O incenso é uma ferramenta usada desde os povos antigos como os egípcios, árabes, orientais, indianos entre outros, para atrair bons fluídos, para invocar a presença de deuses, rituais religiosos (é sim usado em várias religiões até mesmo cristianismo, só ler na Bíblia, no nascimento de Jesus, onde um dos presentes era justamente incenso, Mateus 2:11), para afastar energias negativas entre outras funções, que varia de acordo com sua essência. Para liberarem essa energia os incensos precisam ser queimados. Podem ter o formato, mais conhecido, de vareta ou pirâmide, espirais entre outros menos usados. Basicamente são resinas feitas de ervas, frutas, flores, cascas de árvore, óleos, carvão e materiais do tipo.
Pois é, o incenso não tem nada de “demônio”, não vai “invocar o capeta” nem muito menos “vai atrasar sua vida”.
Sabendo disso, vamos ver alguns usos, algumas essências mais conhecidas e uma das formas de fazer incenso.
Usos do Incenso
Como dito no início do texto, o incenso serve para inúmeras tarefas, dependendo também da cultura onde é usado, mas no geral serve para: atrair bons fluídos, repelir más energias, invocar os deuses, meditar, ser a representação do elemento ar, purificar e aromatizar ambientes, terapias, energização, mostrar respeito, sinal de nobreza, rituais religiosos e esotéricos.
Existem também alguns cuidados:
- Lembre-se que tem fogo no incenso, e mesmo sendo pouquinho, pode acabar queimando.
- Sempre tenha um aparador de incenso para recolher as cinzas (que, dependendo do que você fizer, depois vão para o lixo, ou são sopradas ao vento, ou ainda são enterradas).
- Se você tem problema de respiração, cuidado, não fique perto da fumaça diretamente.
- Incensos são sensíveis, cuidado ao manusear para não acabar quebrando.
- Não molhe.
Essências mais Usadas
Existem milhares combinações de ervas e outros ingredientes, portanto temos infinitos tipos de essências! Abaixo, uma lista de essências mais usadas e suas principais propriedades:
- Canela: Sucesso
- Camomila: Relaxante
- Cravo: Purificação
- Alecrim: Prosperidade
- Arruda: Banimento e Proteção
- Eucalipto: Proteção e Afasta Energias Negativas
- Lótus: Bons Fluídos
- Manjerona: Amor
- Beijoim: Criatividade
- Erva-Cidreira: Sucesso
- Patchuli: Fertilidade
- Violeta: Bons Fluídos
- Angélica: Proteção
- Hortelã: Afasta Energia Negativa
- Girassol: Energia
- Erva-Doce: Proteção
- Sândalo: Conexão com os seres Divinos
- Pimenta: Proteção
- Lavanda: Calmante e Purificação
- Mirra: Purificação
- Rosa: Amor
- Baunilha: Afeto
- Cipreste: Concentração
- Alfazema: Vidência
- Artemísia: Vidência
- Pinho: Fertilidade
- Carvalho: Fertilidade
- Acácia: Bons Sonhos
- Cânfora: Cura
- Laranja: Revigorante
- Noz-Moscada: Prosperidade
Perceba que o efeito da essência do incenso tem o mesmo efeito do ingrediente usado sozinho! Então qual a diferença, por exemplo, de tomar um chá de camomila para acender um incenso de camomila? O incenso funcionará via nasal/elemento ar enquanto o chá funcionaria via oral/elemento água. Logo, perceba que cada um tem sua utilidade dentro de cada feitiço, ritual, etc.
Como fazer seu próprio incenso
Ingredientes:
– madeira moída (Uma dica: dá pra moer no moedor de café manual, exceto no elétrico, pois pode esquentar a madeira. A madeira pode vir de cascas de árvore, mas saiba qual árvore é, pois cada uma tem suas propriedades e aromas);
– Ervas ou resinas moídas (Se quiser só com a madeira, não precisa por ervas ou resinas. Se quiser só as ervas, não precisa da madeira. Fica a seu critério quais ervas ou resinas usar, cada um tem suas propriedades e aromas);
– Óleos e Essências (Se não quiser usar ervas, resinas ou madeira, pode usar só os óleos e essências);
– Goma arábica e varetas (ambos vendem em papelaria)
– Carvão Vegetal moído
Modo de Preparo: Misture os ingredientes desejados à goma arábica e ao carvão, molde na vareta ou no formato que quiser. Espere secar e é só queimar seu incenso!
Até a próxima!
Rosea Bellator
Email: [email protected]
ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.
Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links: