Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Sacerdotisa.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A SACERDOTISA

mk-02-papisa

Também conhecida como A Alta Sacerdotisa, A Sacerdotisa, A Grande Sacerdotisa, A Ocultista, A Papisa é uma mulher estudiosa. Ela estuda a ciência comum e a ciência oculta, e é uma figura bem introspectiva.

O que ela faz ali sentada, com o livro na mão? Porque a coroa? E porque esse título de sacerdotisa ou papisa? Uma mulher estudando? Ela é jovem? Velha?Porque tanto dourado e azul? E todas aquelas jóias? Porque ela é introspectiva? Se ela vive estudando, seria uma sábia?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Sacerdotisa. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

a sacerdotisa outros tarots

O que temos sempre em comum? Tente ver sozinho, depois continue a leitura.

Pontos em comum da Carta da Sacerdotisa

  1. Sempre seguram algo que simboliza a vida, conhecimento e/ou mistério;
  2. Estão num trono ou em algum local que elas representem;
  3. Possuem dualidade de cores, como preto e branco;
  4. Sempre é o número 2;
  5. Sempre de coroa;
  6. Traz cores que passam serenidade e ouro;
  7. Aparecem elementos como “lua, flor, serpente ou joias” na coroa ou nas mãos;
  8. Olhar sereno, porém determinado;
  9. Usa “mais roupas, como longos vestidos” ou usa “véu”.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Os objetos que simbolizam a vida, conhecimento e mistério.

A Maçã, o Ankh, a Cruz, o Papiro, os Campos Verdejantes… observe como a sacerdotisa sempre insinua vida, fertilidade, conhecimento, mistério. Porquê? Simples, porque essa é a essência dela!

2. Trono ou local de “honra”, “que represente a sacerdotisa”.

Ela sempre estará num local como um trono, que é um local que indica poder e autoridade, ou num local que a represente. Perséfone, do tarot mitológico, está na escadaria saindo dos campos verdes da primavera e indo para o submundo, alternando vida e conhecimento, mistérios diferentes que se complementam. Essa escadaria é o símbolo da descida, a descida de Perséfone. Ela comumente estará sozinha, pois esse momento só seu é muito necessário para aprender com seu “eu” interior.

3. Dualidade de Cor.

Perceba que, como mencionei primavera e submundo no exemplo acima, podemos perceber que todas as cartas vêm acompanhadas dessa dualidade, seja nas colunas preta e branca (também presente na carta de Perséfone), seja em outros elementos. Porque as colunas? Pois são pilares, algo que sustenta, correto? Um pilar de sabedoria da morte e um pilar de sabedoria da vida, sim, simples assim!

4. O número 2.

Mais uma vez, a dualidade sempre está presente na sacerdotisa. O dois é um número que sugere equilíbrio, auxílio, companhia. O dois é alguém ao seu lado, é o amparo.Afinal, qual a função de uma sacerdotisa? Amparar de alguma forma. Algumas sacerdotisas têm a função de levar conhecimento, outras de confortar a alma, outras de educar espiritualmente e por aí vai.

5. A coroa.

Peraí, uma sacerdotisa de coroa? Sim, a coroa é símbolo de grande autoridade, de alguém que deve ser respeitado, de alguém importante, um ícone a ser lembrado em momentos que se requer orientação. Também mostra poder e sabedoria. Mostra ligação com o céu, com os deuses.

6. As cores da carta.

A Sacerdotisa costuma trazer cores tranquilas, como azul claro, branco e tons pastéis. Porém ela sempre vai misturar uma cor, de acordo com cada cultura, que represente a morte. Para os egípcios é o vermelho, que é o sangue. Para os gregos é o preto, que é a escuridão.

7. Elementos simbólicos como a lua, flor, serpente ou joias nas mãos ou na cabeça.

São símbolos que representam o conhecimento, experiência, vontade, fé, riqueza de sabedoria, fertilidade, fé, magia e poder. Representam seus dons. Os mistérios da vida e da morte são sempre retratados nessa figura.

8. O Olhar.

A Sacerdotiza costuma olhar para o passado, pois ela sempre considera as memórias, a ancestralidade, as experiências. Mas ela pode olhar diretamente nos seus olhos, de forma tranquila, e verá o mesmo dentro da sua alma. Seus conhecimentos se vinculam com o presente que ajudam a construir o futuro. Seu olhar dirá para onde ela é mais voltada.

9. As longas roupas e/ou o véu.

Você acha que roupa longa é coisa de cristão? Sério, pare com isso. As longas vestes da sacerdotisa, geralmente tão largas ou finas voando ao vento mostram leveza, mostram alguém tranquilo, que precisa de paz para dar paz. Mostra pureza e até castidade em alguns casos (dependendo do tarot), para indicar uma moça mais nova. Roupas longas e largas foram as vestes de muitos oráculos mundo afora, pessoas que entravam em contato com os deuses para ajudar outras pessoas – e é isso que ela quer nos apresentar também, que ela é um oráculo.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Sacerdotisa é, no geral, uma carta voltada para os mistérios, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Sacerdotisa pode representar também:

  1. Lerdeza, pois seus pensamentos são muitos;
  2. Ela se perde no meio de muitas pessoas;
  3. Pode ter timidez em excesso, beirando a ser antissocial;
  4. Pode acabar largando tudo nas mãos dos deuses;
  5. Muitas coisas podem se tornar tabu aos seus olhos, perturbando sua paz;
  6. A passividade… algo ruim quando se dá sucessivamente;
  7. Bloqueio espiritual;
  8. Falta de conhecimento e experiência.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, mas são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Sacerdotisa, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ser o “devagar” ou “místico esquisito”, mas talvez, seja esse momento o momento perfeito para você descobrir novos caminhos, novas pessoas, novos horizontes dentro dos estudos, da cura através da mente e da energia… ou mesmo descobrir a Magia! Quanta gente eu conheço que começou a descobrir a magia por… sei lá, por um filme bobo e depois foi pesquisar e descobriu a coisa de verdade e hoje são pessoas muito bem esclarecidas? Várias pessoas!

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

Continuamos nosso estudo na semana que vem!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

6 COMENTÁRIOS

  1. Mais um excelente post, Rosea! Espero que voce tehha ideia de como voce faz bem escrevendo coisas do genero aqui no seu blog para pessoas como eu que sabem desse tipo de coisa, mas se sentem presas pelos preceitos da sociedade.

    Que Perséfone te ilumine, querida!

  2. Cada dia eu fico com mais vontade de le e muito bom pra minha vida depois que conheci. seu blog passei aviver melhor muito obrigada,tem algumas ervas que eu nao conheco mas to pesquisando as que eu encontro em mudas eu pranto e algumas vou comprar secas adoro plantar so que eu tenho um espaco pequeno eu vou dando o meu jeito moro numa cidade pequena eu nao vou consegue todas as ervas que presciso vc pode me indica um lugar ou um cite seguro.muito obrigada.bjs

    • Oi Ninive!
      Impossível ter todas as ervas rs mas é possível conseguir as mais usadas, pois são inclusive vendidas em mercados, pois são largamente usadas também como tempero 😉 Tenha paciência e tudo que precisar virá!

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here