Continuando o Estudo do Tarot, vamos seguindo com a carta d’O Mago.

Vamos ver seus símbolos, cores, personagens, o que significa e mais. Esse estudo servirá para todos que seguem o estilo do Tarot de Marselha, ou seja, para todos que tem sua simbologia.

O MAGO

O Mago do Tarot de Marselha.
O Mago do Tarot de Marselha.

Também conhecido como O Alquimista, O Bruxo ou A Bruxa, O Mago é um personagem que entende de ciência, de magia e sobretudo,um personagem aparentemente muito atarefado.

O que ele está fazendo naquela mesa, cheia de instrumentos? O que significa aquele bastão na mão dele? E aquelas outras coisas pequeninas? Aquilo debaixo da mesa é uma chama? Ele está pensativo? Porque tem tantos instrumentos, ele vai criar algo? Há alguma simbologia nas vestes, tão coloridas? Ou mesmo no chapéu?

Todas essas questões e reflexões são válidas para essa carta!

Abaixo temos algumas imagens, de outros tarots, da carta do Mago. Observe atentamente os símbolos que se repetem.

cartas o mago

O que temos sempre em comum? Tente ver sozinho, depois continue a leitura.

Pontos em comum da Carta do Mago

  1. Todos apontam para cima e para baixo, com bastão na mão ou não;
  2. Todos estão diante em uma espécie de altar;
  3. Todos possuem uma fagulha de “divindade”, seja na forma do símbolo do infinito, seja pela representação direta do personagem;
  4. Há sempre um objeto cortante, como athame ou espada;
  5. Há sempre um cajado ou varinha;
  6. Há sempre moedas;
  7. Há sempre um cálice;
  8. Ele é o número “1”;
  9. O ouro, terra ou a cor marrom, sempre aparece;
  10. O Mago sempre estará pensativo OU determinado, com olhar “maroto”.
  11. E quanto às suas vestes?

Mas então, o que esses pontos querem dizer?

Esses pontos mostram o que essa carta quer dizer quando sai no seu jogo, ou seja, os aspectos da carta, porque ela é o que é, porque ela tem os significados que conhecemos atribuídos a ela.

Vamos ver um por um.

1. Por que O Mago sempre aponta para cima.

São vários os porquês. Acima está o elemento ar (por isso muitas vezes aparece com bastão apontando para o ar), é está a divina providência, é um símbolo da verdade. Ele mostra também que “assim como é em cima, é embaixo” e por isso ele aponta para cima e para baixo.

2. Por que tem um altar.

Ora, ele é um mago! É no altar que está tudo que ele precisa para moldar a realidade, desde os instrumentos mágicos até a conexão com seus deuses. Veja o mago do tarot mitológico: o monte de terra é seu altar, e a encruzilhada pode ser vista como símbolo de Hermes (que é a representação da carta, veja no livro) mas também pode ser vista como a encruzilhada de Hécate, deusa grega da magia. No caso da carta egípcia, temos um altar e nele tem a imagem de um pássaro, certo? Essa é a ave ÍBIS, que representa o deus Thot, deus escriba do conhecimento e da magia. Interessante, não? Com essa ideia do altar, o mago nos lembra que devemos também sempre lembrar de nossa fé, do culto aos deuses, do estudo do oculto, da magia e da valorização de nossos ideais.

3. O que seria essa fagulha de divindade.

Sempre haverá uma vela, uma fonte de fogo OU símbolo de algum deus ou deusa, pois esses elementos mostram a inconsciência, mostram a fé, mostram o espírito criativo e transformador.

Aqui também precisamos mencionar o símbolo do infinito (que está no chapéu, no caso do tarot de Marselha), que também representa suas infinitas ideias, sua fé, sua imaginação, que também pode ser vista como a fagulha de divindade, ou seja, a força magnífica da alma humana ou mesmo deuses que habitam entre os mundos.

4. Significado da espada ou athame.

Esses instrumentos mostram a capacidade do mago de se defender, de “cortar” de banir o que for necessário, ou ainda de agir diretamente para interferir em uma situação. Pode representar o ar.

5. Significado da varinha, cajado ou bastão.

Esses instrumentos também representam o ar e cumprem com a função de mover a energia, seja ela qual for, sob a vontade do mago.

6. Significado das moedas.

Essas belezas representam a fartura, a prosperidade, financeira ou não e também simbolizam o ouro (brilho, sucesso) e o elemento terra.

7. Significado do cálice.

O cálice é o receptáculo do poder, dos deuses. Representa também o elemento água e o útero da deusa em alguns casos. É no cálice que vai o vinho para comemorar o ritual, para compartilhar a força recebida, a inspiração e alegria.

8. O que significa o número 1.

Além de todas as qualidades do número 1, que podemos ver na numerologia, o 1 mostra que o mago inicia as fases da vida, é o líder, é aquele que começa algo, que cria, que modifica, que alterna de forma, que pensa e executa.

9. O motivo do ouro ou terra aparecer.

Porque sempre aparece a cor marrom ou a terra ou ainda tanto ouro? É porque esses elementos são símbolos da fertilidade da mente e da matéria do mago, ou seja, o mago é uma pessoa que literalmente tem o poder de gerar não só ideias, mas coisas concretas. Assim como a chama, o ouro mostra o impulso próprio do ser humano de querer sempre criar algo novo e brilhante.

10. O olhar do mago.

Seu olhar, pensativo ou maroto, esperto, mostra que ele sempre tem ideias na mente, que sempre está aprontando algo.

11. As vestes do Mago

Repare que, no tarot de Marselha ela é bem colorida, mostrando os 4 elementos nele, já nas outras cartas, vemos roupas próprias de sacerdotes, o que fica implícito que é uma pessoa que lida com a magia, com os elementais.

Porém, temos que nos atentar que nem tudo são flores, portanto…

Há Aspectos “Negativos”

Terrível, mas é… tudo tem seu lado negativo, ou que pelo menos nos alerta do que será negativo. Mas o que isso quer dizer?

Como vimos, O Mago é, no geral, uma carta muito boa, mas só saberemos mesmo o que ela significa, dentro de um jogo, ao vermos o contexto que vem acompanhando-a. O Mago pode representar também:

  1. Como representante do fogo, o mago é sempre o primeiro, o que o torna às vezes infantil, teimoso e egoísta;
  2. Confusão mental, entre tantas ideias ou mesmo bloqueio de criação;
  3. Pode tornar-se impulsivo demais;
  4. Desgaste físico;
  5. Timidez, retrocesso;
  6. Perca de noção da realidade;
  7. Indecisão quanto ao que tem e ao que quer;
  8. Falta de força de vontade;
  9. Preguiça.

Os aspectos negativos não aparecem sem motivos, mas são parte de toda a simbologia que vimos, faz parte da figura do Mago, da sua situação, só que de forma “ruim”, ou seja, ninguém quer ser infantil e teimoso, mas talvez, seja esse momento o momento perfeito para você bater a cara e acabar com a droga da teimosia e ser menos infantil, assim como mostra a carta, você vai usar tudo que tem a seu favor juntamente com sua criatividade e vai criar suas oportunidades para evoluir! É a vida gente!

Os aspectos negativos e positivos, etc,  vão além do que mostro aqui, espero que estudem e através da prática, percebam isso com maior facilidade. Recomendo meditação e análise da carta, somente você e ela, numa conversa, ou numa poesia, numa redação. Explore o arcano, seu arquétipo, em possíveis situações. Faça uma pergunta e, dentro de seus significados, tente ver como ela pode te responder e assim vai aumentando seu conhecimento com esse oráculo tão antigo!

Se quiserem ver de forma mais geral todos os arcanos e algumas formas de jogar, cliquem aqui:  Tarot.

Quer ver outros arcanos? Clique aqui: Estudo do Tarot – Carta por Carta.

Continuamos nosso estudo na semana que vem!

Rosea Bellator
Email: oficinadasbruxas.odb@gmail.com

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é PROIBIDA e protegida por LEI. Para usar este texto entre em contato com a autora.

Quer ver outros posts? Clique nos seguintes links:

COMPARTILHE !
Artigo anteriorDivino Tarot!
Próximo artigoVinho Afrodisíaco de Hathor
Bruxa natural, sem medo de botar a cara no Sol. Sacerdotisa de Sekhmet, com orgulho. Taróloga pra todas as horas. Escritora sem vergonha, fazer o que, né? Libriana sim, mas com ascendente em Aquário, dá licença!? Aqui a conversa é fluida, sem drama, sem segredos. Bem, segredinhos só na hora de bater o tambor cazamigas! Falou em magia, já to lá! #ÉnóisQueVoa!

11 COMENTÁRIOS

DEIXAR RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here