O alecrim é uma das plantas mais conhecidas na magia, muito famoso por suas propriedades protetoras! Pode ser usado de muitas maneiras, desde feitiços. chás, oferendas, defumações, como incenso e… muito mais!

“Alecrim! Alecrim dourado, que nasceu no campo sem ser semeado…”, ah, eu precisava cantar!

Nome científico: Rosmarinus officinalis

Propriedade mágica: Prosperidade, proteção. Combate negatividade, o desânimo e a depressão. O alecrim é puro fogo, então ajudará em muitos feitiços e rituais que precisam de energia.

Propriedade medicinal: Como chá auxilia na digestão, e é antidepressivo. Muito bom contra azia e cansaço, seja mental ou físico. Recomenda-se 2 xícaras de chá por dia, sendo 1 raminho ou 2 colheres de sopa por 200ml.Como infusão mais concentrada, usando sobre ferimentos, é bom cicatrizante.

Onde encontrar: qualquer feira, mercadinhos, casa de ervas, seção de temperos.

O alecrim é muito comum na magia culinária. Vai fazer chá? Use alecrim. Vai fazer uma carne assada? Pode jogar o alecrim antes ou depois de assar. Vai fazer sopa? Opa! Alecrim! Torrada? Alecrim e azeite! E na magia? Uau! Dá pra fazer de tudo! Então, se você não tem alecrim em casa, vá buscar! É baratinho! Tanto seco quanto fresco, é maravilhoso!

O alecrim, fresquinho no raminho ou seco, é uma ótima oferenda como agradecimento para diversos deuses, pois o alecrim também representa a lealdade e a confiança. A alegria e o ânimo. Então, queime o raminho, seja na vela ou no caldeirão, enquanto agradece!

Meditação de Proteção

Anda deprimido? Meio sem vontade de fazer nada? Tudo parece muito sem graça ou o azar parece que grudou no seu pé? Faz o seguinte: Sente-se ou deite confortavelmente. Segure um raminho de alecrim pertinho do nariz e respiro fundo. Vá controlando a respiração e prestando atenção ao som do seu coração. Comece a mantralizar em sua mente, ou seja, repetir devagar, sem parar, a seguinte frase: “Sou fogo, sou poder. Vou vencer”. Sinta seu corpo aquecer. Veja seu corpo envolvido numa energia de puro fogo e excitação. Permita-se respirar mais rápido, deixe seu sangue ferver e o corpo se animar. Pronto! Você está preparado! Guarde o alecrim para usar quando quiser.

Feitiço Simples para Proteção e Alegria

Unte uma vela branca com azeite e sal – pode ser sal comum. Segure essa vela e pense na pessoa que quer ajudar, ou animal ou em si mesmo. Se for fazer para mais pessoas, use uma vela para cada pessoa. Sem pressa, faça cada uma com carinho. Feito isso, diga seu encantamento, algo como: “Protegidos e felizes estamos, protegidos e felizes seguiremos”. Repita seu encantamento enquanto vai acendendo a vela. Agora, com um raminho de alecrim – fresco ou seco – em mãos, queime-o um pouquinho em cada vela, e continue com seu encantamento. Vá queimando o alecrim, até não conseguir mais queimar. Afaste-se. Agora pode parar de recitar o encantamento e agradeça. Esse restinho de alecrim deve ser enterrado, pode ser num jardim, pode ser no seu vasinho de plantinha em casa. Os restos de vela devem ser jogados no lixo. Pode repetir quando quiser. A lua crescente e cheia são ótimas para esse feitiço.

Chá para ritual

Todo mundo quer que seu ritual dê certo. Então, para ficar atento e ao mesmo tempo na vibe da magia, conectado à natureza, mas sem se esquecer do que deve fazer no ritual, faça um cházinho de alecrim. É fácil: bote 200-300 ml de água para ferver. Começando a ferver, jogue 2 raminhos de alecrim fresco ou 2 colheres de chá de alecrim seco. Espere 5 minutos, desligue o fogo. Abafe a panela e espere até ficar na temperatura que você preferir. Coe. Não indico adoçar com açúcar, a menos que seja mascavo. Beba, tranquilamente, e depois vá fazer seu ritual.

Amuleto Simples

Coloque um raminho fresco em um saquinho de pano. Amarre com fita branca ou verde. Segure esse amuleto e repita 3 vezes: “Sou forte, Sou feliz. Do alecrim sou aprendiz!”. Pode deixar esse amuleto debaixo do travesseiro, ou dentro da fronha, ou deixar no seu local de trabalho, mais próximo possível de você. Esse amuleto serve, no travesseiro, para visões e para dar limpar suas energias, e assim ter bons sonhos e acordar bem e no trabalho serve para trazer bom humor e produtividade.

Banho de Alecrim

Bom banho para quem busca proteção, prosperidade e ânimo para lutar e enfrentar a vida. Ferva pelo menos 1 litro de água, deixe ferver. Jogue 3 raminhos frescos ou 5 colheres de alecrim seco, e deixe ferver por uns 10 minutos. Desligue o fogo, abafe, deixe amornar. Após seu banho higiênico, use o banho mágico, do pescoço para baixo. Esse banho, aliás, é um ótimo banho para ser tomado após o banho de sal puro, pois lhe dará energia suficiente para que não fique sensível demais.

E… uau! Tem muito mais! Vale a pena estudar mais a planta e seus usos! Pode ter certeza de que vai ficar surpreso com o que vai achar!

Deixe sua sugestão para o próximo post do Herbário!

Abraço!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

26 COMENTÁRIOS

  1. Minha vó trouxe um pouco de alecrim pra mim de uma viajem mas ja esta seco e meio velho.posso fazer o banho mesmo assim ou ja perdeu todas as propriedades?
    Grata! 🙂

  2. Uso alecrim para todos os tipos de coisas. Para limpeza, para acalmar e para prosperidade. É uma erva multifunção e, como já falei antes, se juntar com manjericão, aumenta seu poder nos banhos.

  3. Rosea, primeiramente muito obrigado por todo o blog o conteudo é maravilhoso e sempre mto bem explicado mas…eu tenho uma duvida e gostaria que você me respondesse, queria saber quando vai voltar a postar sobre plantas, magia natural é um assunto q é muito falado e relativamente facil de ser encontrado porem eu venho encontrando dificuldades grandes em especificamente plantas, ervas, frutas, etc nao consigo achar muito relacionado a isso e gosto mto da forma como aborda isso no seu blog e gostaria que voltasse a publicar, se possivel, ou que me indicasse um site/blog q tivesse foco nesse assunto pois me identifico muito obg desde ja!

  4. Oi Rosea Sempre fui facinada pelos seus posts e ainda mais por fadas . Bem que você podia fazer um post sobre como invocar os elementais . Bjs adoro você

  5. gratidão pelas preciosas informações! Me delicio muito por aqui…
    sobre o chá de alecrim, é pra deixar ferver a água com o alecrim por 5 minutos?
    beijo no coração

  6. Olá querida!! Estou amando aprender mais sobre as ervas, tenho uma pequena horta em casa com muitas delas. As sugestões da hortelã e alfazema são ótimas, mas gostaria também de saber sobre a sálvia. Grande beijo!!

  7. Oi, Rosea, maravilhoso mesmo o alecrim, e eu gosto tanto que tenho o óleo essencial dele que uso antes dos rituais e é muito bom!! A sugestão do hortelã também é ótima, e ainda vou sugerir outra erva super cheirosa e revigorante que adoro a alfazema!! Bjs

  8. Rosea, estou adorando ler sobre as propriedades mágicas de cada erva, me delicio com cada palavra!
    Minha sugestão para a próxima erva a ser postada é sobre o hortelã!

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.