Bem que vovó dizia!

Existem inúmeras receitinhas antigas de chá, ditadas pelas avós de nossas avós e nós nunca escutamos por achar que era bobagem. Hoje como bruxa, percebendo a utilidade das plantas, da meditação, das palavras e muito mais, vejo que deixamos de aproveitar essas delícias hiper fáceis de fazer! Vamos relembrar?

chá das bruxas

Vovó dizia que… chá de boldo é bom contra cólicas menstruais e enjôos!

Como fazer: em 1 litro de água, coloque 4 folhas frescas de boldo e leve para ferver. Espere 5 minutos, desligue o fogo, abafe. Coe. Beba 1 xícara a cada 6 horas.

Vovó dizia que… chá de cravo-da-índia é bom contra gases!

Como fazer: em meio litro de água, coloque 6 cravos-da-índia e deixe ferver. Espere ferver por uns 15 minutos, desligue o fogo e abafe. Coe e tome 2 xícaras ao dia.

Vovó dizia que… chá de erva-cidreira é bom para a digestão e contra insônia!

Como fazer: em 300ml de água coloque 1 colher de sopa de folhas secas de erva-cidreira e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e abafe. Coe e beba morno, a cada 12 horas.

Vovó dizia que…chá de guaco é bom para tosse e resfriado!

Como fazer: em 300ml de água coloque 4 folhinhas frescas de guaco e leve para ferver. Pode acrescentar gengibre em rodelinhas ou ralado e/ou uma colherzinha de poejo. Desligue o fogo, abafe. Coe, aodce com mel e beba ainda morno.

Vovó dizia que… chá de menta é bom contra dores na garganta e irritação no estômago!

Como fazer: em 300ml de água, coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de menta, Pode acrescentar uma rodela de limão fina. Desligue o fogo. Coe, beba ainda morno. Pode tomar a cada 8 horas.

Vovó dizia que… chá de sálvia é bom contra a ansiedade!

Como fazer: em meio litro de água, coloque 1 colher de sopa de sálvia e deixe ferver. Assim que começar a ferver, dê 3 minutinhos e desligue. Abafe, coe. Beba morninho, 1 xícara a cada 8 horas.

Vovó dizia que… chá de alfazema é bom contra dores musculares!

Como fazer: Em 1 litro de água, coloque 4 colheres de sopa de alfazema e leve para ferver.  Espere 10 minutos, desligue o fogo, abafe e deixe amornar. Coe e beba ainda morno. Beba 1 xícara a cada 8 horas.

Grávida? Problemas crônicos? Pergunte ao seu médico antes de tomar qualquer chá.

O que fazer com os restinhos?

Você pode jogar de volta na natureza, pode enterrar ou pode deixar secar ao sol para então queimar no caldeirão ou em um substituto, como panela velha ou panela de barro.

Ficamos muito contentes com o Conhecimento Ancestral!

Autor: Rosea Bellator
E-mail: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor. 

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

24 COMENTÁRIOS

  1. Vou dar uma dica Rosea, ok? Em uma caneca mais ou menos grande soque umas 3 folhas de boldo em um pouquinho de água, depois dele bem socado (qdo largar oseu suco) adicione mais água “gelada” coe e tome! Ótimo para o fígado! Amo esse blog!

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.