Você já deve ter visto uma grande panela pegando fogo por dentro enquanto uma bruxa jogava algo, como folhas, e ia dizendo algumas palavras, certo? Esta panela é o caldeirão.

Foto: Karyne Olivier. Este foi um dia de Lua Nova, que fizemos um pequeno ritual para a deusa Baba Yaga. Queimamos no caldeirão algumas folhas com nossos desejos e folhas de louro.
Foto: Karyne Olivier.
Este foi um dia de Lua Nova, que fizemos um pequeno ritual para a deusa Baba Yaga. Queimamos no caldeirão algumas folhas com nossos desejos e folhas de louro.

O caldeirão é o símbolo do ventre da deusa, a fertilidade, a renovação. É no caldeirão que transformamos praticamente qualquer coisa. Geralmente está situado no meio dos altares e também nos rituais. E por simbolizar a vida, o caldeirão tem como elemento a água, que está presente no nosso sangue e em 2/3 do planeta (faz sentido, não?)

Na foto dá para ver um luz laranja: isto é fogo. Acendemos com um pouco de álcool ou outra química que mantenha o fogo aceso dentro do caldeirão. É nesse fogo que queimamos ervas, nossos pedidos escritos em folhas de papel entre outras coisas.

O caldeirão deve ser feito de ferro, pois o ferro vem da natureza (em forma de minério) – ou seja, o caldeirão tem que ser de ferro, pois o ferro é um elemento da natureza forte, que dá origem a muitos outros elementos. Também pode ser feito de barro, pelo mesmo motivo. Sua forma ideal é de três pezinhos (deusa/deus tríplice), não é obrigatório povo, mas é uma simbologia importante para quem segue essa filosofia de deusa tríplice, ok? Pode ter alça e uma tampa.

Como já foi dito, o caldeirão pode ser usado para muitas coisas, como queimar ervas, fazer poções… Ele também pode ser preenchido com água (com o fogo é mais difícil) e ser usado para uma técnica de adivinhação conhecida como scrying.

Alguns cuidados para higiene astral e física: limpe sempre seu caldeirão antes e depois de usá-lo. Porque? Quem usa panela de ferro sabe que o ferro que fica encrustado no fundo não faz mal (sem ser em excesso) para nossa saúde e a limpeza também evita que enferruje seu caldeirão. E por motivos astrais, é bom limpar pois os vestígios de outros elementos ali remanescentes podem atrapalhar num futuro feitiço ou ritual. Simples assim.

Dica: quando lavar seu caldeirão, seque-o igual a suas panelas de ferro para não enferrujar – coloque  no fogão sobre o fogo alto. Evite arranhar qualquer parte, a ferrugem vai entrar nessa abertura fina, colabore usando colher de pau, ok?

Porém, se mesmo com cuidados seu caldeirão enferrujar, vamos ao procedimento básico, também usado com panelas comuns de ferro:

-Lave normalmente;
-Use esponja de aço (uma marca bem conhecida: Bombril)
-Caçe todos os pontos de ferrugem e esfregue com a esponja de aço até eles sumirem;
-Unte o caldeirão com algum óleo como: oliva, cravo, alecrim, lavanda, olíbano;
– Deixe secar ao sol.
-PORÉM se ele já estiver faltando algum pedaço, corroído, ou já furado, esqueça, seu caldeirão não presta mais para a magia.

Perguntas frequentes

Onde encontrar um caldeirão? Você pode encontrar em lojas esotéricas, lojas de panelas, sites de bruxaria/wicca/esoterismo.

É caro? Depende de onde você comprar, tamanho, modelo.

Não tenho caldeirão, uso uma panela velha de ferro ou de barro, e agora? Tudo bem, sem problemas, o caldeirão descrito seria o ideal, mas pense nas bruxas na idade média: você acha que todas elas tinham tudo exatamente igual uma da outra?

Posso cozinhar e fazer feitiços/rituais no mesmo caldeirão? Desde que você mantenha uma boa limpeza, sem problemas, mas seria legal um caldeirão para feitiços/rituais e outras coisas comestíveis e um somente para feitiços/rituais que não terão nada comestível, como queima de papel/desejos.

 Feitiços comuns de serem feitos no caldeirão

-Queima de folhas de louro para prosperidade
-Queima de cravos e folhas amareladas para purificação
-Queima de desejos (escritos em folhas de papel)
-Queima de nomes de pessoas indesejáveis (para que parem de atrapalhar sua vida)

Sim, a maioria é queima! Comidas e bebidas não são tão comuns de serem feitas no caldeirão pois demora demais para ficar pronto.

Finalizando, o caldeirão é largamente usado pelas bruxas por sua propriedade transformadora. É aconselhável que se tenha ao menos um, nem que seja pequeno, para esses feitiços tão comuns de queima e rituais em honra a deusa. O caldeirão também é prova de que a cozinha é um ambiente sagrado para a bruxaria – podemos concluir isso também pelo fato de a alquimia[bb] ter iniciado na cozinha.

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e fotografia é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja outros artigos

108 COMENTÁRIOS

  1. Rosea!!Consegui uma pequena panela de tres pés soq eh usado e tem um pouquinho de arranhaos no fundo da panela,serve para mim fazer rituais e feitiços ou eh inutil??

  2. Consegui um caldeirão esses dias, já usado, porém a dona dele já morreu e ele estava largado na casa de um amigo meu. O caldeirão estava bem enferrujado, judiado kk msm, eu pensei que tava estragado, mas ai eu fiz essas coisas e ele parece novinho em folha!! to muito feliz e orgulhosa do meu trabalho <3 obg pela ajuda , rosea!

  3. rosea, tenho dificuldade em manter o fogo queimando dentro do meu caldeirão de barro. mesmo ao embeber o fundo de alcool e jogar um fosforo, nao queima como o esperado. alguma dica? gratidão!!

  4. Oi, Rosea, tudo bem? Boa noite, minha querida.
    Posso usar os alguidares de barro vendidos nas lojas de Candomblé como caldeirão? Apesar de não serem caldeirões, é claro
    Beijos, blessed be

  5. Qual tamanho de caldeirão você recomendaria para a realização de rituais de banimento e purificação num local que constantemente recebe energias mentais negativas (como pragas, exconjuros e exorcismos) vindo de vizinhos de religiões evangélicas? Gratidão!!!

    • olá!
      Não importa o tamanho pra situação, mas pra quantidade de pessoas que vão usar
      digamos que muitas pessoas querendo por folhas e ervas dentro do caldeirão cada uma… então precisamos de um grande.
      Se é uma pessoa só, pode ser um pequeno.

  6. Com licença, queria saber com que idade se pode começar a praticar magia. Com doze, quatorze?
    Obrigado desde já e desculpe se a pergunta for idiota, me interessei a pouco tempo e ainda não li muitos artigos (Estou lendo os do blog agora).

    • Eduardo, imagine que você nasceu filho de bruxos. rs
      Você vai aprendendo o tempo todo, independente da idade.
      Então, não tem uma idade para começar.

  7. ROSEAAAAA!!!!!!!!!!
    eu tenho um mine caldeirao que de ceramica e seu seu revestimento e de couro
    da para usar????????????????????????????????????????????????????????????

  8. Oi Rosea!

    Eu não sei se alguém já perguntou isso aqui, mas… o caldeirão pode ser de pedra? Porque esta na teoria carrega muitos tipos de minério e não tem a inconveniência de enferrujar. Eu queria saber a sua opinião sobre isso.

    Abraços!

  9. É necessário purificar o caldeirão? Ganhei de presente, não usei ainda porque tenho dúvida se preciso fazer alguma limpeza energética nele!

  10. Pode ser aqueles de estanho? E como apago o fogo depois, ou deixo consumir o papel até que o próprio fogo apague sozinho? E no caso de “dissolver” energias, poderia usar a água pra desmanchar (papel que se desfaz)quando não der pra utilizar o fogo?

  11. Rósea, cada vez mais você me atrai para a arte da bruxaria e eu começo a pensar que você só pode uma enviada dos deuses!! Gostaria de saber duas coisas:
    1-É permitido enfeitar meu caldeirão? Por exemplo enrolar algumas fitas coloridas na alça, prender minha pedra da sorte na parte de fora ou então esculpir símbolos sagrados no ferro.

    2-Não pode ser outro metal como Aço. Perdão pelo tamanho do comentário rsrsrs e obrigado. SE

  12. Oie Rose,

    Quando se faz um ritual de queima de folhas de louro, mantenho o caldeirão parado ou tenho que leva-lo a todos os cantos da casa? Eu sou inciante então ainda estou estudando, mas não vi nada falando sobre isso!

    Obrigada

  13. Boa noite Rósea, então, eu não tenho caldeirão e eu sei que tem que ser de ferro ou barro, mas não posso comprar no momento. Achei em casa um panelinha pequena de alumínio que parece com um caldeirão e gostaria muito de usá-lo, posso?

  14. seu blog é muito bom e está me ajudando muito com meus estudos, uso um caldeirão da minha avó que era bruxo, tem algum problema usar um caldeirão que já foi de outra pessoa?

  15. Olá Rósea! É o seguinte, sou uma bruxa de Belém, do norte do país,da Amazônia. Queria saber se posso usar cuia (a amazônica, não a de chimarrão) como caldeirão? É meio difícil encontrar caldeirõees de ferro e gostaria de honrar minha terra, obrigada desde já, esse site év demais!

  16. Preciso de ajuda eu quero iniciar uma jornada draconiana mas preciso de ajuda não sei por onde começar não encontro nenhum documento nem na Internet nem nas bibliotecas Ajuda

  17. Oi td bem? Eu precisaria de falar com vc eu esto me iniciando na dragon magick e queria saber CE tem algum objeto mais parecido com o caldeirão ‘sem ser o próprio caldeirao’ algo que possa usar

  18. Olá! Tenho um caldeirão pequeno de ferro, digo pequeno mesmo (75ml). Posso usar quando precisar queimar algo? Acredito que para outras coisas não vai dar por falta de espaço rsrsrs…. Mas se conseguir usar só pra isso já me ajuda. Bjão!!!

  19. Oi Rosea eu tenho algumas “panelas” de barro, são tipo potinhos, porem todas tem uma ou outra rachaduras na parte de cima, posso usar elas mesmo “rachadinhas”?

  20. Rosea, bom dia! Eu achei em uma loja esóterica, um objeto de COBRE, aquele que é usado para meditação, pois faz um som bem bonito ao ser tocado por um pauzinho que o acompanha. Cobre pode ser usado apenas para queima? Beijokas

  21. Ganhei um Caldeirão de minha avó!♡
    Sempre achei estranha a forma como ela tratava aquele caldeirão, com todo o cuidado (Ele está super novo e bem limpo, purifiquei e consagrei à Mãe Natureza). Acho que ela é bruxa. ♡_♡
    Ou já foi…

  22. Oiie Rósea, primeiramente parabéns pelo site! é ótimo e suuuper ditático, tem me ajudado muito! sou nova nesse campo da bruxaria, sempre gostei, mas por questões familiares, agora q estou podendo me aprodundar melhor. Gostarai de fazer feitiços (proteção, amor, sorte) que utilize a queima de desejos no caldeirão, pelo fato de o papel como desejo se tornar cinzas o desejo tende a não se realizar? tenho essa dúvida pq feitiços que usa o fogo no caldeirão podem ser também para fazer banimentos, expulsar energias ruins, transformá-las em ”cinzas”, mas se a minha intenção é queimar o papel como desejo para ele ganhar força e energia também dá certo, ou queimá-lo necessariamente irá ”enfraquecer” a possibilidade dele se realizar?

    • Sofia, o fogo é o elemento transmutador.
      Sabe quando você põe o bolo no forno e ele cresce? Esse bolo pode ser doce ou salgado, não é?
      A mesma coisa são os feitiços.
      Leve seu pedido ao fogo. Seja para banir, seja para chamar. O que fará a diferença é a intenção, seu pedido. O fogo transmutará para tornar realidade.

  23. Rósea tive um sonho meio estranho com o São Cipriano da Capa Preta e queria saber oque significa .. Teria álbum jeito de se comunicar a sós com você?

  24. Olá Rósea, fiz uma limpeza no meu porão e queria botar minha sala de bruxaria nela , botar potes com ervas , pós mágicos , e tudo mais . só fiquei em duvida quanto ao caldeirão ! Tenho um de barro pequeno na minha casa e não é preto . tem algum problema? Tem problema se não for exatamente uma panela ? Se for um pote de barro ?

  25. Para a cozinha da bruxa em si, é bom uma panela de vidro ou algum outro material? Ou uma especifica de ferro, somente para ela? (uma para cozinha, uma para rituais/poções e uma para queima?)

    Muito obrigada pela atenção

  26. Comprei uma pequena panela de barro que quero usar pela 1ª vez. Alguma sugestão inicial? É preciso passar alguma coisa no caldeirão antes de usá-lo?

  27. Tenho uma dúvida: sempre vejo pela internet fotos de caldeirões em chamas, como a desse post, e o caldeirão sempre está sobre uma toalha. Eu tenho um certo receio de fazer a mesma coisa e a toalha pegar fogo rs (o mini caldeirão que eu tenho não é de ferro, acho que é latão ou algo do tipo, então não o uso, pretendo comprar outro). Ainda mais porque na minha casa o piso é de madeira, mais um motivo para se preocupar.
    Então minha pergunta é: tem algum perigo de acender o caldeirão sobre uma toalha ou as pontas do tripé dele não esquentam o suficiente para queimá-la? Como o piso de casa é de madeira, estava pensando em arranjar um pedaço de vidro, mármore ou piso para colocar embaixo do caldeirão, por segurança.

    Por fim queria dizer que amo seu blog, leio todos os dias e sempre fico fuçando nos posts mais antigos =)

  28. tenho uma panela de barro como meu caldeirão mas não tenho altar devido meus pais pois eles não aceitam a bruxaria eu uso e guardo junto com as outras panelas tem problema ?

  29. Quero ser um bruxo so q minha família e evangélica e n encontro lugar aqui em casa para fazer meus feiticos,meditações, e se eu faço meditação comecao a me chamar de macumbero oq eu faço me ajuda

    • Ih rapaz, você tem que aprender a lidar com isso. Não tem “milagre” para isso. Como eu já disse mil vezes por aqui, fé é algo intimo. Não vai agradar a todo mundo, mas quem tem que ficar feliz com isso é você.

  30. Eu também não consegui ver sua indicação p/ o Angelo.rs…rs…
    Panela 0,5 litros 11 cm diâmetro pelo que entendi ele tem 11cm de circunferência e cabe meio litro de liquido.Quero saber se está bom o tamanho? Achei que sim. pq estou usando uma menor de cerâmica.rs…rs…bjs

    • Cara, vende em lojas de churrasqueiras, e às vezes, você encontra em casas de ração tb, casas de ração na vdd não é só ração, é tipo uma feira com selas de cavalo, coleiras de cachorro, botas, e adivinha? caldeirões! É só achar uma dessas duas que tem em toda cidade, e perguntar se vende, não vão te achar louco ou perguntar se vc é bruxo, pq mta gente compra la pra usar na cozinha pra fazer jeijoada e tropeiro servir em restaurantes etc, e eles nn precisam saber pra que vc vai usar se não se sentir confortável, tem muitos bem pequeninos, e outros maiores lá, só que nn costuma achar nenhum gigante nem nada

      • Li que vc falou sobre poder ser uma panela de barro em vez de ferro e etc,queria saber se uma panela de pedra sabão também seria um material sensível pra ser utilizado como caldeirão, bateu uma curiosidade pq vivo no meio de muitas, e nn achei nada sobre a pedra sabão na magia na internet. Um caldeirão (panela)de ferro tb poderia ser usado?

  31. oi rosea,mais uma vez aqui com minhas dúvidas tipicas de uma novata…kkkk
    ótimo texto,mas até agora tenho uma duvida,como acendo o fogo do caldeirão?acende dentro ou fora(embaixo)?e se for dentro com o que eu acendo?

  32. Olá.
    Para fazer os feitiços é necessário que o caldeirão esteja em algum lugar específico ou posso fazer, por exemplo, em cima da pia ou no chão?
    Obrigada.

  33. Existem muitos blogs de magia por aí. Alguns são bons, outros são criados só pelo entusiasmo da pessoa logo após conhecer a Wicca. O seu é uma exceção. Parabéns pelos textos e pela dedicação.

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here