Dia 2 de Fevereiro está chegando, e como eu sou da Roda Sul, comemorarei Lammas!
Porque comemorar o Sabbath, neste caso, Lammas
Também chamado de Lughnasadh e Primeiro Festival da Colheita, o Sabbath de Lammas é o Festival da Colheita. É uma bela comemoração, cheia de oferendas de agradecimento e desejo de mais prosperidade e fartura, porém, em Lammas o deus e a deusa começam a tornarem-se anciãos. O deus dá toda sua energia para o solo enquanto a deusa sustenta nosso ânimo. Lammas é o ponto alto antes do declínio. Em breve o deus partirá, devemos aproveitar suas últimas forças agora. Sem tristeza pessoal, agora é o momento de agradecer por tudo, proteger nossas famílias, estender as mãos uns aos outros, fazer nossas oferendas e aguardar nossas bênçãos!
******************************
Falaremos hoje somente sobre Lammas, ok? Nas próximas datas falarei dos devidos sabbaths! Se você quer saber o que é a Roda do Ano ou se você quer as Datas de todos os Sabbaths ou ainda saber qual roda você deve seguir, clique aqui.
******************************
Existem algumas atividades, receitas e feitiços que são especiais ou propícios para essa época do ano. E também há uma correspondência de cores, ervas, pedras e deuses que falaremos a seguir:
Correspondências
Cores de Lammas: Tons do Fogo e Marrom
Deuses que você pode invocar: Face mãe da Deusa e face do Homem Verde e Ancião do Deus. Lugh e Dana (afinal, o festival é em honra principalmente ao deus Lugh).
Ervas (usadas em chá, comidas e feitiços ou espalhadas pelo altar ou casa): grãos em geral, ervas que servem de tempero e plantas como cebola, trevo, artemísia e verbena.
Pedras e cristais: sardônica, citrino, garnet, esmeralda e aventurina.
Comidas
Tortas, bolos e pães com as ervas e frutas da estação. Aproveite os grãos para fazer massa e agradecer a colheita. Gosta de torta de maçã, essa é a hora! A maçã é símbolo da imortalidade, perfeito para o momento. Essa é hora também de aproveitar para fazer todo tipo de chás e sucos.
Feitiço Tradicionais de Lammas
Os feitiços tradicionais de Lammas são as proteções. Sua energia deve ser voltada para os campos que é de onde vem a colheita, para o amor e a família.
Proteção dos Jardins
Sente-se no seu jardim, ou onde você mantém suas plantas. Acenda um incenso de girassol e segure-o no alto. Agora é rápido: Visualize sua energia fundir-se com a das plantas. Agora crie um encantamento para selar suas energias. Toda vez que sentir-se fraco, vá para suas plantas e puxe um pouco de energia. Se puder (eu recomendo) deixe sempre cristais e pedras referente à proteção nesse cantinho especial. (Veja aqui como fazer um encantamento).
Proteção no amor
O amor é tão forte ao mesmo tempo tão frágil, não é mesmo? É bom sempre que podemos, nos proteger das más linguas, das más intenções, das conclusões precipitadas, do estresse… Consiga um raminho de trigo. Acenda um incenso com propriedades para o amor (exemplo: rosas vermelhas) e passe pelo trigo, sempre visualizando você e seu amor sendo protegidos. Agora segure o ramo de trigo próximo ao coração e faça uma oração SINCERA pedindo proteção ao universo. Assim que terminar, corte o trigo em dois. Um pedaço fica com você e o outro com seu par.
Proteção da Família
Arrume um vaso com terra para plantar. De preferência, grande Coloque todo tipo de grãos, recolha flores por onde passar e plante tudo nele. Todo dia regue um pouco e lhe dê um elogio diferente. Com o tempo, alguns grãos vão germinar, outros vão morrer, as fores provavelmente vão murchar… e ficarão os grãos cuja energia você precisa na sua casa. Cuide sempre com carinho dele. Quando murchar tudo, jogue tudo fora e refaça somente numa lua cheia.
Comemorando Lammas
Nesta época é costume fazer o boneco de milho para celebrar a fertilidade e queimá-la no ano seguinte. Colocar pão sobre o altar também é uma das formas de agradecimento. Como tenho certeza que já viram em vários lugares como se faz isso, proponho uma outra forma de comemorar. Tanto solitários quanto covens podem comemorar com esta sugestão: Faça uma cesta de frutas e grãos. Coloque raminhos de trigo. Ao redor, coloque taças com sidra, vinho, sucos ou chás. Acenda incensos de ervas purificadoras. Assopre um pouco de pó de canela por todo o ambiente e… cante, dance, comemore! Tenha em mente que agora é o momento de colher! Invoque toda energia do universo e tome para si, você merece! Aproveite a grande energia e faça seus feitiços. Ao terminar, não esqueça de agradecer comendoao menos uma fruta e bebendo metade de uma taça.
Oração para Lammas
Vocês já sabem, não gosto de dar orações prontas, mas sempre dou uma sugestão do que dizer ou pedir nas orações, aqui vai: Peça proteção para sua família, peça para que nunca falte comida na sua mesa. Proteção para sua saúde e amor. Agradeça pela colheita, ou seja, por tudo que recebeu, por todas as lições, recompensas e obstáculos que ajudaram você a crescer. Agradeça suas divindades, seja a deusa e o deus, ou só a deusa ou só o deus, ou mesmo somente a natureza. Peça também, principalmente, para que nada abale sua fé, sua força interior e capacidade de sempre estar se renovando, afinal Lammas precede uma época de morte, ou seja, em breve virá o outono e com ele, a morte da natureza e do deus.
Feliz Lammas!
Rosea Bellator
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links: