Quem ou o que são os Elementais ou Elementares?

São seres de energia inteligente, forças vitais, ou também chamados de espíritos, que regem e vivem na natureza, cada um com seu reino e função. Até onde vai nosso conhecimento, sabemos que existem 4 divisões “genéricas” dos elementais que são: salamandras, ondinas, gnomos e silfos.

  • As salamandras regem o fogo;
  • As ondinas regem a água;
  • Os gnomos regem a terra;
  • Os silfos regem o ar.

É comum ler em qualquer livro que sejam pequenos seres que podem aparecer ou não forma material, mas normalmente preferem permanecer imateriais, sendo vistos apenas como pequenos focos de luz.

Eles têm a função de manter o equilíbrio, não permitindo que nenhum elemento se sobressaia sobre o outro, causando destruição ou escassez.

elementais
O simples ato de acender um incenso pode atrair silfos (fumaça) e salamandras (ponta queimando do incenso).

Os elementais são seres frágeis e sensíveis. Não pensam da mesma forma que nós, muito menos agem pelos mesmos motivos. De certa forma podemos compará-los a crianças. Já ouvi e li relatos – se são verdadeiros ou não, não tenho como comprovar, mas todos têm pontos em comum – que pessoas viram (principalmente crianças) esses pequenos seres brincando. Ou seja, elementais trabalham enquanto brincam e cuidando da natureza. Um grande incêndio pode ser um desespero para nós, mas uma brincadeira, uma reunião de amiguinhos para as salamandras – isso não significa que gostem do caos ou que gostem de destruição, significa que a percepção desses seres é diferente da nossa, o que é estranho ou nos dá medo para eles é comum. O fogo em si, as chamas quentes, são o habitat perfeito das salamandras, assim como o oceano é das ondinas, as montanhas altas e profundas dos gnomos e um furacão é motivo de festa pros silfos. Por favor, não tente fazer comparações do que você acha certo ou errado com o que pode ser ou não certo ou errado para os elementais.

É provável que você veja também fadas, elfos, duendes e dríades serem referenciados como elementais. Não posso afirmar ser verdade nem mentira, não há um estudo concreto sobre o assunto, assim como tudo que envolve a bruxaria e a magia, infelizmente. Eu acredito que façam parte sim do sistema da natureza, que sejam seres importantes, que protejam algo, mas não que sejam necessariamente elementais.

Porque precisamos dos elementais

Como eu disse, eles têm como função manter o equilíbrio dos elementos, e nós seres humanos fazemos parte e possuímos os 4 elementos dentro de nós. Sabendo entrar em contato com esses seres podemos nos equilibrar e fazer com que nossa vida flua da maneira mais suave possível. Isso mesmo, os elementais são tão importantes quanto os elementos em si. Por exemplo: uma pessoa que anda extremamente sensível pode estar em desequilíbrio com os elementos, estando inclinada mais para o elemento água – que rege nossas emoções. Para reverter essa situação a pessoa teria que entrar em contato com os elementos e elementais para voltar ao equilíbrio, ou mesmo invocar um Elemental que sente que lhe está fazendo falta – uma pessoa extremamente sensível pode estar em falta do elemento terra (força, solidez) ou ar (raciocínio, equilíbrio da mente) ou ainda do fogo (ação, energia).

Para que invocá-los ou fazer-lhes uma oração?

Você já deve ter visto orações aos elementais ou mesmo pequenos versos para invocá-los em livros ou na internet. Por que fazer isso? Uma oração é uma conversa íntima, onde pode acontecer um pedido ou um agradecimento, ou somente um desabafo. A invocação você estará literalmente chamando algo ou alguém. Portanto, se precisa da ajuda de um Elemental a melhor maneira de conseguir isso é orando ou invocando. Eu particularmente prefiro orar cantando baixinho quando preciso de uma forcinha (não, não precisa rimar). Caso eu esteja fazendo um feitiço ou ritual que precise de um Elemental eu uso a invocação. Se você tem um altar e achar que precisa de algum Elemental mais do que dos outros, não hesite e coloque ali alguma oferenda ou símbolo para estarem sempre conectados. É também muito interessante e comum a invés de chamar pelos silfos, ondinas, salamandras e gnomos, invocar diretamente o elemento que se deseja a força.

Como tratar os elementais

De forma geral, posso dizer que ser gentil e ter muita cautela é o primeiro passo. Faça ou compre essas estátuas de gesso ou qualquer outro material que tenha a forma que você imagina o Elemental. Você imagina os elementais ondinas com forma de sereias? Então compre uma estátua de sereia – pode ser pequenininha – ponha onde preferir (preferencialmente perto de você) e diga em bom som que esta estátua representa as ondinas, faça uma oração ou uma pequena invocação, mostre-lhes que aquela estátua é uma forma de você demonstrar seu carinho. Pode colocar perto dessa estátua pedras/cristais que representem seu elemento, flores ou frutas como forma de agradecimento ou respeito. Outra forma de bom tratamento ou respeito é usar algum de seus símbolos como talismã (colares) ou talismãs que você possa por no seu altar ou ainda no jardim.

Nos próximos artigos falaremos de cada um separadamente 🙂

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e fotografia é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja mais artigos

18 COMENTÁRIOS

  1. Rósea gostaria de lhe agradecer pois através dos seus conteúdos estou conseguindo completar meu livro das sombras, o primeiro de muitos q viram. E rogo para que os Deuses e os Elementares continuem lhe proporcionando conhecimento e prosperidade. Gratidão

  2. já vi um elemental uma vez, qnd dropei meu primeiro doce, eu tava conversando com meu namorado e de repente aparece na minha frente uma luzinha verde, na grama, bem pequeno e brilhava muito, parecia um silfo. O melhor é que eu e meu namorado falamos na mesma hora sobre oq estava ali na nossa frente, ai ela sumiu. Durou uns 10 segundos, nao podia ser um inseto nem qualquer outra coisa desse mundo, foi mágico esse dia. Eu nao sabia da existencia dos elementais nessa época

  3. Passei pra dizer que amo tuas matérias. E o quanto confirmo coisas que faço sem saber , sei que sou guiada por algo muito especial, que quanto leio seus artigos confirmo cada uma delas, Amo de paixão Obrigada Rainha Mestra!

  4. Atualmente, os ELEMENTAIS é que estão precisando de nós, mas não é da nossa tecnologia, e nem do nosso dinheiro, e sim, de nosso respeito com a natureza, precisamos contata-los com urgência.
    Gostei do que vc escreveu, mas no momento preciso de pessoas que realmente contataram os elementais, e sim fazer um trabalho fisico com eles, eles precisam voltar a andar sobre o planeta com faziam antes de nós, nossas raças, tem que voltar a andar juntas novamente, para podermos evoluir juntos.
    Favor me contatar se vc encontrar pessoas, que realmente tiveram contatos diretos com eles.
    Obrigado.

  5. Obaaa! Mas viu dividir o texto, não vou postar tudo em uma foto só não,pois tem bastante informação haha! Obrigada, muito obrigada mesmo!
    Abençoada seja!

  6. Rosea eu estou um pouco confuso a bruxaria consiste em rituais ou juntar coisas para fazer tal coisa ou vc tbm pode fazer alguma coisa pegar fogo ou levitar alguma coisa?

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here