Não sei o que você curte celebrar, mas… está na hora de fazer magia, pois os sabbats são momentos de renovação! Para você que está no Hemisfério Sul, temos Samhain, ou auge/meio de Outono. Para você que está no Hemisfério Norte, temos Beltane, ou auge/meio da Primavera!
Não sabe o que é um Sabbat? Então te recomendo voltar aqui no texto, só clicar: “Bruxa, celebre o Sabbat! 1 de Fevereiro: Imbolc ou Lammas!”, que além de ser o primeiro Sabbat do ano-calendário, ajuda você compreender o fluxo da energia. Lá eu coloquei tudinho para você entender o que é o Sabbat, porque celebramos, o que fazemos e tal.
Se você é do tipo que gosta de entender o motivo das coisas, então é legal ler o artigo anterior, porque assim você entende melhor as passagens da natureza, dos deuses, o motivo dos sabbats! Leia: Bruxa, celebre o Sabbat! 20 de Março: Mabon ou Ostara!
As celebrações acontecem na virada do dia. Então é na virada do 30 para o dia 1 (Abril/Maio, na Roda Sul), ou virada do dia 31 para o dia 1 (Outubro/Novembro, na Roda Norte):
Hemisfério Sul: Samhain
O que celebra? O auge do outono, isso significa que as últimas colheitas serão feitas… e aí tudo vai ficar mais escuro. Mais frio. O Sol, o
Deus, está mesmo velho, fraco. Ele vai morrer. A Natureza fica obscura. Está se preparando para o frio, a escassez. Os dias mais escuros também fazem os animais se esconderem em suas cavernas. As noites ficarão ainda mais escuras e longas… A Deusa está em lágrimas, silenciosa. Percebe o movimento da energia com a natureza? Celebramos a Morte, o Fim, o recolhimento para se recuperar, celebramos todas as coisas que precisam acabar para se renovar. Época de deixar morrer para sobreviver, para se renovar, para superar. Celebramos aqueles que já foram, nossos ancestrais, celebramos a memória, a saudade.
Hemisfério Norte: Beltane
O que celebra? O auge da primavera! O Sol está esquentando, o Deus está ativo, apaixonado pela Deusa, a Natureza toda está nessa vibração de paixão, fazer amor, florir! As árvores estão carregadas de frutas, suas folhas estão bem verdinhas, olha só essa saúde, essa energia, esse vigor! As noites são deliciosas para ficar à fogueira, contando histórias, na beira da praia então! Um sonho! O clima é bom, tudo fica confortável, os amantes se beijam, sonham com futuro! É a união, o casamento dos Deuses. Celebramos esse amor, essa beleza toda ao nosso redor, a abundância e fertilidade de tudo e todos na natureza. A luz maravilhosa que nos banha durante o dia. Até as chuvas têm um tom diferente: são chuvas gostosas, molhadinhas, que refrescam e até encantam. Diferente do inverno, que traz um tom meio triste, as chuvas demoram muito para acabar, fica tudo cinza demais. Percebe?
Observações que acredito que sempre serão importantes:
- A BRUXA FAZ O QUE ELA QUISER. Então já sabe que não é obrigado a fazer ritual nenhum.
- Ouça a intuição sim, mas se liga se você não está procrastinando, exausto, ou com preguiça mesmo. Nesses casos, permita-se dar uma descansada, mas faça seu rito. Você sabe que depois vai se sentir melhor. Se leu até aqui, é porque você gosta disso.
- Leia, pesquise por aí, e releia aqui sobre o sabbat escolhido. Perceba que tem mais de 1 assunto celebrado. O que vem no seu coração? O que seu coração quer celebrar nesse sabbat? Em vez de ficar batendo a cabeça, permita os seus sentimentos te guiarem.
- Ai meu deus, o que eu faço de comidinha para o meu sabbat? Vá ao mercado. O que tem lá na parte das frutas e legumes? Pois o que tem aí são as coisinhas da estação. Tudo será bem-vindo no sabbat.
- Tenho que ter altar, Rosea? Não, meu bem. Mas seria muito legal ter seu cantinho especial. No meu e-book eu falo sobre o altar, as coisas que vão nele, e tal. Qualquer coisa dá uma mergulhada no e-book Jornada da Bruxa Iniciante, se é iniciante ou está perdido, e gosta de algo estruturado, você vai gostar.
- Os 2 ritos a seguir são para se inspirar ou realmente seguir como está. Não se intimide. Leia com calma, com os olhos e com a alma. Pode ser que te dê ideias e você faça outra coisa, pode ser que você faça tudinho que está descrito. E está tudo bem. Desde que você não se cobre perfeição.
Ritual de Samhain, ou auge de Outono
Ainda é outono, então corre lá no mercado e pega coisinhas que te remetem a um quentinho no coração para cozinhar, para preparar pra você, para seu ritual, para seus ancestrais. Eu adoro leite com chocolate, quentinho, e pão de milho com manteiga, hum!! Talvez um bolo de frutinhas e doce de abóbora, que tal? Vinho tinto suave? Amo!! Delícia demais, haha! Você já sabe que não tem o certo ou errado, né? Então, estas são sugestões minhas, baseadas no sabbat, mas olha… vai lá e sente. Traga coisas boas para esse seu momento.
Arrume sua mesa, ou altar, com a comidinha escolhida. Acenda uma vela preta e uma branca e diga: Que se encerrem os ciclos que já não fazem mais sentido. Que a natureza se renove e eu também. Um brinde aos meus Ancestrais, aos mortos de minha família. Que nos deixem sabedoria e possam partir em paz. Um brinde ao passado que se encerra. Que assim seja!
Aproveite seu sabbat! Quer fazer mais algo? Que tal uma oração, bem de coração, junto das velas que você acendeu. Traga uma tigelinha com alguma das comidinhas. Eu me acostumei a oferecer pão ou doce de abóbora. Pare um minutinho, sinta… O que sente que traria boa energia para seus ancestrais agora? Depois de escolher, só deixar isso mais ou menos perto da vela… agradecer e desejar boa partida. As velas vão terminar de queimar… e você vai deixar a comidinha aí, até o dia seguinte. Não faz mal se o gato mordiscar um pedaço, haha. Deixe e só retire no dia seguinte. Pode comer, pode botar na natureza. Você vai sentir na sua intuição.
Nesta noite, peça sonhos com seus deuses, ou seus guardiões, ou mesmo alguém da sua família que já faleceu. É uma noite propícia para sonhos reveladores.
Ritual de Beltane, ou auge de Primavera
Ainda é primavera! Olha lá a feira, deve ter muita fruta, muito colorido! Escolha coisas saborosas que agradam ao seu paladar. Dá para fazer sucos, bebidinhas duvidosas alcóolicas, ponches, tortas, bolos! Hummmm! Uma salada de frutas é meu favorito! Aí coloca um pouco de vinho branco junto do suco de laranja, nossa! E um queijinho branco, ou mineirinhoooo, eita que é muito bom! Fica top demais, haha!
Arrume sua mesa, ou altar, com as comidinhas. Acenda uma vela vermelha e diga: Que venha o fogo, o amor! Que venha o sol, a abundância e o ardor de paixão pela vida! Eu sou a natureza que se enche de belas flores! Eu sou a Força Poderosa do Amor. A beleza sem fim dos céus claros, sou a inspiração divina! Que assim seja!
Aproveite seu sabbat! Quer fazer mais algo? Vá namorar, hahaah! É sério, quer celebração maior desse sabbat?
Agora, se você tem alguém e não um pingo de tesão, de amor, de vontade de ficarem juntos, talvez esse sabbat tenha trazido reflexão o suficinete para o casal. O que falta? A rotina chegou e estão estagnados? Paranoia? De repente é falta de terapia e iniciativas. Mas, se a coisa já perdeu o respeito… aí, quem sabe, é o caso de recomeçar com uma nova pessoa.
Se você está sozinho, use a vela vermelha para queimar canela e pedir um novo amor para você. Ou mais amor-próprio, caso não esteja buscando um par.
Para finalizar esse artigo, eu diria com muito amor:
Não precisa fazer tudo no mesmo dia. E se não der para fazer no dia, não se desespere! A Natureza não muda em um click… A energia de mudança vai mudando aos poucos. Não deu para fazer nada na virada do dia 30 para o dia 1? Faz no dia 2… faz no próximo final de semana. Se organize. Vai dar para fazer algo sim. Faz um pouco em um dia, mais um pouco no outro dia… Aproveite!
Como é bom falar da nossa magia!
♥
Quer mais? Se liga aqui ó:
- Meu Instagram, só clicar que te leva direto pra lá, aproveita e me segue: @roseabellator
- Tem o Clube! Você recebe mimos, tem grupo e aprende bruxaria de forma exclusiva, recomendo ein!: Clube Oficina das Bruxas
- A bruxa começou a lançar livros! Conheça: E-BOOK da BRUXA
- Página no Facebook: @RoseaBellator
- O TikTok ainda estou me acostumando, haha: @oficinadasbruxas
- Youtube: Oficina das Bruxas
Um beijo!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.
Sem Comentários