Dia 01 de Fevereiro está chegando, e a bruxarada já fica como… EITA QUE ESTÁ VINDO UM SABBAT!

  • Qual sabbat eu celebro?
  • Eu TENHO que celebrar?
  • Celebrar um sabbat? O que isso quer dizer?
  • Aliás, o que é um sabbat mesmo?

Faz tempo que a bruxa aqui não escreve sobre os sabbats não é mesmo? O ano está começando, então nada melhor que dar aquela refrescada na memória e ainda explicar para quem está chegando agora. Simbora, galera!!

Vou começar respondendo as perguntas cabeludas que eu sei que pipoca na cabeça de muita gente.

O que é um sabbat?

De forma simples: são celebrações, festivais, dias importantes como as passagens/estações da natureza, dias de rituais das bruxas. Dias de poder! Fazemos rituais com as forças da Natureza, ou a Deusa e o Deus. Essa parte vai do que cada um acredita.

O que significa celebrar um sabbat? 

Significa isso mesmo, celebrar. Fazer uma festinha. Fazer e comer umas comidinhas com as frutas e legumes, e o que estiver disponível NA ESTAÇÃO DO MOMENTO. É momento de agradecer à Terra, ou aos Deuses (depende do que você acredita). Aí a bruxarada já aproveita e faz seus feitiços, faz algumas atividades “comuns” da época… e honra as energias que reinam neste momento. Que isso? Para vocês entenderem bem, acredito que o melhor exemplo seria falar do “halloween”. O Dia dos Mortos: O sabbat de Samhain celebra os mortos – nossos familiares que já se foram, nossos ancestrais, vidas passadas, deuses e deusas que trabalham com a Morte. Essas energias serão celebradas no sabbat de Samhain. E assim, cada sabbat terá sua própria energia a ser celebrada, um momento a ser honrado e aproveitado por nós.

Ok, Rosea, entendi o que é um Sabbat e o que significa celebrar um! Mas… qual celebrar agora?

Nosso planeta se divide em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Simplesmente porque a NATUREZA se comporta diferente mesmo. Exemplo: Aqui no Brasil é Verão? Nos EUA é Inverno. Contudo, meu bem, observe que temos diversos tipos de climas… como o deserto. Lá não tem essas mudanças que temos aqui, uma coisa mais tropical nosso Brasil, né? Mas o deserto tem outros tipos de mudanças próprias de um deserto. Então, onde eu quero chegar com isso? Quero dizer que é comum mesmo uma bruxa estando no Hemisfério Sul, se identificar com as celebrações do Hemisfério Norte. Ou vice-versa. E tem ainda aquelas que não se identificam e pronto. Eu, por exemplo. não celebro os meio de estação. Celebro Verão, Outono, Primavera e Verão, só. Os outros sabbats é muito comum eu não sentir de celebrar. Se eu sentir de fazer algo, se vier na minha intuição, aí eu faço. Geralmente eu sinto Mabon e Samhain, e nos 2 eu sinto de trabalhar com os mortos, hahaha… E agora? Percebe? Não tem o certo. Sinta. O que funciona para você?

Neste momento, para 1 de fevereiro, o que temos é:

Hemisfério Sul: Lammas ou Lughnasadh

O que celebra? Meio de Verão, início das colheitas. O Sol, ou o Deus, vai começar a perder a força… mas não se preocupe, ele já está no ventre da Deusa para renascer no futuro. O Sol vai nos prover ainda com muita abundância, podemos ficar felizes com tanta luz, calor e movimento!

Hemisfério Norte: Imbolc

O que celebra? Meio de Inverno. O frio está começando a ceder. As árvores estão começando a se recuperar, assim como a Deusa está se recuperando do nascimento do Deus. Ele ainda é uma criança, por isso este período é de esperança, contudo a Deusa está sensível cuidando do Deus-criança. Período ainda de silêncio, mas de fertilidade. Novos começos!

Particularmente, este ano, estou bem animada para Lammas ou Lughnasadh, estou beeem nessa vibe solar (apesar da pressão baixa caindo kkk) e quero fazer ritual de abundância e prosperidade com a Deusa! Mas, ano passado eu não fiz. E está tudo bem. Por que estou te falando isso? Bem…

Rosea, toda bruxa tem que celebrar os sabbats?

Amores, queridos, meus benzinhos, o que eu vivo falando aqui? A BRUXA FAZ O QUE ELA QUISER! Quer celebrar? Celebra! Veja o que funciona para você, como conversamos, e faz. Não quer celebrar? Não faz! Claro que, eu sempre vou recomendar aos iniciantes que experimentem. Tente. Porque muita gente não experimenta, passa reto pelos sabbats, e depois não entende porque não sente conexão com a bruxaria em sua forma mais simples, que é a bruxaria natural – a bruxaria com a natureza. Não somos obrigados a nada, mas se estamos aqui aprendendo, se prontifique a aprender direito, certo?

AGORA, depois desse papo TODINHO tão ma-ra-vi-lho-so e muito resumido, acredite kkkk, vou deixar duas formas bem gostosinhas de você celebrar o sabbat que estiver aí no seu coração.

  1. A BRUXA FAZ O QUE ELA QUISER, lembra? Então não quero ninguém perguntando se é obrigado a fazer.
  2. Ouça a intuição sim, mas se liga se você não está procrastinando, exausto, ou com preguiça mesmo. Nesses casos, permita-se dar uma descansada, mas faça seu rito. Você sabe que depois vai se sentir melhor. Se leu até aqui, é porque você gosta disso.
  3. Leia, pesquise por aí, e releia aqui sobre o sabbat escolhido. Perceba que tem mais de 1 assunto celebrado. O que vem no seu coração? O que seu coração quer celebrar nesse sabbat? Em vez de ficar batendo a cabeça, permita os seus sentimentos te guiarem.
  4. Ai meu deus, o que eu faço de comidinha para o meu sabbat? Vá ao mercado. O que tem lá na parte das frutas e legumes? Pois o que tem aí são as coisinhas da estação. Tudo será bem-vindo no sabbat.
  5. Tenho que ter altar, Rosea? Não, meu bem. Mas seria muito legal ter seu cantinho especial. No meu e-book eu falo sobre o altar, as coisas que vão nele, e tal. Qualquer coisa dá uma mergulhada no e-book Jornada da Bruxa Iniciante, se é iniciante ou está perdido, e gosta de algo estruturado, você vai gostar.
  6. Os 2 ritos a seguir são para se inspirar ou realmente seguir como está. Não se intimide. Leia com calma, com os olhos e com a alma. Pode ser que te dê ideias e você faça outra coisa, pode ser que você faça tudinho que está descrito. E está tudo bem. Desde que você não se cobre perfeição.

Ritual de Lammas ou Lughnasadh

Dê uma volta no mercado perto da sua casa. O que tem lá na parte de frutas, legumes, verduras, e tal? O que você normalmente não vê o ano todo, só nessa época? Compre umas coisinhas gostosas, algo que você consiga fazer em casa sem cobrança, sem maluquice, sem mania de perfeição. Que tal uma torta de legumes? Ou um bolo com frutinhas? Para acompanhar, um suco natural, ou um vinho bem saboroso?

Arrume sua mesa, ou altar, com as comidinhas. Acenda uma vela amarela e diga: Que a energia do Sol esteja conosco, vibrando vida, vibrando força para crescer e florescer! Que nossa proteção seja poderosa como o Sol ao meio-dia, destruindo maldições, afastando invejosos e maldosos. Que assim seja! O brilho é nosso! Assim é!

Aproveite seu sabbat! Quer fazer mais algo? Que tal queimar uma folhinha de louro na chama da vela?

Que tal colocar os pés na terra, durante o dia, e pedir para o Sol te iluminar? Feche os olhos, deixe a terra levar embora o que precisa ser aterrado… E abrace a nova onda do Sol, como uma abertura de caminhos.

Ritual de Imbolc

Que tal fazer algum manjar? Um pudinzinho? Quindim? Ou, se você gosta, apenas separar um copo de leite? Pode ser puro, ou batido com mel (eu AMO), ou com frutas. Para quem gosta de algo alcóolico, uma boa pedida é a Amarula. Não pode com leite? Tem variações de leites vegetais, dê uma pesquisadinha! Seria ótimo para a celebração. Vá ao mercado, ou na floricultura, ou simplesmente caminhe por aí, pegue flores ou ervas que ainda estão na fase brotinho. Bem pequeninas, que ainda não abriram. Imbolc é o nascimento, lembra? É essa fase bebê. Esperança, a energia jovem. Traga para seu altar.

Arrume sua mesa, ou altar, com as comidinhas. Acenda uma vela branca e diga: Que a energia do renascimento da terra nos abençoe. Que o frio desça calmamente, e a primavera possa mostrar seus brotos verdes novamente. Honrada seja a Esperança que se renova em nossos corações. Que o amor encontre novas rotas em nossa Alma. Que o Novo se faça presente e a Vida seja abundante! Que assim seja! Viva a Vida!

Aproveite seu sabbat! Quer fazer mais algo? Que tal se permitir uns minutos de oração diante da vela?

Olha só que ritual mais bacana e simples de Imbolc!!! Convide alguma amiga, um parente, ou mesmo seus filhos ou marido/esposa. Compre pãezinhos, passe manteiga neles, ore e peça prosperidade e proteção enquanto faz isso. Faça algum chá. Sentem-se… conversem e comam. Pão, chá, e proximidade. Evite levar a conversa para ficar falando dos outros… Não é sobre lição de moral… é sobre aproveitar a energia do seu ritual! Falem de coisas boas para vocês. Sobre projetos, sobre sonhos, sobre coisas que traga autoestima. Cuidem um do outro. Será um momento incrível!

Para finalizar esse artigo, eu diria com muito amor:

Não precisa fazer tudo no mesmo dia. E se não der para fazer no dia 1, não se desespere! A Natureza não muda em um click… A energia de mudança vai mudando aos poucos. Não deu para fazer nada no dia 1? Faz no dia 2. Se organize. Vai dar para fazer algo sim. Faz um pouco em um dia, mais um pouco no outro dia… Aproveite!

Caramba, foi uma baita conversa hoje, ein?

 

Quer mais? Se liga aqui ó:

Um beijo!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: [email protected]

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.