(arte: E. Stuart Hardy  - Book of Gnomes, 1895)
(arte: E. Stuart Hardy  – Book of Gnomes, 1895)

Os Gnomos são os elementares da Terra.

Eles estão por toda parte onde tiver terra: seja debaixo de uma montanha ou mesmo sobre ela. Gostam de viver como uma grande e numerosa família, até porque a terra requer muita manutenção e cuidados. Podemos vê-los nas florestas passeando ou debaixo de troncos, alguns chegam a entrar nas casas mais próximas à vida silvestre e costumam ficar perto da cozinha – como eu havia dito, a cozinha atrai de certa forma os elementares, e é um bom lugar onde se pode reunir todos os elementos.

Sabe aquelas partes mais profundas da terra, onde é quente, o núcleo? Muitos gnomos vivem por lá também, não sei ao certo dizer se são da mesma “espécie” que os que vivem na superfície, mas ainda sim são elementares da terra.

Os gnomos gostam mesmo é da primavera e do verão! Essas criaturas são muito calorosas e afetuosas, porém grandes trabalhadores! Pense em qualquer metal ou pedra ou cristal… os gnomos conhecem tudo! Conhecem também toda espécie de solo e para cada solo tem um gnomo “especializado”.

Os gnomos influenciam, regem o material, nossos ossos, nossas ambições. Eles são grandes protetores – pense numa família super protetora, onde todos sempre fazem festas com muita música e comida – são uma grande família! Ao contrário das salamandras que adoram uma aventura, os gnomos nos passam a segurança e o conforto de estar em casa, no lar, na lareira aconchegado. Eles também nos dão aquela força diária e necessária para trabalhar e sobreviver. Enfrentar com calma e perseverança o dia a dia (que não tem nada de fácil).

Em equilíbrio com os gnomos podemos nos sentir vigorosos, prontos para tudo! Sentimos grande disposição, com saúde impecável. Porém em excesso para mais ou para menos podemos sentir grande preguiça, sensação de enjoos. Parece que nossa saúde e força vai paro brejo.

Gnomos são frequentemente confundidos com Duendes. Não posso dizer com toda certeza, pois nunca consegui conversar com um deles, mas os duendes são vistos como “primos” dos gnomos. Eles protegem a vegetação e são considerados “povo pequeno” e não um ser etéreo como os gnomos, mas também são considerados elementares e trabalham sim com a manutenção da vida.

Qual a aparência dos Gnomos

Sim, foi essa mesma que você imaginou. Pequeninos, robustos, com roupinhas de folhas, chapeuzinho pra proteger a cabeça, enxada na mão… Vários abraçadinhos, batendo papo ou trabalhando. São pequeninos homens e mulheres. Essa é a aparência mais comum. É dito que tomaram essa forma pois certa vez se apaixonaram pelos modos afetuosos que as famílias humanas  demonstravam entre os membros da família.

Simbolo dos Gnomos

 Primeiramente a terra e tudo que estiver relacionado a ela. Na natureza podemos citar facilmente as cavernas, as montanhas e o próprio chão. Dentro de nós seres vivos podemos citar nosso corpo, nossos ossos, nossa vontade férrea, a força física, a perseverança. A família é um grande símbolo dos gnomos. As cores verde escuro, ocre, marrom, cinza, dourado e prateado podem representar os gnomos.  São ajudantes de deuses da terra, deuses protetores da família e deusas mãe, como Gaia, Hades, Deméter, entre outros. Também estão sempre próximo às pessoas que são regidas pelo elemento terra, pessoas dos signos: Touro, Capricórnio e Virgem. Um símbolo da terra muito utilizado também para os gnomos na magia é o triângulo invertido com um traço na ponta (dentro ou não do círculo), veja figura abaixo:

gnomos - elemento terra

 

Como invocar os Gnomos

Você já deve ter visto pequenos versos pela internet, chamando os gnomos para ajudar em algo ou mesmo para agradecer seu auxílio, esses versos são uma forma de ajudar a gente a se expressar. Não precisa ter nenhuma palavra ou poema mágico para invocá-los, mas tem algo que você não pode esquecer quando for invocar os gnomos, consiga uma das seguintes opções:

– Estar descalço na terra;
– Acender uma vela (preferencialmente amarela ou mesmo marrom ou verde) – próprio para fazer diante o altar;
– Estar próximo de alguma elevação de terra – como morros, montanhas;
– Na cozinha, se estiver comendo ou cozinhando qualquer comida em grande quantidade ou comida para a família. Ás vezes eles entram na cozinha por motivo nenhum, só por ser um lugar gostoso;
-É impossível que você esteja num lugar onde não tenha chão (se você estiver em um avião, nem pense em orar pelos gnomos, não vão poder te ajudar). Mesmo que você esteja sobre o chão e não sinta o poder da terra, foque em seu próprio corpo, na sua força.

Qualquer coisa vinda da terra ajuda no momento da invocação. Cristais são os mais utilizados.

Oração para os Gnomos

Se você vai orar para os gnomos, que não seja por motivos egoístas ou motivos fúteis. Os gnomos são extremamente protetores e carinhosos, mas detestam esse tipo de atitude. Ore para os gnomos pedindo proteção, carinho, força, vigor. Eles vão te ouvir imediatamente. Se sente sem saúde? Sente seu físico em frangalhos? Ou você acha que está com excesso do elemento terra – sente como se sua vida só girasse em torno dos bens materiais, ou sente como se estivesse numa concha e ali só pode viver você e sua família? Chame os gnomos!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagem é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Veja mais artigos

38 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Eu tenho tantas perguntas que nem sei por onde começar.
    1: Essa pergunta começa com um relato, ontem eu comecei a ter interesse pelo assunto dos gnomos e decidi que iria começar a fazer isso tudo por eles, ontem quando eu me preparei para dormi escutei uma música doce e baixa de flauta, perguntei ao meu irmão se ele também estava escutando e ele disse que sim, logo imaginei que poderia ser os gnomos, em seguida eu fui dormir e passando o tempo eu senti algo não muito pesado andando em cima do meu travesseiro, dava para perceber que era pequeno pelos seus Paços, pelo que senti, deveria ter mais ou menos o tamanho de uma boneca da Barbie, nesse momento eu fiquei um pouco nervoso e com receio de abrir os olhos, continuei com os olhos fechados e ele parou porém agora parecia que estava no chão e dava batidinhas na cama, e isso durou um bom tempo e sempre que eu abria os olhos eu não via nada, o resultado foi que eu não dormi a noite toda, minha pergunta é: isso poderia ser os gnomos? Mesmo eu ainda não tendo feito nada por eles como os seus ensinamentos.

    2- Por conta da minha família eu não posso realizar alguns dos rituais mas será que teria algum problema se eu somente deixasse um pouco de comida da sua preferência no quintal? E o meu altar precisa ter uma estátua de gnomo? E preciso por tudo em um lugar escondidinho no quintal? Ou eu posso por tudo em baixo de uma árvore de mamão no quintal?

    • oi, Felipe!
      Não sei se foi gnomo rs, mas poderia ser.
      E não, não precisa ter altar pra eles, estátuas, nem nada disso. Para os gnomos, qualquer lugar na natureza é um bom lugar.

  2. Boa noite. Tenho contato diário com a natureza. A natureza na minha vida é por amor e por profissão. O contato com ela é incrível e essencial para mim. Posso por exemplo no mesmo local ascender uma vela para cada elemento/elementais em agradecimento? Obrigada!

  3. Bom gostaria de agradecer o seu conteúdo.
    Conheço a Wicca a mais de um ano, mas comecei estudar mesmo esse mês. Vi um vídeo de como fazer contato com os gnomos, achei interessante. Fui mexer nas minhas plantinhas, plantar alguma coisa, aguar as outras e lembrei do contato, bom invoquei os gnomos, pedi ajuda, fui bem gentil mas meio desastrado plantando algumas coisinhas. Mais tarde fui ler que gnomos podem ser travessos e também, por mim ter feito uma invocação no começo dos estudos, ter sido meio desastrado, fui gentil até, agradeci eles, pedi ajuda para dar forças nas minhas plantinhas, pedi ajuda para que as respostas chegassem até minhas dúvidas e tal, pedi forçar e inteligência neste momento para a energia da Terra, para a Deusa também, terminei tudo agradecendo, logo lembrei de mais uma plantinha, logo invoquei novamente e pedi desculpas expliquei que era a primeira vez terminei agradecendo novamente, disse que os gnomos eram bem vindos em minha casa. Acha que meu ato como inciante pode ter algum sinal negativo? Obs: não fiz por impulso, mas foi uma coisa natural para mim.
    Obrigado 🙂
    Abençoado seja!

  4. Oi 🙂 sabe aquele feitiço com cristal e oferenda de uma moeda ? Eu fiz hoje :):):) estou tão feliz :):):) foi depois de usar o óleo de banimento de minha mãe ,usei um pouco daquela água especial daquela criatura (não consigo escrever nem falar oo nome hahaha infância católica ) e um citrinolindo. Coloquei num pacova lindo e grande .comprei uma lavanda pra fazer o de prosperidade do Amor. Que a Deusa te abençoe por dividir tudo conosco. Esperando pelo encontro deste mês. Bjs a vc ,ao Lucas e ao Cleyton

  5. Rosea a minha pergunta podera ser bem parva, sou uma pessooa que estã agora a conhecer melhor a magia. mas os gnomos, silfos. salamandas e ondinas, sao seres que falam. andam e tudo ou são estatuas com a energia deles? e se tentar mos invocar esses seres magicos sera dificil virem ao nosso chamamento? e devemos os deixar em liberdade ou ficar com eles?

    • Diogo, são seres astrais, rs. Possuem uma maneira de viver muito diferente de nós, mas sim, se movimentam, falam, tudo à maneira deles. E eles viverão no habitat deles. Até existe como prender um deles, mas você mataria sua utilidade e sua vontade de viver.

  6. Olá Oficina da Bruxa, eu gostaria de saber, no caso dos Gnomos para colocar Oferendas na terra tem que ser no Quintal de Casa, ou pode distante de Casa, tipo numa Mata Atlântica, porque eu moro em apartamento e eu não tenho Quintal tem muitos vizinhos fuxiqueiros.

  7. boa tarde!
    não sei se vc poderá me ajudar, mas estou louca procurando algum post, estava limpando meu altar e o meu gnomo caiu e quebrou. o que devo fazer? Posso continuar com ele mesmo quebrado? Ou preciso despachar (voltar para a natureza)

  8. Eu adorei seus post, e adoraria ser uma bruxa, amo qualquer coisa que envolva bruxaria. Mas ninguem da minha familia aceita eu me tornar bruxa.
    Mais uma fã!!!!

  9. Bom dia Rosea, eu estou maravilhado com tudo isso, tipo eu sou capricorniano e queria saber se o meu elemento e realmente terra, eu vi isso no yahoo respostas mas sabe como é né? Enfim ficaria grato em ter uma explicação ^^

    (agora voce tem mais um fãn)

  10. É verdade que para invocar um Gnomo pode-se pegar um pequeno pedaço de pão e colocar mel, e por em um local mais escondidinho onde ele poçam ir?
    Li isto em um outro site.Que também é apenas visado para a bruxaria.

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here