Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Enforcado.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

O ENFORCADO

O PENDURADO OU ENFORCADO

Também conhecido como O Pendurado, O Homem de Ponta Cabeça, o Enforcado representa o auto-sacrifício.

Enforcado…? Mas ele está pendurado! Por que ele está assim, deve doer! Ele está ali por que quis ou forçado? Por que seu rosto não mostra sofrimento, mas indiferença ou apenas seriedade?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta do Enforcado. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

o pendurado ou o enforcado arcano 12

Pontos em comum da Carta do Enforcado

  1. Sempre terá uma pessoa de ponta cabeça ou literalmente enforcada;
  2. Expressão indiferente ou de dor;
  3. Número 12;
  4. Ao redor é bem simples…. e parece desconfortável;
  5. Geralmente há imagens que lembre o elemento terra;
  6. Podem aparecer símbolos que lembrem “iluminação” ou “sabedoria”.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Por que “Enforcado”? E porque está nessa posição?

Temos várias explicações aqui. Primeiro que “enforcado” é uma expressão para quem está numa situação desesperadora. Quem nunca ouviu falar algo tipo “estou enforcado de dívidas”? Também mostra alguém forçado a uma situação indesejável, como um divórcio repentino, a perda de alguém que você dependia. Perda de algo como uma pensão ou benefício. Pendurado ou enforcado,

2. Expressão de indiferença ou dor

É importante perceber que ele está nesse estado por que o forçaram e também porque ele mesmo se botou nessa situação de alguma forma. É desconfortável. É doloroso. Mas também, por saber que ele mesmo causou isso, ele pode aparecer muito indiferente.

3. O Número 12

O 12 mostra a renúncia –  que é o que o Enforcado vive fazendo. Mostra suas paixões em conflito com tudo. Mostra algo em formação, criação sobre a criação. Uma ação necessária (não necessariamente prazerosa). É o desenvolvimento livre ou forçado.

as paixões e com a renuncia pessoal e também compreende os mundos da formação, da criação, da emanação e da ação.

4. Desconforto ao redor

Olhe ao redor do Enforcado. Nunca é algo reconfortante: ou é vazio, ou é cheio de espinhos, ou é uma montanha deserta, ou são pilastras  frias, distantes…. ou mesmo apenas um pau para segurá-lo no ar. Terrível. Isso representa a visão do Enforcado: seu redor é tudo que ele não quer.

5. Presença do elemento terra

O elemento terra aparece como uma árvore, uma montanha, ou apenas na presença da cor marrom ou verde, como flores e plantas, em excesso – e quer mostrar que o Enforcado está preso ao material. Ele precisa aprender muitas coisas na pele, precisa passar por algo. Precisa entender através de dor.

6. Símbolos que remetem à sabedoria e iluminação

No tarot de Rider Waite está clara a auréola na cabeça do Enforcado,  e no Tarot Mitológico está clara na forma de uma águia (que é Zeus). O Enforcado pode sofrer sim, muito até, mas ele será cada vez mais sábio. Cada porrada da vida que ele toma, mais aprende. E se ele não for teimoso, se seguir a luz, o bem, ele será iluminado, agraciado pelos deuses com bênçãos e orientações.

Essa carta é complicada, mas…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Enforcado é uma carta voltada para o sacrifício pessoal, compreensão de uma situação dolorosa, mas só saberemos mesmo o que essa carta significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. O Enforcado pode representar também:

  1. Sacrifício em vão;
  2. Negatividade;
  3. Pessimismo;
  4. Dívidas e doenças;
  5. Divórcios;
  6. Mudanças desagradáveis que vão mudar muita coisa no seu dia a dia;
  7. Sabe quando você faz uma coisa com o maior zelo e não dá em nada? Então…
  8. Problemas de aceitação.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Enforcado, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ser o abrir mão de tudo que tem em troco de nada! Mas, no mundo extremamente materialista que vivemos hoje, talvez quebrar a cara dessa forma mostre para a pessoa que devemos ser autênticos sempre e nunca apenas mover-se pensando em recompensas.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

 

7 COMENTÁRIOS

  1. oi, cheguei aqui por acaso buscando arquétipos do enforcado e gostei demais do seu blog. vc eh muito informativa e clara, tanto q acendeu uma questão que estou tentando resolver. estou me preparando pra um rito de passagem, baseado entre eu e meus amigos no magico de oz. eu vou de espantalho, mas ao pensar na fantasia a imagem da carta começou a se materializar. sinto um chamado para evocar nesse rito o arquétipo do enforcado, mas estou com receio pelo aspecto negativo

  2. Boa noite, estou tao preocupada, já medisseram que o numero 12 em uma casa,traz tudo de ruim….verdade mesmo, estou muito desesperada, perdi meu netinho, e é uma coisa atrás de outra, por favor me ajude, como posso mudar, esse numero…muito obrigada, nos ajudem,por favor, estaamos sofrendo muito.

  3. Tenho um palpite, o motivo pelo qual A Força e A Justiça possam estar trocadas.
    A Justiça é a justiça literalmente, então, talvez queira mostrar que após ser dada a palavra final, só resta a aceitação e mais nada a ser feito, por isso O Enforcado é o número 12 e no outro baralho vem após A Justiça. Válido?

    • Bárbara, entendi o que quer dizer. Sim, até faz sentido sim, porém…. o Enforcado tem escolha. Então, há o que fazer, por mais difícil que seja. Somente numa situação muito negativa, com a carta invertida, é que não teria o que fazer.

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here