)
Luis Ventura
4 de abril de 2013 às 10:29 PMGostei de seu post de novo… Daqui uns post dá para fazer um livro já.
Silvana
4 de abril de 2013 às 10:04 PMEsse tipo de pessoa nao deve mesmo ter o que fazer! Entra em pagina que nao acredita pra ficar avacaliando, a faça o favor, va achar um lote pra carpir! Cada um tem sua crença , se nao gosta ou nao acredita respeite! Garanto que esse Deus nao gosta de pessoas preconceituosas e mesquinhas e sim de quem celebra a vida a natureza todos os seres e acima respeita todos sem distinçao de crença, raça, ou qualquer coisa! INDGNADA…
E aproveitando ficou lindo o blog to adorando parabens !! beijosssss
Rebeca
3 de maio de 2015 às 5:26 PMEsse é o meu Deus, pai de Jesus 🙂 Mais só porque ele é o Deus que eu adoro eu não preciso odiar as pessoas que gostam de outro Deus, até porque eu gosto muito das postagens desse blog! A magia é incrível, eu sei que ela pode mudar o mundo, assim como a Big Bang fez, hehehe.
marilda
4 de abril de 2013 às 9:59 PMse ele não gosta de nós as bruxas por que se dá ao trabalho
Elvio
4 de abril de 2013 às 9:33 PMSeus bruxos, saibam que o meu Deus é mas
Rosea Bellator
4 de abril de 2013 às 9:45 PMElvio, se você não gosta do assunto, não precisa perder seu tempo vindo aqui. Cada um tem sua crença. Porque não mostra seu perfil para que eu possa te processar por preconceito? Aliás, não é MAS e sim MAIS. Aprenda a escrever antes de sair falando do que não conhece.
joão victor sousa vieira
3 de junho de 2015 às 9:37 AMeu quero ser um bruxo bom vc pode em ajudar Rosea belator
Rosea Bellator
3 de junho de 2015 às 3:32 PMa bondade vem do seu coração, agora sobre magia, posso recomendar que comece a estudar daqui https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
Ale
4 de agosto de 2016 às 11:39 PMRosea , vc é muito didática. To adorando esss blog parabéns.
natanael
25 de maio de 2016 às 4:37 PMAdorei, eu estou aprendendo agora blz por colocar essa página na web.
kayo
5 de julho de 2016 às 3:10 PMqueria o estudo completo do livro para eu me aperfeiçoar pois tenho vontade de ser bruxo.
Rosea Bellator
6 de julho de 2016 às 3:09 PMKayo rs é ir seguindo esse guia https://oficinadasbruxas.com/quero-aprender-ser-bruxo/
Diulle
16 de novembro de 2013 às 9:23 PMOlha não perca seu tempo lendo o que n gosta… Se for pra jugar a religião dos outros, nem comente! Obrigado!
natanael
25 de maio de 2016 às 4:40 PMTem pessoas aki q viveu na igreja e não sabe de nd do mundo a fora #igreja é babilônia sou iniciante na magia e essa página vai me ajudar muito. Tem algum canal no YouTube? Sou seu fã ‘-‘
Rosea Bellator
27 de maio de 2016 às 9:34 AMTem sim, vem ó: https://www.youtube.com/channel/UC5ychoeCfkC0jXhrNxO2zBQ