Bem que vovó dizia!

Existem inúmeras receitinhas antigas que servem muito bem para a beleza, ditadas pelas avós de nossas avós e nós nunca escutamos por achar que era bobagem. Hoje como bruxa, percebendo a utilidade das plantas, da meditação, das palavras e muito mais, vejo que gastamos horrores sem necessidade! Temos um arsenal em casa, só é preciso aprender a usar. Vamos relembrar?

ervas foto rosea bellator
Foto: Rosea Bellator

Vovó dizia que… Menta faz bem pra pele! Tira a oleosidade e deixa iluminada! Como fazer? Ferva 500ml de água. Apague o fogo e coloque um bocadinho de menta (se quiser adicione pétala de rosa e chá verde). Deixe por 15 minutos. Coe. Agora é só embeber o algodão e passar no rosto! Pode guardar essa água por 1-2 meses em um recipiente da sua escolha.

Vovó dizia que… lavanda tira olheiras e acne! Faça um chá bem concentrado com lavanda[bb](pode ser sachê ou a própria erva, que é mais recomendado). Ao invés de tomar esse chá, embeba algodões e deixe por 10 minutos sobre os olhos (a pele deve estar limpa e seca). Pode fazer isso antes de ir dormir ou ao acordar! Já para a acne é só passar esse chá por todo o rosto, faça isso duas vezes ao dia.

Vovó dizia que… chá preto acaba com inchaços! Rosto, pé, pálpebras inchadas? Faça uma infusão de chá preto e ponha na geladeira. Quando estiver bem gelado, embeba uma toalhinha e deixe sobre a área inchada.

Vovó dizia que… mel é tudo de bom! E é verdade, existem mil receitas com mel, mas e quanto a hidratante facial natural? Amasse uma banana muito madura, 2 colheres de mel e uma colher de leite integral. Passe no rosto e deixe agir por 30 minutos. Faça isso quando seu rosto estiver com aparência de cansado ou muito seco, n máximo 2 vezes por semana.

Vovó dizia que… fubá tira sujeira! Oh, se é verdade! É um belo esfoliante! Num recipiente misture fubá, aveia, 1 colher de mel ou iogurte e meio copo de algum chá como mate, verde ou branco. Misture bem. Dá pra esfoliar o rosto, os seios, os braços… qualquer parte do corpo!

Vovó dizia que… babosa é a melhor coisa pro cabelo! Pegue a folha de babosa, tire a casca verde e utilize somente a parte interna (a parte com a gosma). Misture essa gosma com algum creme de hidratação (qualquer um mesmo) e amasse bem, se quiser pode até bater no liquidificador. Cuidado para não manchar sua roupa. Agora é só aplicar no cabelo sujo e seco e deixar agir pelo menos por 30 minutos. Depois você vai lavar com seu shampoo normalmente. E nada de sair no sol com a babosa no cabelo, ein!

Vovó dizia que… camomila clareia o cabelo! Se você quer um tom diferente no seu cabelo, uma clareada, sem descolorir faça o seguinte: Faça um copo de chá de camomila bem concentrado e espere esfriar. Aplique no cabelo com borrifador ou com pincel. Se tomar um Sol nesse momento vai ser melhor ainda! (Obs.: não, esse método não tira descolore o cabelo como um descolorante e também não tira tinturas[bb]).

Vovó dizia que… abacate é um ótimo hidratante! Bata meio abacate com um pouco de água ou leite. Pode ser usado na pele ou no cabelo: o resultado é pele lisa e cabelos lustrosos!

E por fim, vovó também dizia que… hortelã emagrece e cura dor de garganta! Ai vovó, porque não disse isso antes? Um copo de chá de hortelã 1h depois do almoço e mais outro 3h depois acelera o metabolismo incrivelmente! Ah sim, um suco de abacaxi com hortelã no dia a dia pode trazer benefícios esplêndidos para a disposição (e pra emagrecer também!). Não podemos esquecer do banho com hortelã! Adeus oleosidade! E nos cabelos a mesma coisa! Só fazer uma infusão com um punhado de hortelã, derramar  nos cabelos ou a pele e massagear. E por último: mastigue algumas folhas de hortelã e engula somente o líquido da planta[bb], vai acabar com a voz rouca ou dor de garganta!

Eita vovó, que era bruxa e nem sabia! Obrigada por nos passar tantas receitinhas maravilhosas!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

23 COMENTÁRIOS

  1. Eu amo esse blog tantas coisas incríveis pq eu n aceitei que era bruxa antes, n teria perdido tanto tempo, ainda bem que eu acordei pra vida, parabéns pelo blog Rosea ❤

  2. o fubá, o abacate e a camomila (essa eu fazia qdo era loira)…já conhecia…excelente…a camomila tb serve pra olheiras…fazer um sachê de camomila, pode ser em pano de saco (tipo guardanapo) ou um pedaço de camiseta (ou qq tecido de algodão)..ferva a água, coloque os sachês, leve a geladeira a água do chá e os sachês dentro…geladinho é só colocar 10 minutos sobre os olhos…adeus olhar cansado…
    ah e aveia pra esfoliação mais leve…quando não se tem muitos cravos, espinhas, basta a aveia, mas qdo os tem o melhor é o fubá que limpa tudo…

    bjus

  3. Olha só aonde está a solução.Na própria natureza!Também tenho uma dica.Contra verruga.Passe a parte interna da banana sobre ela.Faça isso todos os dias,seja persistente e a danada vai secar até desaparecer!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here