Athena, Atena, Pallas Athena, A Amazona. Esses são apenas alguns nomes da Filha de Zeus, Deusa da Guerra, da Sabedoria, da Justiça, da Civilização, criadora da Oliveira… ih, são muitos títulos! Athena representa a face donzela da Deusa e por isso também está ligada à mulher independente, a mulher que decide por si, que deseja pensar por si e buscar lutar pelo que deseja. Está ligada a todos aqueles que buscam e difundem o conhecimento – sejam mestres ou aprendizes, que estão fazem parte da justiça – como advogados, juízes, e também aqueles por lutam por uma causa nobre – como reivindicação de direitos. Athena só deve ser temida se você for uma pessoa injusta e que busca vingança e destruição por mero orgulho.
Após uma profecia de Gaia em relação a primeira esposa de Zeus – Métis – que teria dois filhos e o destronaria, Zeus engoliu Métis. Porém… Métis já estava grávida e deu a luz à Athena. Zeus sentiu fortes dores de cabeça, e como não aguentava mais, pediu ajuda a Hefesto e Prometeu, que abriram sua cabeça com um machado; Athena nasceu da cabeça de Zeus, já vestida de sua armadura, com sua lança empunhada. Pronta para o combate!
Athena possui muitas histórias, como a lição que deu em Aracne por ser orgulhosa e querer debochar dos deuses, transformando-a em uma aranha. Athena entrou em várias brigas com o irmão Ares, que também é Deus da Guerra, porém ao contrário dela, Ares é pura destruição e insanidade. Com sua mente estrategista e observadora, Athena sempre controla a destruição e para Ares. Também já teve problemas com Poseidon. Em certa competição em Atenas, para saber quem seria o padroeiro, Poseidon ofereceu o cavalo e Athena ofereceu o ramo de oliveira. O povo preferiu a oliveira e assim Athena saiu vencedora. Em outra vez, Athena flagrou Poseidon possuindo uma de suas sacerdotisas em seu templo. Furiosa, transformou a sacerdotisa no que conhecemos como A Medusa.
Athena é donzela, mulher que decidiu não casar. Seu foco é seu trabalho, as pessoas que ajuda, o controle das guerras, e claro, ajuda na descoberta da própria humanidade com seu autoconhecimento. Não suporta descontrole desnecessário, impulsividade selvagem. Ladrões, ímpios, mentirosos e pessoas que se aproveitam das outras não têm chance com Athena.
Ensina sobre a importância do estudo, do auxílio, da independência. Mostra para a mulher que ela pode ser o que quiser, independente do que desejam para você. Muitos subestimam a face donzela, porém essa é a face mais feroz no que se diz respeito a luta da mulher por si mesma, pelo amor próprio.
Seus símbolos são: a lança, artilharia de guerra em geral. O escudo, a égide, o capacete de amazona. A mulher que luta. A coruja, que representa a sabedoria silenciosa, que só aparece na hora certa. Athena não utiliza a força para qualquer coisa, mas usará toda ela quando precisar. Por ser donzela, pode ser representada pela lua crescente. Como guerreira, pode ser representada pela lua cheia também.
Celebrando Athena
Recomendo que faça 1x por semana, por 4 semanas seguidas. Invoque Athena e resgate seu poder, sua independência, força feminina e evolua seus talentos.
Arrume um espaço onde possa dançar com certa tranquilidade, não precisa ser um salão! Com roupas confortáveis, como um vestido ou nua, acenda uma vela untada com azeite e chame Athena. Peça a deusa que esteja com você e que te ajude a se guiar por sua vida. Peça a força das Amazonas, das mulheres guerreiras.
Coloque uma música que você sinta o sangue esquentar, como se estivesse indo para a batalha. Com uma faca ou athame, ou espada, em mãos… comece a dançar no seu ritmo. Veja a si mesma dentre um círculo de mulheres, todas usando armadura, todas fortes e prontas a lutar ao seu lado. Sinta Athena dentro de você, te limpando dos medos, te enchendo de força para ser você mesma e lutar pelos seus ideais. Dance com vigor, com vontade, visualizando seus sonhos.
Enquanto dança, fale com a deusa, ataque seus medos e avance. Você não tem que ter medo de nada.
Ao terminar sua dança, coloque a faca de frente a vela e diga: Sou guerreira, lutarei por nós mulheres, lutarei pela deusa, lutarei por mim.
Queime algumas folhas de louro na vela, enquanto agradece.
Outra opção: Acenda a vela untada com azeite dentro do caldeirão. E na hora de agradecer, jogue o louro dentro do caldeirão, jogue álcool e queime tudo – sempre agradecendo.
Nesse período, permita-se agir com mais vigor, a tomar decisões e a cuidar de si mesma. É provável que apareçam todo tipo de problemas ou situações para você resolver. Não tenha medo, é apenas Athena te dando a chance de crescer e de lutar como você deseja.
Sugestão de oferenda, que pode ser feita após o ritual ou no dia seguinte: uma bela refeição com pão, azeitonas e vinho e deixe no altar por uma manhã inteira e depois coma como almoço ou café da tarde. Outra sugestão: leve o nome de Athena a conhecimento de outras pessoas, agradecendo, contando sua experiência com ela, auxiliando outras mulheres, levando a grandeza da mulher que pode ser o que ela quiser.
Sempre que precisa aproximar-se, conversar com a deusa, e quiser usar esse ritual, fique à vontade.
Abençoados sejam todos!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.
Quer ver outros posts? Clique nos links a seguir: