Cerridwen, também conhecida como Kerridwen, é a Deusa da Transmutação. Uma feiticeira anciã. Guardiã da magia. Vem da mitologia galesa e celta, e representa a deusa tríplice, representa a mudança de forma e as fases da lua. Seu poder, muito ligado principalmente à lua, possui a capacidade de mudar o que for preciso, é capaz de criar o que sentir necessidade, e transformar qualquer energia. É plena em sua sabedoria.

A Deusa Cerridwen. Ilustração de Hrana Janto.
A Deusa Cerridwen. Ilustração de Hrana Janto.

Nas canções e poesias de Taliesin, um antigo bardo galês, Cerridwen é citada. Há algumas versões diferentes, em cada livro, em todas porém, a deusa sempre aparece como uma grande feiticeira que trabalha sempre em seu caldeirão, seu principal símbolo e fonte de poder.

Cerridwen teve dois filhos. Um belo e um feio. Uma mãe faria de tudo para ver seus filhos felizes, e assim Cerridwen teve a ideia de criar uma poção que fizesse seu filho feio ter algo tão bom quanto a beleza do irmão. Por um ano e um dia ela trabalhou nessa poção. Uma poção que daria toda inspiração e inteligência. Tornaria-o brilhante! Cerridwen mandou seu assistente tomar conta da poção e não bebe-la, pois deveria ser dada completamente ao filho. Sem perceber, o assistente esbarrou no caldeirão e assim algumas gotas voaram em sua mão. Sem lembrar do aviso, lambeu as gotas… e assim, subitamente, ganhou grande sabedoria e o poder de transmutar-se. Assustado, ele fugiu. Cerridwen descobriu e caçou-o. O assistente mudou de formas dezenas de vezes, e ainda assim ela o perseguiu, até que ele tornou-se um salmão e ela o comeu. Se era poderosa antes, depois tornou-se ainda mais. Foi imortalizada nos cantos de outras anciãs. Essa porém, é apenas uma das histórias.

Cerridwen ensina sobre as responsabilidades da magia, da feitiçaria. Sobre buscar, criar e transformar. E se errar, consertar. Corra atrás do prejuízo, voe como uma águia se necessário. Não se canse até chegar onde deve. Você é único com a magia, e com ela deve aprender sempre.

A lua, o salmão, as águas e a noite são seus símbolos. O caldeirão, porém, é o mais forte dos símbolos. O simples fato de aproximar-se e sentir a energia do caldeirão é capaz de ligar-te com a deusa. Todo instrumento mágico e as ervas são meios fáceis de chegar até ela, pois imagine você, que tudo isso são coisas queridas dela, que também é uma bruxa.

É uma deusa anciã, mas também representa bem a mãe, por ter tido dois filhos e a donzela faceira, que foi quando iniciou-se sua jornada como feiticeira. Sem dizer que muda quando necessário, sendo sempre imprevisível, agindo conforme a roda da vida. Pode ser celebrada em todas as luas, mas a lua cheia e nova são as duas mais fortes, a cheia por representar a magia plena e a nova por representar a anciã.

Celebrando Cerridwen

Numa noite onde você sinta a energia da lua – não importando a fase – e que queira aproximar-se dessa deusa, a primeira coisa que deve fazer é pegar seu cadeirão. Ah, não tem caldeirão? Eu realmente recomendo que compre um, mas se não tem jeito mesmo, consiga uma panela velha que você passará a usar somente para magia.

Encha esse caldeirão de água e coloque algumas ervas. A escolha das ervas é sua, vai da sua intuição, que deve ser extremamente valorizada nesse momento. Se fresca, se seca, se pouco, se muito, quantas ervas, tipos, etc – tudo isso será baseado na intuição no momento.

Se puder: esteja num local de onde possa ver a lua.

Opcional: incensos, velas, cristais…

Preparou tudo? Agora fique de frente ao seu caldeirão, sentado ou de pé, você que sabe. Estenda sua mão sobre o caldeirão, ou comece a mexer a água – com a mão mesmo ou com uma colher de pau. Conforme mexe, chame Cerridwen.

Lembre-se: você aproximar-se dessa deusa, portanto, esse não é um rito para “pedir coisas”.

Agora, nesse momento, pense no motivo que te fez chegar até aqui. Foi por que sentiu afinidade a primeira vista? Foi por que sentiu um fascínio inexplicável em relação à ela? Não importa… quem vai julgar se vai ou não se aproximar-se de você é Cerridwen.

Feche os olhos e confie nela.

Diga o que veio fazer. Diga seu interesse na magia. Fale sobre o que sente. Fale o que sente ou pensa em relação a ela.

A partir daqui, vai depender de você e da resposta dela. Pode ser que você acabe tendo uma visão, pode sentir algo “muito diferente”. Não tem como prever. A resposta ainda pode vir no dia seguinte, de forma inesperada. Por exemplo, sua mãe aparece com um salmão para o almoço DO NADA. Lembrando que o salmão é um dos símbolos de Cerridwen… hum… só juntar 1+1, rs.

Você vai saber a hora de terminar… que deve acontecer quando você se sentir cansado.

Toque o caldeirão e agradeça Cerridwen por este momento. Peça sua bênção, apenas.

Encerre.

A partir desse momento, e em cerca de 1 semana, você vai perceber algumas coisas como aumento na sua vidência, mais facilidade para aceitar algumas coisas mais difíceis, vai conseguir converter a magia dentro de si mesmo em realidade. Uns sentirão mais do que outros. E se você não perceber NADA, nada mesmo… então talvez a energia de Cerridwen não tenha muito a ver com você, ou você é extremamente crítico e não consegue perceber mudanças sutis.

Passado esse tempo, vá até seu altar, coloque ervas dentro do caldeirão e uma vela. Tenha percebido ou não as mudanças, apenas agradeça. Diga o que achar necessário.

Você que sentiu as mudanças, passe a buscar maior contato com a deusa em seus rituais, invocando-a, agradecendo, criando poesia, estudando. Traga a energia dela para si sempre que puder.

Sempre que precisa aproximar-se, conversar com a deusa, e quiser usar esse ritual, fique à vontade.

Abençoados sejam todos!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos links a seguir:

22 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rosea. Todos os anos tiro uma carta que representa o Arquétipo/Oráculo do ano. Para 2017 saiu Cerridween. O que posso esperar? Quais os aspectos positivos e negativos? Uso o Oráculo da Deusa. Namastê!

  2. Rosea, estes dias antes de meditar estava buscando algumas deusas por curiosidade e anotei o nome de Cerridwen nas notas do meu celular porque gostei muito dela. Fiz minha meditação e fui dormir, muitos dias depois comecei a sentir uma sensação de medo sem motivo, fiquei aflita e comecei a “ouvir” respostas muito estranhas, com palavras que eu não uso no meu dia-a-dia. Fiquei assustada porque fazia muito sentido tudo o que me foi dito, e na mesma hora levantei muito rapidamente pra anotar e não esquecer. Quando desbloqueei meu celular a nota com o nome da deusa Cerridwen estava aberta! Tu achas que isso pode ser um sinal de que foi ela quem se comunicou comigo? O que me deixa meio receosa é que eu senti um tom de sarcasmo e não sei se seria correto eu tentar me aproximar dela por causa disso, mas ela ainda me encanta muito.

  3. Estou tão feliz porque me respondeu ! ❤
    Bom, eu sou uma bruxinha beem iniciante, então eu não tenho algumas coisas, por exemplo cristais, então eu queria algo não muito difícil de fazer sabe… Eu senti uma grande atração pela Cerridwen , e eu queria fazer alguns feitiços, orações, oferendas para/com ela.
    No que puder me ajudar eu agradeço muito .

  4. Olá Rósea, eu amo seu blog… Eu já pesquisei vários outros mas eu só tenho confiança mesmo aqui. Eu estava pesquisando mais sobre Cerridwen, sobre alguns feitiços e tals, e como eu disse não confio muito em outros sites.
    Você poderia por favor falar mais sobre ela? Algum feitiço ou qualquer outra coisa?
    Obg ❤

  5. oi rosea meu nome é athenna… 🙂 sei que não é o lugar pra se fazer essa pergunta mas so quero tirar uma duvida mesmo: A deusa nos diz para que a celebremos na lua cheia e que podemos chama-la por seus muitos nomes…eu trabalho com uma face da deusa eu poderia trabalhar com uma outra…eu optei por cerridwen pq quero celebrar a lua nova e isso é importante pra mim…eu poderia trabalhar com cerridwen mesmo com outra Face da deusa??? obrigado.

  6. Gostei demais do texto, sempre quis entender um pouco mais da Magia, e este texto é bem simplificado para quem quer iniciar. Muito Grata mesmo, de coração.

  7. Rosea preciso tirar alguem da minha cabeça. Alguem cuja minima lembrança me faz mal.alguem q amei demais,q ainda amo, e q me faz sofrer pq n me ama. O q eu faço? O q vc sugere??

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.