Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Hierofante.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

O HIEROFANTE

o hierofante o papa arcano 5

Também conhecida como O Grande Sacerdote, O Supremo Sacerdote, O Papa, O Hierofante é um homem religioso e sábio. Uma autoridade orientadora para o plano espiritual

Afinal, para que serve alguém como o Hierofante? Porque uma pessoa que se dedica a orientação espiritual usa uma coroa e um cetro? Porque há dourado nas roupas? Não poderia ser mulher? Precisa de um trono?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta do Hierofante. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

o hierofante o papa o sumo sacerdote arcano 5

Pontos em comum da Carta do Hierofante

  1. Sempre é algum tipo de sacerdote;
  2. Seu número é o 5;
  3. Mostra luz e sombras;
  4. Traz uma coroa e um cetro;
  5. É cercado por colunas da mesma cor;
  6. Há símbolos ocultistas;
  7. Traz símbolos ligados à religiões ou fé;
  8. Figura claramente importante.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Para começar, o que seria um hierofante?

Hierofante é um termo para indicar um sacerdote de alta hierarquia. Dizem que foi utilizado esse termo na Grécia e no Egito. Ou seja, ele é quem manda em todos os sacerdotes de uma determinada religião ou templo, como o Papa é para os católicos. É alguém que “faz a ponte” entre o astral e o físico, os deuses e os humanos. Eu lembro a primeira vez que li isso e fiquei com uma cara tipo AIMEUDEUSDOCÉUQUÉQUÉISSO? Bom, mas agora você já sabe.

2. Por que leva o número 5?

Esse é o número da busca espiritual, do equilíbrio. É a junção dos elementos, é o quinto elemento, o espírito. Representa uma grande energia. Mostra pessoas espiritualistas, número da conexão espiritual.

3. Por que um sacerdote mostra luz e sombras?

Desculpe informar, mas somos luz e sombras. O Hierofante mostra nossas duas faces e procura equilibrá-las rumo à iluminação.  No Tarot Egípcio o Hierofante aparece como Anúbis, o Deus da Mumificação, que auxilia os mortos. O quão sábio e espiritual é um deus que vive entre a luz e as sombras, não é mesmo? No Tarot Mitológico aparece como Quíron, o centauro que aprendeu com Apolo a medicina, cultura, sabedoria – um grande professor conhecedor da alegria e do desespero, luz, sombras. No de Marselha temos o Papa, símbolo de conexão dos cristãos, entre Deus e os seres humanos. O Papa está aqui para ajudar as pessoas a se purificarem, a aprender e se corrigirem. Ou seja, todas as cartas, todas as faces apresentadas mostram o Hierofante como alguém que lida com as sombras das pessoas, além das próprias, e as ajuda a buscar a luz, o equilíbrio da alma.

4. Por que um homem tão espiritual usa um cetro e uma coroa, símbolos de poder?

Ao contrário do que pensam, não é para demonstrar necessariamente poder como o de um Imperador, mas poder espiritual. O Hierofante precisa ser respeitado, pois é uma referência, é um ícone e inspira quem lhe busca pedindo ajuda. A coroa, o trono e o cetro mostram sua posição como Alto Sacerdote, como o responsável por aquela religião ou templo. Usemos o Papa como referência: se padres por aí fazem bobagem, quem tem que responder? o Papa. Por mais que não gostem, que não liguem, que não faça parte da sua vida (nem da minha) o Papa é importa para uma legião de pessoas e é para ele que são levados todos os problemas que acontecem, assim como ele é o representante e ele quem viaja o mundo para ajudar os fiéis do seu Deus.

5. O que são aquelas colunas?

A Sacerdotisa traz sempre uma coluna negra e uma branca, o Hierofante faz as duas da mesma cor. A Sacerdotisa é mais “prática” e está no dia a dia, lidando com sombras e luz, o Hierofante combate o mal, por isso é cercado de luz, grande intensidade. Ele combate o escuro, que podemos entender como os males, a doença, a ignorância. Ambos são trabalhos difíceis, porém diferentes, e assim se completam. No Tarot Mitológico, Quíron está como que nunca caverna, não há colunas, mas vemos a mesma simbologia quando vemos o furo no teto trazendo luz para sua escuridão, direto em seu rosto, na mão e no peito! No tarot Egípcio, Anúbis aparece com o corpo dourado, mas com a cabeça negra – alguém que precisa compreender o físico, combatendo os males com o espírito. Anúbis ainda traz o sentido de iniciação aos mistérios, já que para os egípcios a vida começa mesmo depois que morremos no plano físico (claro, precisamos aprender nesse tempo tudo que será necessário do outro lado).

6. Por que vemos símbolos ligados ao ocultismo?

Porque assim como a Sacerdotisa, o Hierofante também lida com a magia, com os mistérios da vida. No Tarot de Rider Waite vemos duas chaves, mostrando que o Hierofante tem as chaves dos mistérios, já no Tarot Mitológico temos Quíron trazendo um papiro, que seria o livro medieval. Um livro nos liberta da ignorância, nos mostrando conhecimentos de diversos tipos. Ele mostra também a mão chifrada, símbolo de bênção e de boa sorte (sim, era isso antes de chamarem de chifrinhos do capeta). No Tarot Egípcio temos uma espécie de balança de duas cores, representando o equilíbrio entre as forças e o próprio deus Anúbis que já traz todo simbolismo do pós vida egípcio.

7. Por que traz símbolos de religiões e ligados à fé?

Porque, como vimos, é o representante de uma religião ou de um templo. Vemos isso claramente no Tarot de Marselha, onde toda a figura é para identificar o Papa, assim como é o nome da carta. No Tarot de Rider Waite temos a cruz desenhada no manto e os coroinhas à serviço do sacerdote. É muito comum o autor de um tarot colocar o Hierofante como o representante de sua religião. O Hierofante representa a consciência, a santidade, a bênção.

8. Não deveria então o Hierofante ser uma pessoa “do povo”?

Não. O Hierofante é claramente uma figura importante, que representa uma ideia, logo ele é amado por uns e odiado por outros – a ponto de alguém querer matá-lo. O Hierofante é tratado com cuidado sim, pois precisa estar disposto para lidar com grandes energias e com as energias praticamente sempre negativas das pessoas que vão pedir-lhe ajuda. Ele precisa estar sempre purificado e portanto, estará isolado na maior parte do tempo. Outra coisa, pela sua sabedoria certamente é um idoso, logo, exige cuidados duplicados.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Hierofante é, no geral, uma carta voltada para a espiritualidade de um modo geral, mas só saberemos mesmo o que ele significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-o. O Hierofante pode representar também:

  1. Alguém com a cabeça nas nuvens;
  2. Desligamento espiritual;
  3. Necessidade de procurar a espiritualidade verdadeira;
  4. Mostra que há mentiras na sua vida;
  5. Indica excesso de sombra;
  6. Indica falso moralismo, falsa “iluminação”;
  7. Sentimento de solidão, isolamento;
  8. Angústia inexplicável (espiritual);
  9. Desequilíbrio espiritual.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Hierofante, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer sentir “angústia espiritual” ou “viver desequilibrado espiritualmente”, mas talvez, seja necessário em alguma fase da vida. Talvez ter uma época de desequilíbrio espiritual sirva para você perceber como era feliz antes e não dava valor, então correrá para seu equilíbrio novamente.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.