O incenso é uma ferramenta usada desde os povos antigos como os egípcios, árabes, orientais, indianos entre outros, para atrair bons fluídos, para invocar a presença de deuses, rituais religiosos (é sim usado em várias religiões até mesmo cristianismo, só ler na Bíblia, no nascimento de Jesus, onde um dos presentes era justamente incenso, Mateus 2:11), para afastar energias negativas entre outras funções, que varia de acordo com sua essência. Para liberarem essa energia os incensos precisam ser queimados. Podem ter o formato, mais conhecido, de vareta ou pirâmide, espirais entre outros menos usados. Basicamente são resinas feitas de ervas, frutas, flores, cascas de árvore, óleos, carvão e materiais do tipo.

Pois é, o incenso não tem nada de “demônio”, não vai “invocar o capeta” nem muito menos “vai atrasar sua vida”. 

incenso

Sabendo disso, vamos ver alguns usos, algumas essências mais conhecidas e uma das formas de fazer incenso.

Usos do Incenso

Como dito no início do texto, o incenso serve para inúmeras tarefas, dependendo também da cultura onde é usado, mas no geral serve para: atrair bons fluídos, repelir más energias, invocar os deuses, meditar, ser a representação do elemento ar, purificar e aromatizar ambientes, terapias, energização, mostrar respeito, sinal de nobreza, rituais religiosos e esotéricos.

Existem também alguns cuidados:

  1. Lembre-se que tem fogo no incenso, e mesmo sendo pouquinho, pode acabar queimando.
  2. Sempre tenha um aparador de incenso para recolher as cinzas (que, dependendo do que você fizer, depois vão para o lixo, ou são sopradas ao vento, ou ainda são enterradas).
  3. Se você tem problema de respiração, cuidado, não fique perto da fumaça diretamente.
  4. Incensos são sensíveis, cuidado ao manusear para não acabar quebrando.
  5. Não molhe.

Essências mais Usadas

Existem milhares combinações de ervas e outros ingredientes, portanto temos infinitos tipos de essências! Abaixo, uma lista de essências mais usadas e suas principais propriedades:

  • Canela: Sucesso
  • Camomila: Relaxante
  • Cravo: Purificação
  • Alecrim: Prosperidade
  • Arruda: Banimento e Proteção
  • Eucalipto: Proteção e Afasta Energias Negativas
  • Lótus: Bons Fluídos
  • Manjerona: Amor
  • Beijoim: Criatividade
  • Erva-Cidreira: Sucesso
  • Patchuli: Fertilidade
  • Violeta: Bons Fluídos
  • Angélica: Proteção
  • Hortelã: Afasta Energia Negativa
  • Girassol: Energia
  • Erva-Doce: Proteção
  • Sândalo: Conexão com os seres Divinos
  • Pimenta: Proteção
  • Lavanda: Calmante e Purificação
  • Mirra: Purificação
  • Rosa: Amor
  • Baunilha: Afeto
  • Cipreste: Concentração
  • Alfazema: Vidência
  • Artemísia: Vidência
  • Pinho: Fertilidade
  • Carvalho: Fertilidade
  • Acácia: Bons Sonhos
  • Cânfora: Cura
  • Laranja: Revigorante
  • Noz-Moscada: Prosperidade

Perceba que o efeito da essência do incenso tem o mesmo efeito do ingrediente usado sozinho! Então qual a diferença, por exemplo, de tomar um chá de camomila para acender um incenso de camomila? O incenso funcionará via nasal/elemento ar enquanto o chá funcionaria via oral/elemento água. Logo, perceba que cada um tem sua utilidade dentro de cada feitiço, ritual, etc.

Como fazer seu próprio incenso

Ingredientes:

– madeira moída (Uma dica: dá pra moer no moedor de café manual, exceto no elétrico, pois pode esquentar a madeira. A madeira pode vir de cascas de árvore, mas saiba qual árvore é, pois cada uma tem suas propriedades e aromas);

– Ervas ou resinas moídas (Se quiser só com a madeira, não precisa por ervas ou resinas. Se quiser só as ervas, não precisa da madeira. Fica a seu critério quais ervas ou resinas usar, cada um tem suas propriedades e aromas);

– Óleos e Essências (Se não quiser usar ervas, resinas ou madeira, pode usar só os óleos e essências);

– Goma arábica e varetas (ambos vendem em papelaria)

– Carvão Vegetal moído

Modo de Preparo: Misture os ingredientes desejados à goma arábica e ao carvão, molde na vareta ou no formato que quiser. Espere secar e é só queimar seu incenso!

Até a próxima!

Rosea Bellator
Email: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

54 COMENTÁRIOS

  1. Olá.!Adorei sua dica de como fazer incenso. É a É simples que já vi. Sempre quis fazer mas só encontrei explicações complicadas.Adoro incensos e o Elemento Ar!

  2. Ola!
    Acompanho seu blog ha algum tempo e è maravilhoso…

    Hoje tenho uma duvida pessoal, existe algum insenso que atrai energia negativas?

    A ex mulher do meu marido tem deixado insensos na nossa casa…

  3. Olá, boa noite.
    Tenho algumas duvidas, existe melhores dias da semana para se acender um incenso de purificação e limpeza? Observar e saber qual a lua para escolher o incenso faz alguma diferença? e a ultima, caminhar pela casa com o incenso, do fundo da casa para a porta fazendo uma oração, muda algo?
    Li em um site..
    Fique em paz, beijo de Luz.
    Lokah Samastah Sukhino Bhavantu

  4. Olá Rosea!!! Então eu tenho uma duvida que vem me perturbando por muito tempo.

    Aqui onde moro tem um lugar que vende incenso pra c*ralho. hehehe!
    E algo que eu não entendo é:

    Aqui os incensos tem os efeitos diferentes dos que são descritos no blog, pelo menos é o que diz na caixinha.

    Por exemplo: eu fui pesquisar e notei que o incenso de dama da noite é para sedução (não se esta informação está correta), mas na caixinha diz que o incenso é para purificação de ambientes.

    Poderia esclarecer isto para mim?

    Beijos sua lindaaaaa!!!!

  5. Ola Rosea, eu vi no grupo no face, alguem disse que os incensos que compramos nessas lojas nao servem, teria que ser feito por um bruxo, fiquei em duvida, pq moro em cidade pequena e pra comprar na net acaba saindo muito caro!! Entao o que quero saber é se posso usar esses que achamos normalmente ou nao?

  6. Eu já gostava de incenso, depois que casei, meu marido me fez gostar mais ainda, é simplesmente maravilhoso vc terminar de limpar e dar aquela faxina semanal no seu “ninho de amor” e acender um incenso para relaxar e atrair boas energias. Até para criar um “clima”, é ótimo. Não sabia que no meio da magia, tbm se usa incenso casualmente, para tranquilizar, relaxar ou simplesmente para deixar o ambiente cheirando gostoso, pensei que só utilizava em rituais. Fico MUITO mais aliviada em estar fazendo certo. *-* Adoro um de Ananda que eu tenho.

  7. Rosea, amo seu site , sou Renã , tenho 17 anos , estudando o mundo da bruxaria e ocultismo , já fiquei apaixonado com apenas 3 meses estudando, obrigado por tudo Rosea , mesmo , de <3

    quero sugerir um tema: Uso de enteógenos (Argireya Nervosa, Morning Glory) e Ervas sagradas na Wicca e é possível entrar em contato com Deuses através disso. Bjo <3

  8. Roseaaaaaaaa~
    Cê disse no artigo que incenso de benjoim serve para criatividade, mas na caixinha do meu tá escrito que serve para afastar energias negativas e atrair boas…
    A mesma coisa uns outros que eu tenho, como proceder? Fiquei meio confusa

  9. Nossa seu site é muito bom e eu entrei nesse caminho a pouco tempo, foi desde que cheguei de uma viagem e me abri mais para o mundo espiritual, desde então me sinto tão bem interiormente e uma pessoa mais alegra, e seu site me ajudou muito nessa escolha.
    Eu tenho uma duvida, se eu usar dois incensos em um ambiente, é possivel q as energias se “anulem” ou há algum problema delas se misturarem?
    Obrigado mesmo por esse seu lindo trabalho

    • hum, por exemplo: digamos que vc use um incenso para banir energias de um local e ao mesmo tempo um incenso para trazer energias. Sim, eles vão se anular.
      Acenda primeiro o para banir. Espere terminar. Dê umas horas e depois acenda o outro.
      E obrigada pelo elogio <3

  10. Entendo que tais sejam as mais usadas. Agora… Eu gostaria de saber sobre incensos um pouco mais ”materialistas” e alguns um pouco mais pesados.
    Como aqueles mais úteis para ritos de morte, luxúria, riqueza, etc. Pois não gosto de estudar Bruxaria apenas conhecendo seu lado ”mar de rosas”. Eu gostaria de ver tanto as ”bençãos” como ”maldições”.
    Há alguma indicação e livro ou estudo?

    • Bom dia, Nachash!
      Entendo o que quer dizer, e lhe digo: não existem “incensos pesados” ou “materialistas”. Assim como não existe uma erva que só faça o mal.
      Todas as coisas servem para tudo. Entendeu?
      Vai depender de você montar esse estudo e desenvolver esse caminho. Aqui não será postado, visto que é um local público.

      Abraço!

  11. Oiiii!!! Eu tinha o maior preconceito com incensos, mas ontem resolvi comprar uns, mais para aromatizar o ambiente mesmo, gosto muito de aromas, limpeza , amei! O que atrai bons ou maus fluídos ou bons ou maus espíritos é a nossa sintonia espiritual, se estamos sintonizados com as coisas divinas estaremos atraindo somente as boas influências do mundo espiritual. Depende de nós!!! Bjkas! Gostei do site.

  12. Aeeee Nao invoca demônio nenhum se eu ascender isso… Minha família toda mete mo terror com os incensos ai eu acendi e vim ver pra que serve… so pra aromatizar o lugar msm nenhum outro motivo… Gostei muito desse post segura meu like ai moça.

  13. ha algum incenso de ” Energia ” alem de Girasol para consagrar meu Grimorio, comprei um de ” Sol ” e quero o de ” Lua ” mas o que sao os significados ! e faz um mes que venho acompanhando seu Site, que me ajudou a aceitar a magia em mim e pretendo estudar muito para entrar na Wicca, eu sinceramente ja li todos os seus Posts aqui . obrigado de novo por compartilhar suas experiencia aqui nesse espaço, e todo dia visito o site, Parabens !!!!!!!!!! e que a Deusa te abençoe muito mais !

  14. jesus é o senhor ele é o verdadeiro e unico DEUS bruxaria é para fazer o mal cuidado em! um dia poderao pagar caro por isso! eu sou catolico e amo a DEUS e como seria bom o mundo se pessoas largassem de serem bobas iquais a essas

    • OPAAAAAA! Alguém aí fugiu da escola! rs
      Incensos emanam energia. Quem controla a energia somos nós. Ou seja, o incenso não faz nada de mal.
      Mas pelo jeito você já usou para o mal, não é mesmo?
      Paz e Luz pra você!

  15. eu amo incensos mas hj em dia a gente encontra baratos, ate por 1 real . dai a preguiça, falta de tempo nos faz usar esses. vou ver se em minha cidade tem tudo que indicam e farei meu proprio. amei mesmo. Adoro todas dicas que passam .

  16. Adoro usar incenso, me tranquiliza e me sinto protegida, obrigado Rosea pelas dicas. Tenho no meu altar e uso sempre, canela, mirra camomila, cravo, olho grego, morango e champagnhe.
    Um grande abraço fraterno
    Nadia Fiorio

  17. Eu fazer incensos?? nã nã nã não, não tenho paciência e prefiro comprar, pois, haja tempo e onde procurar os materias para o mesmo nesta minha cidade metropolitana sem fim…. 🙂

    Adorei o significado de cada incenso e imprimí p/lembrar sempre.
    Tenho um caldeirão médio que fica no canto e é porta-incenso onde guardo meus váááários incensos. Adoro!

    Bitokas! Você, como sempre, M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A!!! uma pessoinha que faz um bem danado para o nosso planeta!

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.