Sejam os 4 elementos, ou os 5 elementos ou ainda os 5 elementos Chineses, o fato é que as forças da natureza são poderosas e é preciso que um bruxo  aprenda o que são, onde encontrá-los na natureza, seus símbolos, como interagir e principalmente como nos influenciam e como moldá-los a nosso favor, e é isso que veremos a seguir:

Quais são os elementos?

Quais são os 4 elementos? Ar, Terra, Fogo e Água.

Quais os 5 elementos? Ar, Terra, Fogo, Água e o Éter. Algumas vezes o “Éter” – aquilo que é etéreo – aparece como Espírito, Alma, Universo, Cosmos, Quinto-Elemento, Quintessência, ou Akasha.

Quais são os 5 elementos Chineses? Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Também são chamados de Wu Yun, os 5 Movimentos, representam as atividades das forças Yin Yang, as estações do ano, a psicologia humana e também estão envolvidos num sistema filosófico muito usado na Medicina.

os 5 elementos
O Éter não tem uma forma definida, portanto o representei como o espiral da vida, em dourado, que simboliza a eternidade.

Onde encontrar os elementos na Natureza?

Onde encontrar os 4 elementos? A Água corresponde a pelo menos 70-75% de todo o planeta e do nosso corpo, ou seja, 2/3. A Terra, além do chão onde pisamos, é representada por todos os que por ela caminham, as plantas, árvores e rochas, pedras e cristais. O Fogo está no Sol, no clima (calor), nos raios (já viu uma árvore pegar fogo depois de ser atingida por um raio?). O Ar está na nossa respiração, nos ventos.

Onde encontrar os 5 elementos? Aqui temos somente o Éter a mais que os 4 elementos citados anteriormente, e este encontra-se no Cosmos, na nossa consciência, nosso espírito, os deuses.

Onde encontrar os 5 elementos Chineses? Aqui temos o Fogo, a Terra e a Água, e temos a mais os elementos Metal e Madeira e não tem Ar. O Fogo e a Água podemos encontrar nos mesmos lugares , porém o elemento Terra tem uma pequena diferença. Encontramos o elemento Terra em todos os lugares já mencionados com exceção das árvores, pois as árvores aqui pertencem ao elemento Madeira. Quanto ao Metal, ele corresponde a qualquer metal encontrado na natureza, como o ferro, que encontramos em seu estado bruto.

Quais os símbolos dos elementos?

Quais os símbolos dos 4 elementos? Não é difícil perceber os símbolos dos elementos. O Fogo pode ser representado por uma vela acesa, até mesmo um fósforo, uma lareira, fogão, tocha, todos acesos. Outro símbolo do Fogo é a Fé e seu fator transformador. A Água pode ser representada pelo sangue, oceano, líquidos, bebidas. Um símbolo da Água peculiar são as emoções, pois as emoções fluem. A Terra pode ser representada, além de tudo que já foi citado, nossa carne, nossos ossos, por nosso corpo. O Ar pode tem como símbolo, além dos ventos e nossa respiração, a nossa mente, pois o pensamento voa. É representado por animais alados e até mesmo anjos[bb].

Quais os símbolos dos 5 elementos? Adicionando a tudo que foi citado acima, o Éter tem como símbolo os deuses, nosso espírito imortal, o conhecimento, também representado por um cálice em alguns lugares (como o santo graal). Tem como símbolo também os astros, as estrelas, a Lua e o Sol.

Quais os símbolos dos 5 elementos Chineses? Os elementos Água e Fogo têm os mesmo símbolos já citados. O Metal pode ser representado por qualquer metal, seja ouro, ferro, prata. Simboliza a força, a coragem e é comum ser retratado como uma espada. O elemento Madeira é comumente representado pelas florestas e pelas árvores. É também símbolo da primavera, da vida. A Terra tem como símbolo as montanhas, o vigor, a paciência, os animais e até mesmo seres humanos. Um símbolo importante do elemento Terra é a fertilidade, a inteligência. Existem  mais significados que são mais conhecidos na própria China, nada que você estudando a cultura e os mitos dessa sociedade não descubra.

5 elementos chineses simbolos
Esses são alguns símbolos que podem representar os 5 elementos chineses.

Como interagir com os elementos?

Para interagir com os elementos é necessário objetividade. Qual elemento você precisa? É para algum ritual? Um feitiço? Um banho mágico? Um talismã? Os chineses usam muita simbologia em seus talismãs e na magia em geral. Quando precisam de pureza, ou disciplina recorrem ao elemento METAL. O mesmo acontece com a magia ocidental, se precisamos de ação, movimento, recorremos ao fogo. Exemplo: Usamos as velas (elemento fogo, transformador) com muita frequência em nossos feitiços e rituais. Outro exemplo: muitas vezes enterramos alguma coisa como símbolo de proteção, ou para que “morra” ou que retorne a natureza. Mais um exemplo: podemos usar os elementos (sejam os chineses ou os conhecidos por aqui) para nossa saúde, como a Água para as emoções ou o Ar para ativar nossas mentes.

Os chineses tem uma correspondência de órgãos para os seus 5 elementos (lembram que eu disse que eram usados na medicina?), e falaremos disso no item a seguir.

Como os elementos nos influenciam?

Cada elemento nos influencia de uma forma única com suas características e propriedades. Como bruxos, pessoas que usam magia, podemos conseguir emprestado seu poder, porém nascemos também com uma “centelha” de algum elemento. Vejamos a astrologia. São 12 signos divididos em 4 grupos de 4 signos, sendo cada grupo de um elemento. Esse elemento traduz de certa forma como são aqueles signos, ou seja, nós. Eu, por exemplo, sou de libra, portanto tenho o elemento Ar. Porém também temos os 12 signos chineses! Dependendo do ano que nascemos e da era, temos um signo e um elemento. Eu sou do signo da serpente do ano de 1989, portanto do elemento Terra. Observando minha personalidade e gostos, fica fácil perceber que pertenço aos dois elementos – e você? Já procurou saber os seus elementos? Abaixo vou dizer como os elementos nos influenciam, separando os 5 elementos que conhecemos no ocidente dos 5 elementos chineses.

Os 5 Elementos

Fogo – Representa a chama (seja qual for sua forma), o Brilho, o Calor e o mais importante: a Transformação. É a energia em alta. Representa também a força do espírito, o desejo. Está nos signos: Áries, Sagitário e Leão. A pessoa regida por esse elemento tem alguma das seguintes qualidades em alta: Confiança em si próprio, alta competitividade, pressa, impaciência, força bruta. É o elemento as Salamandras. Pode ser representado por uma simples vela acesa.

Ar – É o espaço, a mente, o som, o invisível. Elemento[bb] dos Silfos e Fadas. Pode ser representado por incensos. A pessoa regida por esse elemento tem alguma das seguintes qualidades em alta: inteligência, sabedoria, perspicácia, estratégia, pensamento rápido, praticidade, curiosidade, espírito conservador, eloquência e diplomacia. Seus signos são: Aquário, Libra e Gêmeos. Tende para o imaterial, estimula a arte e os impulsos mentais.

Terra – Representa a solidez, a força física, o material, tempo e a existência. É o elemento dos Gnomos. Pode ser representado pelo Sal. É o elemento dos signos: Touro, Virgem e Capricórnio. A pessoa regida por esse elemento tem alguma das seguintes qualidades em alta: senso prático, cautela, conservadorismo, ambição, preferência pelo que se pode fazer com as próprias mãos. São esforçados, concentrados, fixos. Preferem o que podem ver e sentir, comprovar.

Água – Representa as emoções, os sentimentos, as lágrimas e o riso, o amor e a vida. Pode ser representado por um cálice ou taça com água. Representa toda e qualquer água no mundo, líquidos corporais, o magnetismo, a mutabilidade. É o elemento dos signos: Câncer, Escorpião e Peixes. A pessoa regida por esse elemento tem alguma das seguintes qualidades em alta: sensibilidade, mutabilidade, interiorização, centralização nos sentimentos e amor. Tem também contato grande com os assuntos místicos, inspirações baseadas em pessoas. Tem também o poder de se transformar através das pessoas.

Éter – É o próprio Cosmos, o Universo, a consciência Coletiva. A luz Astral, o ser primordial que deu origem a tudo. Chamado também de Ovo Negro no Hermetismo e de Princípio Etérico no Paganismo. Segundos antigas filosofias, Sem o Éter nada existiria, pois é o originador dos outros elementos e tudo que foi, é e será. Não tem correspondência com nenhum Signo ou Elemental. Pode ser representado como a 5ª ponta do pentagrama. Alguns acreditam ser a energia pura dos próprios deuses ou do deus originador de tudo.

Os 5 Elementos Chineses

Água – Corresponde a cerca de 75% do nosso corpo e do planeta, portanto o elemento essencial da vida. Sua estação é o inverno, e nesta época nos ajuda a elevar nossa espiritualidade e nosso conhecimento. Em harmonia estimula a criatividade, a sensibilidade, percepção, comunicação, cautela, empatia e firmeza em decisões. Em desarmonia causa exatamente o oposto do que estimularia normalmente, além de que a água é o elemento das emoções, portanto medos vem a tona em momentos que este elemento está em desarmonia.

Corresponde ao Rim. Este órgão está encarregado de fazer toda a água de nosso corpo estar em circulação e também é responsável por nossos impulsos e a força da libido. Quando os rins estão em mau funcionamento afetam nossa mente, nossos fluidos, ossos e órgãos sexuais.

Fogo – Esse elemento é o Pleno Verão. Em harmonia é a força, a energia que nos faz ter vontade de fazer as coisas, de trabalhar, amar. É a inspiração, estimula nossos sentimentos, ideais e ainda nosso próprio desenvolvimento pessoal. Em desarmonia causa descontrole, desgastes, exaustão. Corresponde ao Coração. Quando está em mau funcionamento o coração causa desequilíbrios em nossas circulações nos levando a loucuras, histeria, até morte por exaustão e/ou aceleramento em excesso dos seus batimentos.

Terra – O elemento Terra representa o equilíbrio, nossa base. É a Terra que faz crescer os alimentos com seus minerais. É um elemento intermediário – tudo vem da terra e um dia volta para ela. Em harmonia estimula o raciocínio, equilíbrio, solidez, sabedoria. Uma pessoa que seja regida pelo elemento Terra é capaz de entender e sentir como ninguém os ciclos a vida. Em desarmonia causa fraqueza física e mental além de insensibilidade e instabilidade. Corresponde ao Pâncreas e ao Estômago. Em mau funcionamento esses órgãos causam úlceras, obesidade ou desnutrição, problemas gástricos, depressão.

Metal – Elemento pertencente a estação do Outono, o Metal é o purificador. Em harmonia estimula a ordem/organização, diplomacia, virtuosidade, empatia, humanidade, controle suave, disciplina e persistência. Também estimula os sentimentos e valores mais nobres do ser humano, além de sua espiritualidade. Em desarmonia causa desordem, tristeza, desânimo, perca de vontade, melancolia, pessimismo, depressão, perda de autoestima, perda da vontade de ser alguém melhor. Corresponde ao Pulmão. Em mau funcionamento causa fadiga, falta de ar, suores. Afeta[bb] de todas as formas possíveis as vias respiratórias além de tirar toda a energia e ânimo.

Madeira – Representação da Primavera, o elemento Madeira estimula a determinação, a força que nos faz crescer. Em harmonia traz criatividade, mudanças, grande capacidade de adaptação, vontade de ver o novo. Em desarmonia estimula a violência, frustração, cólera. Corresponde ao Fígado. Em mau funcionamento causa sensação de pressão, dores de cabeça, inchaços, enjoos, mudança nos ciclos das mulheres, sono perturbado. É o elementos das Ondinas.

Para terminar esse artigo sem dúvidas, fiz um desenho explicando os ciclos dos 5 elementos Chineses. Os 5 elementos chineses são uma das bases da magia oriental, portanto devemos aprender  ao menos o necessário para começar a utilizar e dar o primeiro passo aos estudos de magia oriental. Há 3 linhas ligando os elementos, cuja descrição está ao lado. Vamos ver o que isso significa:

5 elementos chineses

Ciclo Gerador: Um elemento gera, nutre, estimula e alimenta o outro criando a vida, a magia. Um ciclo comum da vida.

  • Fogo produz terra (queima e deixa as cinzas)
  • Terra produz metal (metal vem das profundezas da terra)
  • Metal produz Água (minerais e substâncias vitais)
  • Água produz madeira (com suas substâncias faz crescer a natureza/madeira)
  • Madeira produz fogo (madeira alimenta o fogo)

Controle em Harmonia (Equilibrado): é quando um elemento controla, ataca ou destrói o outro elemento, mas essa ação é necessária e importante para gerar a vida – lembrando que a vida é um ciclo onde algo precisa morrer para outro viver.

  • Fogo derrete o metal
  • Metal corta a Madeira
  • Madeira erode a terra
  • Terra represa a água
  • Água apaga o fogo

Controle em Excesso (Desequilibrado): Aqui o ciclo de controle em harmonia acontece de forma inversa, ou ainda, há apenas a destruição, sem fazer o ciclo girar como no Controle em Harmonia. Isso acontece quando um elemento de manifesta de forma exagerada[bb].

  • Madeira afeta o metal
  • Fogo afeta a água
  • Terra afeta a madeira
  • Metal afeta o fogo
  • Água afeta a terra

E é isso, texto enoooooooooorme, mas espero que tenham entendido 🙂

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagens é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja outros artigos

16 COMENTÁRIOS

  1. Que legal.. Também sou de Libra, e o meu signo chinês também é a Serpente, sou do ano de 2001..
    Sou novo por aqui.. E gostei muito do blog!
    Já tirei muitas dúvidas aqui, e estou super interessado sobre a Magia e a Bruxaria… Sempre imaginei que existia, mas não tinha certeza..
    Porém, agora tenho! E estou gostando cada vez mais!!

  2. Ola querida!!…qdo era bem nova li q a vela acesa poderia representar os elementos, a vela q é cera sólida seria a terra,a cera derretida a água, a fumaça o ar e a chama o fogo.O vc acha??….adooooorei, nao paro de ler e aprender mais e mais!! Muita Luz pra todos nós!! Obrigada

  3. Permite-me acrescentar algumas coisas sobre os elementos chineses?
    Água é referende não só ao rim, mas também à bexiga; fogo não só ao coração, mas também ao intestino delgado; madeira não só ao fígado, mas também à vesícula biliar; metal não só ao pulmão, mas também ao intestino grosso. E terra é isso, estômago e pâncreas, mas para os chineses, o pâncreas e o baço possuem a mesma função energética, por isso são vistos como um só, como baço-pâncreas.
    E a outra coisa que tenho a complementar é que são 4 ciclos, além desses três também há o de destruição, que é o contrário do de geração: fogo queima madeira, madeira absorve a água, água corrói o metal, metal tira a fertilidade da terra, terra apaga o fogo.
    Enfim, termino dizendo que tô amando o site, tá me ajudando demais. Já faz três dias que exploro ele e não me canso. Parabéns!
    Abraços 🙂

  4. Olá Rosea. Com a explicação acima, entendi como trabalhar usando o pentagrama e os elementos. Eu vi esse ritual há algum tempo no Castelo de Asgard, mas não tinha um texto de desenvolvimento… agora, entendi. Muito obrigada, muito obrigada de verdade.

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here