Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Lua.
Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem a mesma simbologia.
A LUA
A carta da Lua, que também pode aparecer como “Mistérios”, nos lembra que a vida não é feita apenas daquilo que podemos tocar, ver e ouvir. A Lua “sente além do físico”.
O que são essas luzes saindo da Lua? Ali são 2 cães? E tem um escorpião debaixo da água! Aliás, quanta água!
Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!
Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Lua. Observe atentamente os símbolos que se repetem.
Pontos em comum da Carta da Lua
- A Lua no alto da carta;
- O número 18;
- Os cães;
- O escorpião;
- O Lago;
- O Luar;
- As Torres atrás;
- O gramadinho baixo.
Mas então, o que esses pontos querem dizer?
Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.
Vamos ver um por um.
1. A Lua no ponto mais alto da Carta
A Lua é o foco da carta, apresentando elementos como intuição, mistérios. O ser humano sempre foi muito curioso, e parece que a lua, com sua sutileza e beleza, tem atraído olhares desde que existimos. Ela influencia as marés, os ciclos da mulher, a colheita da terra… ela gera sonhos fantasiosos, vontades, amores… A lua acaba trazendo ilusão também, para aqueles que não conseguem se controlar entre tantos sentimentos.
2. O número 18
Um belo número! O um é o início, a atividade… no caso, temos o oito: mistérios, ciclos, infinito, magia… temos a ativação da magia, dos ciclos. Tudo a ver com a lua, não é mesmo?
3. Os cães
Os cães representam os guardiões da noite. Quem nunca ouviu falar “quando um cão uiva a noite é porque alguém vai morrer…” e pode ser mesmo. Já vi isso acontecer várias vezes. Os cães são protetores, são guardiões, são companheiros dos mistérios. Na carta do Tarot Mitológico, temos um cão de 3 cabeças – Cérberus, guardião do Submundo – ao lado da deusa Hécate, deusa da magia, guardiã dos mundos, dos véus, das encruzilhadas.
4. O escorpião perto ou dentro do lago
Eita… e esse bicho? O escorpião, ou caranguejo, que é o caso do Tarot Mitológico, representam a água, signos transmutadores, profundos. Ambos possuem pinças, percebeu? Essas pinças dizem algo assim: Você entra nas águas para se transformar… mas é melhor se transformar mesmo, senão vai tomar beliscões bem dolorosas. O veneno do escorpião também acaba escorrendo se você insistir em ficar só na superfície, só enrolando e não aceitar de um vez a transformação das águas. Ou seja: mergulhe e transforme-se, senão você está ferrado. Pode ver, por exemplo, no Tarot Egípcio, como o escorpião fica bem na beira da água.
5. O significado do Lago
O lago representa a água, sim, a carta da Lua é cheia do elemento água.O lago também representa o fundo da nossa mente, que é onde acontecem todas as coisas. Todos já ouvimos afirmações, tipo: “Quem quer dá um jeito”, “Força de vontade é tudo”, “Bote na sua cabeça que você pode e consegue”. E só conseguimos porque nos transformamos por dentro, começando pela mente, revirando esse lago.
6. O Luar de raios exuberantes
Ah… o Luar. Essa simbologia mostra a presença sutil, mas poderosa da deusa. A presença da magia, do astral. A noite essa força se torna intensa, pois nossa mente está desperta para o astral, para os sonhos. Opa, seria coincidência as bruxas fazerem muito mais magia a noite? Hm…!
7. As Torres ao fundo
Mas… mas …. que torres? Perceba no Tarot de Marselha, lá no fundo, duas torres. No Tarot Egípcio há suas pirâmides, e no Tarot de Rider Waite também, suas torres atrás dos cães. E por que não tem essas torres no Tarot Mitológico? Porque temos Hécate, que também tem a Lua sobre a cabeça. As Torres mostram os desejos, nossos desejos. Representam o que pretendemos para o futuro, nosso porto seguro. Repare que a Magia está intensa no primeiro plano da carta, e lá atrás, em terceiro plano, vemos as torres. Nosso porto seguro é incrível, é necessário, mas quando sonhamos, quando desejamos, nossa alma, nossa mente, trabalha sem pensar nisso conscientemente. Então, meus caros, vocês vão sonhar mil coisas, vão desejar mil coisas sem pensar no agora… o agora só será pensado quando o sonho for tornar-se realidade.
8. A grama baixa
Nossa, até isso? Sim. A grama baixa mostra que não é nada terreno atrapalhando seu caminho. Não tem algo que te prenda ou tire sua visão. A ilusão que a Lua fala, ou sonhos, são puramente da sua cabeça. Você se ilude ou sonha com o que quer.
Mas nem tudo são flores…
Há Aspectos “Negativos”
Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?
Como vimos, A Lua é uma carta voltada para a intuição e mistérios, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Lua pode representar também:
- Ilusão;
- Sonho que falhará;
- Medos infundados;
- Alguém esconde segredo importante de você;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Emoções escondidas;
- Trapaças, enganações;
- Pessoas se aproveitando da sua sensibilidade;
- Fraudes dentro da família, relacionamento;
- Mentiras, traições;
- magia voltada para o mal.
Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Lua, da sua situação, só que de forma “ruim”. Existem pessoas extremamente intuitivas, e acertam tudo… aí vem e aparece alguém inventando que aconteceu algo “sobrenatural” e a pessoa intuitiva acaba caindo nas mãos de um charlatão. Infelizmente, tem-se que ter muito cuidado e além de acreditar, verificar se a outra pessoa fala a verdade, ou essa pessoa intuitiva vai sempre cair em mentiras…ela precisa aprender isso.
Os aspectos negativos e positivos, etc, vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!
Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui: Tarot.
Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.
E vamos que vamos com nosso estudo!
Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links: