Depois de falar sobre as correspondências das ervas, é hora de falar das cores e como e porque são usadas em rituais!

cores na natureza pequeno

Porque fazemos essas relações de cores com a magia, sabbaths, deuses, etc?

As cores vem da luz, luz é energia e energia é a magia, esta é uma das explicações mais simples para que você entenda seu uso e etc. Sem dizer que nossa mente funciona melhor com símbolos do que com palavras em si, lembrando que o ser humano conhece há muito mais tempo o símbolo do que a palavra, sim, a fala, a linguagem escrita é algo bem novo ainda.

Detalhe importante: não pense em símbolo apenas como um desenho, uma gravura. Um símbolo, algo simbólico, pode ser muito mais que um desenho: pode ser somente cores (arco-íris), um objeto, um movimento com as mãos ou corpo (exemplo: libras, artes marciais), uma paisagem…. um símbolo pode ser muitas coisas.

Muito bem, as cores tem diversos usos, como estes mais conhecidos:

  • Chamar um tipo de energia específica;
  • Influenciar a mente (exemplo: vermelho alegra, cinza entristece);
  • Neutralização (preto para sugar energia negativa, branco para purificar).

Não é difícil aplicar as propriedades das cores se você prestar um mínimo de atenção na tabela abaixo, mas ainda assim citarei alguns exemplos depois.

As propriedades das Cores

Vermelho – Poder, amor, conquista, requinte, liderança, desejo, resistência, sexualidade, alta temperatura , sangue, guerra, violência, dor, entusiasmo, ação, orgulho, perigo[bb]. É a cor mais quente.

Azul – paciência, amabilidade, serenidade, maturidade, profundidade, mistério, psiquê, céu iluminado, alturas, espírito, pensamento, sonhos, lealdade, amizade, honestidade, solidão, depressão, reserva, relaxamento. É a cor mais fria.

Preto – Na verdade o preto é a ausência da cor! Representa o oculto, rejeição, poder, seriedade, luto, noite, nobreza, luxo, fantasia, mistério, fim.

Marrom – base concreta, força da natureza, responsabilidade, constância, conforto, estabilidade, resistência, simplicidade e solidez.

Cinza – O cinza seria quase o branco ou quase o preto, ou seja é todas as cores com meia capacidade, também representa passado, velhice, desânimo, indeterminação, algo na iminência de acontecer e estabilidade.

Branco – O branco é a união de todas as cores! Pode representar ou substituir qualquer cor, pureza, divino, luz, clareza, inocência, paz, infância e limpeza.

Amarelo – pensamentos otimistas e auto-satisfação, comunicação, criatividade, atenção, bom-humor e socialização, jovialidade, afetividade, vitalidade, prosperidade e dinheiro (ouro).

Laranja – força, curiosidade, otimismo, expansão e equilíbrio emocional, afetividade, vitalidade, regozijo, festa, aurora, espontaneidade. É uma mistura de amarelo e vermelho.

Verde –  equilíbrio, esperança, fertilidade, renovação, cura, natureza, saúde, plenitude, esperança e descanso.

Rosa – O rosa é a mistura de branco com vermelho, por isso podemos ver as qualidades do vermelho em menor intensidade, tornando o rosa uma cor delicada que não consegue atingir picos como grande amor ou grande ódio, que é o caso do vermelho. Representa o romantismo, ternura, ingenuidade e o universo feminino (o rosa por representar algo mais suave, representa melhor o amor feminino que chega a ser quase inocente – e por isso enganadas – muitas vezes, devido a mistura com branco), beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza.

Roxo –  Representa a prosperidade, nobreza, respeito, magia, misticismo, espiritualidade, mistério, tristeza, introspecção, purificador, consciência, poder, intuição,  respeito, dignidade, devoção, piedade e sinceridade. (Sim, o roxo por ser uma mistura dos dois extremos tem muitas de suas propriedades)

Prateado – Ligado literalmente aos metais dessa cor e a Lua, representa tecnologias, novidade, inovação, brilho, solidez, valor, estabilidade, sucesso, qualidade, distinção, frieza e distância.

Dourado – Ligado literalmente aos metais dessa cor e ao Sol, representa a riqueza, majestade, pureza e nobreza da alma, moeda, vibração elevada, vigor, inteligência superior,  opulência, luz, prosperidade, charme, confiança, poder, soberba e persuasão.

Cores no dia a dia! Tem jeito mais prático de atrair uma energia do que vestindo uma roupa? Foto: Rosea Bellator.
Cores no dia a dia! Tem jeito mais prático de atrair uma energia do que vestindo uma roupa?
Foto: Rosea Bellator.

Esteja sempre atento aos excessos das cores. Um excesso de vermelho pode causar uma irritação terrível a ponto de deixar alguém muito agressivo, porém toques de vermelho dá toda uma sensação de romance, é excitante, animador. Branco, por exemplo, em excesso pode causar uma irritação causada pela confusão, já que o branco é a mistura de todas as cores.

Em feitiços e rituais: As cores podem ser usadas em velas, nos cristais, nas vestes, em utensílios, objetos em geral, toalhas, símbolos, molduras de espelho, etc. Onde quer que estejam as cores podem vibrar sua energia e então você manipulará como precisa através de sua intenção. Exemplo: O vermelho tanto significa amor quanto guerra, como usar em um feitiço sem acabar atraindo as duas coisas? É a intenção, como já falamos, que irá invocar a energia que você deseja.

Nota:  Vermelho e azul são as cores mais usadas na magia e em muitos outros lugares! São muito primitivas e tem forte vibração, seja qual for a tonalidade, porém quanto mais puro, maior a força e probabilidade de cair no exagero, provocando grandes agitações (vermelho) ou total solidão (azul).

Aproveitem e façam combinações das cores onde preferirem para chamar as vibrações que precisam: seja no caderno da faculdade, seja na roupa nova, seja no presente para alguém especial… enfim, viva às cores!

Rosea Bellator

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto e imagem é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros artigos? Clique nos links abaixo:

36 COMENTÁRIOS

  1. Rosea, tudo bem? Uma descoberta atrás da outra com suas postagens! Gratidão!
    Veja, estou em um momento que sinto que preciso está vigilante no banimento das energias e influências negativas do meu lar (moro com meus dois filhos pequenos). Então, estou temerosa em pecar por excesso: usar velas, tomar banhos, usar cristais e incensos para proteger a mim e aos meus filhos de tais energias. Você teria alguma sugestão ou pondera algo?
    Penso em harmonizar minha casa após a faxina com a vela preta, intencionando que nos livre das influencias energéticas negativas.
    Fica na paz!

  2. Tem um tipo específico de livro ou caderno para fazer um grimório?
    Tem lojas onde posso comprar um com uma boa qualidade, imaginei um pra durar por gerações…

  3. Eu gostaria de fazer meu próprio livro de bruxa, o que você me indica? Eu ja tenho uma noção baseada aqui pelo site, vou anotar algumas coisas que achei bem interessante.

  4. Boa Noite Rosea. Eu estou passando por um momento difícil e estou “acreditando”na força e energias positivas das velas e cores. Como não tenho tempo de ir à igrejas ou “procurar” lugares para acender as velas, estou fazendo isso na minha casa, muitas vezes no meu quarto. Isso é ruim? Várias pessoas (principalmente onde compro as velas) me disseram que eu não posso fazer isso pq atrai coisas negativas. Isso é verdade?
    Abçs.

  5. Boa tarde Rosea,ontem fiz a capa dos meus Grimórios de preto (um é de anotações e estudo e outro de herbologia e rituais),tem problema que seja preto? Quero usa-los só para o bem. Obrigada pela atenção.

  6. Coloquei uma vela de sete dias p o meu anjo da quadra e para o anjo fã quadra da pessoa q amo mas a vela com 11 dias ainda estava queimando faltava ums dois dedo p ela terminar de queimar e ela estava chorando muito ai eu apaguei e joguei fora antes d terminar de queimar por q nao queimou denyro do sete dias? E eu fiz errado em jogar fora sem terminar de queimar?

  7. Uma vez fiz um acendi uma vela vermelha pequena e Grossa
    Foi para o meu namorado deixar de beber
    Daí ele se livrou do acidente de carro
    Mais ainda bebê
    A vela Vermelha tem essa função tb

  8. Ei,Rosea! Amei,hehe <3 bom,então,eu queria saber se posso anotar essa "tabela das cores" no meu caderno! Eu tenho um caderno eu anoto tudo pra estudar sobre a Wicca,beijo!

  9. perguntei porque no texto vc disse que ele podia substituir qualquer cor …é isso mesmo que entendi…??? por exemplo ele poderia ser usado em ritual de amor…em vez de velas vermelhas…brancas???

  10. rosea ameiii…uma perguntinha bem besta,……se o branco é a junção de todas as cores, ele carrega com sigo a energia de cada cor apresentada???

DEIXAR RESPOSTA

Por favor, insira um comentário!
Por favor, insira seu nome.