A Viagem é um exercício que todo mundo deveria fazer… e do que se trata? Apenas venha de braços abertos e com vontade de aprender e sua mente se abrirá!

Antes de iniciar a viagem, abra os arcanos maiores e os disponha em ordem, começando pelo Louco. Olhe para as cartas, uma por uma… e vamos começar.

Persona Tarot - A viagem - Um exercício do tarot

O Louco é você.

Um alguém que acabou de sair da sua zona de conforto,de casa, e saiu a procura de algo, em busca de uma aventura – que pode ser um amor, um trabalho, uma faculdade, um rumo. O que você vai encontrar na sua vida?

Problemas, prazeres, deveres e direitos.

Você vai ver que  tem um pai e uma mãe aqui na Terra, que são O ImperadorA Imperatriz. Eles representam aquela pessoa que você respeita, que ama, que admira. Pessoas que sempre te darão um rumo, uma orientação. As pessoas que te ensinaram a responsabilidade dos seus atos. Aquelas pessoas que criaram você, que te educaram.

Fora de casa, nas suas aventuras, você vai descobrir a arte da transformação. Trabalhar para ter dinheiro. Ter dinheiro para comer. Descobre que para tudo há lei, que para ter algo você precisa dar algo em troca. É quando você se descobre como O Mago.

Com o tempo, descobre também que não dá para viver apenas de trabalho e comida. Você quer cuidar do seu lado espiritual. Seja sendo voluntário numa casa de caridade, seja viajando pelo mundo curando feridos e doentes, seja dentro de templos, dando ou pedindo orientação espiritual. Seja escrevendo ou lendo livros, aumentando seu conhecimento e sabedoria para evoluir. E aí encontramos com A Sacerdotisa e O Hierofante! Esses dois arcanos representam essa fase da vida.

Durante suas viagens, você vai estar à mil por hora, e vai descobrir em certos momentos que terá que decidir rápido ou que deverá escolher muito bem escolhido, pois após tomada a decisão, não haverá volta. Seja um casamento, seja para uma bolsa de estudos, seja para um trabalho. Nesses momentos O Carro e Os Enamorados surgem em nossa vida.

Após muitas decisões, você vai passar por muitas situações. Algumas delas serão maravilhosas, outras horríveis. Algumas vezes você será prejudicado, em outras é você quem prejudicará – e é aí que você descobrirá A Justiça, que pode ser lenta, mas vem para todos.

E conforme você for crescendo e vivendo, vai descobrir que há momentos que precisamos parar tudo e pensar. E estudar. E analisar. Refletir sobre tudo. Mesmo que isso nos torne um resmungão aos olhos dos outros. É preciso entender que nesses casos somos como O Eremita.

Você vai descobrir que A Roda da Fortuna nunca para. Tudo muda o tempo todo. Aquele parquinho que você brincava quando criança já foi abolido e agora tem um baita prédio comercial. O parquinho se foi, o local mudou, assim como aquele vizinho maneiro que se foi, aquela casa da vovó que foi vendida, aquele primo que se mudou para fora do país, a cidade que você morou…

a viagem do tarot - a roda da fortuna - persona tarot
Carta A Roda da Fortuna – Persona Tarot.

Vai bater uma indignação, certamente, em algum momento. E você vai querer gritar e esbravejar e por tudo para fora… Só que não pode fazer isso sempre, por mais que a situação seja terrível. A força de dentro de si. A força é a união do intelecto com as suas emoções! Faça correto, faça da melhor forma, faça tudo de um jeito que não prejudique, que possa avançar no futuro. Não é simples domar nossa fera interior, porém somos humanos – seres pensantes – não apenas animais irracionais e precisamos viver em grupo para sobreviver. Vai descobrir que usar A Força é necessário.

Sem falar no sacrifício para se ter, para ser algo. Seria lindo apenas dizer “seja você mesmo”, só que não conseguirá aquele super emprego se não se dedicar, se não estudar nos finais de semana, se não bater as metas exigidas. É cansativo, é chato, mas é necessário. Vai ter também aquele momento que você vai ter que sacrificar um passeio em família, ouvir resmungos dos filhos ou perceber a tristeza do cônjuge e ficar calado, mas não possui dinheiro suficiente para passear e comer. Deve escolher um dos dois. E se nada disso der certo? Aí você vai ter que passar a ver as coisas de outra forma. Perdeu muito dinheiro? Vai ter que vender a casa e comprar uma menor. É estranho? Desconfortável? É sim. É quando conhecemos a fase da vida que nos aparece O Enforcado.

Há algo na vida, que ao mesmo tempo que a faz maravilhosa, a torna terrível. Ninguém sabe explicar isso… o fato é que a vida acaba. É um ciclo que precisa sempre se renovar e nós sabemos disso, mas ainda assim, é difícil, pois possuímos sentimentos, nos apegamos, amamos, temos sempre esperança no amanhã. Isso tudo torna a separação de quem nos é querido, enterrar a mãe ou o pai, ou sair daquele trabalho que era muito bom, ou mesmo a aceitação do divórcio algo doloroso e abominável… Porém, A Morte vem para tudo e para todos.

Depois dessas situações tensas, você descobre que com moderação você vai se acalmar e por sua vida de volta para caminhar. A Temperança é algo que você vai aprendendo devagar, com a experiência. Batendo a cara, caindo e levantando. Enxugando lágrimas. Não é endurecer o coração, mas é aprender a lidar com mais tranquilidade com a vida.

Traições acontecerão, de todo tipo. Aquela pessoa maldosa, interesseira que só se fingia de amigo. Vai fazer algo por puro interesse material. Vai descobrir a luxúria. Vai descobrir que é possível mentir e levar vantagem – e que se ficar quieto ninguém nunca vai saber! Você, por um momento, assim como todo mundo um dia foi, será O Diabo.

Você também errará por motivos ridiculamente fúteis. Muitas vezes seu ego, seu orgulho doerá por vários motivos. Vai criar muros em torno de si para que ninguém se aproxime. Não vai querer admitir erros e passará vergonha, humilhação. Vai sofrer ou terá tanto medo que você pode por tudo a perder por não pensar direito. É quando A Torre desaba.

Mas nunca está tudo perdido. E você você aprender com A Estrela sobre a esperança, sobre a inspiração. O que é agradecer, o que é rir como bobo de alegria. Que a vida não acabou e que há muito mais para se viver.

A Lua vai te mostrar a andar com cautela.  A viver confiando nas suas intuições, a ver através da ilusória verdade – a falsidade. Sempre aparecem mil falsos para roubar sua alegria.

Você vai aprender com O Sol o que é o sucesso. O que brilhar, o que é ser e continuar positivo, otimista! O que nascer todos os dias. Você vai ouvir “Muito bem! Você é fera!”. Você vai aprender que os falsos são meras sombras atrás do seu brilho e que elas sempre estarão morrendo de inveja de você.

Você vai passar por coisas que parecem testes. Situações que parecem acontecer apenas para provar seu caráter. Vai ver coisas acontecendo com aquela pessoa que quase acabou com a sua vida, que conseguiu se safar da justiça com aquele advogado mentiroso se dando muito mal. E mesmo que você não veja, acredite, ela passará por grandes maus bocados, porque d’O Julgamento ninguém foge nem você.

Você vai receber coisas maravilhosas, que farão que você bata no peito e diga “Tenho orgulho!”. Você vai viver experiências únicas. Vai viajar e proporcionar à sua alma momentos tão felizes que mesmo após anos nunca esquecerá – coisas que marcarão na alma. Essas são as recompensas da vida que O Mundo oferece.

a viagem do tarot - o louco - persona tarot viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem viagem
Carta O Louco – Persona Tarot.

E aí…o que vem depois? Alguns afirmam haver um Paraíso. Alguns dizem que morremos e reencarnamos. Quem sabe?

O fato é que o Tarot nos mostra uma rota da vida que acontece com todos, e que gira sempre em torno de si mesmo, começando com alguém que resolve fazer algo, que cresce, bate a cara, faz tudo de novo, evolui, se apaixona, tem filhos (ou não!), e vai… vai… vai adiante. Será sempre nessa ordem? Claro que não! A vida não é linear, logo, muitas coisas podem acontecer ao mesmo tempo!

O Tarot ensina a viagem. A Viagem da Vida.

 

 

Boa viagem!

Rosea Bellator
Email: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

21 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei apaixonada por esse tarot do texto, mais tarde descobri que Persona na verdade é um jogo japonês de rpg xD
    Texto muito esclarecedor e maravilhoso u v u muito obg Rosea!

  2. Nossa, depois de ler esse texto pecebi que a metade é uma parte da minha vida. Mas um pergunta, de fato eu posso ser bruxo com 12 anos se eu seguir suas dicas? E vc é uma bruxa de verdade?

  3. eu vejo tudo e como ter um olho na desta e tem horas que vejo muitos anjo perto de mim e no quer pensar ou falar tudo abrem quem sou pos me sinto que estou morto sobre este mundo esperando um outro eterno quem sou eo que estou fazendo neste mundo

    • oie!
      Não sei se é o que quis dizer, mas vou já deixar explicado:
      – gostar ou usar tarot nada tem a ver com precisar ou ser bruxa.
      – pode se tornar bruxa sim, só precisa estudar e treinar, mas isso não fará automaticamente que você “fique boa com o tarot”
      😀

  4. Bem, a pouco tomei gosto pelo Tarot e lendo este artigo percebi que tem tudo haver comigo. Algumas palavras sitadas aqui já fizeram e estão fazendo parte da minha vida.
    Seria possivel eu me tornar “Bruxo”?

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.