Você já deve ter visto fotos de altares e certamente percebeu que havia uma vassoura: fosse em miniatura ou tamanho normal – sempre de palha com fitas coloridas e outras coisas amarradas ou penduradas, acertei?

Ganhei esta vassoura da minha amiga bruxa Karyne Oliver. Minha primeira vassoura.
Foto: Rosea Bellator. Ganhei esta vassoura da minha amiga bruxa Karyne Oliver. Minha primeira vassoura.

Existem diversas histórias em vários cantos do mundo acerca da vassoura, porém uma das mais contadas sobre a vassoura das bruxas é a seguinte: as bruxas usavam as vassouras para seus ritos e para comemorar as colheitas. Por simbolizar o ato sexual, (o cabo seria o pênis e o tufo de palha seria a vagina) um ato divino e de fertilidade, as bruxas montavam nas vassouras e pulavam pelos campos próximos às fogueiras. Quanto mais alto pulassem, mais demonstravam sua alegria e esforço, portanto seria melhor para as colheitas, maior a benção dos deuses. A vassoura substituiu a varinha por um bom tempo na época que as bruxas foram perseguidas, pois a vassoura é um objeto doméstico, e é comum que toda casa tenha uma, passaria despercebido por qualquer fanático louco para mandar a bruxa para a fogueira. Espertas, não? Diversos instrumentos e outras coisas as bruxas tiveram que adaptar, mudar de nome, tudo para proteger seus segredos, veremos mais adiante outros exemplos.

Porém, apesar de simbolizar um ato sexual divino, a vassoura é um símbolo feminino e mostra o quão forte é o poder da mulher, já que é com o tufo que varremos todo o mal. Esta é uma das e mais poderosa função da vassoura: varrer o mal, a purificação.

Podemos usar a vassoura para varrer nossa casa ou o local onde faremos um ritual antes de traçar o círculo, sem tocar em nada, e dessa forma expulsar as energias negativas.

Este instrumento é muito antigo e faz parte da antiga religião da deusa.  Mesmo que você não siga a religião mais comum das bruxas que é a Wicca, você pode ter a vassoura e os outros instrumentos. Sua presença é importante e lhe ajudará a fortalecer seus poderes.

Como fazer sua vassoura

É muito simples. Você tem duas opções: comprar uma vassoura de palha e fortalece-la ou criar do zero. Veja abaixo as instruções:

Consiga um galho que possa sustentar os tufos de palha. Pode ser grande ou pequeno, apenas atente se ele já virou morada de cupins ou se está em boas condições. Se estiver com cupins, esqueça, procure outro.

Agora que tem o galho, amarre os tufos de palha de forma que não saiam mais dali. Até aqui temos uma vassoura simples.

Fortalecendo a vassoura: tornando-a sua e com seu poder!

Se você fez ou comprou a vassoura (de palha), agora é a hora de fortalecê-la. Amarre ervas como alecrim, arruda ou as que achar conveniente para ampliar o poder de purificação da vassoura. Enfeite o cabo com fitas coloridas ou pinte das cores que quiser. Faça símbolos como pentagrama ou dos elementos. IMPORTANTE: enquanto faz os desenhos, pinta, etc: lembre-se do mais importante – a visualização. A vassoura só terá os poderes que pretende passar a ela se você desejar em cada movimento que isso aconteça. Enquanto amarra as fitas, mentalize um desejo, como: traga-me paz. Cante. Faça com dedicação total. Dê preferencia para fazer em algum sabbath ou esbbath.

Depois de pronta, use quando quiser. Se você tiver um altar, deixe no altar.

Como usar a vassoura para purificar 

Digamos que você comprou uma casa nova, ou foi morar numa casa mesmo que dê aluguel, ou você vai fazer um ritual.

Antes de tudo, tome um banho de sal grosso. Outra coisa que você não pode esquecer: limpe a casa. Tire o pó dos móveis, limpe o chão, jogue coisas inúteis fora, faxina total entende? Sujeira atrai e deixa energia negativa estagnada! Sem dizer que chama seres baixos, e depois é um trabalhão se livrar disso. Não deixe sua casa virar um depósito de seres inferiores! Não pense que limpar a casa energeticamente somente resolverá… magia resolve sim muita coisa, mas você tem que colaborar com uma faxina okay? Varra todas as paredes, cantos e o chão SEM TOCAR os tufos da vassoura em nada. Enquanto você varre, faça alguma oração ou cante até terminar. Dessa forma você estará removendo todas as energias negativas do ambiente. Quando terminar, vá até a janela ou em algum lugar ao ar livre e dê duas palmadinhas na vassoura para livrar-se dos resquícios. Guarde-a, já terminou seu trabalho. Em seguida acenda um incenso de sua preferência e passe por todo o local. Pronto, é assim que se faz limpeza[bb]de ambiente com a vassoura.

 

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e uso da fotografia e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja mais

Instrumentos Mágicos – Pt.1: Grimório

Estudo da Arte 

Oráculos

32 COMENTÁRIOS

  1. Olá, me mudei para uma casa nova e lá chegando encontrei uma vassoura feita a mão , parece muito antiga , o que faço com ela ? Posso pegar p mim ?

    • srsrsr não faço ideia de onde veio rs…
      ou foi alguém que falou na ironia e todo mundo levou a sério rsrs ou foi por causa do cinema… não sei mesmo srsrsr
      Mas não, não voamos nas vassouras (mas seria bom rs)

  2. Rosea, meu nome é gaby. E desde pequena tenho visões curtas enquanto durmo, e no dia seguinte eu vejo senas no meu dia a dia que eu vi em minhas visões. Por muito tempo eu tenho tido elas, até que aos meus onze anos elas pararam, depois recomeçaram na minha idade atual, (13)anos que foi quando eu procurei a bruxaria. Minha última visão foi que eu estava dormindo no mesmo lugar e comecei a flutuar em cima de uma vassoura com um chapéu pontudo e uma capa. Será isso um tipo de aviso ?

  3. Ola Rósea, eu tenho 11 anos e queria ser uma bruxa, mas o problema e minha familia eles nunca me permitiriam eu praticar a bruxaria mas eu não me importo bom eu queria saber se você poderia me passar seu whatsapp para poder saber mais e melhor sobre a bruxaria mas a única coisa que tenha de bruxa e o grimório e não tem nada escrito ainda e eu também não entendo nada sobre á bruxaria . obrigada pela atenção e pelo maravilhoso blog.
    Beijos Yuichiro

  4. Rosea, ouvi falar que era bom deixar a vassoura na porta (alguns dizem pra deixá-la de cabeça para baixo, outros dizem que não importa a posição). Qual a sua opinião sobre isso? Tem uma “regra” ou varia de crença de bruxo pra bruxo mesmo?

  5. Oi Rosea. Tudo bem?
    Tenho um grupo wicca no Tsu e gostaria de compartilhar suas instruções de como fazer ma vassoura e como fortalecê-la. Será que eu poderia, colocando os devidos créditos do texto e seu site, é claro?

    Desde já obrigada!

  6. Olá Rosea!
    Tenho apenas treze anos (novinha rs) e tenho uma dúvida quanto a idade tanto para praticar a magia quanto para iniciar na Wicca.
    É claro que, por enquanto, só penso em estudar mais a fundo os conceitos e filosofias da Arte, e leio muito em livros e blogs, e tenho que admitir que o seu blog é um dos mais completos que eu já achei e também meu favorito (não querendo “puxar seu saco”, é claro rs)! Parabéns pelo ótimo trabalho,
    Abraço. 🙂

  7. Olá, Rosea!
    Gratidão pelo artigo muito útil! Eu e meu grimório agradecemos rsrs.
    Vi que disse que a vassoura não pode tocar em nada. Gostaria de saber o por quê.
    E se tocar, como proceder?
    Um beijo, abençoada seja!

    • Bianca, vc já percebeu que o pessoal que faz, por exemplo, reiki, não encosta a mão na pessoa que estão ajudando?
      A ideia é a mesma. Vc não está varrendo a parede, o chão, o altar, vc está varrendo o astral.

  8. Oi Rosea, uma duvida, se eu fizer a vassoura e nao tenho altar, onde posso guarda-la? E tem algo que posso por na minha vassoura comum para ajudar a purificar a casa todo dia? Obrigada!

  9. Olá!
    O meu nome é Gaby e sou bruxa . Nasci com este poder e esta cada vez mais forte á medida que cresço. Sou uma bruxa do bem será que posso voar como as outras bruxas?
    Aguardo resposta.
    Gaby

  10. rosea adorei esse post, realmente me ajudou a entender um pouquinho mais sobre a vassoura e sua utilidade em limpar energias negativas, mas posso fazer uma pergunta,meio fora do contexto???

    é sobre outro instrumento o athame, é necessário que ele seja uma adaga com dois gumes??? porque não uma faca comum??? oque acha??? se não, porque tem que ser com dois gumes??? obrigada dês de já!

    • Lina, literalmente você não deve deixar a vassoura tocar em nada, não encoste no chão, nem nas paredes entende? Você vai varrer paralelamente às paredes, chão e etc, sem tocar, apenas “no ar”, é dessa forma que se faz a limpeza energética com a vassoura 🙂

  11. Rosea, as vassouras podem ´´varrer“ o mal. Certo? Mas o que eu faço se quando eu visualizado o mal ao meu redor, mas eu também me lembro das coisas boas? O que eu faço para varrer somente o mal?

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.