Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’A Lua.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

A LUA

a lua

A carta da Lua, que também pode aparecer como “Mistérios”, nos lembra que a vida não é feita apenas daquilo que podemos tocar, ver e ouvir. A Lua “sente além do físico”.

O que são essas luzes saindo da Lua? Ali são 2 cães? E tem um escorpião debaixo da água! Aliás, quanta água!

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta da Lua. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

a lua - arcano 18 a lua

Pontos em comum da Carta da Lua

  1. A Lua no alto da carta;
  2. O número 18;
  3. Os cães;
  4. O escorpião;
  5. O Lago;
  6. O Luar;
  7. As Torres atrás;
  8. O gramadinho baixo.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. A Lua no ponto mais alto da Carta

A Lua é o foco da carta, apresentando elementos como intuição, mistérios. O ser humano sempre foi muito curioso, e parece que a lua, com sua sutileza e beleza, tem atraído olhares desde que existimos. Ela influencia as marés, os ciclos da mulher, a colheita da terra… ela gera sonhos fantasiosos, vontades, amores… A lua acaba trazendo ilusão também, para aqueles que não conseguem se controlar entre tantos sentimentos.

2. O número 18

Um belo número! O um é o início, a atividade… no caso, temos o oito: mistérios, ciclos, infinito, magia… temos a ativação da magia, dos ciclos. Tudo a ver com a lua, não é mesmo?

3. Os cães

Os cães representam os guardiões da noite. Quem nunca ouviu falar “quando um cão uiva a noite é porque alguém vai morrer…” e pode ser mesmo. Já vi isso acontecer várias vezes. Os cães são protetores, são guardiões, são companheiros dos mistérios. Na carta do Tarot Mitológico, temos um cão de 3 cabeças – Cérberus, guardião do Submundo – ao lado da deusa Hécate, deusa da magia, guardiã dos mundos, dos véus, das encruzilhadas.

4. O escorpião perto ou dentro do lago

Eita… e esse bicho? O escorpião, ou caranguejo, que é o caso do Tarot Mitológico, representam a água, signos transmutadores, profundos. Ambos possuem pinças, percebeu? Essas pinças dizem algo assim: Você entra nas águas para se transformar… mas é melhor se transformar mesmo, senão vai tomar beliscões bem dolorosas. O veneno do escorpião também acaba escorrendo se você insistir em ficar só na superfície, só enrolando e não aceitar de um vez a transformação das águas. Ou seja: mergulhe e transforme-se, senão você está ferrado. Pode ver, por exemplo, no Tarot Egípcio, como o escorpião fica bem na beira da água.

5. O significado do Lago

O lago representa a água, sim, a carta da Lua é cheia do elemento água.O lago também representa o fundo da nossa mente, que é onde acontecem todas as coisas. Todos já ouvimos afirmações, tipo: “Quem quer dá um jeito”, “Força de vontade é tudo”, “Bote na sua cabeça que você pode e consegue”. E só conseguimos porque nos transformamos por dentro, começando pela mente, revirando esse lago.

6. O Luar de raios exuberantes

Ah… o Luar. Essa simbologia mostra a presença sutil, mas poderosa da deusa. A presença da magia, do astral. A noite essa força se torna intensa, pois nossa mente está desperta para o astral, para os sonhos. Opa, seria coincidência as bruxas fazerem muito mais magia a noite? Hm…!

7. As Torres ao fundo

Mas… mas …. que torres? Perceba no Tarot de Marselha, lá no fundo, duas torres. No Tarot Egípcio há suas pirâmides, e no Tarot de Rider Waite também, suas torres atrás dos cães. E por que não tem essas torres no Tarot Mitológico? Porque temos Hécate, que também tem a Lua sobre a cabeça. As Torres mostram os desejos, nossos desejos. Representam o que pretendemos para o futuro, nosso porto seguro. Repare que a Magia está intensa no primeiro plano da carta, e lá atrás, em terceiro plano, vemos as torres. Nosso porto seguro é incrível, é necessário, mas quando sonhamos, quando desejamos, nossa alma, nossa mente, trabalha sem pensar nisso conscientemente. Então, meus caros, vocês vão sonhar mil coisas, vão desejar mil coisas sem pensar no agora… o agora só será pensado quando o sonho for tornar-se realidade.

8. A grama baixa

Nossa, até isso? Sim. A grama baixa mostra que não é nada terreno atrapalhando seu caminho. Não tem algo que te prenda ou tire sua visão. A ilusão que a Lua fala, ou sonhos, são puramente da sua cabeça. Você se ilude ou sonha com o que quer.

Mas nem tudo são flores…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, A Lua é uma carta voltada para a intuição e mistérios, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. A Lua pode representar também:

  1. Ilusão;
  2. Sonho que falhará;
  3. Medos infundados;
  4. Alguém esconde segredo importante de você;
  5. Ansiedade;
  6. Depressão;
  7. Emoções escondidas;
  8. Trapaças, enganações;
  9. Pessoas se aproveitando da sua sensibilidade;
  10. Fraudes dentro da família, relacionamento;
  11. Mentiras, traições;
  12. magia voltada para o mal.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura da Lua, da sua situação, só que de forma “ruim”. Existem pessoas extremamente intuitivas, e acertam tudo… aí vem e aparece alguém inventando que aconteceu algo “sobrenatural” e a pessoa intuitiva acaba caindo nas mãos de um charlatão. Infelizmente, tem-se que ter muito cuidado e além de acreditar, verificar se a outra pessoa fala a verdade, ou essa pessoa intuitiva vai sempre cair em mentiras…ela precisa aprender isso.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

2 COMENTÁRIOS

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here