No post anterior falamos o que é energia, vontade, magia, fé e como tudo isso funciona. No final, ficamos ainda com uma dúvida: se a energia é tão importante, porque para fazer um feitiço precisamos de ingredientes específicos? Pois bem, isso é o que veremos agora.
Como já foi dito, tudo é energia. Toda a energia pode ser dividida como no Yin Yang, positivo e negativo, deus e deusa, ativo e passivo e por aí vai. Ambos os lados são importantes e carregam características únicas. Vamos tomar como exemplo coisas fáceis de identificar como característica. Camomila. Você já deve ter ouvido falar dessa planta. É muito utilizada para acalmar a mente, o corpo, ansiedade, também ajuda a dormir mais levemente. Com essa planta podemos fazer chás, incensos, aromatizantes, biscoitos, geleias e muito mais! Portanto sabemos que as propriedades da Camomila são basicamente passivas, tranquilizadoras. Como você acha que essa planta reage na magia? Imagine que você precisa de um feitiço para que sua filha fique tranquila antes de ir para uma entrevista de emprego. Além da sua força de vontade, fé e energia, para que a magia seja corretamente direcionada com o efeito desejado, você precisará da energia da Camomila (lembrando que esta não é a única planta com poderes tranquilizadores). A Camomila (natureza) se juntará a você no momento de direcionar a energia (magia) para sua filha para que ela fique calma (efeito da sua vontade somado à energia poderosa da natureza). Ficou fácil agora?
Não é tão complicado como possa parecer. Os ingredientes são importantes da sua forma. Por outro lado, você pode ter várias ervas diferentes para um fim e não alcançar o efeito desejado, pois você não utilizou sua força interior (vontade, energia, fé). A Natureza, como disse, é neutra, porém poderosa. Para conseguir utilizar essa força você precisa se empenhar, nada de esperar que os ingredientes façam todo o trabalho sozinho.
Entram nessa categoria de ingrediente: ervas, cristais, metais, animais, frutas, vegetais e outros do tipo. Utilizamos também para conseguir alcançar nossos objetivos na magia outras coisas, também no mesmo patamar dos ingredientes: instrumentos como varinha, athame, vela, etc. Como podemos classificar o que é mais importante:
- Força interior + Força da Natureza/Universo/Deuses;
- Ingredientes e Instrumentos;
- Técnicas de Magia.
Porque eu coloquei a Natureza juntamente com o Universo e os Deuses? Bom, nossa energia de certa forma é caótica. Não é puramente nem positiva nem negativa. O ser humano é uma mistura de sensações, medos, amores, devaneios, certezas e incertezas. Somados completos por si só, mas nos bloqueamos e muito dificilmente conseguimos de verdade entender isso. A nossa mente e alma são grandes desafios que precisamos vencer antes de conseguir qualquer coisa na magia sem a ajuda de outras energias além da nossa. A nossa Força interior é grande o suficiente para conseguir atingir outras energias, conseguindo atingir outras energias, como a da Natureza, que é puramente neutra, ou do Universo é um espelho, ele nos entrega o que pedimos, e os Deuses são puros ou não, cada um da sua forma. Nós buscamos o que pede a necessidade. Por exemplo: Clarice quer perder peso, mas acha isso impossível. Ela sabe que precisa fazer exercícios para conseguir atingir o objetivo, mas Clarice não consegue ter força de vontade o suficiente devido a alguns problemas como vergonha por ser gordinha, medo de ser rejeitada em uma academia e sofrer bullying. O que a Clarice pode fazer? Ela pode recorrer à Natureza, onde encontrará energias ativas que lhe encha de coragem e força de vontade a fim de emagrecer. Pode recorrer ao Universo com mantras e invocando o desejo. E pode também recorrer aos deuses. Existem diversos deuses: da guerra, do amor, da inteligência, do ódio, da esperteza, do otimismo, da sabedoria, brincalhões, entre outros. Clarice pode invocar a energia de um deus/deusa ativo, otimista, do elemento fogo (vontade), que só descansa quando atinge seu objetivo. Pode também invocar um deus/deusa da beleza, é simples perceber que se Clarice quer emagrecer é porque não se sente bonita. E apode ainda recorrer a algum deus/deusa da saúde – estar obeso é sim prejudicial à saúde, e se alguém precisa de ajuda, um deus/deusa não iria se recusar por uma boa causa. Por fim, não faria qualquer sentido Clarice invocar a energia e/ou presença de um deus da Guerra, da Inteligência ou Amor para esse fim, não é mesmo?
Portanto vimos hoje a importância de outras energias além da nossa própria dentro da Magia. Somos seres poderosos, porém muitas vezes inconscientes da nossa força interior. Na Bruxaria precisamos de uma conexão com algo para poder alcançar a Magia, seja com a Natureza, com o Universo, com os Deuses.
Rosea Bellator
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Veja mais posts sobre a Arte da Bruxaria
Parte 2 – bruxaria é religião?
Parte 6 – as artes divinatórias (introdução)