Não é novidade que usamos todo tipo de energia, seja das plantas, de pedras e cristais, de deuses, ou do nosso planeta, certo? Fique sabendo que as energias dos distantes planetas também são usadas, e não é de hoje não! Vamos ver que energias emitem os planetas do nosso pequenino sistema nesse imenso universo e como usá-las?

Ah sim, recomendo também olhar a Tabela de Correspondências dos Dias da Semana, para complementar esse estudo!

O Sistema Solar, de acordo com Nicolau Copérnico, em Harmonia Macrocosmica, um Atlas Estelar escrito por Andreas Cellarius e publicado em 1660 por Johannes Janssonius.

O Sistema Solar, de acordo com Nicolau Copérnico, em Harmonia Macrocosmica, um Atlas Estelar escrito por Andreas Cellarius e publicado em 1660 por Johannes Janssonius.

As energias dos Planetas

plutãoPlutão

As energias de Plutão nos remetem à transformação de sentimentos, renovação em muitos sentidos, aos mistérios da morte e da pós-morte, fim de ciclos e recomeços. É um planeta que traz seriedade, coragem nas provas da vida e sua energia é chamada em rituais de deuses como Hades. Tem gente que não considera Plutão um planeta, mas ele tem a energia do deus Hades/Plutão (e também tem a energia de um astro), então fica a encargo de cada um decidir o que é melhor para si.

uranoUrano

As energias de Urano nos remetem à revolução, mudanças, aos nossos limites e a criatividade. É o planeta que  representa o titã Urano (o Céu), que teve tantos e tantos filhos com Gaia (a Terra).  Possui energia criativa, ou seja, imaginativa, que em contato com a fertilidade, produz muitas coisas. Associados aos deuses da criação e dos ventos.

netunoNetuno

As energias de Netuno nos remetem ao desenvolvimento da espiritualidade, ao ressurgir do nosso oceano interno, à fantasia e ao sonho. Também usamos sua energia para desenvolver visões, para a vidência, para superar medos. Representa o deus Poseidon e todos os deuses dos mares, da água, da profundidade da mente.

saturnoSaturno
.
As energias de Saturno nos remetem à justiça, à responsabilidade e à honra. Planeta difícil de lidar, também traz disciplina, conservação e estabilidade. Organização e superação. Com Saturno só fica o que é verdadeiro devido à sua força que repele o que é imprestável. Representa Cronos, e todos os deuses do tempo, que ceifam o que não corresponde ao real e justo.
.
 
jupiterJúpiter
.
As energias de Júpiter nos remetem à prosperidade, sorte e fartura! Traz bons conhecimentos, clareza na mente, bem estar em família, alegria e proteção aos filhos. Júpiter ainda cuida de assuntos financeiros e crescimento de projetos! Representa o deus Zeus e todos os deuses líderes, reis, pais e protetores.
 

marteMarte
.
As energias de Marte nos remetem ao caos, à guerra, à praticidade, ao instintos, ao impulso, à ação. Marte vibra coragem e força. Com esse planeta nunca falta ousadia, iniciativa, vontade e vitórias em qualquer briga que for. Representa o deus Ares e todos os deuses ligado às guerras, aos impulsos e instintos humanos. Esse também é o símbolo ligado ao sexo masculino.
.
vênusVênus
.
As energias de Vênus nos remetem ao amor. Paixão, sexo, união, amizade e harmonia. Beleza!  Expressão! Arte!  Vênus trata do carinho, da fertilidade, da gravidez e claro, da própria sensualidade, da auto estima! Representa a deusa Afrodite e todas as deusas do amor, da beleza e das artes. Esse também é o símbolo ligado ao sexo feminino.
.
 
mercúrioMercúrio
.
As energias de Mercúrio nos remetem à comunicação, estudos, raciocínio, ideias e criatividade. Velocidade, espontaneidade, dinamismo, forma clara de expressar-se da forma que desejar. Beneficia a mente. Representa o Deus Hermes e todos os deuses com domínios semelhantes, deuses mensageiros, da palavra e da mente.
.
 
 
planeta terraTerra
.
As energias da Terra, o planeta que vivemos, nos remetem à força, vigor, criação, fertilidade. A força da Terra é tão absurda que bem usada é capaz de produzir muito além de simples “feitiços”. Podemos ver a Terra como uma representação e de Gaia, ou simplesmente Mãe Terra.
.
 
solSol
.

Mas o Sol não é planeta! Não, não é, só que colocamos na lista, pois não temos tantas estrelas (no nosso sistema!) para fazer uma lista só delas!  As energias do Sol são usadas para atrair cura, para expandir a consciência e o espírito. Traz energia positiva, iluminação, disposição, energia, segurança e sucesso. Seu brilho revela verdades e afasta o medo. O Sol é quem bane as trevas. É a representação da força masculina, também pode ser a representação do deus. Há também deusas, como Sekhmet, que levam a simbologia do Sol, por isso é importante estudar cada deus separadamente.

.

luaLua
.

A lua também não é planeta, é um satélite! Só que ela está aqui pelos mesmos motivos do Sol. Suas energias nos remetem à magia, ao oculto, ao segredo, ao frio, à vidência e aos sonhos. A lua traz a energia do inconsciente, do mistério, à intuição, dos véu entre os mundos, à mulher e suas fases. Representa a força feminina e também a deusa. Há também deuses, como Khonsu, que levam a simbologia da lua, mais uma vez,  por isso é importante estudar cada deus separadamente.

 .

Os Dias e Horários Planetários
 
.
Quando o dia se inicia à Meia Noite, ou seja, na Zero Hora, um novo regente surge.
 
Assim que o Domingo sair das 23h59 minutos para 0h, teremos a Segunda-feira, que é regida pela lua. A primeira hora será sua. Como o Universo está sempre se expandindo, andando, então as horas passam e os regentes vão mudando de hora em hora. Veja na tabela os horários dos planetas na tabela 1 abaixo:
tabela de horários dos planetas - horários planetários
 Temos também uma outra tabela (chamaremos de tabela 2), onde se acredita que o dia começa as 6h, ou seja, quando o Sol nasce, e a noite começa as 18h, que é quando o Sol perdeu a força e se está indo se por. Vemos essa tabela em livros como As Clavículas de Salomão.
 
 
Como usar a Tabela de Horários Planetários
.
Os planetas giram tanto quanto a Terra ao redor do Sol quanto em si mesmos. Portanto sim, eles vão mudando conforme as horas. Cada planeta possui seu dia e estará em alta em um horário diferente, mesmo não sendo seu dia. Claro que um planeta estará com melhores energias no dia dele, mas se combinar dia+hora do planeta, melhor ainda.
.
Vamos usar Júpiter para exemplificar.
.
1. Digamos que eu queira fazer um feitiço de prosperidade e usar a energia de Júpiter, portanto, eu invoco Júpiter. Mas eu quero mais poder. Então eu invoco Júpiter no dia de Júpiter! Tem como ficar melhor? Invocar Júpiter, no dia e na hora e Júpiter!
.
2. Poxa, mas eu queria fazer esse feitiço de prosperidade hoje  e usar da melhor forma a energia de Júpiter, porque fui chamado de surpresa para uma entrevista amanhã, só que hoje não é Quinta-feira! Então terá  um pouco menos de poder, mas só usar tabela e ver os horários que Júpiter estará em alta. Digamos que a pessoa em questão está na Quarta-Feira, os horários que Júpiter estará em alta são: 3am, 10am e 17pm (tabela 1). Esses são os horários que a pessoa deve usar para invocar Júpiter com mais poder.
.
Aí vem a pergunta: Porque a Terra e os planetas Plutão, Netuno e Urano não aparecem na tabela de horários e dias?
.
A resposta não é tão simples e não tenho como precisar. Há algumas teorias sobre isso. Alguns dizem que a Terra não está na tabela por nós morarmos nela (o que faz bastante sentido). Quanto aos outros planetas, alguns dizem que é porque estão distantes demais ou porque não fazem parte dos principais deuses. Há também, porém, uma tabelinha para esses planetas!
.
  • Urano: Pode ter suas energias trabalhadas nos Sábados e nas horas de Saturno.
  • Netuno: Pode ter suas energias trabalhadas nas Quintas-feiras e nas horas de Júpiter.
  • Plutão: Pode ter suas energias trabalhadas nas Terças-feiras e nas horas de Marte.

Como Usar as Energias dos Planetas

As energias planetárias podem ser invocadas para muitos fins. Rituais, feitiços, meditações, amuletos e uma infinidade de outras razões. Um dos meios mais comuns é a invocação através de palavras+símbolos dos planetas.

Que palavras? Palavras que você cria para o seu encantamento. Tem dois artigos que podem ajudar quem tem dificuldades ainda em criar os próprios encantamentos. Só clicar nos seguintes links “Encantamento – O que é isso?” e “Como Realizar Encantamentos“.

Que símbolos? Os símbolos mostrados na descrição de cada planeta.

Porque invocar essas energias? Simples, para tornar sua magia mais poderosa. Exemplo: um feitiço de amor pode ser feito a qualquer dia, mas na sexta-feira será mais poderoso, pois é dia das deusas e deuses do amor. Se invocada as energias do planeta Vênus, tornará ainda mais poderoso o feitiço.

Alguns exemplos de uso

Amuleto/Talismã:  Imagine que você achou um dente grande, de uma onça e quer usar isso como amuleto para coragem, bravura. Pode amarrá-lo num cordão de couro e usar como colar, correto? Correto. Sem problema algum. Mas, e se eu invocar as energias de Marte e impregná-las no meu amuleto? Melhor ainda! Posso desenhar o símbolo de Marte em algum lado do dente e invocá-la. Assim, o meu amuleto que já era bom, ficou melhor ainda.

Feitiço: Imagine que amanhã terá uma entrevista. Aí você corre e faz um feitiço para ser mais dinâmico, para não ficar nervoso na hora de falar. O feitiço é bom, ótimo. Mas que tal aproveitar e invocar as forças de Mercúrio? Digamos que nesse feitiço vai uma vela. Desenhe o símbolo de Mercúrio na vela e invoque suas forças. Terá mais poder comunicativo!

Meditação: Imagine alguém que vai fazer uma meditação com objetivo de entender mais sobre seu sonhos, sobre seu interior. Antes de começar a meditar, essa pessoa acende uma vela, que ficará de frente à ela, fornecendo-lhe energias. Isso é bom, uma ótima ideia. Mas seria muito bom também se ela desenhasse o símbolo de Netuno, que fala sobre sonhos, superação de medos e clarividência.

Importantes observações

Os planetas citados são planetas que nós seres humanos conhecemos até então. Todos os dias novas descobertas são feitas, portanto, num futuro – acredito que – não muito distante, possamos descobrir mais planetas, mais estrelas, satélites (luas), etc, incrementando assim nosso poder, nosso conhecimento. Portanto, meus caros, nada é definitivo. Claro que uma descoberta dessas não acontece de um dia para o outro, porém, essas tabelas podem mudar sim, conforme nosso conhecimento avança. Aconselho, para incrementar seu estudo sobre os planetas, que estude um pouco sobre eles, sua forma física, além das energias usadas na magia. Leiam “O Sistema Solar“, na Wikipédia, só para dar uma clareada sobre o assunto.

Viu, só? Não é um bicho de sete cabeças! E agora não tem desculpa para não usar as energias dos planetas! Façam bom uso!

Até a próxima!

Rosea Bellator
E-mail: [email protected]

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.