É muito comum as pessoas falarem assim: meu dia a dia é muito corrido, não dá para cuidar da minha vida espiritual e das coisas que tenho que fazer no trabalho, em casa, na faculdade… Então, como cuidar da “minha vida material e da minha vida espiritual”?
Gente, primeiro, tira da cabeça que são coisas separadas. Sua vida é a sua vida, e engloba tudo: família, trabalho, laços de amizade, casamento, e, pasme, a espiritualidade também!
“Poxa, Rosea, mas nunca me sobra tempo para estudar e fazer rituais e…”
Senta, respira… Respira fundo. Agora bebe uma água. Calma.
Não precisa dar conta de tudo, e nem tem como mesmo. Esse papo de fazer tudo, de tudo, e sempre dar conta de tudo, é um absurdo que a sociedade tentou te vender, porque é bonito e fascinante ter tudo sempre nos eixos. Não perde sua paz. Você vai ver o que é prioridade pra você e vai ver o que pode fazer. Repete comigo:
O que é prioridade pra mim?
Nem todo mundo quer ser a bruxona com muitos conhecimentos, que se vira sozinha no meio do matagal. Sério. E tá tudo bem. Que bom que temos Google, livros, e-books, comunidades on-line, blogs como a Oficina das Bruxas, hehe! Sempre dá para buscar alguma coisa mais pontual.
Vem cá, pensa comigo: não tem como saber tudo de tudo. É por isso que tem tanta gente no mundo com tantos interesses diferentes, conhecimentos específicos, etc. Tem o médico que cuida de situações gerais, tem aquele especialista só em coração, tem aquele que tem uma especialidade super rara sobre alguma glândulazinha no nosso corpo. Belezinha, tudo certo. As questões espirituais, bruxescas, a mesma coisa. Vai ter aquela pessoa que se entregou completamente a parte mais mediúnica, aquela que se especializou em algum oráculo, aquela que trabalha com uma parte mais fitoterápica, ou aquela que benze como ninguém! Tem quem leve seu caminho espiritual para outros lados como alguém que confecciona sabonetes com ervas, ou alguém que ensina a compreender arquétipos da mitologia. Tem quem busque a espiritualidade no estudo da história de várias culturas ao redor do mundo. Tem quem apenas quer cuidar da própria casa, se proteger das más línguas e ficar em paz. Ok, tá tudo certo.
Não precisa separar um tempão da sua vida, todos os dias, para ter a espiritualidade ou um caminho mágico fluindo na sua vida.
Eu gostaria apenas que entendessem uma coisa: a espiritualidade não está apenas no momento de acender uma vela, ou num ritual, numa oração. A espiritualidade não se resume a guias, orixás, deuses, religiões. A espiritualidade também é o cuidado com o SEU espírito, seu corpo, sua vida. A espiritualidade é como você se trata, como você enxerga o mundo, o que você entrega para o mundo, o que você aprende com ele. Não precisa ser o mestre zen, não precisa ser a bruxa ser de luz. Não se trata de perfeição, mas de melhorar, viver plenamente.
Pense que quando você aprende um feitiço, você aprende algo para se defender, ou ajudar alguém querido.
Pense que quando você medita, você está melhorando sua saúde – mental, emocional, física e espiritual.
Pense que quando você se conhece, você evita se sabotar. Você evita se enfiar em enrascadas, evita criar falsas ilusões para si e para os outros.
Não precisa separar horas e horas no dia, nem na semana. Está corrido? Pois é, essa é a vida de adulto que não herdou uma imensa grana da família, hahahah! Separa 10 minutos para ler algo do seu interesse num dia. Tenta meditar uns 5 minutos em outro dia. Está difícil? Que bom que, com a modernidade, profissionais de todo tipo estão à nossa disposição! Tem o yoga, pilates ou mesmo uma dança que vai te ajudar a meditar. Ou que tal um terapeuta? Tem terapeuta holístico também. E, uau, tem até vídeo gratuitos no Youtube! Tem uma série que eu amo e sempre vou falar dela, se chama Meditação Guiada, do Headspace, tem na Netflix. Ah, o Headspace tem app também! Meditações guiadas excelentes com temas ou simplesmente o silêncio. Ajuda muito quem tem o pensamento acelerado, ansiedade, etc. Olha seu calendário, escolhe uma lua e pensa no que gostaria de fazer. Mesmo que seja só acender um incenso de arruda na lua minguante, para espantar a zica. Talvez acender uma vela branca para fortalecer seu guardião na lua cheia? Hummmm… que tal se preparar para um banho de rosas na lua crescente, para ter mais charme? Se planeja. Olha, tem o Google Agenda! Gratuito! Veja o que você gosta, o que você consegue fazer, e faz! Não tem uma única fórmula, nem o jeito mais certo, nem o caminho melhor de todos.
Dá para trabalhar, estudar, ter um romance, ir nas festinhas, visitar a família, ir ao médico e… cuidar de si. Um pouquinho de cada, vai variando suas atividades ao longo dos dias. Não se culpe e muito menos se compare com os outros. Cada um tem seus próprios pesadelos e seus próprios paraísos na vida, por motivos diferentes, circunstâncias diferentes…
Ah, e corta um pouco o tempo zanzando nas redes sociais. Daqueles 30 minutos só olhando o TikTok poderia reduzir e ter ao menos uns 10 minutos de um feiticinho!
Pensa nisso com carinho, é uma forma de cuidar do seu espírito, seu corpo, suas emoções. Se alinhar consigo mesmo. Não tem fórmula mágica, tem análise, prioridade e se comprometer com o autocuidado.
Quer ajudar o blog a seguir com mais e mais publicações?
Vem conhecer o Catarse << só clicar!
Beijokas!
Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]
Youtube: Canal Oficina das Bruxas
Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.