Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Carro.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que possuem  a mesma simbologia.

O CARRO

o carro arcano 7

Também conhecida como O Auriga e O Triunfo, O Carro representa os rumos para a vitória, os caminhos, a velocidade, a viagem!

Por que um carro? Quem o conduz? Aliás, está parado ou em movimento? Por que dois cavalos e por que são diferentes? Por que não caminham para o mesmo lado? Por que o cara que conduz usa coroa? Pra que tanto dourado?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta dos Enamorados. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

o arcano 7 o carro

Pontos em comum da Carta do Carro

  1. Sempre será um carro sendo conduzido;
  2. Duas criaturas carregam o carro;
  3. As criaturas são da mesma natureza, mas são diferentes;
  4. Aparecem espadas, escudos;
  5. Há sempre uma paisagem como uma estrada;
  6. A pessoa que conduz usa armadura ou roupas nobres;
  7. O número 7;
  8. Cores chamativas ou opostas.

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. O que significa o carro?

É a velocidade, é o ímpeto. O carro mostra a paixão de alguém que não vai pensar duas vezes, vai avançar com tudo. É o grito de guerra que acorda a alma, é o momento decisivo onde você precisa agir rápido. Já percebeu que não dá para ficar parado no trânsito? Pois é! O Carro nunca para, ele está correndo ou se preparando para sair.  Nunca está preso, escondido, mas sempre numa estrada – o que o torna vulnerável ao olhares.

Outra coisa importante sobre o carro: o condutor mostra VOCÊ percorrendo seu caminho na vida – e por isso precisa correr, pois a vida é curta e não dá tempo de pensar demais.

2. O que significam as criaturas que carregam o carro?

São os caminhos, as possibilidades. Podem ser cavalos, como mostra o Tarot de Marselha, podem ser Esfinges, como mostra o Tarot de Rider Waite – não importa, serão sempre criaturas fortes, com poder de impacto, com poder de abrir passagem.

3. Por que as criaturas são iguais, mas de cores diferentes?

Percebeu, por exemplo, no Tarot Egípcio, que uma Esfinge é de uma cor e a outra de outra cor? Lembre-se que as criaturas que carregam o carro mostram os caminhos, porém, elas mostram caminhos diferentes! Uma vai pela esquerda, a outra pela direita. Por onde você vai? Dá tempo de pensar muito? Não dá tempo de pensar muito e você irá por onde te der a vitória!

4. O significado das armas e escudos

As espadas, adagas, escudos, todo armamento que aparece na carta mostra sua força de atacar e de defender, pois assim precisa ser para se alcançar a vitória! Você não pode sair por aí, em busca dos seus sonhos, apenas suspirando de paixão! Precisa saber avançar, cortar o mato alto, defender-se das pedradas.

5. O significado da estrada

Tem sempre uma estradinha, perceba. Pode ser bem sutil como no Tarot de Marselha, ou ser bem óbvia como no Tarot Mitológico, onde você vê até as montanhas atrás do condutor, que é Ares, o deus da Guerra. Ele corre pela estrada com vigor e paixão, rumo ao triunfo, com objetivo certo! É assim que o Arcano do Carro é! A estrada mostra todos os desafios, literalmente o caminho que você percorrerá, rumo ao que deseja, e o Carro mostra que deve acelerar!

6. As roupas do condutor

Perceba que o condutor está sempre com roupas nobres ou de armadura, que é o caso de Ares. A armadura é considerada uma roupa nobre também, já que é símbolo do guerreiro. As roupas nobres mostram seus sonhos. Sim, vestimos sonhos quando olhamos para o alto e desejamos intensamente algo!

Repare que ele usa uma coroa, ou elmo, no caso de Ares no Tarot Mitológico. A coroa ou o elmo do guerreiro no condutor indica proteção, direção divina, forças inexplicáveis e necessárias.Indica exigência de controle sobre suas ações e coragem.

7. O significado do número da carta: o 7

O 7 é o número da sorte…. ou azar! É sagrado, é mágico. Mostra indefinição, turbulência. É a transformação do ser ao decorrer de uma situação, ele mostra a busca individual, exatamente o que o arcano d’O Carro mostra! Ou seja, numa busca de um sonho, por exemplo. haverá sorte e azar, transformação, vibrações diferentes de tudo que sentiu antes… será mágico e é sagrado!

8. Pra que tanta cor? E porque muitas vezes aparecem opostas?

Porque o Carro mostra paixão! A paixão precisa ser colorida, cheia de cores fortes e impactantes! As cores representam tudo – desde amor, loucura, força, tesão, coragem. Com brilho, como a armadura de bronze de Ares! O bronze, dourado, cores metálicas representam o brilho da luta, da perseguição dos sonhos, da vitória! Quando falamos paixão não falamos exatamente de amor romântico, mas de vontade de viver, de correr loucamente por algo que você adore! Seja aquela profissão dos sonhos, seja aquela corrida com o carro dos sonhos, seja aquele momento do lançamento de algo que você criou… ou seja viver, algo que é um sonho, algo que desperte seu ser e te faça vibrar – e é por isso que você busca tanto!

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Carro é uma carta voltada para o movimento, mas só saberemos mesmo o que ele significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-o. O Carro pode representar também:

  1. Viagem em vão;
  2. Ação estúpida, sem pensar;
  3. Momento ligeiro demais;
  4. Hora de correr, está sendo lerdo demais;
  5. Indica falta de paixão;
  6. Indica falta de armas para lutar pelo que quer;
  7. Chama atenção para o caminho torto;
  8. Instinto bruto;
  9. Humor instável, cuidado;
  10. Olhe para os lados antes de seguir, mas ligeiramente;
  11. Falta de coragem para enfrentar a estrada;
  12. Péssimas companhias;
  13. Demora para perceber fatos, cegueira;
  14. Cuidado com olhares às suas costas e fofocas.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Carro, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ser o “último a descobrir as coisas”, nem “agir estupidamente sem pensar”, mas talvez, seja necessário em alguma fase da vida. Talvez naquele momento que você agir estupidamente e acabar perdendo uma amizade perceba que tudo tem um limite. Ninguém é obrigado a aturar atitudes estúpidas de ninguém.

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

E vamos que vamos com nosso estudo!

Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.