Athena, Atena, Pallas Athena, A Amazona. Esses são apenas alguns nomes da Filha de Zeus, Deusa da Guerra, da Sabedoria, da Justiça, da Civilização, criadora da Oliveira… ih, são muitos títulos! Athena representa a face donzela da Deusa e por isso também está ligada à mulher independente, a mulher que decide por si, que deseja pensar por si e buscar lutar pelo que deseja. Está ligada a todos aqueles que buscam e difundem o conhecimento – sejam mestres ou aprendizes, que estão fazem parte da justiça – como advogados, juízes, e também aqueles por lutam por uma causa nobre – como reivindicação de direitos. Athena só deve ser temida se você for uma pessoa injusta e que busca vingança e destruição por mero orgulho.

Athena - Universal Goddess Tarot by Maria Caratti & Antonella Platano
A Deusa Athena. Ilustração do Universal Goddess Tarot by Maria Caratti & Antonella Platano.

Após uma profecia de Gaia em relação a primeira esposa de Zeus – Métis – que teria dois filhos e o destronaria, Zeus engoliu Métis. Porém… Métis já estava grávida e deu a luz à Athena. Zeus sentiu fortes dores de cabeça, e como não aguentava mais, pediu ajuda a Hefesto e  Prometeu, que abriram sua cabeça com um machado; Athena nasceu da cabeça de Zeus, já vestida de sua armadura, com sua lança empunhada. Pronta para o combate!

Athena possui muitas histórias, como a lição que deu em Aracne por ser orgulhosa e querer debochar dos deuses, transformando-a em uma aranha. Athena entrou em várias brigas com o irmão Ares, que também é Deus da Guerra, porém ao contrário dela, Ares é pura destruição e insanidade. Com sua mente estrategista e observadora, Athena sempre controla a destruição e para Ares. Também já teve problemas com Poseidon. Em certa competição em Atenas, para saber quem seria o padroeiro, Poseidon ofereceu o cavalo e Athena ofereceu o ramo de oliveira. O povo preferiu a oliveira e assim Athena saiu vencedora. Em outra vez, Athena flagrou Poseidon possuindo uma de suas sacerdotisas em seu templo. Furiosa, transformou a sacerdotisa no que conhecemos como A Medusa.

Athena é donzela, mulher que decidiu não casar. Seu foco é seu trabalho, as pessoas que ajuda, o controle das guerras, e claro, ajuda na descoberta da própria humanidade com seu autoconhecimento. Não suporta descontrole desnecessário, impulsividade selvagem. Ladrões, ímpios, mentirosos e pessoas que se aproveitam das outras não têm chance com Athena.

Ensina sobre a importância do estudo, do auxílio, da independência. Mostra para a mulher que ela pode ser o que quiser, independente do que desejam para você. Muitos subestimam a face donzela, porém essa é a face mais feroz no que se diz respeito a luta da mulher por si mesma, pelo amor próprio.

Seus símbolos são: a lança, artilharia de guerra em geral. O escudo, a égide, o capacete de amazona. A mulher que luta. A coruja, que representa a sabedoria silenciosa, que só aparece na hora certa. Athena não utiliza a força para qualquer coisa, mas usará toda ela quando precisar. Por ser donzela, pode ser representada pela lua crescente. Como guerreira, pode ser representada pela lua cheia também.

Celebrando Athena

Recomendo que faça 1x por semana, por 4 semanas seguidas. Invoque Athena e resgate seu poder, sua independência, força feminina e evolua seus talentos.

Arrume um espaço onde possa dançar com certa tranquilidade, não precisa ser um salão! Com roupas confortáveis, como um vestido ou nua, acenda uma vela untada com azeite e chame Athena. Peça a deusa que esteja com você e que te ajude a se guiar por sua vida. Peça a força das Amazonas, das mulheres guerreiras.

Coloque uma música que você sinta o sangue esquentar, como se estivesse indo para a batalha. Com uma faca ou athame, ou espada, em mãos… comece a dançar no seu ritmo. Veja a si mesma dentre um círculo de mulheres, todas usando armadura, todas fortes e prontas a lutar ao seu lado. Sinta Athena dentro de você, te limpando dos medos, te enchendo de força para ser você mesma e lutar pelos seus ideais. Dance com vigor, com vontade, visualizando seus sonhos.

Enquanto dança, fale com a deusa, ataque seus medos e avance. Você não tem que ter medo de nada.

Ao terminar sua dança, coloque a faca de frente a vela e diga: Sou guerreira, lutarei por nós mulheres, lutarei pela deusa, lutarei por mim.

Queime algumas folhas de louro na vela, enquanto agradece.

Outra opção: Acenda a vela untada com azeite dentro do caldeirão. E na hora de agradecer, jogue o louro dentro do caldeirão, jogue álcool e queime tudo – sempre agradecendo.

Nesse período, permita-se agir com mais vigor, a tomar decisões e a cuidar de si mesma. É provável que apareçam todo tipo de problemas ou situações para você resolver. Não tenha medo, é apenas Athena te dando a chance de crescer e de lutar como você deseja.

Sugestão de oferenda, que pode ser feita após o ritual ou no dia seguinte: uma bela refeição com pão, azeitonas e vinho e deixe no altar por uma manhã inteira e depois coma como almoço ou café da tarde. Outra sugestão: leve o nome de Athena a conhecimento de outras pessoas, agradecendo, contando sua experiência com ela, auxiliando outras mulheres, levando a grandeza da mulher que pode ser o que ela quiser.

Sempre que precisa aproximar-se, conversar com a deusa, e quiser usar esse ritual, fique à vontade.

Abençoados sejam todos!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos links a seguir:

33 COMENTÁRIOS

  1. Puxa, ela me pareceu muito com a famosa “Diana de Themyscira” ….hehehe…. Eu pedi ajuda à Deusa Lunar Arianrhod (quando fiz parte de uma Ordem Celta) para passar na faculdade mas agora estou que não consigo concluir!!! Acha que a deusa Athena é a mais indicada para ajudar no foco de estudos? Eu devo ter uma conexão muito forte com o Deus Hermes pq não consigo ficar parada um segundo! Eu tenho problemas de foco e atenção e já fui diagnosticada com TDAH até…. o que me diz?

  2. ADORO SABER SOBRE DEUSES E DEUSAS DA MITOLOGIA ROMANA. LI SOBRE A DEUSA ATHENA. FIQUEI ENCANTADA COM TANTA MARAVILHA SOBRE A MESMA. SABEDORIA, JUSTIÇA, GUERREIRA E MIL E TANTAS OUTRAS QUALIDADES DESTA DEUSA. OBRIGADA A VCS QUE EDITARAM , TTA BELEZA E MISTERIO. SENTINDO UMA IMENSA GRATIDÄO, E SENTINDO-ME ABENÇOADA PELA MINHA SOBRINHA NETA QUE NASCEU A 15 DIAS E SEUS PAIS, ALINE EMERIM PINA E WILSON. REGISTRARAM-NA COM O NOME DESTA DEUSA MARAVOLHOSA, ATHENA. OBRIGADA A VCS, BEIJO-LHES O CORAÇÄO. (NAMASTË).

  3. Então, eu fiz o ritual na lua negra para descobrir quem seria minha Deusa mãe e Deus pais em sonho, só que no dia mesmo não lembro de ter visto nada e foi nessa ultima lua negra que eu fiz. Mas ontem quando estava na rua com uns amigos sentados perto de uma árvore, uma coruja ficou sobrevoando a gente, até ai tudo bem. Só que nessa noite eu sonhei com Athena! Lembro de acordar de madruga em um sonho que eu tive com ela, só que não consigo me lembrar direito e agora o nome dela fica martelando na minha cabeça. Mas não consigo me lembrar se teve algo com Deus pai. Acho que eu deveria esperar por mais sinais antes de ter certeza?

  4. Rosea, também seria maravilhoso se você fizesse algum ritual como esse de Atena só que voltado para Apolo!
    De qualquer forma, seu conteúdo é maravilhoso e confiável e você é ótima. Obrigada por compartilhar seu conhecimento!

  5. Oi!! Adorei seu texto. Mas quero mais sobre Athena, ela apareceu pra mim e eu acabei descobrindo que era a minha deusa quando li a seu respeito e comecei a me conectar com ela. Você pode me indicar livros, arquivos, sobre Athena? O máximo sobre ela que puder eu quero achar. 🙂
    Obrigada!

  6. Oi Rosea! Não sei exatamente como perguntar isso, mas existe alguma forma de me conectar com a deusa Athena, por exemplo, conectar ou pedir benção de uma pedra para a deusa?
    Bjs!

  7. Incrível…. eu nunca me liguei a nenhuma Deusa.. e nunca li sobre nenhuma… e logo na primeira que leio… aqui está uma que me identifico na integra: sou independente.. minha profissão é policial… e outras coisas mais… coincidência??? não.. não acredito nas coincidências.,… acredito sim que tudo tem uma razão de ser.. ás vezes nós não a vemos logo de imediato.. mas ela acabará por aparecer…. Obrigada pela partilha Rosea

    • Luiz, como disse pra outro rapaz por aqui, claro que pode, não há nada no texto falando que apenas mulheres a cultuam – veja que ela é padroeira de uma cidade na Grécia, Atenas, ou seja, homens e mulheres.

  8. Athena,a primeira dentre todas as deusas que conheci e a que meu coração se inclina cada dia mais.Ainda fiquei com algumas duvidas:Percebi que você não mencionou Minerva,por que?Quando você fala de “vela untada com azeite” como seria esse azeite,aquele de oliva de cozinha msm ou algum outro tipo e sobre a cor da vela tem alguma que poderia ajudar mais?

  9. Gente! Poucos dias atrás chamei por Athena e a pedi um sinal e informações sobre ela para que eu possa me conectar ás energias dela.. Só ficou uma dúvida…ela também auxilia homens? Pedi por auxílio na minha busca por sabedoria e por ajuda nas batalhas do dia á dia…mas lendo esse texto, vi que ela é mais voltada á força feminina, como homem consigo essa conexão da mesma forma? Abençoada seja Rósea, e obrigado por fazer esse maravilhoso trabalho!

    • Sim, também auxilia homens, afinal, é deusa da Justiça e das Civilizações 😉
      E NÃO ela não é voltada só para o feminino, mas ela auxilia as mulheres nos motivos citados pelo motivo de ela própria ter escolhido a liberdade.
      Então, ela vai ouvir vc da mesma forma, assim como ouvia a todos seus súditos atenienses, só que se vc fosse mulher ela também ajudaria em outros aspectos.

      Agradeço o carinho!
      Até!

  10. Rósea, tenho uma perguntar a fazer ñ relacionada ao post!
    Vê se vc consegue me ajudar: fiz um pedido, não direcionei para nenhuma entidade específica, mandei para o universo, usei pedras para me ajudar e acho que o pedido foi realizado, mas agora tenho dúvidas se foi o melhor momento ou se estou só insegura ou com medo. Como posso ter certeza? Existe alguma forma de me desculpa por ñ aceitar o pedido agora e ñ ofender a quem tenha me concedido tal feito?

    Obrigada desde já.

    • Olá!

      Laís, se vc não direcionou a nenhuma entidade, então não tem como ter ofendido alguém.
      Se foi ouvida ou não (ou se não sabe se foi ainda, pois devemos lembrar que as coisas não acontecem do dia pra noite) agradeça da melhor maneira que puder.
      Não tem porque ter medo.

      Até!

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.